A importância da Creche para as crianças
Os 3 primeiros anos de vida são muito importantes na vida da sua criança, pois é nessa etapa que se começam a desenvolver características físicas, afetivas e intelectuais. Cada uma delas é um ser único e, portanto, apresenta características que lhe conferem a sua individualidade.
Na nossa creche, a sua criança será acompanhada em cada etapa do seu crescimento, respeitando o seu próprio ritmo e necessidades.
Nestas idades, começa a surgir a consciência de um mundo exterior ao “eu”. É através da relação com os outros e da cultura de grupo que se formam valores como o respeito, a empatia e a noção dos limites do espaço do próximo. Estimulando a relação com as outras crianças e adultos, a Lua Crescente tem tudo o que precisa para que cresça mais feliz e equilibrada.
É nesta fase da infância que se deve começar a estimular atitudes autónomas e responsáveis através de rotinas de alimentação, higiene e sono. Mas sempre respeitando o seu próprio ritmo!
A sua criança irá perceber que tem um espaço para ser ouvida e compreendida.
O trabalho realizado na creche e em casa devem ser complementares, para que todas as aprendizagens sejam mais consistentes. Por isso, a proximidade com os pais é fundamental para nós!
É na liberdade e responsabilidade que assenta a relação com a família das nossas crianças. Com este entendimento, irá notar nela um desenvolvimento maior e mais saudável!
A nossa Metodologia Pedagógica
Tendo por base o Movimento de Escola Moderna, a nossa forma de trabalhar recorre à Metodologia de Trabalho por Projetos, os quais dão oportunidade às crianças de serem uma parte ativa das atividades que são desenvolvidas, uma vez que nascem dos seus próprios interesses.
Concretizamos momentos de grupo, a partir dos quais os adultos estimulam, nas crianças, a consciência de si mesmo, do outro e do mundo exterior.
Atividades curriculares
Música
Motricidade
Uma vez por semana. Incluído na mensalidade.
Atividades Extracurriculares
Inglês
Acrescenta à mensalidade.
Equipa Pedagógica
Ângela Guedes
Educadora de Creche
Ana Rita Castro
Educadora de Creche
Ana Rita Castro
Educadora de Creche
A Ana Rita Castro, a quem todos chamam Rita Cas-te-ro, tem 25 anos e desde os seus 16 que trabalha com crianças dando explicações e fazendo Babysitting. Aos 20 anos começou a trabalhar no espaço infantil de uma grande superfície comercial com crianças dos 3 aos 10 anos.
Tendo em conta que já em pequena dizia “quero ser professora, como a Mimi” (a sua Educadora de Infância), entrou na Escola Superior de Educação de Lisboa em 2014 e tornou-se mestre em Educação Pré-Escolar em 2019.
Adora nas crianças o seu olhar atento e ingénuo sobre o mundo, livre de estereótipos. A curiosidade inata, que as faz questionar tudo o que as rodeia e a facilidade que têm em simplificar situações que, aos olhos dos adultos, seriam difíceis. Desta forma, encara a ideia de educá-las como uma forma de atender à individualidade de cada criança, consciencializando-a do seu papel na sociedade, do seu “eu” e do seu “eu com os outros”. Considera de grande importância ouvir as crianças, mesmo quando não falam, dar-lhes ferramentas para crescerem seguras de si e das suas potencialidades.
Foi assim que se identificou com o projeto da Lua Crescente, que a faz sentir capaz de crescer enquanto Educadora de Infância e onde pode trabalhar com uma equipa educativa jovem e dinâmica que acredita tanto ou mais do que ela nas potencialidades das crianças. Mais ainda, agrada-lhe a relação colaborativa que se estabelece entre os elementos da equipa educativa e as famílias, em prol do bem-estar das crianças. A preocupação constante em formar cidadãos, conscientes do seu papel na sociedade e da influência que as suas ações podem ter nos outros. Na Lua Crescente, a Rita sente que trabalha em prol de um projeto que dá voz às crianças e as perspetiva como parte integrante do seu processo educativo, através da metodologia de trabalho de projeto.
Acredita que se dermos o melhor de nós, iremos receber o melhor, seja na vida profissional ou na relação com os outros e é com base nesta filosofia que gostaria que as crianças com quem trabalha se lembrassem dela como a pessoa que sempre lhes criou oportunidades de aprendizagem, as ajudou a encontrar o seu caminho e permitiu que fossem crianças livres e felizes, desafiando-as diariamente a querer saber mais e a fazer novas descobertas.
Nunca gostou de ser filha única e por isso um bom passeio ao final do dia, reunir-se à volta da mesa com os seus amigos ou família ou um jantar que se prolongue pela noite dentro, na companhia de pessoas divertidas e positivas, com quem possa conversar sobre tudo e dar umas boas gargalhadas ao recordar peripécias da vida são das coisas que a Rita mais gosta de fazer.
Para a ver feliz é só deixá-la cozinhar (pratos principais e sobremesas) ou a comer um dos seus pratos favoritos: arroz de pato, comida italiana e lulas recheadas.
Ana Santos
Educadora de Berçário
Ana Santos
Educadora de Berçário
Ana Santos,
Desde cedo se recorda de querer ser educadora de infância... a mãe, [professora] ainda tentou demovê-la, mas sem sucesso ... esta escolha (con)sentida assentou principalmente no facto de acreditar que a educação pré-escolar [incluindo a creche] ser uma etapa fundamental, um pilar para as restantes aprendizagens ao longo da vida. É por valorizar o papel da criança e acreditar que com elas se pode construir um mundo melhor, e acreditar que pode dar o seu contributo para desenvolver cidadãos empenhados nessa construção, que a Ana escolhe e consente ser Educadora de Infância.
Mestre em Educação Pré-escolar, pela ESELx, já trabalha com crianças há (quase) 6anos e continua a dizer, todos os dias, que adora o que faz! Já passou por todas as salas de creche (berçário, 1 ano e 2anos) e acredita que todas elas têm uma magia especial, algo que a cativa, cada uma à sua maneira...
Acreditando que educar é dar às crianças as ferramentas necessárias para que cresçam autónomas, e em pleno; é desafiar, despertar a curiosidade, ouvir, apoiar, proteger e orientar ... é estar presente e saber valorizar cada um; fica de coração cheio quando vê a evolução de cada uma das crianças que passa por si, sabendo que contribuiu de alguma forma para que cada uma delas, do seu jeito, cresça feliz e em harmonia.
Vê na Lua um projeto bastante desafiador, focado nos interesses e necessidades de cada criança. Um projeto onde as crianças têm voz ativa e a sua individualidade é valorizada e integrada no todo que é o grupo. Um projeto que procura valorizar os direitos e opiniões de cada criança em equilíbrio com o respeito pelas regras e deveres. Um projeto que pretende formar cidadãos livres e felizes, que saibam lidar com as suas emoções e sentimentos, para assim viver em harmonia com a natureza (e todos os que dela fazem parte), respeitando a sociedade.
Gostava que as crianças se lembrassem dela com um sorriso e ternura. Como alguém com quem elas passaram momentos de muita alegria e brincadeira e as ajudou a crescer um pouco mais a cada dia
Nascida e criada em terra de mar, adora praia e é junto ao mar que carrega energias. Gosto de passear e conhecer sítios novos; uma boa esplanada ao pôr-do-sol, estar com amigos e a família. Não gosta de intrigas! Quando lhe perguntamos o que a faz rir, diz-nos “Tanta coisa, sou uma pessoa de riso fácil”
Lema de vida? Ser feliz: um dia de cada vez, sempre com pensamento positivo = pensamentos positivos atraem coisas boas.
Marta Gomes
Educadora de Creche
Mónica Almeida
Auxiliar de Creche
Telma Mendes
Auxiliar de Creche
Paula Santos
Auxiliar de Creche
Paula Santos
Auxiliar de Creche
A Paula tem formação como técnica animadora de ação educativa e já trabalha desde 1996 com crianças, o que corresponde a, precisamente, metade da sua vida dedicada à educação. No entanto, quando era pequena tinha o sonho de ser veterinária.
O que mais gosta é de passar tempo de qualidade com os seus filhos e nada a deixa mais radiante que ver o seu neto crescer feliz e poder acompanhar o seu desenvolvimento diariamente. Gosta de ter a família reunida no seu quintal para almoçar e o seu prato favorito é arroz de marisco.
Trabalhou em algumas escolas antes de chegar à Lua Crescente, destacando que o que a chamou mais à atenção neste projeto foi o respeito pela individualidade de cada criança e a importância dada ao seu desenvolvimento pessoal e social.
O desafio que cada criança lhe dá com as suas diferentes características é o que a mais fascina, sendo que a faixa etária que a “derrete” é a do berçário, pelo desenvolvimento constante que se acompanha; e a do jardim-de-infância pelos diálogos que as crianças mantêm e, também, pelas aprendizagens que estas nos dão. Para a Paula, educar é estimular e acompanhar o desenvolvimento das crianças e gostava que, no final, estas a recordassem como amiga e como alguém que lhes transmite confiança.
Como lema de vida a Paula refere: “Para quê perder tempo a criticar os outros, se o lema da vida é ser feliz”.
Carina César
Auxiliar de Creche
Carina César
Auxiliar de Creche
Em pequena, a Carina sonhava ser bióloga marinha, mas pelo caminho mudou o rumo e foi tirar o curso de técnica de apoio à infância na ESCO, em Torres Vedras. A trabalhar nesta área há 6 anos, já passou por todas as valências desde o Berçário até ao 3.º ciclo, e também já prestou apoio numa unidade de ensino especial.
O que mais a atrai nas crianças são os desafios que nos apresentam, os sorrisos fáceis e a forma simples e genuína como transmitem amor, mas também a imaginação que têm...
A Carina afirma que a evolução constante das crianças é algo que a fascina e a faz refletir sobre a profissão que escolheu e acreditar, todos os dias, que tomou a decisão certa.
Para a Carina, a Lua Crescente é como uma família onde todos os membros dão parte da sua experiência e formação para que seja um lugar melhor, todos os dias. Um projeto bem orientado e cuidado onde cada criança pode crescer de forma livre e desenvolver as suas competências com todas as bases necessárias.
Acredita que educar é ensinar a crescer de forma saudável e autónoma sem esquecer a importância de brincar, porque, na sua visão, brincar é evoluir, descobrir, imaginar, cuidar, entender e perguntar mostrando em cada brincadeira que há sempre algo novo a descobrir.
Gostava que as crianças a recordassem com felicidade no olhar, como alguém que as ajudou e ensinou no seu percurso, sem esquecer as mil gargalhadas que deram juntas, nem as brincadeiras.
Caracteriza-se como uma pessoa feliz, mas o que realmente a deixa sorridente é a irmã – é com ela que acontecem as gargalhadas mais verdadeiras e genuínas. Gosta de um bom dia de praia ou piscina rodeada de amigos e um jogo de cartas. É fã de adrenalina e de atividades radicais e não dispensa uma ida ao teatro. Detesta mentiras!
Como lema de vida a Carina defende que “desistir é morrer” e “lutando vencerás”.
Instalações
A amplitude dos espaços interiores e exteriores é uma das principais características da Lua Crescente, bem como a excelente iluminação de todas as salas.
Na Lua Crescente existem:
- 4 salas adequadas à faixa etária.
As nossas salas têm vários polos de aprendizagem adaptados, tais como área do faz de conta, garagem, cozinha, pintura, casinha e jogos de construção. Na creche, as casas de banho são adaptadas às crianças, assim como o refeitório.
Quer conhecer a Creche da Lua Crescente, onde a sua criança vai ser feliz?
Marque a sua visita à crecheHigiene
As crianças são incentivadas a realizar ações como lavar as mãos, fazer a própria higiene e vestir e despir, sempre com a orientação das auxiliares e educadoras.
A fase do desfralde, que ocorre nesta idade, é uma questão individual que não segue padrões - cada caso é um caso. É por isso que personalizamos esta etapa a cada criança, respeitando o seu ritmo em primeiro lugar.
Na Lua Crescente utilizamos produtos de qualidade que não comprometam o bem-estar das crianças.
É ainda obrigatório o uso de sapatos descartáveis por todas as pessoas que entram nas nossas instalações por motivos de higiene, uma vez que as crianças brincam, muitas vezes, no chão.
Alimentação
Uma alimentação que contribui para a saúde e bem-estar da sua criança é uma prioridade para nós. É por isso que apostamos na comida de origem biológica, sempre que possível, fruto da parceria com a Bebé Gourmet.
Nesta fase, a alimentação é em grupo e com ementas semanais, que são disponibilizadas aos pais. Ainda assim, são respeitadas as restrições e opções alimentares – dispomos de opções sem lactose, sem glúten ou vegetariana.
Perguntas Frequentes
Qual a altura ideal para o desfralde da criança?
Não existe uma altura ideal, pois cada criança é uma criança e as suas necessidades são diferentes. A ideia de que o desfralde deve ser feito no verão é também um mito! Se a criança estiver preparada, pode até ocorrer no inverno.
O meu filho tem de deixar de usar chucha?
Esta é uma questão que, tal como o desfralde, depende de criança para criança. É importante conhecer as suas necessidades e auxiliar no processo de transição. Fundamentalmente, não devem existir comparações porque podem levar à frustração. No entanto, estas transições não devem ocorrer numa altura de grandes mudanças, como o nascimento de um irmão, por exemplo. Poderá ser excessivo para a criança passar por todas essas alterações ao mesmo tempo.
Como devo vestir o meu filho para a creche?
Sabemos que todos os pais gostam de ver os seus filhos bonitos. No entanto, as roupas utilizadas podem não ser adequadas para a creche. Nesta fase, em que eles aprendem a vestir e a despir, é importante que levem roupa confortável e prática. Evite as jardineiras, colchetes e botões!
Se eu quiser visitar o meu filho, posso fazê-lo?
Na Lua Crescente, os pais são sempre bem-vindos. Se assim o desejarem, podem participar nas atividades da sala, após combinar com a educadora responsável. No entanto, esta é uma questão que deve ser pautada pelo bom senso, não prejudicando o desenvolvimento do grupo.
Devo levar o meu filho na hora de conhecer a creche?
É importante que os pais e as crianças visitem as instalações para poderem perceber como reagem ao ambiente.