A importância do Jardim de Infância para as crianças
À medida que as crianças vão crescendo, a capacidade de verem o mundo altera-se e desenvolve-se. No Jardim de Infância, a criança tem cada vez mais consciência do outro e do que a rodeia. Assim, esta é uma etapa direcionada para a socialização e para o desenvolvimento de habilidades físicas, psicológicas e intelectuais.
Na Lua Crescente, a sua criança irá ampliar o seu universo social e desenvolver novas relações que lhe permitirão evoluir!
O Jardim de Infância da Lua Crescente é um espaço de aprendizagem de valores estruturantes e decisivos como a responsabilidade e autonomia.

É também no Jardim de Infância que se tornam mais conscientes, capazes de conviver e de lidar com as suas frustrações. Assim, também conseguem:
- Fazer e justificar as suas escolhas;
- Resolver conflitos e conversar sobre os problemas;
- Planear o dia e distribuir tarefas.
Ao estimular a sua consciência e autonomia, a criança irá tornar-se mais independente e feliz!
A nossa Metodologia Pedagógica
Utilizamos Metodologia de Trabalho por Projeto, na qual as crianças concretizam projetos como veículo de aprendizagem. Os projetos surgem de questões colocadas pelas crianças, o que lhes permite serem uma parte ativa do seu desenvolvimento e aprendizagem.
Deste modo, as crianças aprendem e desenvolvem as capacidades e competências recomendadas pelo Ministério da Educação, mas envolvem-se e participam nas atividades e nas rotinas com maior motivação, uma vez que estas partem dos seus interesses e curiosidades.
Este cuidado e atenção das nossas educadoras representam um papel fundamental também para a sinalização de possíveis condições e níveis de desenvolvimento que devem ser avaliados.

Atividades curriculares

Música

Motricidade
Uma vez por semana. Incluído na mensalidade.
Atividades Extracurriculares

Natação

Judo

Dança Criativa

Inglês

Mindfulness
Acrescenta à mensalidade.
Clube dos Crescidos

No clube são trabalhadas algumas competências como o raciocínio lógico e matemático e a consciência fonológica, através de atividades e jogos mais específicos, como modo de preparação das crianças para a entrada no 1º Ciclo do Ensino Básico.
Este é um projeto que estimula o que as crianças aprenderam ao longo do tempo em que estiveram no Jardim de Infância, servindo como apoio pré-escolar.
Na Lua Crescente, estamos atentos a cada criança e ao seu nível de desenvolvimento, conscientes de que todas têm de avançar ao seu próprio ritmo. Esta flexibilidade é fundamental na evolução saudável de cada uma delas!
Equipa Pedagógica

Ana Rita Castro
Educadora de Jardim de Infância
Ana Rita Castro
Educadora de Jardim de Infância
A Ana Rita Castro, a quem todos chamam Rita Cas-te-ro, tem 25 anos e desde os seus 16 que trabalha com crianças dando explicações e fazendo Babysitting. Aos 20 anos começou a trabalhar no espaço infantil de uma grande superfície comercial com crianças dos 3 aos 10 anos.
Tendo em conta que já em pequena dizia “quero ser professora, como a Mimi” (a sua Educadora de Infância), entrou na Escola Superior de Educação de Lisboa em 2014 e tornou-se mestre em Educação Pré-Escolar em 2019.
Adora nas crianças o seu olhar atento e ingénuo sobre o mundo, livre de estereótipos. A curiosidade inata, que as faz questionar tudo o que as rodeia e a facilidade que têm em simplificar situações que, aos olhos dos adultos, seriam difíceis. Desta forma, encara a ideia de educá-las como uma forma de atender à individualidade de cada criança, consciencializando-a do seu papel na sociedade, do seu “eu” e do seu “eu com os outros”. Considera de grande importância ouvir as crianças, mesmo quando não falam, dar-lhes ferramentas para crescerem seguras de si e das suas potencialidades.
Foi assim que se identificou com o projeto da Lua Crescente, que a faz sentir capaz de crescer enquanto Educadora de Infância e onde pode trabalhar com uma equipa educativa jovem e dinâmica que acredita tanto ou mais do que ela nas potencialidades das crianças. Mais ainda, agrada-lhe a relação colaborativa que se estabelece entre os elementos da equipa educativa e as famílias, em prol do bem-estar das crianças. A preocupação constante em formar cidadãos, conscientes do seu papel na sociedade e da influência que as suas ações podem ter nos outros. Na Lua Crescente, a Rita sente que trabalha em prol de um projeto que dá voz às crianças e as perspetiva como parte integrante do seu processo educativo, através da metodologia de trabalho de projeto.
Acredita que se dermos o melhor de nós, iremos receber o melhor, seja na vida profissional ou na relação com os outros e é com base nesta filosofia que gostaria que as crianças com quem trabalha se lembrassem dela como a pessoa que sempre lhes criou oportunidades de aprendizagem, as ajudou a encontrar o seu caminho e permitiu que fossem crianças livres e felizes, desafiando-as diariamente a querer saber mais e a fazer novas descobertas.
Nunca gostou de ser filha única e por isso um bom passeio ao final do dia, reunir-se à volta da mesa com os seus amigos ou família ou um jantar que se prolongue pela noite dentro, na companhia de pessoas divertidas e positivas, com quem possa conversar sobre tudo e dar umas boas gargalhadas ao recordar peripécias da vida são das coisas que a Rita mais gosta de fazer.
Para a ver feliz é só deixá-la cozinhar (pratos principais e sobremesas) ou a comer um dos seus pratos favoritos: arroz de pato, comida italiana e lulas recheadas.

Ana Santos
Educadora de Jardim de Infância
Ana Santos
Educadora de Jardim de Infância
Ana Santos,
Desde cedo se recorda de querer ser educadora de infância... a mãe, [professora] ainda tentou demovê-la, mas sem sucesso ... esta escolha (con)sentida assentou principalmente no facto de acreditar que a educação pré-escolar [incluindo a creche] ser uma etapa fundamental, um pilar para as restantes aprendizagens ao longo da vida. É por valorizar o papel da criança e acreditar que com elas se pode construir um mundo melhor, e acreditar que pode dar o seu contributo para desenvolver cidadãos empenhados nessa construção, que a Ana escolhe e consente ser Educadora de Infância.
Mestre em Educação Pré-escolar, pela ESELx, já trabalha com crianças há (quase) 6anos e continua a dizer, todos os dias, que adora o que faz! Já passou por todas as salas de creche (berçário, 1 ano e 2anos) e acredita que todas elas têm uma magia especial, algo que a cativa, cada uma à sua maneira...
Acreditando que educar é dar às crianças as ferramentas necessárias para que cresçam autónomas, e em pleno; é desafiar, despertar a curiosidade, ouvir, apoiar, proteger e orientar ... é estar presente e saber valorizar cada um; fica de coração cheio quando vê a evolução de cada uma das crianças que passa por si, sabendo que contribuiu de alguma forma para que cada uma delas, do seu jeito, cresça feliz e em harmonia.
Vê na Lua um projeto bastante desafiador, focado nos interesses e necessidades de cada criança. Um projeto onde as crianças têm voz ativa e a sua individualidade é valorizada e integrada no todo que é o grupo. Um projeto que procura valorizar os direitos e opiniões de cada criança em equilíbrio com o respeito pelas regras e deveres. Um projeto que pretende formar cidadãos livres e felizes, que saibam lidar com as suas emoções e sentimentos, para assim viver em harmonia com a natureza (e todos os que dela fazem parte), respeitando a sociedade.
Gostava que as crianças se lembrassem dela com um sorriso e ternura. Como alguém com quem elas passaram momentos de muita alegria e brincadeira e as ajudou a crescer um pouco mais a cada dia
Nascida e criada em terra de mar, adora praia e é junto ao mar que carrega energias. Gosto de passear e conhecer sítios novos; uma boa esplanada ao pôr-do-sol, estar com amigos e a família. Não gosta de intrigas! Quando lhe perguntamos o que a faz rir, diz-nos “Tanta coisa, sou uma pessoa de riso fácil”
Lema de vida? Ser feliz: um dia de cada vez, sempre com pensamento positivo = pensamentos positivos atraem coisas boas.

Liliana Cacais
Auxiliar de Jardim de Infância

Cláudia Monteiro
Auxiliar de Jardim de Infância
Cláudia Monteiro
Auxiliar de Jardim de Infância
Quando era criança, a Cláudia, tinha o sonho de ser veterinária, mas o seu caminho chegou às crianças, a partir do momento em que escolheu o curso de Técnica de Apoio Psicossocial.
Adora passear ao ar livre, ir à praia e sobretudo estar com a família.
O que mais gosta nas crianças é o carinho que elas lhe oferecem todos os dias e forma como estão sempre a aprender. Para ela, educar é estimular, desenvolver e orientar as descobertas das crianças e, por isso mesmo, identifica-se com o projeto da Lua Crescente, o qual considera que dá voz às crianças e todos aprendem com todos. Também a relação de confiança e transparência que temos com as famílias é para ela um pilar importante deste projeto. O seu trabalho diário está centrado no afeto e na transmissão de valores.
A Cláudia cativa todos os que a rodeiam com o seu sorriso e com a sua energia e o seu lema de vida é: “O que não te desafia, não te transforma.”
Instalações
Comum a todas as salas da Lua Crescente, os espaços do Jardim de Infância são muito espaçosos, luminosos, arejados e têm ainda passagem direta para o maior espaço de recreio.
As salas estão equipadas com mobiliário de madeira apropriado e seguro, bem como com material didático. Existem:
- 2 salas preparadas para o dia a dia das crianças;
- Uma sala com capacidade para 20 crianças, outra com capacidade para 21 crianças.
As nossas salas apresentam espaços definidos tais como:
- Mesa de luz;
- Jogos de chão;
- Jogos de mesa;
- Área de ciência;
- Área das artes (recorte, colagem);
- Área do faz-de-conta.


















Quer conhecer o Jardim de Infância da Lua Crescente,
onde a sua criança vai ser feliz?

Higiene
É nesta fase que introduzimos a lavagem dos dentes a seguir ao almoço, incluindo esta ação no dia a dia da criança.
Ainda que, a partir dos 3 anos, já realizem a sua higiene de forma mais autónoma, continuamos a disponibilizar produtos de qualidade para que a sua saúde seja protegida.
Como em todas as salas das nossas instalações, todas as pessoas que nos visitam têm de usar sapatos descartáveis, por uma razão de higiene e segurança das crianças.
Alimentação
Na Lua Crescente proporcionamos a todas as crianças uma alimentação de origem biológica, sempre que possível, graças à parceria com a Bebé Gourmet.
Nesta idade oferecemos uma maior variedade de alimentos, como os leites de origem animal e vegetal. As crianças têm ainda a opção de comerem cereais uma vez por semana, com ou sem açúcar.
Com o desenvolvimento de competências, como a capacidade de escolha, incentivamos as crianças para que comecem a ter alguma consciência alimentar. Assim, já serão capazes de realizar escolhas mais responsáveis e variar nos alimentos.
Estas opções alimentares são sempre debatidas com a família, para que as restrições sejam respeitadas – oferecemos opções sem lactose, sem glúten ou vegetarianas.
Perguntas Frequentes
Posso matricular o meu filho no Jardim de Infância mesmo que não tenha ainda 3 anos no início do período escolar?
Na Lua Crescente, aceitamos inscrições de crianças que realizem os 3 anos até ao mês de dezembro do ano em que entram para o Jardim de Infância.
O meu filho pode entrar para o Jardim de Infância usando fralda?
Como cada criança tem o seu próprio ritmo, ela pode frequentar o jardim de infância mesmo que ainda use fralda. Respeitando o seu tempo, apoiaremos o desfralde, personalizando o processo de acordo com as suas necessidades e em parceria com a família.
O meu filho ainda pode dormir a sesta no Jardim de Infância?
De uma forma geral, a partir dos 5 anos a sesta começa a ser “desencorajada”, para que possa haver uma preparação pré-escolar. No entanto, a realização da sesta depende da criança. Esta é uma questão personalizada, uma vez que será adaptada consoante a sua necessidade (se dormiu bem ou está cansada) ou mediante indicações da família. Mesmo que não durma, é importante que descanse e que comece a perceber os sinais do seu próprio corpo.
As crianças têm contacto com a tecnologia no Jardim de Infância?
Na Lua Crescente, os aparelhos tecnológicos são usados somente como ferramentas de trabalho que sirvam propósitos educativos e estimulantes. Por exemplo, por vezes é utilizado um tablet interativo e as crianças podem também pedir para ouvir música através da Internet.
O meu filho vai aprender a ler no Jardim de Infância?
Com o Clube dos Crescidos, uma competência de apoio ao 1º ciclo, as crianças desenvolvem capacidades de uma forma mais complexa e formal, e a associação de letras e sons pode ser uma delas. O que conseguem fazer depende do seu próprio ritmo de aprendizagem, que varia consoante a criança. O objetivo é que haja uma base de apoio para que a introdução no 1º ciclo seja facilitada.