CONTACTE-NOS: (+351) 218 520 043 / (+351) 965 555 727

EMAIL: geral@luacrescente.pt

Banner jardim

JARDIM DE INFÂNCIA

Na Lua Crescente apostamos no desenvolvimento por projetos,
que tornam a sua criança mais independente
e consciente do mundo que a rodeia.

A importância do Jardim de Infância para as crianças

À medida que as crianças vão crescendo, a capacidade de verem o mundo altera-se e desenvolve-se. No Jardim de Infância, a criança tem cada vez mais consciência do outro e do que a rodeia. Assim, esta é uma etapa direcionada para a socialização e para o desenvolvimento de habilidades físicas, psicológicas e intelectuais.

Na Lua Crescente, a sua criança irá ampliar o seu universo social e desenvolver novas relações que lhe permitirão evoluir!

O Jardim de Infância da Lua Crescente é um espaço de aprendizagem de valores estruturantes e decisivos como a responsabilidade e autonomia.

Lua Crescente

É também no Jardim de Infância que se tornam mais conscientes, capazes de conviver e de lidar com as suas frustrações. Assim, também conseguem:

  • Fazer e justificar as suas escolhas;
  • Resolver conflitos e conversar sobre os problemas;
  • Planear o dia e distribuir tarefas.

Ao estimular a sua consciência e autonomia, a criança irá tornar-se mais independente e feliz!

A nossa Metodologia Pedagógica

Utilizamos Metodologia de Trabalho por Projeto, na qual as crianças concretizam projetos como veículo de aprendizagem. Os projetos surgem de questões colocadas pelas crianças, o que lhes permite serem uma parte ativa do seu desenvolvimento e aprendizagem.

Deste modo, as crianças aprendem e desenvolvem as capacidades e competências recomendadas pelo Ministério da Educação, mas envolvem-se e participam nas atividades e nas rotinas com maior motivação, uma vez que estas partem dos seus interesses e curiosidades.

Este cuidado e atenção das nossas educadoras representam um papel fundamental também para a sinalização de possíveis condições e níveis de desenvolvimento que devem ser avaliados.

Lua Crescente

Atividades curriculares

Música

Música

Motricidade

Motricidade

Uma vez por semana. Incluído na mensalidade.

Atividades Extracurriculares

Natação

Natação

Judo

Judo

Dança Criativa

Dança Criativa

Inglês

Inglês

Mindfulness

Mindfulness

Acrescenta à mensalidade.

Clube dos Crescidos

Lua Crescente

No clube são trabalhadas algumas competências como o raciocínio lógico e matemático e a consciência fonológica, através de atividades e jogos mais específicos, como modo de preparação das crianças para a entrada no 1º Ciclo do Ensino Básico.

Este é um projeto que estimula o que as crianças aprenderam ao longo do tempo em que estiveram no Jardim de Infância, servindo como apoio pré-escolar.

Na Lua Crescente, estamos atentos a cada criança e ao seu nível de desenvolvimento, conscientes de que todas têm de avançar ao seu próprio ritmo. Esta flexibilidade é fundamental na evolução saudável de cada uma delas!

Equipa Pedagógica

Ana Rita Castro

Ana Rita Castro

Educadora Jardim de Infância

Ana Rita Castro

Educadora Jardim de Infância

A Ana Rita Castro, a quem todos chamam Rita Cas-te-ro, tem 25 anos e desde os seus 16 que trabalha com crianças dando explicações e fazendo Babysitting. Aos 20 anos começou a trabalhar no espaço infantil de uma grande superfície comercial com crianças dos 3 aos 10 anos.

Tendo em conta que já em pequena dizia “quero ser professora, como a Mimi” (a sua Educadora de Infância), entrou na Escola Superior de Educação de Lisboa em 2014 e tornou-se mestre em Educação Pré-Escolar em 2019.

Adora nas crianças o seu olhar atento e ingénuo sobre o mundo, livre de estereótipos. A curiosidade inata, que as faz questionar tudo o que as rodeia e a facilidade que têm em simplificar situações que, aos olhos dos adultos, seriam difíceis. Desta forma, encara a ideia de educá-las como uma forma de atender à individualidade de cada criança, consciencializando-a do seu papel na sociedade, do seu “eu” e do seu “eu com os outros”. Considera de grande importância ouvir as crianças, mesmo quando não falam, dar-lhes ferramentas para crescerem seguras de si e das suas potencialidades.

Foi assim que se identificou com o projeto da Lua Crescente, que a faz sentir capaz de crescer enquanto Educadora de Infância e onde pode trabalhar com uma equipa educativa jovem e dinâmica que acredita tanto ou mais do que ela nas potencialidades das crianças. Mais ainda, agrada-lhe a relação colaborativa que se estabelece entre os elementos da equipa educativa e as famílias, em prol do bem-estar das crianças. A preocupação constante em formar cidadãos, conscientes do seu papel na sociedade e da influência que as suas ações podem ter nos outros. Na Lua Crescente, a Rita sente que trabalha em prol de um projeto que dá voz às crianças e as perspetiva como parte integrante do seu processo educativo, através da metodologia de trabalho de projeto.

Acredita que se dermos o melhor de nós, iremos receber o melhor, seja na vida profissional ou na relação com os outros e é com base nesta filosofia que gostaria que as crianças com quem trabalha se lembrassem dela como a pessoa que sempre lhes criou oportunidades de aprendizagem, as ajudou a encontrar o seu caminho e permitiu que fossem crianças livres e felizes, desafiando-as diariamente a querer saber mais e a fazer novas descobertas.

Nunca gostou de ser filha única e por isso um bom passeio ao final do dia, reunir-se à volta da mesa com os seus amigos ou família ou um jantar que se prolongue pela noite dentro, na companhia de pessoas divertidas e positivas, com quem possa conversar sobre tudo e dar umas boas gargalhadas ao recordar peripécias da vida são das coisas que a Rita mais gosta de fazer.

Para a ver feliz é só deixá-la cozinhar (pratos principais e sobremesas) ou a comer um dos seus pratos favoritos: arroz de pato, comida italiana e lulas recheadas.

Ana Santos

Ana Santos

Educadora Creche

Ana Santos

Educadora Creche

Ana Santos,

 

Desde cedo se recorda de querer ser educadora de infância... a mãe, [professora] ainda tentou demovê-la, mas sem sucesso ... esta escolha (con)sentida assentou principalmente no facto de acreditar que a educação pré-escolar [incluindo a creche] ser uma etapa fundamental, um pilar para as restantes aprendizagens ao longo da vida. É por valorizar o papel da criança e acreditar que com elas se pode construir um mundo melhor, e acreditar que pode dar o seu contributo para desenvolver cidadãos empenhados nessa construção, que a Ana escolhe e consente ser Educadora de Infância.

 

Mestre em Educação Pré-escolar, pela ESELx, já trabalha com crianças há (quase) 6anos e continua a dizer, todos os dias, que adora o que faz! Já passou por todas as salas de creche  (berçário, 1 ano e 2anos) e acredita que todas elas têm uma magia especial, algo que a cativa, cada uma à sua maneira...

 

Acreditando que educar é dar às crianças as ferramentas necessárias para que cresçam autónomas, e em pleno; é desafiar, despertar a curiosidade, ouvir,   apoiar,  proteger e orientar ... é estar presente e saber valorizar cada um; fica de coração cheio quando vê a evolução de cada uma das crianças que passa por si, sabendo que contribuiu de alguma forma para que cada uma delas, do seu jeito, cresça feliz e em harmonia.

 

Vê na Lua um projeto bastante desafiador, focado nos interesses e necessidades de cada criança. Um projeto onde as crianças têm voz ativa e a sua individualidade é valorizada e integrada no todo que é o grupo. Um projeto que procura valorizar os direitos e opiniões de cada criança em equilíbrio com o respeito pelas regras e deveres. Um projeto que pretende formar cidadãos livres e felizes, que saibam lidar com as suas emoções e sentimentos, para assim viver em harmonia com a natureza (e todos os que dela fazem parte), respeitando a sociedade.

 

Gostava que as crianças se lembrassem dela com um sorriso e ternura. Como alguém com quem elas passaram momentos de muita alegria e brincadeira e as ajudou a crescer um pouco mais a cada dia

 

Nascida e criada em terra de mar, adora praia e é junto ao mar que carrega energias. Gosto de passear e conhecer sítios novos; uma boa esplanada ao pôr-do-sol, estar com amigos e a família. Não gosta de intrigas! Quando lhe perguntamos o  que a faz rir, diz-nos “Tanta coisa, sou uma pessoa de riso fácil

 

Lema de vida? Ser feliz: um dia de cada vez, sempre com pensamento positivo = pensamentos positivos atraem coisas boas.

Liliana Cacais

Liliana Cacais

Auxiliar Jardim de Infância

Cláudia Monteiro

Cláudia Monteiro

Auxiliar Creche

Cláudia Monteiro

Auxiliar Creche

Quando era criança, a Cláudia, tinha o sonho de ser veterinária, mas o seu caminho chegou às crianças, a partir do momento em que escolheu o curso de Técnica de Apoio Psicossocial.

 

Adora passear ao ar livre, ir à praia e sobretudo estar com a família.

 

O que mais gosta nas crianças é o carinho que elas lhe oferecem todos os dias e forma como estão sempre a aprender. Para ela, educar é estimular, desenvolver e orientar as descobertas das crianças e, por isso mesmo, identifica-se com o projeto da Lua Crescente, o qual considera que dá voz às crianças e todos aprendem com todos. Também a relação de confiança e transparência que temos com as famílias é para ela um pilar importante deste projeto. O seu trabalho diário está centrado no afeto e na transmissão de valores.

 

A Cláudia cativa todos os que a rodeiam com o seu sorriso e com a sua energia e o seu lema de vida é: “O que não te desafia, não te transforma.”

Instalações

Comum a todas as salas da Lua Crescente, os espaços do Jardim de Infância são muito espaçosos, luminosos, arejados e têm ainda passagem direta para o maior espaço de recreio.
As salas estão equipadas com mobiliário de madeira apropriado e seguro, bem como com material didático. Existem:

  • 2 salas preparadas para o dia a dia das crianças;
  • Uma sala com capacidade para 20 crianças, outra com capacidade para 21 crianças.

As nossas salas apresentam espaços definidos tais como:

  • Mesa de luz;
  • Jogos de chão;
  • Jogos de mesa;
  • Área de ciência;
  • Área das artes (recorte, colagem);
  • Área do faz-de-conta.

Quer conhecer o Jardim de Infância da Lua Crescente,
onde a sua criança vai ser feliz?

Marque a sua visita ao Jardim de Infância Lua Crescente

Higiene

É nesta fase que introduzimos a lavagem dos dentes a seguir ao almoço, incluindo esta ação no dia a dia da criança.

Ainda que, a partir dos 3 anos, já realizem a sua higiene de forma mais autónoma, continuamos a disponibilizar produtos de qualidade para que a sua saúde seja protegida.

Como em todas as salas das nossas instalações, todas as pessoas que nos visitam têm de usar sapatos descartáveis, por uma razão de higiene e segurança das crianças.

Alimentação

Na Lua Crescente proporcionamos a todas as crianças uma alimentação de origem biológica, sempre que possível, graças à parceria com a Bebé Gourmet.

Nesta idade oferecemos uma maior variedade de alimentos, como os leites de origem animal e vegetal. As crianças têm ainda a opção de comerem cereais uma vez por semana, com ou sem açúcar.

Com o desenvolvimento de competências, como a capacidade de escolha, incentivamos as crianças para que comecem a ter alguma consciência alimentar. Assim, já serão capazes de realizar escolhas mais responsáveis e variar nos alimentos.

Estas opções alimentares são sempre debatidas com a família, para que as restrições sejam respeitadas – oferecemos opções sem lactose, sem glúten ou vegetarianas.

Perguntas Frequentes

1

Posso matricular o meu filho no Jardim de Infância mesmo que não tenha ainda 3 anos no início do período escolar?

Na Lua Crescente, aceitamos inscrições de crianças que realizem os 3 anos até ao mês de dezembro do ano em que entram para o Jardim de Infância.

2

O meu filho pode entrar para o Jardim de Infância usando fralda?

Como cada criança tem o seu próprio ritmo, ela pode frequentar o jardim de infância mesmo que ainda use fralda. Respeitando o seu tempo, apoiaremos o desfralde, personalizando o processo de acordo com as suas necessidades e em parceria com a família.

3

O meu filho ainda pode dormir a sesta no Jardim de Infância?

De uma forma geral, a partir dos 5 anos a sesta começa a ser “desencorajada”, para que possa haver uma preparação pré-escolar. No entanto, a realização da sesta depende da criança. Esta é uma questão personalizada, uma vez que será adaptada consoante a sua necessidade (se dormiu bem ou está cansada) ou mediante indicações da família. Mesmo que não durma, é importante que descanse e que comece a perceber os sinais do seu próprio corpo.

4

As crianças têm contacto com a tecnologia no Jardim de Infância?

Na Lua Crescente, os aparelhos tecnológicos são usados somente como ferramentas de trabalho que sirvam propósitos educativos e estimulantes. Por exemplo, por vezes é utilizado um tablet interativo e as crianças podem também pedir para ouvir música através da Internet.

5

O meu filho vai aprender a ler no Jardim de Infância?

Com o Clube dos Crescidos, uma competência de apoio ao 1º ciclo, as crianças desenvolvem capacidades de uma forma mais complexa e formal, e a associação de letras e sons pode ser uma delas. O que conseguem fazer depende do seu próprio ritmo de aprendizagem, que varia consoante a criança. O objetivo é que haja uma base de apoio para que a introdução no 1º ciclo seja facilitada.