Quando começar a estudar sozinho parece impossível
No 1.º Ciclo, é comum as crianças não conseguirem iniciar ou concluir tarefas sem ajuda. Mas a contínua falta de autonomia no estudo afeta a confiança da criança e cria tensão em casa. Sem saber por onde começar, desmotivam-se e evitam as responsabilidades.
Dificuldades mais comuns quando o estudo é um desafio:
- Precisar sempre de um adulto para começar
- Demorar a concluir tarefas simples
- Distrair-se facilmente com qualquer estímulo
- Desistir perante o primeiro obstáculo

Por que é tão importante desenvolver autonomia no estudo?
A autonomia no estudo permite à criança gerir as suas tarefas com mais clareza, sem depender sempre de um adulto para saber o que fazer.
Aprender a estudar sozinho melhora a organização, reduz a ansiedade escolar e dá à criança o controlo do seu próprio progresso.
No 1.º Ciclo da Lua Crescente, esta autonomia é ensinada com apoio, estratégias e metas visíveis, passo a passo.
Como ensinamos as crianças a organizar o estudo
 
A nossa abordagem
No 1.º Ciclo da Lua Crescente, o estudo autónomo faz parte da rotina. As crianças preenchem um PIT (Plano Individual de Trabalho) com atividades sobre temas onde sentem mais dificuldade. No final da semana, o plano é avaliado pelo próprio aluno, pelos seus pares e pelo professor, o que o ajuda a definir o que estudar, quando e durante quanto tempo.
O que fazemos no dia a dia no 1.º Ciclo:
 
PIT semanal
A criança preenche o seu plano de estudo, escolhendo os temas em que sente mais dificuldade.
 
Tempo definido
Estabelecemos blocos de tempo para estudo autónomo durante a semana.
 
Escolher prioridades
Ajudamos a identificar os temas em que sentem mais dificuldades.
 
Gerir tarefas
Orientamos a organização do que estudar, quando e durante quanto tempo.
 
Autoavaliação
Refletimos com a criança sobre o que funcionou e o que precisa de apoio.
 
Entreajuda
Incentivamos os alunos a pedir ajuda aos colegas e a colaborar na resolução de dúvidas.
 
 
E em casa, como posso ajudar o meu filho a estudar com mais autonomia?
 
Os nossos conselhos
É verdade que pode ser tentador corrigir tudo ou garantir que o trabalho do seu filho fica perfeito, mas isso retira à criança a oportunidade de aprender com os próprios erros. É importante que seja ela a assumir o que faz, mesmo que não acerte sempre.
Veja algumas formas de incentivar o estudo autónomo em casa:
 
Definir um momento regular para fazer os trabalhos escolares.
 
Criar um espaço de estudo calmo, com os materiais necessários.
 
Incentivar a revisão do que fez e a identificar o que pode melhorar.
 
Valorizar o esforço, focando-se mais na dedicação do que no resultado.
 
Falar sobre o processo: como correu o estudo, o que foi fácil ou difícil.
 
Resistir à vontade de “endireitar” os trabalhos do seu filho antes de entregar.
 
Fazer perguntas que levem o seu filho a pensar, em vez de lhe dar a resposta.
 
Dar espaço para errar e permitir que o seu filho cometa erros e aprenda com eles.
Conheça quem fala consigo, com o coração e experiência
 
Cláudia Silva
Professora de 1º Ciclo do Ensino Básico
Cláudia Silva
Professora de 1º Ciclo do Ensino Básico
Quando era pequena, a Cláudia queria ser bióloga marinha, mas a sua vida levou-a até à educação. É licenciada em Ensino Básico e tem uma pós-graduação em Educação Matemática na Educação Pré-Escolar, 1º e 2º Ciclos. Trabalha com crianças há cerca de 15 anos e encontra nelas a ingenuidade, a alegria e a criatividade que a fazem “derreter”.
Acredita que a educação é orientar e desenvolver as competências dos alunos preparando-os para a vida e revela a sua preocupação com o respeito pela sua individualidade. Gostaria de ser lembrada pelos alunos com quem partilha a sala de aula como “a professora que os ajudou a crescer”.
Aos seus olhos, o projeto da Lua Crescente é a concretização de uma educação moderna, que contradiz o ensino expositivo e unilateral – do professor para o aluno. Destaca a metodologia de trabalho por projeto, que encara como essencial para a motivação e integração dos alunos durante todo o processo de aprendizagem, estimulando neles o hábito do questionamento sobre aquilo que as rodeia.
Gosta de viver num ambiente de tranquilidade e de harmonia e detesta injustiças. Por isso mesmo, o seu lema de vida é “Não faças aos outros aquilo que não gostarias que te fizessem a ti.”.
Um dia ideal para a Cláudia passa por ler um bom livro, comer um belo prato de bacalhau com natas, passear com o marido, brincar com o filho e lecionar, demonstrando que o ensino faz parte de quem ela é.
 
Catarina Cruz
Professora de 1º Ciclo do Ensino Básico
Catarina Cruz
Professora de 1º Ciclo do Ensino Básico
Quando era pequena, a Catarina imaginava que o seu futuro passaria pelo mundo do desporto, como bailarina ou coreografa, mas foi na educação que encontrou a sua verdadeira vocação! Licenciou-se em Educação Básica no ISCE e em 2021 iniciou o Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Embora adore todas as idades, confessa que os dois anos ocupam um lugar especial no seu coração, pela sua genuinidade e curiosidade inata. Quis o destino que o seu percurso como educadora começasse, precisamente, numa sala com crianças de 2 anos, na Lua Crescente. Um ano depois, aceitou o desafio de ser professora de 1.º ciclo e desde então tem deixado a sua marca como uma professora dedicada e carinhosa!
Acredita que educar é estar presente, orientar e dar o exemplo, e vê na Lua Crescente a modernização da educação, ao colocar as crianças no centro do processo de aprendizagem, através da Metodologia de Trabalho por Projeto.
No seu dia a dia “vive o presente, da melhor maneira possível” e transborda tranquilidade. É apaixonada por decoração, música e praia e se a querem ver verdadeiramente feliz ofereçam-lhe uma boa lasanha ou levem-na a viajar com quem mais gosta!
 
Diana Loureiro
Auxiliar de 1.º Ciclo do Ensino Básico
Diana Loureiro
Auxiliar de 1.º Ciclo do Ensino Básico
A Diana sempre soube que o seu futuro passaria por cuidar de crianças. Quando era pequena sonhava ser pediatra, mas foi ao tirar o curso de profissional de Ação Educativa que percebeu que educar era o que mais queria fazer!
Acredita que educar é ensinar regras enquanto cuida e brinca e encontrou na Lua Crescente uma oportunidade para o fazer, de forma lúdica, mas sem esquecer as regras!
Apaixonada por música, dança e arte em geral, a Diana dedica os seus tempos livres a fazer trabalhos manuais – adora pintar, desenhar e pixel art – e bolos... que delícia!
Sente-se feliz quando está rodeada de pessoas bem-dispostas, a rir, a partilhar histórias e a criar memórias e o seu lema de vida reflete a forma serena e otimista como encara os desafios: mesmo que no início seja difícil, com calma e bom humor tudo acaba por correr bem.
 
Sílvia Fernandes
Auxiliar de 1º Ciclo do Ensino Básico
Sílvia Fernandes
Auxiliar de 1º Ciclo do Ensino Básico
Sílvia Fernandes, 28 anos, chegou à Lua cheia de alegria e boa disposição!
Quando era pequena sonhava ser veterinária mas sempre teve receio de animais… Acabou por fazer um curso técnico profissional de acompanhamento de crianças e outro de contabilidade. Como a vida dá muitas voltas, dedicou-se a tarefas várias na área comercial e de serviços de limpeza...
O seu primeiro contacto com crianças fora do contexto familiar/amigos foi no estágio profissional que realizou. E na família, tem dois sobrinhos que diz serem lindos: a Marta, de 4 anos, a quem carinhosamente chama de Martinha e o Fernando com 3 meses.
Segundo a própria, o que mais a atrai nas crianças é a sua essência real. Sem nenhuma faixa etária de preferência (ainda), afirma que cada idade tem a sua particularidade, mas acredita que o berçário e as salas de 1 ano têm um lugar especial no seu coração. Agora a contactar com o 1.º ciclo, diz estar a gostar muuuito da experiência - “para mim, educar é amar, transformar e criar oportunidades de uma vida melhor e mais sorridente”. Considera o projeto da Lua Crescente muito interessante pois valoriza a criança acima de tudo, bem como as suas famílias. Para além disso, coloca o bem-estar e os direitos das crianças sempre em primeiro lugar.
A Sílvia acredita, tal como é referido no plano pedagógico da Lua Crescente, que cada família é única e por isso devemos escutar e valorizar cada uma delas no todo.
Gostava que as crianças se lembrassem de si pela amizade, simpatia e companheirismo.
Passear, ver o mar e estar com os meus amigos, estar em família e ir à praia são o que mais gosta de fazer. Diz detestar falsidades, e não resiste a uma bela francesinha.
O seu lema de vida é tentar fazer sempre o bem, nunca desistir e ver sempre o lado positivo das coisas. Por fim, deixa uma mensagem: “gosto muito de trabalhar na Lua (Crescente) e é o melhor trabalho que já tive na vida.”
 
Ana Soraia Vieira
Auxiliar Polivalente
Ana Soraia Vieira
Auxiliar Polivalente
Quando era pequena, a Soraia queria ser advogada, mas é a trabalhar com crianças que se sente realizada! Formou-se em Auxiliar de Ação Educativa e até então acumulou experiência em diversas instituições.
Nutre um carinho especial pelo berçário, mas confessa que todas as idades a fascinam! Adora a honestidade das crianças e a forma empática como consolam os outros.
Procura educar com amizade, para que as crianças se tornem responsáveis e respeitadoras e gostava de ser lembrada com um sorriso, pela simpatia que procura transmitir. Acredita que a Lua Crescente respeita o desenvolvimento pessoal e social de cada criança e destaca a atenção dada a cada família como algo estruturante no projeto.
Se a querem ver contente, contem-lhe uma anedota e dêem-lhe comida (principalmente uma feijoada à transmontana) e quem lhe tira um belo passeio pelo campo com a família, a ouvir o som dos pássaros, tira-lhe tudo!
PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE O ESTUDO AUTÓNOMO NO 1.º CICLO
Como ajudar o meu filho a estudar sozinho no 1.º ciclo do ensino básico?
Crie uma rotina de estudo, defina um horário fixo e evite corrigir tudo. O importante é que ele aprenda a organizar-se e a perceber onde precisa de ajuda.
O meu filho faz os trabalhos de casa mal. Devo corrigir antes de entregar?
Não. Os trabalhos devem ser feitos pela criança. Errar faz parte da aprendizagem e ajuda os professores a perceber onde há dificuldades.
Estudar no 1.º ciclo é responsabilidade dos pais ou das crianças?
É um processo partilhado. No início, os pais apoiam e orientam. Com o tempo, as crianças devem aprender a organizar-se e a assumir as suas tarefas.
O que é o PIT no 1.º ciclo do ensino básico?
O PIT (Plano Individual de Trabalho) é uma ferramenta do Movimento da Escola Moderna. Ajuda a criança a definir o que estudar, com base nas suas dificuldades, interesses e ritmo, promovendo a autonomia e a responsabilidade no estudo.
Quantos minutos por dia deve uma criança do 1.º ciclo estudar em casa?
Entre 20 a 30 minutos, dependendo do ano e da tarefa. Mais importante que o tempo é a qualidade e a consistência do estudo.
Como saber se o meu filho está a desenvolver autonomia no estudo?
Se já consegue iniciar os trabalhos sozinho, cumprir prazos e pedir ajuda quando precisa, está a dar bons passos rumo à autonomia no estudo.
 
 
