CONTACTE-NOS: (+351) 218 520 043 (Chamada para a rede fixa nacional) / (+351) 965 555 727 (Chamada para a rede móvel nacional)

EMAIL: geral@luacrescente.pt

Lua Crescente

Pedido de pré-inscrição

Banner creche

CRECHE DA LUA CRESCENTE

Descubra na nossa creche um espaço de desenvolvimento e aprendizagem.
Na Lua Crescente respeitamos e compreendemos as necessidades
da sua criança.

A importância da Creche para as crianças

Os 3 primeiros anos de vida são muito importantes na vida da sua criança, pois é nessa etapa que se começam a desenvolver características físicas, afetivas e intelectuais. Cada uma delas é um ser único e, portanto, apresenta características que lhe conferem a sua individualidade.

Na nossa creche, a sua criança será acompanhada em cada etapa do seu crescimento, respeitando o seu próprio ritmo e necessidades.

Nestas idades, começa a surgir a consciência de um mundo exterior ao “eu”. É através da relação com os outros e da cultura de grupo que se formam valores como o respeito, a empatia e a noção dos limites do espaço do próximo. Estimulando a relação com as outras crianças e adultos, a Lua Crescente tem tudo o que precisa para que cresça mais feliz e equilibrada.

Lua Crescente

É nesta fase da infância que se deve começar a estimular atitudes autónomas e responsáveis através de rotinas de alimentação, higiene e sono. Mas sempre respeitando o seu próprio ritmo!

A sua criança irá perceber que tem um espaço para ser ouvida e compreendida.

O trabalho realizado na creche e em casa devem ser complementares, para que todas as aprendizagens sejam mais consistentes. Por isso, a proximidade com os pais é fundamental para nós!
É na liberdade e responsabilidade que assenta a relação com a família das nossas crianças. Com este entendimento, irá notar nela um desenvolvimento maior e mais saudável!

A nossa Metodologia Pedagógica

Tendo por base o Movimento de Escola Moderna, a nossa forma de trabalhar recorre à Metodologia de Trabalho por Projetos, os quais dão oportunidade às crianças de serem uma parte ativa das atividades que são desenvolvidas, uma vez que nascem dos seus próprios interesses.

Concretizamos momentos de grupo, a partir dos quais os adultos estimulam, nas crianças, a consciência de si mesmo, do outro e do mundo exterior.

Lua Crescente

Atividades curriculares

Música

Música

Motricidade

Motricidade

Uma vez por semana. Incluído na mensalidade.

Atividades Extracurriculares

Inglês

Inglês

Acrescenta à mensalidade.

Equipa Pedagógica

Ângela Guedes

Ângela Guedes

Educadora de Creche

Catarina Cruz

Catarina Cruz

Educadora de Creche

Ana Rita Castro

Ana Rita Castro

Educadora de Creche

Ana Rita Castro

Educadora de Creche

A Ana Rita Castro, a quem todos chamam Rita Cas-te-ro, tem 25 anos e desde os seus 16 que trabalha com crianças dando explicações e fazendo Babysitting. Aos 20 anos começou a trabalhar no espaço infantil de uma grande superfície comercial com crianças dos 3 aos 10 anos.

Tendo em conta que já em pequena dizia “quero ser professora, como a Mimi” (a sua Educadora de Infância), entrou na Escola Superior de Educação de Lisboa em 2014 e tornou-se mestre em Educação Pré-Escolar em 2019.

Adora nas crianças o seu olhar atento e ingénuo sobre o mundo, livre de estereótipos. A curiosidade inata, que as faz questionar tudo o que as rodeia e a facilidade que têm em simplificar situações que, aos olhos dos adultos, seriam difíceis. Desta forma, encara a ideia de educá-las como uma forma de atender à individualidade de cada criança, consciencializando-a do seu papel na sociedade, do seu “eu” e do seu “eu com os outros”. Considera de grande importância ouvir as crianças, mesmo quando não falam, dar-lhes ferramentas para crescerem seguras de si e das suas potencialidades.

Foi assim que se identificou com o projeto da Lua Crescente, que a faz sentir capaz de crescer enquanto Educadora de Infância e onde pode trabalhar com uma equipa educativa jovem e dinâmica que acredita tanto ou mais do que ela nas potencialidades das crianças. Mais ainda, agrada-lhe a relação colaborativa que se estabelece entre os elementos da equipa educativa e as famílias, em prol do bem-estar das crianças. A preocupação constante em formar cidadãos, conscientes do seu papel na sociedade e da influência que as suas ações podem ter nos outros. Na Lua Crescente, a Rita sente que trabalha em prol de um projeto que dá voz às crianças e as perspetiva como parte integrante do seu processo educativo, através da metodologia de trabalho de projeto.

Acredita que se dermos o melhor de nós, iremos receber o melhor, seja na vida profissional ou na relação com os outros e é com base nesta filosofia que gostaria que as crianças com quem trabalha se lembrassem dela como a pessoa que sempre lhes criou oportunidades de aprendizagem, as ajudou a encontrar o seu caminho e permitiu que fossem crianças livres e felizes, desafiando-as diariamente a querer saber mais e a fazer novas descobertas.

Nunca gostou de ser filha única e por isso um bom passeio ao final do dia, reunir-se à volta da mesa com os seus amigos ou família ou um jantar que se prolongue pela noite dentro, na companhia de pessoas divertidas e positivas, com quem possa conversar sobre tudo e dar umas boas gargalhadas ao recordar peripécias da vida são das coisas que a Rita mais gosta de fazer.

Para a ver feliz é só deixá-la cozinhar (pratos principais e sobremesas) ou a comer um dos seus pratos favoritos: arroz de pato, comida italiana e lulas recheadas.

Paula Santos

Paula Santos

Auxiliar de Creche

Paula Santos

Auxiliar de Creche

A Paula tem formação como técnica animadora de ação educativa e já trabalha desde 1996 com crianças, o que corresponde a, precisamente, metade da sua vida dedicada à educação. No entanto, quando era pequena tinha o sonho de ser veterinária.

 

O que mais gosta é de passar tempo de qualidade com os seus filhos e nada a deixa mais radiante que ver o seu neto crescer feliz e poder acompanhar o seu desenvolvimento diariamente. Gosta de ter a família reunida no seu quintal para almoçar e o seu prato favorito é arroz de marisco.

 

Trabalhou em algumas escolas antes de chegar à Lua Crescente, destacando que o que a chamou mais à atenção neste projeto foi o respeito pela individualidade de cada criança e a importância dada ao seu desenvolvimento pessoal e social.

 

O desafio que cada criança lhe dá com as suas diferentes características é o que a mais fascina, sendo que a faixa etária que a “derrete” é a do berçário, pelo desenvolvimento constante que se acompanha; e a do jardim-de-infância pelos diálogos que as crianças mantêm e, também, pelas aprendizagens que estas nos dão. Para a Paula, educar é estimular e acompanhar o desenvolvimento das crianças e gostava que, no final, estas a recordassem como amiga e como alguém que lhes transmite confiança.

 

Como lema de vida a Paula refere: “Para quê perder tempo a criticar os outros, se o lema da vida é ser feliz”.

 

Cláudia Monteiro

Cláudia Monteiro

Auxiliar de Creche

Cláudia Monteiro

Auxiliar de Creche

Quando era criança, a Cláudia, tinha o sonho de ser veterinária, mas o seu caminho chegou às crianças, a partir do momento em que escolheu o curso de Técnica de Apoio Psicossocial.

 

Adora passear ao ar livre, ir à praia e sobretudo estar com a família.

 

O que mais gosta nas crianças é o carinho que elas lhe oferecem todos os dias e forma como estão sempre a aprender. Para ela, educar é estimular, desenvolver e orientar as descobertas das crianças e, por isso mesmo, identifica-se com o projeto da Lua Crescente, o qual considera que dá voz às crianças e todos aprendem com todos. Também a relação de confiança e transparência que temos com as famílias é para ela um pilar importante deste projeto. O seu trabalho diário está centrado no afeto e na transmissão de valores.

 

A Cláudia cativa todos os que a rodeiam com o seu sorriso e com a sua energia e o seu lema de vida é: “O que não te desafia, não te transforma.”

Instalações

A amplitude dos espaços interiores e exteriores é uma das principais características da Lua Crescente, bem como a excelente iluminação de todas as salas.

Na Lua Crescente existem:

  • 4 salas adequadas à faixa etária.

As nossas salas têm vários polos de aprendizagem adaptados, tais como área do faz de conta, garagem, cozinha, pintura, casinha e jogos de construção. Na creche, as casas de banho são adaptadas às crianças, assim como o refeitório.

Quer conhecer a Creche da Lua Crescente, onde a sua criança vai ser feliz?

Marque a sua visita à creche Lua Crescente

Higiene

As crianças são incentivadas a realizar ações como lavar as mãos, fazer a própria higiene e vestir e despir, sempre com a orientação das auxiliares e educadoras.

A fase do desfralde, que ocorre nesta idade, é uma questão individual que não segue padrões - cada caso é um caso. É por isso que personalizamos esta etapa a cada criança, respeitando o seu ritmo em primeiro lugar.

Na Lua Crescente utilizamos produtos de qualidade que não comprometam o bem-estar das crianças.

É ainda obrigatório o uso de sapatos descartáveis por todas as pessoas que entram nas nossas instalações por motivos de higiene, uma vez que as crianças brincam, muitas vezes, no chão.

Alimentação

Uma alimentação que contribui para a saúde e bem-estar da sua criança é uma prioridade para nós. É por isso que apostamos na comida de origem biológica, sempre que possível, fruto da parceria com a Bebé Gourmet.

Nesta fase, a alimentação é em grupo e com ementas semanais, que são disponibilizadas aos pais. Ainda assim, são respeitadas as restrições e opções alimentares – dispomos de opções sem lactose, sem glúten ou vegetariana.

Perguntas Frequentes

1

Qual a altura ideal para o desfralde da criança?

Não existe uma altura ideal, pois cada criança é uma criança e as suas necessidades são diferentes. A ideia de que o desfralde deve ser feito no verão é também um mito! Se a criança estiver preparada, pode até ocorrer no inverno.

2

O meu filho tem de deixar de usar chucha?

Esta é uma questão que, tal como o desfralde, depende de criança para criança. É importante conhecer as suas necessidades e auxiliar no processo de transição. Fundamentalmente, não devem existir comparações porque podem levar à frustração. No entanto, estas transições não devem ocorrer numa altura de grandes mudanças, como o nascimento de um irmão, por exemplo. Poderá ser excessivo para a criança passar por todas essas alterações ao mesmo tempo.

3

Como devo vestir o meu filho para a creche?

Sabemos que todos os pais gostam de ver os seus filhos bonitos. No entanto, as roupas utilizadas podem não ser adequadas para a creche. Nesta fase, em que eles aprendem a vestir e a despir, é importante que levem roupa confortável e prática. Evite as jardineiras, colchetes e botões!

4

Se eu quiser visitar o meu filho, posso fazê-lo?

Na Lua Crescente, os pais são sempre bem-vindos. Se assim o desejarem, podem participar nas atividades da sala, após combinar com a educadora responsável. No entanto, esta é uma questão que deve ser pautada pelo bom senso, não prejudicando o desenvolvimento do grupo.

5

Devo levar o meu filho na hora de conhecer a creche?

É importante que os pais e as crianças visitem as instalações para poderem perceber como reagem ao ambiente.