CONTACTE-NOS: (+351) 218 520 043 / (+351) 965 555 727

EMAIL: geral@luacrescente.pt

Lua Crescente

Pedido de pré-inscrição

Venha

Venha

VISITAR-NOS

Venha

VISITAR-NOS

Marcar Visita

As Nossas Educadoras e Auxiliares


Cátia Valadas

Cátia Valadas

Educadora Jardim de Infância

Cátia Valadas

Educadora Jardim de Infância

A nossa Cátia “Valadocas” formou-se na Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich com o Curso de Educação de Infância e conta com 4 anos de experiência em Creche e 3 anos em Jardim de Infância.

 

Acredita que “educar é estimular, desenvolver e orientar as aptidões da criança, ajudando a descobrir o seu potencial e a ter um desenvolvimento equilibrado em todas as áreas do seu desenvolvimento”.

 

Para a Cátia, as crianças entre os 3 e os 6 anos têm um encanto especial pois considera que são idades extremamente desafiantes. Aquilo que mais a cativa nas crianças é a sua espontaneidade.

 

Quando questionada acerca do projeto Lua Crescente, salienta a pedagogia utilizada e a ótima preparação com que as nossas crianças transitam para o 1º Ciclo, sendo que neste ponto ela é suspeita (!), já que tem sido uma das responsáveis pelo sucesso com que as nossas crianças abraçam o desafio do 1º Ciclo.

 

Acrescenta ainda que este é um projeto muito humano e pedagogicamente enriquecedor e é por isso que afirma sentir um enorme orgulho por pertencer à equipa da Lua Crescente.

 

No que diz respeito às suas crianças, nada a deixa mais alegre do que senti-las felizes, gostava ainda de ser lembrada por elas como a “bruxa” (boa, é claro!), pois todos sabemos que a nossa Cátia é um doce.

 

Ler e passear são as coisas que mais gosta de fazer, e tal como refere naquele que é o seu lema de vida, o seu segredo é “ser positiva e encontrar a beleza nas pequenas coisas da vida e do quotidiano”.

Joana Conceição

Joana Conceição

Educadora Jardim de Infância

Joana Conceição

Educadora Jardim de Infância

Sabendo desde sempre que o seu caminho seria feito lado a lado com crianças, a Joana desde cedo sabia que o seu futuro seria como professora ou como educadora. Refere que foi logo no 9º ano que decidiu que seria educadora de infância e “nada mudou desde aí”! Trabalhando desde os seus 16 anos com crianças (em acompanhamento de grupos durante as atividades não letivas), uns anos mais tarde ingressou na Escola Superior de Educação de Lisboa e tornou-se Mestre em Educação Pré-Escolar.

 

Ao ser questionada sobre como vê o projeto da Lua Crescente, a Joana considera que “O projeto da Lua Crescente enquadra-se, sem dúvida, nas necessidades e imposições exigidas pela sociedade atual” reforçando que existe uma preocupação em “fazer crescer humanos conscientes da sua ação nos contextos em que se integram”. Para a Joana, o modelo pedagógico da Lua Crescente destaca-se por três motivos: i) a comunicação e cooperação com as famílias; ii) a metodologia pedagógica, de trabalho de projeto, que permite às crianças desenvolverem diversas competências e capacidades; iii) o facto de existirem as diversas valências – desde berçário a 1ºciclo, já que isso “permite a convivência e partilha entre crianças de várias idades”.

 

Quanto às crianças, o que mais a cativa é sem dúvida a espontaneidade e também a ingenuidade “que lhes permite estarem disponíveis para o outro e para o mundo, de braços abertos para conhecer, viver, crescer”. Para a Joana educar é quase poesia… “ Educar é, primeiro que tudo, escutar. Escutar com o coração, para perceber as necessidades do outro e o melhor modo de chegar até ele. É abrir os braços para acolher, proteger, acarinhar. É ser porto de abrigo e, ainda assim, ser causador de tempestades. Agitar ideias, provocar reações, encaminhar a novas descobertas, criar oportunidades de exploração e aprendizagem. É estar disponível para deixar entrar todos aqueles que precisam de nós e ajudá-los a encontrar o seu percurso para que deixemos de ser precisos.”.

 

Amante de sol, praia e piscina, a Joana adora viajar e “conhecer sítios, culturas e pessoas novas!”. Mas o que a deixa verdadeiramente feliz é estar com a família toda reunida à volta de uma mesa bem recheada, de preferência com comida italiana, a sua favorita, e reforça que nestes momentos “é sempre diversão garantida”!

 

Um dia mais tarde a Joana gostava de ser relembrada como “uma educadora carinhosa, que está sempre pronta a ajudar, que sabe brincar com as crianças e rir-se com elas e de si mesma!”, algo que decerto irá acontecer, pois o lema de vida da Joana é: “Se não sorrires para a vida, ela não sorri para ti!”. Sendo ela uma pessoa tão sorridente certamente que a vida ainda lhe vai sorrir muito…

Luísa Pombo

Luísa Pombo

Auxiliar Jardim de Infância

Luísa Pombo

Auxiliar Jardim de Infância

A Luísa Pombo, mais conhecida pela nossa “Pomba”, pensava que iria ser Assistente Social num estabelecimento prisional e acabou por ir para a área da Educação, frequentando o curso de Educadores de Infância (que não concluiu) e depois o curso de Técnica de Ação Educativa... e passou a trabalhar na área. Hoje, a Luísa tem já 30 anos de experiência e já passou pelas várias valências (desde o Berçário até ao Jardim de Infância).

 

Gosta muito de viver entre as crianças, principalmente a partir dos 3 anos, em que elas já se expressam melhor oralmente e o que mais a cativa é a sua espontaneidade e alegria. Gostava de ser lembrada por elas como alguém que as ajudou a crescer!

 

Quando questionada sobre a Lua Crescente, diz que gosta do Projeto porque dá voz às crianças e famílias, o que origina uma relação de confiança entre todos os intervenientes da comunidade Educativa.

 

Para a Luísa, educar é dar amor e carinho mas com regras.

 

Nos tempos livres, gosta de ler e não dispensa um bom dia de praia!

Ana Saleiro

Ana Saleiro

Auxiliar Jardim de Infância

Vera Rocha

Vera Rocha

Auxiliar Jardim de Infância

Faça já a sua inscrição 2019 / 2020!

Quero inscrever o meu filho

jardim atividades

Atividades

A partir dos 3 anos, a Criança encontra-se mais focada no Mundo que a rodeia, questionando-se sobre diversos assuntos (a idade dos porquês!). Partindo dessas questões, surge a Metodologia de Trabalho de Projeto, a qual procura dar resposta às mesmas desenvolvendo em simultâneo as Áreas de Conteúdo previstas nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Salientamos o trabalho em torno das competências fundamentais na transição para o 1ºCiclo, nomeadamente a consciência fonológica. Estão incluídas no Currículo, as atividades:

  • Música
  • Motricidade

E oferecemos a possibilidade de escolha das seguintes atividades extracurriculares:

  • Natação
  • Judo
  • Ballet
  • Inglês

Fotografias


jardim alimentacao

alimentacao icon

Alimentação

A escola fornece almoço, lanche e reforço alimentar da manhã e da tarde (incluídos na mensalidade). O almoço é de origem biológica, fornecido pela Bebé Gourmet, a qual é responsável pela respetiva ementa.

higiene icon

Higiene

A partir dos 3 anos, as crianças já realizam a higiene de forma mais autónoma. É nesta fase que iniciam a escovagem de dentes, na escola.