CONTACTE-NOS: (+351) 218 520 043 / (+351) 965 555 727

EMAIL: geral@luacrescente.pt

Banner jardim

JARDIM DE INFÂNCIA

Na Lua Crescente apostamos no desenvolvimento por projetos,
que tornam a sua criança mais independente
e consciente do mundo que a rodeia.

A importância do Jardim de Infância para as crianças

À medida que as crianças vão crescendo, a capacidade de verem o mundo altera-se e desenvolve-se. No Jardim de Infância, a criança tem cada vez mais consciência do outro e do que a rodeia. Assim, esta é uma etapa direcionada para a socialização e para o desenvolvimento de habilidades físicas, psicológicas e intelectuais.

Na Lua Crescente, a sua criança irá ampliar o seu universo social e desenvolver novas relações que lhe permitirão evoluir!

O Jardim de Infância da Lua Crescente é um espaço de aprendizagem de valores estruturantes e decisivos como a responsabilidade e autonomia.

Lua Crescente

É também no Jardim de Infância que se tornam mais conscientes, capazes de conviver e de lidar com as suas frustrações. Assim, também conseguem:

  • Fazer e justificar as suas escolhas;
  • Resolver conflitos e conversar sobre os problemas;
  • Planear o dia e distribuir tarefas.

Ao estimular a sua consciência e autonomia, a criança irá tornar-se mais independente e feliz!

A nossa Metodologia Pedagógica

Utilizamos Metodologia de Trabalho por Projeto, na qual as crianças concretizam projetos como veículo de aprendizagem. Os projetos surgem de questões colocadas pelas crianças, o que lhes permite serem uma parte ativa do seu desenvolvimento e aprendizagem.

Deste modo, as crianças aprendem e desenvolvem as capacidades e competências recomendadas pelo Ministério da Educação, mas envolvem-se e participam nas atividades e nas rotinas com maior motivação, uma vez que estas partem dos seus interesses e curiosidades.

Este cuidado e atenção das nossas educadoras representam um papel fundamental também para a sinalização de possíveis condições e níveis de desenvolvimento que devem ser avaliados.

Lua Crescente

Atividades curriculares

Música

Música

Motricidade

Motricidade

Uma vez por semana. Incluído na mensalidade.

Atividades Extracurriculares

Natação

Natação

Judo

Judo

Dança Criativa

Dança Criativa

Inglês

Inglês

Mindfulness

Mindfulness

Acrescenta à mensalidade.

Clube dos Crescidos

Lua Crescente

No clube são trabalhadas algumas competências como o raciocínio lógico e matemático e a consciência fonológica, através de atividades e jogos mais específicos, como modo de preparação das crianças para a entrada no 1º Ciclo do Ensino Básico.

Este é um projeto que estimula o que as crianças aprenderam ao longo do tempo em que estiveram no Jardim de Infância, servindo como apoio pré-escolar.

Na Lua Crescente, estamos atentos a cada criança e ao seu nível de desenvolvimento, conscientes de que todas têm de avançar ao seu próprio ritmo. Esta flexibilidade é fundamental na evolução saudável de cada uma delas!

Equipa Pedagógica

Joana Pereira

Joana Pereira

Educadora Jardim de Infância

Joana Pereira

Educadora Jardim de Infância

Desde que se lembra, a vida da Joana Inês esteve ligada a crianças e à educação. Aos 14 anos começou a acompanhar grupos de crianças de Jardim de Infância à praia, e a fazer diversos voluntariados. A escolha pela educação de infância foi, assim, inevitável e ingressou, em 2012, na Escola Superior de Educação de Lisboa, onde realizou a Licenciatura em Educação Básica e o Mestrado em Educação Pré-Escolar. Ao longo deste percurso fez, também, algumas formações no modelo pedagógico Movimento da Escola Moderna (MEM).  Quando terminou o mestrado, abraçou um projeto de ATL de uma associação, tendo trabalhado com crianças dos 4 aos 11 anos, numa escola pública, em regime letivo e não letivo. Só ao fim de um ano nesse projeto, decidiu iniciar o seu percurso enquanto educadora, até hoje, em creche.

 

Ao fim de alguns meses de trabalho, a Joana Inês, teve contacto com a Lua Crescente, um projeto que considera inovador, “cujo centro são as crianças e as suas famílias. Onde os direitos das crianças, os seus interesses e, acima de tudo, o seu bem-estar se destacam em primeira ordem”, como refere. Para a Joana, o que a fascina mais nas crianças são os desafios que estas lhe colocam.

 

Na sua opinião, educar é, acima de tudo, acreditar. É apoiar, valorizando e guiar, orientando. Educar é crer no potencial de cada criança, fazendo-a confiar em si mesma e em todas as suas capacidades. Por isso mesmo, gostava que as crianças que por si passam se lembrassem de si com ternura, enquanto alguém com quem puderam sempre contar. Gostava de poder ser, para todas as crianças que se cruzem no seu caminho, uma parte da lembrança de uma infância feliz.

 

Para si, nada é melhor que estar ao pé do mar, ver o pô-do-sol, comer caracóis e petiscos. Como lema de vida, a Joana acredita que não se pode querer mudar o vento, mas pode-se ajustar as velas do barco para chegar onde queremos.

Ana Rita Castro

Ana Rita Castro

Educadora Jardim de Infância

Paula Santos

Paula Santos

Auxiliar Jardim de Infância

Paula Santos

Auxiliar Jardim de Infância

A Paula tem formação como técnica animadora de ação educativa e já trabalha desde 1996 com crianças, o que corresponde a, precisamente, metade da sua vida dedicada à educação. No entanto, quando era pequena tinha o sonho de ser veterinária.

 

O que mais gosta é de passar tempo de qualidade com os seus filhos e nada a deixa mais radiante que ver o seu neto crescer feliz e poder acompanhar o seu desenvolvimento diariamente. Gosta de ter a família reunida no seu quintal para almoçar e o seu prato favorito é arroz de marisco.

 

Trabalhou em algumas escolas antes de chegar à Lua Crescente, destacando que o que a chamou mais à atenção neste projeto foi o respeito pela individualidade de cada criança e a importância dada ao seu desenvolvimento pessoal e social.

 

O desafio que cada criança lhe dá com as suas diferentes características é o que a mais fascina, sendo que a faixa etária que a “derrete” é a do berçário, pelo desenvolvimento constante que se acompanha; e a do jardim-de-infância pelos diálogos que as crianças mantêm e, também, pelas aprendizagens que estas nos dão. Para a Paula, educar é estimular e acompanhar o desenvolvimento das crianças e gostava que, no final, estas a recordassem como amiga e como alguém que lhes transmite confiança.

 

Como lema de vida a Paula refere: “Para quê perder tempo a criticar os outros, se o lema da vida é ser feliz”.

 

Liliana Cacais

Liliana Cacais

Auxiliar Jardim de Infância

Instalações

Comum a todas as salas da Lua Crescente, os espaços do Jardim de Infância são muito espaçosos, luminosos, arejados e têm ainda passagem direta para o maior espaço de recreio.
As salas estão equipadas com mobiliário de madeira apropriado e seguro, bem como com material didático. Existem:

  • 2 salas preparadas para o dia a dia das crianças;
  • Uma sala com capacidade para 20 crianças, outra com capacidade para 21 crianças.

As nossas salas apresentam espaços definidos tais como:

  • Mesa de luz;
  • Jogos de chão;
  • Jogos de mesa;
  • Área de ciência;
  • Área das artes (recorte, colagem);
  • Área do faz-de-conta.

Quer conhecer o Jardim de Infância da Lua Crescente,
onde a sua criança vai ser feliz?

Marque a sua visita ao Jardim de Infância Lua Crescente

Higiene

É nesta fase que introduzimos a lavagem dos dentes a seguir ao almoço, incluindo esta ação no dia a dia da criança.

Ainda que, a partir dos 3 anos, já realizem a sua higiene de forma mais autónoma, continuamos a disponibilizar produtos de qualidade para que a sua saúde seja protegida.

Como em todas as salas das nossas instalações, todas as pessoas que nos visitam têm de usar sapatos descartáveis, por uma razão de higiene e segurança das crianças.

Alimentação

Na Lua Crescente proporcionamos a todas as crianças uma alimentação de origem biológica, sempre que possível, graças à parceria com a Bebé Gourmet.

Nesta idade oferecemos uma maior variedade de alimentos, como os leites de origem animal e vegetal. As crianças têm ainda a opção de comerem cereais uma vez por semana, com ou sem açúcar.

Com o desenvolvimento de competências, como a capacidade de escolha, incentivamos as crianças para que comecem a ter alguma consciência alimentar. Assim, já serão capazes de realizar escolhas mais responsáveis e variar nos alimentos.

Estas opções alimentares são sempre debatidas com a família, para que as restrições sejam respeitadas – oferecemos opções sem lactose, sem glúten ou vegetarianas.

Perguntas Frequentes

1

Posso matricular o meu filho no Jardim de Infância mesmo que não tenha ainda 3 anos no início do período escolar?

Na Lua Crescente, aceitamos inscrições de crianças que realizem os 3 anos até ao mês de dezembro do ano em que entram para o Jardim de Infância.

2

O meu filho pode entrar para o Jardim de Infância usando fralda?

Como cada criança tem o seu próprio ritmo, ela pode frequentar o jardim de infância mesmo que ainda use fralda. Respeitando o seu tempo, apoiaremos o desfralde, personalizando o processo de acordo com as suas necessidades e em parceria com a família.

3

O meu filho ainda pode dormir a sesta no Jardim de Infância?

De uma forma geral, a partir dos 5 anos a sesta começa a ser “desencorajada”, para que possa haver uma preparação pré-escolar. No entanto, a realização da sesta depende da criança. Esta é uma questão personalizada, uma vez que será adaptada consoante a sua necessidade (se dormiu bem ou está cansada) ou mediante indicações da família. Mesmo que não durma, é importante que descanse e que comece a perceber os sinais do seu próprio corpo.

4

As crianças têm contacto com a tecnologia no Jardim de Infância?

Na Lua Crescente, os aparelhos tecnológicos são usados somente como ferramentas de trabalho que sirvam propósitos educativos e estimulantes. Por exemplo, por vezes é utilizado um tablet interativo e as crianças podem também pedir para ouvir música através da Internet.

5

O meu filho vai aprender a ler no Jardim de Infância?

Com o Clube dos Crescidos, uma competência de apoio ao 1º ciclo, as crianças desenvolvem capacidades de uma forma mais complexa e formal, e a associação de letras e sons pode ser uma delas. O que conseguem fazer depende do seu próprio ritmo de aprendizagem, que varia consoante a criança. O objetivo é que haja uma base de apoio para que a introdução no 1º ciclo seja facilitada.