• Saltar para o menu principal
  • Skip to main content
  • Saltar para a barra lateral principal
  • Saltar para o rodapé

Blog Lua Crescente Berçário Creche Jardim infância 1º Ciclo

Berçário, Creche, Jardim de infância e 1º Ciclo. No Parque das Nações, em Lisboa, muito perto da Portela, Moscavide, Olivais e Sacavém.

  • SOBRE NÓS
  • AS NOSSAS INSTALAÇÕES
  • BERÇÁRIO
  • CRECHE
  • JARDIM DE INFÂNCIA
  • 1º Ciclo
  • VISITAS E CONTACTOS
Você está aqui: Home / Arquivos para 1º Ciclo

1º Ciclo

6 conselhos para uma transição tranquila para o 1º Ciclo

28 de Maio 2024, por Lua Crescente

Iniciar o 1º Ciclo é um marco significativo na vida de qualquer criança e, claro, também para os pais. 

Esta é uma fase de descobertas, de novas experiências, mas ao mesmo tempo traz consigo outras responsabilidades e oportunidades de aprendizagem.

A entrada para o 1º Ciclo pode ser uma etapa de alguma ansiedade para as crianças e para as suas famílias. Por isso, preparar de forma adequada esta transição vai mesmo fazer toda a diferença, já que é possível deixar a criança mais confiante e segura para esta nova fase da vida.

Reunimos 6 conselhos práticos para poder proporcionar às crianças uma transição para o 1º Ciclo mais serena e positiva. 

1. Envolva-se em todo o processo de preparação de entrada no 1º Ciclo

É muito importante que os pais se envolvam em todo o processo que antecede a entrada das crianças no 1º Ciclo. 

E, para que isso aconteça, pode:

  • Fazer uma visita à escola: leve a criança a visitar a escola que vai frequentar antes do início das aulas. Esta é uma forma de a familiarizar com o novo ambiente escolar, mostrando-lhe a sua sala de aula, o espaço onde vai brincar com os colegas e outras zonas importantes;
  • Conhecer os professores: participe em eventos e reuniões organizados pela escola. Esta é uma oportunidade de conhecer todo o corpo docente, dando início a uma boa comunicação, essencial para facilitar a adaptação da criança a esta nova fase;
  • Explicar à criança como funciona a rotina escolar: converse de forma aberta como funciona a rotina diária da escola, explique-lhe como funcionam os horários, as atividades e regras essenciais.

2. Estimule a independência da criança

As crianças têm mais responsabilidades quando começam a frequentar o 1º Ciclo. Por isso, e também para facilitar esta transição, é importante começar a trabalhar a sua independência desde cedo.

Partilhamos 3 exemplos de atividades que pode incentivar a criança a desenvolver:

  1. Tarefas domésticas: delegue pequenas tarefas domésticas, como fazer a cama, arrumar e organizar os brinquedos e até ajudar um pouco na preparação das refeições. Assim, vai estar a promover a sua autonomia e responsabilidade;
  2. Autocuidado: incentive a criança a vestir-se sozinha, apertar os sapatos e cuidar da sua higiene pessoal. São pequenas tarefas que vão ajudá-la a sentir-se mais confiante e independente na escola;
  3. Tomada de decisões: deixe a criança tomar pequenas decisões, como que roupa quer vestir ou que lanche quer levar naquele dia. Isto vai ajudá-la a ter mais confiança e a desenvolver a capacidade de tomada de decisões.

3. Estabeleça rotinas consistentes antes de iniciar o 1º Ciclo

As rotinas são essenciais para as crianças se sentirem seguras e mais preparadas para os desafios que a entrada no 1º Ciclo lhe traz.

Algumas das coisas que pode fazer são:

  • Estabeleça horários regulares: é importante manter um horário consistente para acordar, fazer refeições e para deitar, por exemplo. Assim, vai proporcionar à criança uma sensação de estabilidade;
  • Defina tempo para atividades: numa rotina equilibrada, é importante que as crianças tenham tempo para aprender e também para se divertir. Por isso, inclua tempo para brincar, para ler, para estudar e para descansar. É essencial ajudar a criança a organizar o seu tempo de estudo no 1º Ciclo;
  • Prepare tudo com antecedência: se possível, prepare no dia anterior os materiais escolares, a mochila e até a roupa para o dia seguinte. É uma forma de evitar algum stress na manhã seguinte e garantir que a criança vai mais tranquila para a escola.

4. Incentive o desenvolvimento de competências sociais

Tanto quanto as competências académicas, as competências sociais são essenciais ao iniciar o 1º Ciclo. Por isso, ajudar a criança a desenvolver este tipo de competências pode facilitar muito a interação com os seus colegas e professores.

Comece por:

  • Incentive brincadeiras em grupo: uma forma de promover a cooperação e o trabalho em equipa, de ensinar a criança a partilhar, a resolver conflitos e conseguir comunicar;
  • Fale sobre emoções: converse com a criança sobre as suas emoções e ajude-a a expressar os seus sentimentos de uma forma saudável. Isto é importante para o desenvolvimento de competências de inteligência emocional.

5. Mantenha uma comunicação aberta com a escola

A transição para o 1º Ciclo será mais tranquila se existir uma comunicação aberta entre as famílias e a própria escola. 

Para que isso aconteça, participe das reuniões entre pais e professores para acompanhar o progresso da criança e partilhar algum tipo de preocupação. Sempre que possível, envolva-se nas atividades escolares e eventos. Assim, a criança vai sentir-se valorizada e vai fortalecer a conexão com a comunidade escolar.

6. Seja paciente

O 1º Ciclo pode ser desafiante e, muitas vezes, as crianças precisam de algum tempo para se ajustar.

Por isso:

  • Respeite o tempo da criança: cada criança é única e tem o seu próprio tempo para se adaptar a novos contextos;
  • Ouça a criança: esteja sempre disponível para ouvir as suas preocupações, pois é uma forma de saber o que a criança está a sentir e de aliviar o seu stress e ansiedade;
  • Reforce comportamentos positivos: celebrar pequenas conquistas e reforçar comportamentos positivos aumenta a autoconfiança da criança ao ingressar no 1º Ciclo. 

Está a preparar a entrada da criança no 1º Ciclo?

Este é um passo essencial no percurso da criança, mas, com a preparação adequada, apoio e uma abordagem positiva, é possível tornar esta experiência mais enriquecedora e tranquila. 

Siga estes conselhos e ajude a criança a começar o 1º Ciclo com confiança e entusiasmo. E, se precisar de ajuda, na Lua Crescente estamos sempre disponíveis para si. Contacte-nos ou faça-nos uma visita e venha conhecer o nosso projeto educativo do 1º Ciclo.

Marcar visita à Lua Crescente

Arquivado em:1º Ciclo

6 ideias para explorar as tradições da Páscoa no 1º Ciclo do Ensino Básico

22 de Março 2024, por Lua Crescente

A Páscoa é, por si só, uma época repleta de tradições e de significado um pouco por todo o mundo. E, explorar esta tradição com as crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico, é uma oportunidade para conhecerem um pouco mais esta festividade de uma forma divertida, mas, em simultâneo, educativa.

Ao incluir atividades relacionadas com a Páscoa, está a proporcionar às crianças uma experiência educativa bastante enriquecedora, onde incentiva o trabalho em equipa, a criatividade e um conhecimento mais profundo sobre a cultura e tradições. Além disso, permite, também, que criem memórias felizes e divertidas nesta fase da vida tão única. 

Quer trazer o espírito da Páscoa para a sala de aula? Vamos deixar-lhe 6 ideias criativas para tornar esta Páscoa ainda mais divertida para as crianças.

1. Caça ao tesouro e ovos da Páscoa

Uma atividade que faz as delícias de miúdos e graúdos. Preparar uma caça aos famosos ovos da Páscoa e outros pequenos tesouros escondidos vai ser uma atividade que as crianças vão adorar. 

Além da diversão garantida, estará a promover o trabalho em equipa e o espírito de partilha entre o grupo.

2. Tradições gastronómicas

Falar em Páscoa é sinónimo, também, de iguarias tradicionais. Uma das atividades que pode realizar com as crianças é incentivá-las a pesquisar e a partilhar informações sobre algumas tradições gastronómicas típicas desta época de diferentes partes do mundo. 

Esta atividade vai permitir às crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico uma aprendizagem mais divertida, trabalharem em grupo, ao mesmo tempo que ficam a saber mais sobre esta data comemorativa.

Além disso, pode, também, levar as crianças para a cozinha e desafiá-las a preparar algumas receitas típicas desta época. E, de seguida, um picnic será uma excelente ideia. 

3. Ciência divertida

Já pensou na possibilidade de transformar conceitos e experiências científicas numa atividade temática da Páscoa? 

Uma forma de, além de introduzir o tema da Páscoa, estimular a curiosidade, promover uma aprendizagem mais prática e permitir que as crianças trabalhem o conhecimento sobre o mundo ao seu redor.

Veja algumas ideias:

  • Ovos flutuantes: uma oportunidade de trabalhar alguns conceitos como flutuação e densidade. Desafie as crianças a investigar por que é que alguns ovos flutuam e outros afundam. Mostre como adicionar alguns elementos à água, sal ou açúcar, por exemplo, pode afetar a flutuabilidade dos ovos;
  • Descobrir o coelho: a Páscoa está sempre associada a alguns símbolos típicos, por exemplo, o coelho. As crianças podem realizar um projeto onde estudam as características do coelho, o seu ciclo de vida e o seu habitat natural. Uma forma de trazer a biologia para a sala de aula, enquanto incentiva o respeito e cuidado pelos animais;
  • Física das cores: os ovos coloridos da Páscoa são uma das tradições mais conhecidas e são, também, uma oportunidade para as crianças aprenderem mais sobre as cores. Podem misturar cores, experimentar diferentes técnicas de pintura e até observar como é que a luz interage com as superfícies coloridas e texturizadas dos ovos. Uma atividade que permite aprender mais sobre o espectro de cores e trabalhar a criatividade e a expressão artística das crianças. 

4. Escrita criativa

Os símbolos associados à Páscoa são um incentivo à imaginação das crianças. E a escrita criativa é uma atividade interessante que pode desenvolver com as crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico para explorar diferentes vertentes desta festividade de uma forma única e mais pessoal. 

Deixamos algumas sugestões de atividades que combinam a Páscoa com a expressão escrita criativa. 

  • Contos de Páscoa: lance um desafio às crianças — criar as suas próprias histórias sobre o coelho da Páscoa, por exemplo. Podem imaginar e descrever as viagens do coelho pelo mundo, os encontros com as crianças, como é que ele entrega os ovos da Páscoa, entre tantas outras ideias;
  • Cartas para o coelho da Páscoa: ninguém resiste ao famoso coelhinho da Páscoa, por isso, peça às crianças que escrevam a sua carta a este elemento tão simbólico. É uma oportunidade para expressarem o que sentem nesta época do ano, partilhar as tradições das suas famílias e, até mesmo, fazer alguns pedidos especiais.

5. Matemática doce

Quem disse que a matemática tem de ser complexa? Mais simples ainda se torna se adicionarmos uns pózinhos mágicos (e doces) típicos desta época.

Quer saber como?

  • Frações com chocolates: pode usar barras de chocolate para ensinar frações. Divida as barras de chocolates em pequenos pedaços e peça às crianças para representarem em forma de fração as partes da barra de chocolate. Esta é uma forma visual e mais concreta de conseguirem perceber o conceito de fração;
  • Classificação dos ovos da Páscoa: peça às crianças para dividir os ovos por cores e organizar gráficos ou tabelas com a quantidade de ovos que têm por cor;
  • Problemas com ovos: uma atividade divertida para incentivar operações como a soma, subtração, multiplicação e divisão. 

6. Contos temáticos

Os contos são uma forma divertida de explorar a Páscoa e de desenvolver competências de escrita, compreensão oral e criatividade. 

Algumas atividades que pode desenvolver com as crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico são:

  • Redação de um conto da Páscoa: peça às crianças que criem a sua própria história sobre a Páscoa, com personagens e acontecimentos à sua escolha;
  • Livro de contos: divida as crianças em grupos e peça a cada grupo para criar um conto sobre a Páscoa, que inclua ilustrações. No final, junte os trabalhos de todos os grupos e organize um livro completo;
  • Dramatização de contos da Páscoa: incentive a turma a escolher um conto da Páscoa e organize uma encenação deste mesmo conto. As crianças podem vestir-se de personagens, criar cenários e fazer uma atuação para outras turmas ou, até mesmo, para as famílias. 

Na Lua Crescente acreditamos que a interdisciplinaridade e a celebração das tradições transformam a aprendizagem numa experiência memorável e enriquecedora para as crianças. Quer saber mais sobre a nossa metodologia e sobre os nossos projetos? Marque já a sua visita à Lua Crescente.

Arquivado em:1º Ciclo

Aprendizagem por projetos no 1º Ciclo: o que é, como funciona e benefícios desta metodologia

5 de Março 2024, por Lua Crescente

A necessidade de transformar a forma como as crianças aprendem e se desenvolvem é uma realidade cada vez mais presente. E implementar a aprendizagem por projetos no 1º Ciclo é uma forma de promover uma aprendizagem mais significativa, a interdisciplinaridade e o desenvolvimento de diferentes competências socioemocionais. 

Uma abordagem que contribui para a formação de crianças mais autónomas, mais criativas e melhor preparadas para os muitos desafios que enfrentarão ao longo da vida.

Se quer saber mais sobre esta metodologia, então este artigo vai ajudar. Vamos mostrar o que é a aprendizagem por projetos, como funciona este processo e, também, quais os seus principais benefícios.

O que é a aprendizagem por projetos no 1º Ciclo?

A aprendizagem por projetos no 1º Ciclo é uma abordagem que coloca as crianças no centro do processo de aprendizagem. Consiste na realização de projetos que envolvem investigação, resolução de problemas, trabalho em equipa e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. 

As crianças são desafiadas a investigar, a explorar, a desenvolver temas específicos, bem como a apresentar soluções criativas para diversas questões, através de um projeto prático interdisciplinar.

A aprendizagem por projetos traz diversas vantagens para o desenvolvimento das crianças

Características da aprendizagem por projetos no 1º Ciclo

A metodologia de aprendizagem por projetos, através da realização de trabalhos que envolvem a resolução de problemas do mundo real, incentiva as crianças a investigar, a colaborar umas com as outras, a criar e apresentar soluções, desenvolvendo, assim, competências  cognitivas, sociais e emocionais.

Algumas das principais características desta abordagem são:

  • Contextualização: os projetos são desenvolvidos tendo por base situações reais e concretas do dia a dia, tornando a aprendizagem mais significativa e relevante para as crianças;
  • Autonomia: com esta abordagem, a criança tem a oportunidade de assumir a responsabilidade, em parte, do seu próprio processo de aprendizagem, tomando as suas decisões e definindo objetivos;
  • Colaboração: a aprendizagem por projetos incentiva a colaboração entre as crianças, promovendo a troca de ideias, a resolução de conflitos e, claro, o trabalho em equipa;
  • Criatividade: uma metodologia que incentiva as crianças a experimentar novos conceitos, a pensar de forma mais criativa e a desenvolver soluções inovadoras para os desafios propostos;
  • Avaliação formativa: a avaliação é contínua e focada no processo de aprendizagem, ou seja, as crianças recebem feedback constante e fazem os ajustes necessários no seu trabalho.
Implementar a metodologia de aprendizagem por projetos promove uma aprendizagem mais significativa

Como funciona na prática a aprendizagem por projetos no 1º Ciclo?

No 1º Ciclo, é importante adaptar a aprendizagem por projetos às idades das crianças, de forma a que se envolvam em projetos relevantes e estimulantes para o seu desenvolvimento. Mas, de modo geral, esta abordagem segue as seguintes etapas.

Definição do tema

Nesta primeira fase, as crianças e professores escolhem um tema ou um determinado problema a ser trabalhado, Aqui, são levados em consideração os interesses e as necessidades das próprias crianças, bem como os objetivos de aprendizagem estabelecidos.

Planeamento do projeto

As crianças são orientadas para elaborarem uma espécie de plano de ação, onde definem os objetivos do projeto, as atividades que vão realizar, os recursos necessários e quanto tempo precisam para concluir este trabalho.

Execução das atividades

Durante esta etapa, as crianças vão trabalhar em equipa, vão pesquisar, recolher dados, ao mesmo tempo que experimentam e desenvolvem conhecimentos e competências relacionados  com o tema do projeto.

Apresentação dos resultados

No final do projeto, as crianças vão apresentar os seus resultados, partilhando tudo aquilo que aprenderam com a turma.

Com a aprendizagem por projetos, a criança está no centro do seu próprio processo de aprendizagem

Exemplos de projetos aplicados no 1º Ciclo

Alguns exemplos de projetos que podem ser aplicados no 1º Ciclo podem ser:

  • Estudar um ecossistema, com a identificação de plantas e animais, analisar de que forma a ação humana pode comprometer esse ecossistema  e sugestão de possíveis medidas de preservação;
  • Criação de um jornal escolar, que envolva a produção de textos, a realização de entrevistas, reportagens e ilustrações feitas pelas próprias crianças;
  • Realização de uma feira de ciências, onde os alunos apresentam as suas pesquisas e experiências.
A abordagem de metodologia por projetos consiste na realização de trabalhos que envolvem pesquisa, resolução de problemas e trabalho em equipa

Quais as vantagens da aprendizagem por projetos no 1º Ciclo?

Trabalhar com a metodologia de aprendizagem por projetos no 1º Ciclo traz várias vantagens para o desenvolvimento das crianças. 

Destacamos as 4 maiores vantagens desta abordagem.

  1. Estímulo à criatividade e autonomia

Sabemos o quão importante é trabalhar a criatividade nas crianças. Recorrer à aprendizagem por projetos no 1º Ciclo é uma forma de incentivar a criança a pensar de forma criativa, a procurar soluções para problemas reais e a desenvolver a sua autonomia na procura de conhecimento.

  1. Trabalho Interdisciplinar

A aprendizagem por projetos permite um trabalho interdisciplinar, com a integração de conceitos de diferentes áreas do conhecimento. Isto proporciona às crianças uma visão mais ampla e contextualizada dos conteúdos, o que favorece uma aprendizagem mais significativa e alinhada com a sua realidade.

  1. Desenvolvimento de competências socioemocionais

Trabalhar neste tipo de projetos incentiva o desenvolvimento de competências socioemocionais, como a capacidade de trabalho em equipa, de comunicação, resolução de conflitos, empatia e liderança. Estas competências serão fundamentais ao longo da vida adulta daquelas que são, agora, as nossas crianças.

  1. Maior retenção de conhecimentos

Esta metodologia está também associada a uma maior capacidade de retenção dos conhecimentos. Como promove uma aprendizagem mais significativa, favorece a retenção e aplicação dos conhecimentos adquiridos. Além disso, ao terem a oportunidade de aplicar os conteúdos de forma prática e contextualizada, as crianças sentem-se mais motivadas e envolvidas no processo de aprendizagem.

Na Lua Crescente acreditamos que a aprendizagem por projetos no 1º Ciclo proporciona às crianças uma experiência educativa enriquecedora e mais estimulante. 

Quer saber mais sobre a nossa metodologia? Venha fazer-nos uma visita e descobrir como, juntos, podemos criar um futuro mais promissor para as próximas gerações.  

Marcar visita

Arquivado em:1º Ciclo Marcados com:aprendizagem por projetos

Trabalhos de casa no 1º Ciclo ou trabalhos na escola — qual a melhor opção?

20 de Dezembro 2023, por Lua Crescente

Ao longo dos primeiros anos de vida, as crianças são introduzidas a novas rotinas de aprendizagem e, aqui, a escola desempenha um papel essencial. Contudo, a aprendizagem vai muito além da sala de aula. Uma das formas de complementar estes momentos de aprendizagem é com a atribuição de trabalhos de casa às crianças do 1º ciclo. Estes trabalhos são considerados uma ferramenta importante para consolidar os conteúdos, além de promover o desenvolvimento das crianças.

No entanto, os trabalhos de casa são um tema que gera, ainda, algum debate. Por isso, reunimos neste artigo toda a informação sobre a importância, as vantagens e desvantagens desta abordagem. Descubra também como o Movimento Escola Moderna engloba os trabalhos de casa do 1º Ciclo na sua metodologia. 

Quais as vantagens dos trabalhos de casa no 1º Ciclo?

Os trabalhos de casa no 1º Ciclo são uma prática comum no sistema de ensino, um pouco por todo o mundo. Mas, ao longo dos anos, têm sido alvo de discussão entre a comunidade escolar e os próprios encarregados de educação. Se há quem acredite que os trabalhos de casa desempenham um papel fundamental no processo de aprendizagem, também há quem defenda que estes podem causar um stress desnecessário nas crianças.

Afinal, quais são os benefícios dos trabalhos de casa? 

Consolidação de conhecimento

Quando fazem os trabalhos de casa, as crianças reveem e praticam os conceitos apreendidos durante as aulas. Esta é uma forma de consolidar os conteúdos e a matéria e de estimular a pesquisa e a procura de informações complementares, enriquecendo os conhecimentos já adquiridos.

Desenvolvimento de competências

Com os trabalhos de casa, as crianças são desafiadas a resolver problemas, a organizar as suas ideias e, em algumas situações, a expressarem-se por escrito e a pensar de forma crítica.

Autonomia e responsabilidade

A atribuição de trabalhos de casa no 1º Ciclo contribui para desenvolver a autonomia e a responsabilidade das crianças. É uma forma de aprenderem a organizar o estudo, a gerir o seu tempo de forma eficiente, a estabelecer prioridades e a cumprir prazos.

Os trabalhos de casa desempenham um papel bastante importante no desenvolvimento da aprendizagem e na aquisição de conhecimentos para cumprir as metas curriculares do 1º Ciclo.

No entanto, é importante existir um cuidado especial para evitar sobrecarregar as crianças, ao mesmo tempo que se garante que estas atividades são um complemento eficaz no processo de ensino-aprendizagem.

Qual o papel dos trabalhos de casa no 1º Ciclo na metodologia do MEM?

No Movimento da Escola Moderna defendemos que os trabalhos de casa do 1º Ciclo devem ser uma tarefa prazerosa para as crianças, tendo em conta a sua individualidade e os seus próprios interesses. 

Para nós, a aprendizagem deve ser significativa, ou seja, deve acontecer através de atividades relevantes, que façam sentido para cada criança, relacionadas com o seu conhecimento prévio e experiências pessoais.

É fundamental que as crianças tenham uma voz ativa no seu processo de aprendizagem. Devem ter a oportunidade de escolher temas e tomar decisões sobre as suas atividades escolares. E, aqui, a metodologia de trabalho por projetos no 1º Ciclo tem um papel de destaque. As crianças vão sentir-se mais envolvidas e motivadas a aprender, pois estarão envolvidas em atividades do seu interesse.

Cada criança tem um ritmo e uma forma de aprendizagem única, por isso, é fundamental que o ensino seja individualizado, tendo em conta estas particularidades. Como? Através de atividades diferenciadas, materiais adaptados às diferentes necessidades e estratégias de ensino que estimulem a participação e o envolvimento de todas as crianças.

Como conseguir um equilíbrio entre os trabalhos de casa e o tempo para brincar?

Um dos pontos principais a considerar nos trabalhos de casa do 1º Ciclo é o tempo livre das crianças. As atividades extracurriculares, as aulas ao longo do dia e os trabalhos de casa, podem levar a uma sobrecarga das crianças. 

Por isso, é fundamental existir um equilíbrio entre as atividades letivas e o tempo livre das crianças, para que estas tenham tempo para descansar e para brincar — o que é fundamental para um desenvolvimento saudável.

Mas, como conseguir este equilíbrio?

  • Definir limites: As escolas e as equipas educativas devem estabelecer diretrizes claras sobre a quantidade de trabalhos de casa;
  • Atribuir trabalhos de casa que suscitem o interesse da criança: Os trabalhos de casa do 1º Ciclo devem ser um estímulo ao pensamento crítico, à criatividade e à aplicação dos conceitos apreendidos durante as aulas;
  • Tornar o tempo de estudo mais eficiente: Ajude as crianças com trabalhos de casa do 1º Ciclo a desenvolver competências de gestão de tempo e de planeamento. Incentive-as a planear as tarefas e a organizar o estudo, para conseguirem concluir os trabalhos e ainda terem tempo livre para brincar;
  • Colaboração entre a escola e as famílias: É essencial que pais e professores trabalhem em conjunto para garantir que as crianças têm tempo para descansar e para brincar.

Trabalhos de casa no 1º Ciclo ou trabalhos na escola?

Os trabalhos de casa no 1º Ciclo são uma oportunidade de a criança desenvolver a sua autonomia e a sua capacidade de gestão do tempo, bem como de rever os conteúdos. No entanto, quando atribuídos de forma excessiva e pouco significativa para as crianças, podem tornar-se um motivo de stress e ansiedade.

Já os trabalhos realizados na escola oferecem à criança alguns recursos adicionais, como o apoio dos professores ou a possibilidade de discutir os conteúdos com os seus colegas. São, também, uma ferramenta para desenvolver a capacidade de trabalho em equipa.

As duas abordagens apresentam vantagens e desvantagens, por isso, é fundamental que a escola encontre um equilíbrio entre estas duas práticas. Assim, ao mesmo tempo que as crianças consolidam o conhecimento adquirido, têm tempo para brincar e para descansar. 

Na Lua Crescente valorizamos muito as necessidades individuais de cada criança. Por isso, temos uma especial atenção no que diz respeito à atribuição de tarefas complementares, para que, em momento algum, o tempo livre das nossas crianças fique comprometido.
Se gostava de saber mais sobre nós e sobre a nossa metodologia, contacte-nos ou venha conhecer-nos. Teremos todo o gosto em apresentar o nosso projeto educativo. Esperamos por si.

Arquivado em:1º Ciclo Marcados com:1º Ciclo, MEM, Movimento Escola Moderna

Como usar a tecnologia como ferramenta de aprendizagem no 1º Ciclo do Ensino Básico

29 de Setembro 2023, por Lua Crescente

Ao longo dos últimos anos, a tecnologia tornou-se uma ferramenta importante para o ensino, trazendo novas formas de aprendizagem, mais dinâmicas e criativas. A utilização da tecnologia no 1º Ciclo do Ensino Básico apresenta vários benefícios, ao contribuir para aumentar o interesse e a motivação das crianças na aquisição de conhecimentos.

Neste artigo exploramos:

  • As vantagens de usar a tecnologia como ferramenta de aprendizagem no 1º Ciclo do Ensino Básico;
  • 5 recursos tecnológicos que pode usar em casa para apoiar e incentivar a aprendizagem da criança;
  • Alguns cuidados essenciais para garantir uma utilização da tecnologia equilibrada e saudável.

Quais as vantagens da tecnologia na aprendizagem no 1º Ciclo do Ensino Básico?

A utilização de recursos tecnológicos proporcionam um ensino mais lúdico, através da apresentação de conteúdos de uma forma visual. Esta é, também, uma das ferramentas usadas para tornar a aprendizagem mais estimulante, interativa e criativa.

Quando utilizada de forma equilibrada, a tecnologia é um importante recurso pedagógico que traz vários benefícios às crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico, tais como:

1. Aprendizagem interativa

Com a tecnologia, é possível apresentar os conteúdos de uma forma mais dinâmica, tornando o processo de aprendizagem interativo.

2. Crianças mais motivadas e interessadas

Com a utilização dos recursos certos, a tecnologia permite captar o interesse dos alunos. A aprendizagem torna-se mais envolvente e as crianças mostram-se mais interessadas na aquisição de novos conhecimentos. Por exemplo, é uma ótima forma de explicar conteúdos científicos mais complexos.

3. Aprendizagem personalizada

A tecnologia possibilita o acesso a recursos educacionais de diferentes níveis de aprendizagem, o que resulta numa maior adaptação dos conteúdos às necessidades de cada criança do 1º Ciclo do Ensino Básico. Ao adequar o nível de dificuldade dos conteúdos consoante o desempenho da criança, garantimos que avançam ao seu próprio ritmo.

4. Desenvolvimento de capacidades tecnológicas

Num mundo cada vez mais digital, o desenvolvimento de competências relacionadas com a tecnologia é uma mais-valia para o futuro das crianças.

5. Estímulo à criatividade e pensamento crítico

Com a tecnologia, as crianças estimulam a sua criatividade de várias formas, ao terem a possibilidade de trabalhar com imagens e vídeos e de experimentar diferentes ferramentas. Além disso, a possibilidade de pesquisar e explorar diferentes temas é importante para estimular o pensamento crítico.

Quais os melhores recursos tecnológicos para crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico?

A tecnologia deve ser vista como uma ferramenta complementar no processo de ensino-aprendizagem, ao permitir uma abordagem educativa mais abrangente e com recursos diversificados.

Destacamos 5 recursos que poderá usar para apoiar e incentivar a aprendizagem da criança nesta fase.

Jogos educativos

Existem vários sites e apps (Multipli Minute, City Check, ACP Kids, Recycle BinGo, DrawyBook, entre outros) que disponibilizam jogos úteis no desenvolvimento de competências básicas como leitura, escrita e raciocínio. Como são jogos divertidos, captam com facilidade a atenção e interesse das crianças.

Tutoriais

Numa era digital, os tutoriais são uma tendência que veio para ficar. Desde técnicas para aprender a desenhar, a construir origamis ou fazer construções com materiais reciclados, existem tutoriais para as mais variadas atividades que podem ser usados na sala de aula ou em casa para a realização de trabalhos

Vídeos educativos

Os vídeos são um complemento muito importante às aulas. Existem vários canais que disponibilizam conteúdos em formato vídeo específicos para as várias disciplinas e temas, adaptados a diferentes faixas etárias. 

Livros digitais

Os e-books são uma opção muito interessante para as crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico, por oferecerem conteúdos interativos com áudio, animações e jogos.

Ferramentas de comunicação

Na medida certa, as ferramentas de comunicação, como plataformas de videoconferência e chats, são importantes para as crianças interagirem entre si, falarem sobre variados temas e realizarem trabalhos em grupo.

Como garantir uma utilização equilibrada da tecnologia crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico?

O tempo que uma criança do 1º Ciclo do Ensino Básico passa em frente ao ecrã é algo que lhe causa alguma preocupação? Saiba que existem algumas boas práticas que pode implementar em casa para garantir que a criança utiliza a tecnologia de forma saudável e positiva para a sua educação. Destacamos cinco pontos:

  1. Estabeleça um limite diário de tempo para a utilização de aparelhos eletrónicos;
  2. Selecione os recursos tecnológicos que melhor se adequam aos temas que a criança está a abordar na escola;
  3. Participe de forma ativa na aprendizagem da criança e explorem as ferramentas tecnológicas em conjunto;
  4. Incentive o equilíbrio entre a utilização da tecnologia e outro tipo de atividades, como exercício físico, por exemplo;
  5. Dê o exemplo.

Quais os maiores desafios associados à utilização da tecnologia no 1º Ciclo do Ensino Básico?

Apesar da utilização da tecnologia trazer vários benefícios às crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico, é importante falar, também, sobre os desafios que este novo mundo nos traz.

Uma das maiores dificuldades está relacionada com a segurança e proteção das próprias crianças. Com o fácil acesso a dispositivos eletrónicos e à internet, as crianças ficam expostas a vários riscos. Por isso, é importante ensinar-lhes algumas boas práticas de segurança, bem como, assegurar uma supervisão constante.

O outro grande desafio é assegurar que existe um equilíbrio entre o tempo gasto com a tecnologia e com outras atividades essenciais ao desenvolvimento da criança, como brincar ao ar livre, ler e conviver com outras crianças.
Na Lua Crescente oferecemos às crianças um ambiente seguro e adequado para poderem explorar e aprender com a tecnologia. Cada criança tem a oportunidade de desenvolver as suas capacidades de forma individualizada, ao seu próprio ritmo. Se gostava de conhecer um pouco melhor o nosso projeto educativo venha fazer-nos uma visita. A nossa equipa está à sua espera.

Arquivado em:1º Ciclo Marcados com:1º Ciclo, tablets, tecnologia

  • « Go to Previous Page
  • Go to page 1
  • Go to page 2
  • Go to page 3
  • Go to page 4
  • Go to page 5
  • Interim pages omitted …
  • Go to page 9
  • Go to Next Page »

Sidebar primária

Categorias
  • 1º Ciclo
  • ATL
  • Berçário
  • Creche
  • Desenvolvimento da linguagem
  • Desenvolvimento emocional
  • Educação
  • Infantário
  • Jardim de Infância
  • Movimento da Escola Moderna
  • Noticias
  • Pré-escolar
  • Tecnologia

Copyright © 2025 · Metro Pro on Genesis Framework