A necessidade de transformar a forma como as crianças aprendem e se desenvolvem é uma realidade cada vez mais presente. E implementar a aprendizagem por projetos no 1º Ciclo é uma forma de promover uma aprendizagem mais significativa, a interdisciplinaridade e o desenvolvimento de diferentes competências socioemocionais.
Uma abordagem que contribui para a formação de crianças mais autónomas, mais criativas e melhor preparadas para os muitos desafios que enfrentarão ao longo da vida.
Se quer saber mais sobre esta metodologia, então este artigo vai ajudar. Vamos mostrar o que é a aprendizagem por projetos, como funciona este processo e, também, quais os seus principais benefícios.
O que é a aprendizagem por projetos no 1º Ciclo?
A aprendizagem por projetos no 1º Ciclo é uma abordagem que coloca as crianças no centro do processo de aprendizagem. Consiste na realização de projetos que envolvem investigação, resolução de problemas, trabalho em equipa e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.
As crianças são desafiadas a investigar, a explorar, a desenvolver temas específicos, bem como a apresentar soluções criativas para diversas questões, através de um projeto prático interdisciplinar.
Características da aprendizagem por projetos no 1º Ciclo
A metodologia de aprendizagem por projetos, através da realização de trabalhos que envolvem a resolução de problemas do mundo real, incentiva as crianças a investigar, a colaborar umas com as outras, a criar e apresentar soluções, desenvolvendo, assim, competências cognitivas, sociais e emocionais.
Algumas das principais características desta abordagem são:
- Contextualização: os projetos são desenvolvidos tendo por base situações reais e concretas do dia a dia, tornando a aprendizagem mais significativa e relevante para as crianças;
- Autonomia: com esta abordagem, a criança tem a oportunidade de assumir a responsabilidade, em parte, do seu próprio processo de aprendizagem, tomando as suas decisões e definindo objetivos;
- Colaboração: a aprendizagem por projetos incentiva a colaboração entre as crianças, promovendo a troca de ideias, a resolução de conflitos e, claro, o trabalho em equipa;
- Criatividade: uma metodologia que incentiva as crianças a experimentar novos conceitos, a pensar de forma mais criativa e a desenvolver soluções inovadoras para os desafios propostos;
- Avaliação formativa: a avaliação é contínua e focada no processo de aprendizagem, ou seja, as crianças recebem feedback constante e fazem os ajustes necessários no seu trabalho.
Como funciona na prática a aprendizagem por projetos no 1º Ciclo?
No 1º Ciclo, é importante adaptar a aprendizagem por projetos às idades das crianças, de forma a que se envolvam em projetos relevantes e estimulantes para o seu desenvolvimento. Mas, de modo geral, esta abordagem segue as seguintes etapas.
Definição do tema
Nesta primeira fase, as crianças e professores escolhem um tema ou um determinado problema a ser trabalhado, Aqui, são levados em consideração os interesses e as necessidades das próprias crianças, bem como os objetivos de aprendizagem estabelecidos.
Planeamento do projeto
As crianças são orientadas para elaborarem uma espécie de plano de ação, onde definem os objetivos do projeto, as atividades que vão realizar, os recursos necessários e quanto tempo precisam para concluir este trabalho.
Execução das atividades
Durante esta etapa, as crianças vão trabalhar em equipa, vão pesquisar, recolher dados, ao mesmo tempo que experimentam e desenvolvem conhecimentos e competências relacionados com o tema do projeto.
Apresentação dos resultados
No final do projeto, as crianças vão apresentar os seus resultados, partilhando tudo aquilo que aprenderam com a turma.
Exemplos de projetos aplicados no 1º Ciclo
Alguns exemplos de projetos que podem ser aplicados no 1º Ciclo podem ser:
- Estudar um ecossistema, com a identificação de plantas e animais, analisar de que forma a ação humana pode comprometer esse ecossistema e sugestão de possíveis medidas de preservação;
- Criação de um jornal escolar, que envolva a produção de textos, a realização de entrevistas, reportagens e ilustrações feitas pelas próprias crianças;
- Realização de uma feira de ciências, onde os alunos apresentam as suas pesquisas e experiências.
Quais as vantagens da aprendizagem por projetos no 1º Ciclo?
Trabalhar com a metodologia de aprendizagem por projetos no 1º Ciclo traz várias vantagens para o desenvolvimento das crianças.
Destacamos as 4 maiores vantagens desta abordagem.
- Estímulo à criatividade e autonomia
Sabemos o quão importante é trabalhar a criatividade nas crianças. Recorrer à aprendizagem por projetos no 1º Ciclo é uma forma de incentivar a criança a pensar de forma criativa, a procurar soluções para problemas reais e a desenvolver a sua autonomia na procura de conhecimento.
- Trabalho Interdisciplinar
A aprendizagem por projetos permite um trabalho interdisciplinar, com a integração de conceitos de diferentes áreas do conhecimento. Isto proporciona às crianças uma visão mais ampla e contextualizada dos conteúdos, o que favorece uma aprendizagem mais significativa e alinhada com a sua realidade.
- Desenvolvimento de competências socioemocionais
Trabalhar neste tipo de projetos incentiva o desenvolvimento de competências socioemocionais, como a capacidade de trabalho em equipa, de comunicação, resolução de conflitos, empatia e liderança. Estas competências serão fundamentais ao longo da vida adulta daquelas que são, agora, as nossas crianças.
- Maior retenção de conhecimentos
Esta metodologia está também associada a uma maior capacidade de retenção dos conhecimentos. Como promove uma aprendizagem mais significativa, favorece a retenção e aplicação dos conhecimentos adquiridos. Além disso, ao terem a oportunidade de aplicar os conteúdos de forma prática e contextualizada, as crianças sentem-se mais motivadas e envolvidas no processo de aprendizagem.
Na Lua Crescente acreditamos que a aprendizagem por projetos no 1º Ciclo proporciona às crianças uma experiência educativa enriquecedora e mais estimulante.
Quer saber mais sobre a nossa metodologia? Venha fazer-nos uma visita e descobrir como, juntos, podemos criar um futuro mais promissor para as próximas gerações.