CONTACTE-NOS: (+351) 218 520 043 (Chamada para a rede fixa nacional) / (+351) 965 555 727 (Chamada para a rede móvel nacional)

EMAIL: geral@luacrescente.pt

Lua Crescente

Pedido de pré-inscrição

Banner Desafios 1º ciclo Leitura

1.º Ciclo: 6 aos 9 anos

Leitura: aprender a gostar de ler

Veja como o gosto pela leitura no 1. º Ciclo pode deixar de ser uma dificuldade e tornar-se um momento de prazer, imaginação e descoberta.

Quando a leitura perde espaço para os ecrãs

Hoje, muitos alunos chegam ao 1.º Ciclo com pouco contacto com livros e grande exposição a ecrãs. Sem hábitos de leitura desde cedo, é difícil desenvolver gosto, autonomia e compreensão.

O que pode acontecer quando a leitura é um desafio:

  • Resistir à leitura em casa ou na escola
  • Ler por obrigação e sem entusiasmo
  • Ter dificuldades em compreender o que lê
  • Preferir estímulos imediatos como vídeos e jogos
Lua Crescente

Por que é tão importante gostar de ler no 1.º Ciclo?

Gostar de ler vai muito além de cumprir tarefas da escola. No 1.º Ciclo do ensino básico, a leitura é a base para aprender todas as outras disciplinas, mas também para compreender, comunicar e pensar de forma mais autónoma.

Além disso, quando a criança cria uma relação positiva com os livros, desenvolve o vocabulário, a imaginação e a capacidade de interpretar o mundo à sua volta.

Por isso, no 1.º Ciclo da Lua Crescente, criamos diariamente oportunidades para que a leitura se torne uma verdadeira ferramenta para a vida.

Como despertamos o gosto pela leitura, passo a passo

2 Ler Por Obrigacao

A nossa abordagem

Na Lua Crescente, a leitura é trabalhada com intencionalidade, presença e metas claras. Cada criança tem o seu ritmo, mas o objetivo é comum: que todas cheguem ao topo da aprendizagem com confiança. Por isso, usamos “andaimes” personalizados, pequenos degraus, que ajudam a transformar o desafio da leitura numa experiência de sucesso.

O que fazemos no dia a dia no 1.º Ciclo:

1 Leitura Semanal

Leitura semanal

As crianças escolhem e leem um livro todas as semanas.

2 Desafios De Leitura

Desafios de leitura

Propomos jogos, perguntas e atividades ligadas ao livro.

3 Apoio Crianca

Apoio individual

Observamos e acompanhamos cada criança, ajustando o que for preciso.

4 Meta

Metas realistas

Estabelecemos “andaimes” que ajudam a subir passo a passo, com confiança.

5 Celebracao

Valorização do progresso

Celebramos cada avanço para motivar a criança a continuar a ler.

6 Prioridade

Prioridade diária

Tratamos a leitura como uma prioridade, com tempo, cuidado e presença.

Conheça o 1º Ciclo da Lua Crescente

Ver o nosso 1º CICLO Lua Crescente

E em casa, como posso ajudar o meu filho a gostar de ler?

3 Ter Dificuldades

Os nossos conselhos

Sabemos como pode ser difícil competir com os ecrãs e como é frustrante ver o seu filho resistir aos livros. Mas há formas simples de o ajudar a criar esse gosto, sem pressões nem cobranças.

Veja algumas estratégias que pode aplicar em casa:

1 Definir Tempo Leitura

Estabelecer um momento fixo de leitura, como ao final do dia

2 Descobrir O Que Gostam

Descobrir os temas e tipos de livros que entusiasmam o seu filho

3 Ler Para Crianca

Ler com o seu filho, lado a lado, sem pressão para que leia sozinho

4 Limite

Propor metas curtas e alcançáveis: 5 páginas, um capítulo, 10 minutos…

5 Apoiar A Leitura

Incentivar a escolha livre, mesmo que o livro pareça simples ou pouco interessante

6 Conversar Sobre O Livro

Conversar sobre o livro: qual é a história, os personagens ou o que mais chamou a atenção.

7 Valorizar O Tempo De Leitura

Valorizar o esforço e o tempo dedicado à leitura. mais do que o número de páginas

Conheça quem fala consigo, com o coração e experiência

Cláudia Silva

Cláudia Silva

Professora de 1º Ciclo do Ensino Básico

Cláudia Silva

Professora de 1º Ciclo do Ensino Básico

Quando era pequena, a Cláudia queria ser bióloga marinha, mas a sua vida levou-a até à educação. É licenciada em Ensino Básico e tem uma pós-graduação em Educação Matemática na Educação Pré-Escolar, 1º e 2º Ciclos. Trabalha com crianças há cerca de 15 anos e encontra nelas a ingenuidade, a alegria e a criatividade que a fazem “derreter”.

 

Acredita que a educação é orientar e desenvolver as competências dos alunos preparando-os para a vida e revela a sua preocupação com o respeito pela sua individualidade. Gostaria de ser lembrada pelos alunos com quem partilha a sala de aula como “a professora que os ajudou a crescer”.

 

Aos seus olhos, o projeto da Lua Crescente é a concretização de uma educação moderna, que contradiz o ensino expositivo e unilateral – do professor para o aluno. Destaca a metodologia de trabalho por projeto, que encara como essencial para a motivação e integração dos alunos durante todo o processo de aprendizagem, estimulando neles o hábito do questionamento sobre aquilo que as rodeia.

 

Gosta de viver num ambiente de tranquilidade e de harmonia e detesta injustiças. Por isso mesmo, o seu lema de vida é “Não faças aos outros aquilo que não gostarias que te fizessem a ti.”.

 

Um dia ideal para a Cláudia passa por ler um bom livro, comer um belo prato de bacalhau com natas, passear com o marido, brincar com o filho e lecionar, demonstrando que o ensino faz parte de quem ela é.

Catarina Cruz

Catarina Cruz

Professora de 1º Ciclo do Ensino Básico

Catarina Cruz

Professora de 1º Ciclo do Ensino Básico

Quando era pequena, a Catarina imaginava que o seu futuro passaria pelo mundo do desporto, como bailarina ou coreografa, mas foi na educação que encontrou a sua verdadeira vocação! Licenciou-se em Educação Básica no ISCE e em 2021 iniciou o Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. 

Embora adore todas as idades, confessa que os dois anos ocupam um lugar especial no seu coração, pela sua genuinidade e curiosidade inata. Quis o destino que o seu percurso como educadora começasse, precisamente, numa sala com crianças de 2 anos, na Lua Crescente. Um ano depois, aceitou o desafio de ser professora de 1.º ciclo e desde então tem deixado a sua marca como uma professora dedicada e carinhosa! 

Acredita que educar é estar presente, orientar e dar o exemplo, e vê na Lua Crescente a modernização da educação, ao colocar as crianças no centro do processo de aprendizagem, através da Metodologia de Trabalho por Projeto.

No seu dia a dia “vive o presente, da melhor maneira possível” e transborda tranquilidade. É apaixonada por decoração, música e praia e se a querem ver verdadeiramente feliz ofereçam-lhe uma boa lasanha ou levem-na a viajar com quem mais gosta!

Diana Loureiro

Diana Loureiro

Auxiliar de 1.º Ciclo do Ensino Básico

Diana Loureiro

Auxiliar de 1.º Ciclo do Ensino Básico

A Diana sempre soube que o seu futuro passaria por cuidar de crianças. Quando era pequena sonhava ser pediatra, mas foi ao tirar o curso de profissional de Ação Educativa que percebeu que educar era o que mais queria fazer!

Acredita que educar é ensinar regras enquanto cuida e brinca e encontrou na Lua Crescente uma oportunidade para o fazer, de forma lúdica, mas sem esquecer as regras!

Apaixonada por música, dança e arte em geral, a Diana dedica os seus tempos livres a fazer trabalhos manuais – adora pintar, desenhar e pixel art – e bolos... que delícia! 

Sente-se feliz quando está rodeada de pessoas bem-dispostas, a rir, a partilhar histórias e a criar memórias e o seu lema de vida reflete a forma serena e otimista como encara os desafios: mesmo que no início seja difícil, com calma e bom humor tudo acaba por correr bem.

Sílvia Fernandes

Sílvia Fernandes

Auxiliar de 1º Ciclo do Ensino Básico

Sílvia Fernandes

Auxiliar de 1º Ciclo do Ensino Básico

Sílvia Fernandes, 28 anos, chegou à Lua cheia de alegria e boa disposição!

 

Quando era pequena sonhava ser veterinária mas sempre teve receio de animais… Acabou por fazer um curso técnico profissional de acompanhamento de crianças e outro de contabilidade. Como a vida dá muitas voltas, dedicou-se a tarefas várias na área comercial e de serviços de limpeza...

           

O seu primeiro contacto com crianças fora do contexto familiar/amigos foi no estágio profissional que realizou. E na família, tem dois sobrinhos que diz serem lindos: a Marta, de 4 anos, a quem carinhosamente chama de Martinha e o Fernando com 3 meses.

 

Segundo a própria, o que mais a atrai nas crianças é a sua essência real. Sem nenhuma faixa etária de preferência (ainda), afirma que cada idade tem a sua particularidade, mas acredita que o berçário e as salas de 1 ano têm um lugar especial no seu coração. Agora a contactar com o 1.º ciclo, diz estar a gostar muuuito da experiência - “para mim, educar é amar, transformar e criar oportunidades de uma vida melhor e mais sorridente”.   Considera o projeto da Lua Crescente muito interessante pois valoriza a criança acima de tudo, bem como as suas famílias. Para além disso, coloca o bem-estar e os direitos das crianças sempre em primeiro lugar.

 

A Sílvia acredita, tal como é referido no plano pedagógico da Lua Crescente, que cada família é única e por isso devemos escutar e valorizar cada uma delas no todo.

 

Gostava que as crianças se lembrassem de si pela amizade, simpatia e companheirismo.

 

Passear, ver o mar e estar com os meus amigos, estar em família e ir à praia são o que mais gosta de fazer. Diz detestar falsidades, e não resiste a uma bela francesinha.

 

O seu lema de vida é tentar fazer sempre o bem, nunca desistir e ver sempre o lado positivo das coisas. Por fim, deixa uma mensagem: “gosto muito de trabalhar na Lua (Crescente) e é o melhor trabalho que já tive na vida.”

Ana Soraia Vieira

Ana Soraia Vieira

Auxiliar Polivalente

Ana Soraia Vieira

Auxiliar Polivalente

Quando era pequena, a Soraia queria ser advogada, mas é a trabalhar com crianças que se sente realizada! Formou-se em Auxiliar de Ação Educativa e até então acumulou experiência em diversas instituições. 

Nutre um carinho especial pelo berçário, mas confessa que todas as idades a fascinam! Adora a honestidade das crianças e a forma empática como consolam os outros. 

Procura educar com amizade, para que as crianças se tornem responsáveis e respeitadoras e gostava de ser lembrada com um sorriso, pela simpatia que procura transmitir. Acredita que a Lua Crescente respeita o desenvolvimento pessoal e social de cada criança e destaca a atenção dada a cada família como algo estruturante no projeto. 

Se a querem ver contente, contem-lhe uma anedota e dêem-lhe comida (principalmente uma feijoada à transmontana) e quem lhe tira um belo passeio pelo campo com a família, a ouvir o som dos pássaros, tira-lhe tudo! 

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE A LEITURA NO 1.º CICLO

1

Como ajudar o meu filho que está no 1.º ano no ensino básico a ler?

Leia com ele todos os dias, escolha livros com frases curtas e incentive a leitura em voz alta, sem pressões. Nesta fase, o mais importante é criar confiança e rotina.

2

O que fazer se o meu filho do 2.º ano lê muito devagar?

A velocidade não é o mais importante nesta fase. Continue a motivá-lo com livros adequados ao nível dele e valorize cada tentativa de leitura.

3

Qual o melhor tipo de livros para o início do 1.º Ciclo do ensino básico?

Livros curtos, com ilustrações, frases simples e temas do interesse da criança são ideais nos primeiros anos do ensino básico 1.º ciclo.

4

O meu filho troca letras ao ler. É normal?

Sim. Trocas como “b” e “d” ou “p” e “q” são comuns nos primeiros anos do 1.º ciclo. Se persistirem, fale com a escola para avaliar essa questão.

5

O meu filho do 3.º ano não gosta de ler. O que posso fazer?

Permita que ele escolha os livros, proponha metas simples e fale sobre as histórias. A leitura precisa de fazer sentido para a criança e não ser só um dever.

6

Como incentivar a leitura autónoma no 4.º ano?

Dê liberdade para escolher os livros, crie momentos diários de leitura e pergunte sobre o que leu. No 1.º ciclo do ensino básico, a autonomia cresce com a prática.

7

E se o meu filho só quiser ler BD ou livros “fáceis”?

Tudo conta como leitura. BDs, livros simples ou repetitivos também desenvolvem vocabulário e compreensão. A variedade virá com o tempo e o gosto.

8

O que fazer quando a criança só quer ver ecrãs e não quer ler?

Estabeleça momentos sem ecrãs e proponha livros com temas que despertem curiosidade. Comece por ler com ele e valorize o tempo de leitura, mesmo que seja curto.