CONTACTE-NOS: (+351) 218 520 043 (Chamada para a rede fixa nacional) / (+351) 965 555 727 (Chamada para a rede móvel nacional)

EMAIL: geral@luacrescente.pt

Lua Crescente

Pedido de pré-inscrição

Banner jardim

JARDIM DE INFÂNCIA NA LUA CRESCENTE

Na Lua Crescente apostamos no desenvolvimento por projetos,
que tornam a sua criança mais independente
e consciente do mundo que a rodeia.

A importância do Jardim de Infância para as crianças

À medida que as crianças vão crescendo, a capacidade de verem o mundo altera-se e desenvolve-se. No Jardim de Infância, a criança tem cada vez mais consciência do outro e do que a rodeia. Assim, esta é uma etapa direcionada para a socialização e para o desenvolvimento de habilidades físicas, psicológicas e intelectuais.

Na Lua Crescente, a sua criança irá ampliar o seu universo social e desenvolver novas relações que lhe permitirão evoluir!

O Jardim de Infância da Lua Crescente é um espaço de aprendizagem de valores estruturantes e decisivos como a responsabilidade e autonomia.

Lua Crescente

É também no Jardim de Infância que se tornam mais conscientes, capazes de conviver e de lidar com as suas frustrações. Assim, também conseguem:

  • Fazer e justificar as suas escolhas;
  • Resolver conflitos e conversar sobre os problemas;
  • Planear o dia e distribuir tarefas.

Ao estimular a sua consciência e autonomia, a criança irá tornar-se mais independente e feliz!

Veja o Vídeo sobre a valência de Jardim de Infância da Lua Crescente

A nossa Metodologia Pedagógica

Utilizamos Metodologia de Trabalho por Projeto, na qual as crianças concretizam projetos como veículo de aprendizagem. Os projetos surgem de questões colocadas pelas crianças, o que lhes permite serem uma parte ativa do seu desenvolvimento e aprendizagem.

Deste modo, as crianças aprendem e desenvolvem as capacidades e competências recomendadas pelo Ministério da Educação, mas envolvem-se e participam nas atividades e nas rotinas com maior motivação, uma vez que estas partem dos seus interesses e curiosidades.

Este cuidado e atenção das nossas educadoras representam um papel fundamental também para a sinalização de possíveis condições e níveis de desenvolvimento que devem ser avaliados.

Lua Crescente

Atividades curriculares

Música

Música

Motricidade

Motricidade

Uma vez por semana. Incluído na mensalidade.

Atividades Extracurriculares

Mini-Ténis

Mini-Ténis

Judo

Judo

Dança Criativa

Dança Criativa

Inglês

Inglês

Inventors

Inventors

Acrescenta à mensalidade.

Clube dos Crescidos

Lua Crescente

No clube são trabalhadas algumas competências como o raciocínio lógico e matemático e a consciência fonológica, através de atividades e jogos mais específicos, como modo de preparação das crianças para a entrada no 1º Ciclo do Ensino Básico.

Este é um projeto que estimula o que as crianças aprenderam ao longo do tempo em que estiveram no Jardim de Infância, servindo como apoio pré-escolar.

Na Lua Crescente, estamos atentos a cada criança e ao seu nível de desenvolvimento, conscientes de que todas têm de avançar ao seu próprio ritmo. Esta flexibilidade é fundamental na evolução saudável de cada uma delas!

Equipa Pedagógica

Cátia Valadas

Cátia Valadas

Educadora de Jardim de Infância

Cátia Valadas

Educadora de Jardim de Infância

A nossa Cátia “Valadocas” formou-se na Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich com o Curso de Educação de Infância e conta com 4 anos de experiência em Creche e 3 anos em Jardim de Infância.

 

Acredita que “educar é estimular, desenvolver e orientar as aptidões da criança, ajudando a descobrir o seu potencial e a ter um desenvolvimento equilibrado em todas as áreas do seu desenvolvimento”.

 

Para a Cátia, as crianças entre os 3 e os 6 anos têm um encanto especial pois considera que são idades extremamente desafiantes. Aquilo que mais a cativa nas crianças é a sua espontaneidade.

 

Quando questionada acerca do projeto Lua Crescente, salienta a pedagogia utilizada e a ótima preparação com que as nossas crianças transitam para o 1º Ciclo, sendo que neste ponto ela é suspeita (!), já que tem sido uma das responsáveis pelo sucesso com que as nossas crianças abraçam o desafio do 1º Ciclo.

 

Acrescenta ainda que este é um projeto muito humano e pedagogicamente enriquecedor e é por isso que afirma sentir um enorme orgulho por pertencer à equipa da Lua Crescente.

 

No que diz respeito às suas crianças, nada a deixa mais alegre do que senti-las felizes, gostava ainda de ser lembrada por elas como a “bruxa” (boa, é claro!), pois todos sabemos que a nossa Cátia é um doce.

 

Ler e passear são as coisas que mais gosta de fazer, e tal como refere naquele que é o seu lema de vida, o seu segredo é “ser positiva e encontrar a beleza nas pequenas coisas da vida e do quotidiano”.

Joana Conceição

Joana Conceição

Educadora de Jardim de infância

Joana Conceição

Educadora de Jardim de infância

Sabendo desde sempre que o seu caminho seria feito lado a lado com crianças, a Joana desde cedo sabia que o seu futuro seria como professora ou como educadora. Refere que foi logo no 9º ano que decidiu que seria educadora de infância e “nada mudou desde aí”! Trabalhando desde os seus 16 anos com crianças (em acompanhamento de grupos durante as atividades não letivas), uns anos mais tarde ingressou na Escola Superior de Educação de Lisboa e tornou-se Mestre em Educação Pré-Escolar.

 

Ao ser questionada sobre como vê o projeto da Lua Crescente, a Joana considera que “O projeto da Lua Crescente enquadra-se, sem dúvida, nas necessidades e imposições exigidas pela sociedade atual” reforçando que existe uma preocupação em “fazer crescer humanos conscientes da sua ação nos contextos em que se integram”. Para a Joana, o modelo pedagógico da Lua Crescente destaca-se por três motivos: i) a comunicação e cooperação com as famílias; ii) a metodologia pedagógica, de trabalho de projeto, que permite às crianças desenvolverem diversas competências e capacidades; iii) o facto de existirem as diversas valências – desde berçário a 1ºciclo, já que isso “permite a convivência e partilha entre crianças de várias idades”.

 

Quanto às crianças, o que mais a cativa é sem dúvida a espontaneidade e também a ingenuidade “que lhes permite estarem disponíveis para o outro e para o mundo, de braços abertos para conhecer, viver, crescer”. Para a Joana educar é quase poesia… “ Educar é, primeiro que tudo, escutar. Escutar com o coração, para perceber as necessidades do outro e o melhor modo de chegar até ele. É abrir os braços para acolher, proteger, acarinhar. É ser porto de abrigo e, ainda assim, ser causador de tempestades. Agitar ideias, provocar reações, encaminhar a novas descobertas, criar oportunidades de exploração e aprendizagem. É estar disponível para deixar entrar todos aqueles que precisam de nós e ajudá-los a encontrar o seu percurso para que deixemos de ser precisos.”.

 

Amante de sol, praia e piscina, a Joana adora viajar e “conhecer sítios, culturas e pessoas novas!”. Mas o que a deixa verdadeiramente feliz é estar com a família toda reunida à volta de uma mesa bem recheada, de preferência com comida italiana, a sua favorita, e reforça que nestes momentos “é sempre diversão garantida”!

 

Um dia mais tarde a Joana gostava de ser relembrada como “uma educadora carinhosa, que está sempre pronta a ajudar, que sabe brincar com as crianças e rir-se com elas e de si mesma!”, algo que decerto irá acontecer, pois o lema de vida da Joana é: “Se não sorrires para a vida, ela não sorri para ti!”. Sendo ela uma pessoa tão sorridente certamente que a vida ainda lhe vai sorrir muito…

Carina César

Carina César

Auxiliar de Jardim de infância

Carina César

Auxiliar de Jardim de infância

Em pequena, a Carina sonhava ser bióloga marinha, mas pelo caminho mudou o rumo e foi tirar o curso de técnica de apoio à infância na ESCO, em Torres Vedras. A trabalhar nesta área há 6 anos, já passou por todas as valências desde o Berçário até ao 3.º ciclo, e também já prestou apoio numa unidade de ensino especial.

 

O que mais a atrai nas crianças são os desafios que nos apresentam, os sorrisos fáceis e a forma simples e genuína como transmitem amor, mas também a imaginação que têm...

 

A Carina afirma que a evolução constante das crianças é algo que a fascina e a faz refletir sobre a profissão que escolheu e acreditar, todos os dias, que tomou a decisão certa.   

 

Para a Carina, a Lua Crescente é como uma família onde todos os membros dão parte da sua experiência e formação para que seja um lugar melhor, todos os dias. Um projeto bem orientado e cuidado onde cada criança pode crescer de forma livre e desenvolver as suas competências com todas as bases necessárias.

 

Acredita que educar é ensinar a crescer de forma saudável e autónoma sem esquecer a importância de brincar, porque, na sua visão, brincar é evoluir, descobrir, imaginar, cuidar, entender e perguntar mostrando em cada brincadeira que há sempre algo novo a descobrir.

 

Gostava que as crianças a recordassem com felicidade no olhar, como alguém que as ajudou e ensinou no seu percurso, sem esquecer as mil gargalhadas que deram juntas, nem as brincadeiras.

 

Caracteriza-se como uma pessoa feliz, mas o que realmente a deixa sorridente é a irmã – é com ela que acontecem as gargalhadas mais verdadeiras e genuínas.  Gosta de um bom dia de praia ou piscina rodeada de amigos e um jogo de cartas. É fã de adrenalina e de atividades radicais e não dispensa uma ida ao teatro.  Detesta mentiras!

 

Como lema de vida a Carina defende que “desistir é morrer” e “lutando vencerás”.

Luísa Pombo

Luísa Pombo

Auxiliar de Jardim de Infância

Luísa Pombo

Auxiliar de Jardim de Infância

A Luísa Pombo, mais conhecida pela nossa “Pomba”, pensava que iria ser Assistente Social num estabelecimento prisional e acabou por ir para a área da Educação, frequentando o curso de Educadores de Infância (que não concluiu) e depois o curso de Técnica de Ação Educativa... e passou a trabalhar na área. Hoje, a Luísa tem já 30 anos de experiência e já passou pelas várias valências (desde o Berçário até ao Jardim de Infância).

 

Gosta muito de viver entre as crianças, principalmente a partir dos 3 anos, em que elas já se expressam melhor oralmente e o que mais a cativa é a sua espontaneidade e alegria. Gostava de ser lembrada por elas como alguém que as ajudou a crescer!

 

Quando questionada sobre a Lua Crescente, diz que gosta do Projeto porque dá voz às crianças e famílias, o que origina uma relação de confiança entre todos os intervenientes da comunidade Educativa.

 

Para a Luísa, educar é dar amor e carinho mas com regras.

 

Nos tempos livres, gosta de ler e não dispensa um bom dia de praia!

Instalações

Comum a todas as salas da Lua Crescente, os espaços do Jardim de Infância são muito espaçosos, luminosos, arejados e têm ainda passagem direta para o maior espaço de recreio.
As salas estão equipadas com mobiliário de madeira apropriado e seguro, bem como com material didático. Existem:

  • 2 salas preparadas para o dia a dia das crianças;
  • Uma sala com capacidade para 20 crianças, outra com capacidade para 21 crianças.

As nossas salas apresentam espaços definidos tais como:

  • Mesa de luz;
  • Jogos de chão;
  • Jogos de mesa;
  • Área de ciência;
  • Área das artes (recorte, colagem);
  • Área do faz-de-conta.

Quer conhecer o Jardim de Infância da Lua Crescente,
onde a sua criança vai ser feliz?

Marque a sua visita ao Jardim de Infância Lua Crescente

Higiene

É nesta fase que introduzimos a lavagem dos dentes a seguir ao almoço, incluindo esta ação no dia a dia da criança.

Ainda que, a partir dos 3 anos, já realizem a sua higiene de forma mais autónoma, continuamos a disponibilizar produtos de qualidade para que a sua saúde seja protegida.

Como em todas as salas das nossas instalações, todas as pessoas que nos visitam têm de usar sapatos descartáveis, por uma razão de higiene e segurança das crianças.

Alimentação

Na Lua Crescente proporcionamos a todas as crianças uma alimentação de origem biológica, sempre que possível, graças à parceria com a Bebé Gourmet.

Nesta idade oferecemos uma maior variedade de alimentos, como os leites de origem animal e vegetal. As crianças têm ainda a opção de comerem cereais uma vez por semana, com ou sem açúcar.

Com o desenvolvimento de competências, como a capacidade de escolha, incentivamos as crianças para que comecem a ter alguma consciência alimentar. Assim, já serão capazes de realizar escolhas mais responsáveis e variar nos alimentos.

Estas opções alimentares são sempre debatidas com a família, para que as restrições sejam respeitadas – oferecemos opções sem lactose, sem glúten ou vegetarianas.

Perguntas Frequentes

1

Posso matricular o meu filho no Jardim de Infância mesmo que não tenha ainda 3 anos no início do período escolar?

Na Lua Crescente, aceitamos inscrições de crianças que realizem os 3 anos até ao mês de dezembro do ano em que entram para o Jardim de Infância.

2

O meu filho pode entrar para o Jardim de Infância usando fralda?

Como cada criança tem o seu próprio ritmo, ela pode frequentar o jardim de infância mesmo que ainda use fralda. Respeitando o seu tempo, apoiaremos o desfralde, personalizando o processo de acordo com as suas necessidades e em parceria com a família.

3

O meu filho ainda pode dormir a sesta no Jardim de Infância?

De uma forma geral, a partir dos 5 anos a sesta começa a ser “desencorajada”, para que possa haver uma preparação pré-escolar. No entanto, a realização da sesta depende da criança. Esta é uma questão personalizada, uma vez que será adaptada consoante a sua necessidade (se dormiu bem ou está cansada) ou mediante indicações da família. Mesmo que não durma, é importante que descanse e que comece a perceber os sinais do seu próprio corpo.

4

As crianças têm contacto com a tecnologia no Jardim de Infância?

Na Lua Crescente, os aparelhos tecnológicos são usados somente como ferramentas de trabalho que sirvam propósitos educativos e estimulantes. Por exemplo, por vezes é utilizado um tablet interativo e as crianças podem também pedir para ouvir música através da Internet.

5

O meu filho vai aprender a ler no Jardim de Infância?

Com o Clube dos Crescidos, uma competência de apoio ao 1º ciclo, as crianças desenvolvem capacidades de uma forma mais complexa e formal, e a associação de letras e sons pode ser uma delas. O que conseguem fazer depende do seu próprio ritmo de aprendizagem, que varia consoante a criança. O objetivo é que haja uma base de apoio para que a introdução no 1º ciclo seja facilitada.