Quando a leitura perde espaço para os ecrãs
Hoje, muitos alunos chegam ao 1.º Ciclo com pouco contacto com livros e grande exposição a ecrãs. Sem hábitos de leitura desde cedo, é difícil desenvolver gosto, autonomia e compreensão.
O que pode acontecer quando a leitura é um desafio:
- Resistir à leitura em casa ou na escola
- Ler por obrigação e sem entusiasmo
- Ter dificuldades em compreender o que lê
- Preferir estímulos imediatos como vídeos e jogos

Por que é tão importante gostar de ler no 1.º Ciclo?
Gostar de ler vai muito além de cumprir tarefas da escola. No 1.º Ciclo do ensino básico, a leitura é a base para aprender todas as outras disciplinas, mas também para compreender, comunicar e pensar de forma mais autónoma.
Além disso, quando a criança cria uma relação positiva com os livros, desenvolve o vocabulário, a imaginação e a capacidade de interpretar o mundo à sua volta.
Por isso, no 1.º Ciclo da Lua Crescente, criamos diariamente oportunidades para que a leitura se torne uma verdadeira ferramenta para a vida.
Como despertamos o gosto pela leitura, passo a passo
A nossa abordagem
Na Lua Crescente, a leitura é trabalhada com intencionalidade, presença e metas claras. Cada criança tem o seu ritmo, mas o objetivo é comum: que todas cheguem ao topo da aprendizagem com confiança. Por isso, usamos “andaimes” personalizados, pequenos degraus, que ajudam a transformar o desafio da leitura numa experiência de sucesso.
O que fazemos no dia a dia no 1.º Ciclo:
Leitura semanal
As crianças escolhem e leem um livro todas as semanas.
Desafios de leitura
Propomos jogos, perguntas e atividades ligadas ao livro.
Apoio individual
Observamos e acompanhamos cada criança, ajustando o que for preciso.
Metas realistas
Estabelecemos “andaimes” que ajudam a subir passo a passo, com confiança.
Valorização do progresso
Celebramos cada avanço para motivar a criança a continuar a ler.
Prioridade diária
Tratamos a leitura como uma prioridade, com tempo, cuidado e presença.
E em casa, como posso ajudar o meu filho a gostar de ler?
Os nossos conselhos
Sabemos como pode ser difícil competir com os ecrãs e como é frustrante ver o seu filho resistir aos livros. Mas há formas simples de o ajudar a criar esse gosto, sem pressões nem cobranças.
Veja algumas estratégias que pode aplicar em casa:
Estabelecer um momento fixo de leitura, como ao final do dia
Descobrir os temas e tipos de livros que entusiasmam o seu filho
Ler com o seu filho, lado a lado, sem pressão para que leia sozinho
Propor metas curtas e alcançáveis: 5 páginas, um capítulo, 10 minutos…
Incentivar a escolha livre, mesmo que o livro pareça simples ou pouco interessante
Conversar sobre o livro: qual é a história, os personagens ou o que mais chamou a atenção.
Valorizar o esforço e o tempo dedicado à leitura. mais do que o número de páginas
Conheça quem fala consigo, com o coração e experiência
Cláudia Silva
Professora de 1º Ciclo do Ensino Básico
Cláudia Silva
Professora de 1º Ciclo do Ensino Básico
Quando era pequena, a Cláudia queria ser bióloga marinha, mas a sua vida levou-a até à educação. É licenciada em Ensino Básico e tem uma pós-graduação em Educação Matemática na Educação Pré-Escolar, 1º e 2º Ciclos. Trabalha com crianças há cerca de 15 anos e encontra nelas a ingenuidade, a alegria e a criatividade que a fazem “derreter”.
Acredita que a educação é orientar e desenvolver as competências dos alunos preparando-os para a vida e revela a sua preocupação com o respeito pela sua individualidade. Gostaria de ser lembrada pelos alunos com quem partilha a sala de aula como “a professora que os ajudou a crescer”.
Aos seus olhos, o projeto da Lua Crescente é a concretização de uma educação moderna, que contradiz o ensino expositivo e unilateral – do professor para o aluno. Destaca a metodologia de trabalho por projeto, que encara como essencial para a motivação e integração dos alunos durante todo o processo de aprendizagem, estimulando neles o hábito do questionamento sobre aquilo que as rodeia.
Gosta de viver num ambiente de tranquilidade e de harmonia e detesta injustiças. Por isso mesmo, o seu lema de vida é “Não faças aos outros aquilo que não gostarias que te fizessem a ti.”.
Um dia ideal para a Cláudia passa por ler um bom livro, comer um belo prato de bacalhau com natas, passear com o marido, brincar com o filho e lecionar, demonstrando que o ensino faz parte de quem ela é.
Catarina Cruz
Professora de 1º Ciclo do Ensino Básico
Catarina Cruz
Professora de 1º Ciclo do Ensino Básico
Quando era pequena, a Catarina imaginava que o seu futuro passaria pelo mundo do desporto, como bailarina ou coreografa, mas foi na educação que encontrou a sua verdadeira vocação! Licenciou-se em Educação Básica no ISCE e em 2021 iniciou o Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Embora adore todas as idades, confessa que os dois anos ocupam um lugar especial no seu coração, pela sua genuinidade e curiosidade inata. Quis o destino que o seu percurso como educadora começasse, precisamente, numa sala com crianças de 2 anos, na Lua Crescente. Um ano depois, aceitou o desafio de ser professora de 1.º ciclo e desde então tem deixado a sua marca como uma professora dedicada e carinhosa!
Acredita que educar é estar presente, orientar e dar o exemplo, e vê na Lua Crescente a modernização da educação, ao colocar as crianças no centro do processo de aprendizagem, através da Metodologia de Trabalho por Projeto.
No seu dia a dia “vive o presente, da melhor maneira possível” e transborda tranquilidade. É apaixonada por decoração, música e praia e se a querem ver verdadeiramente feliz ofereçam-lhe uma boa lasanha ou levem-na a viajar com quem mais gosta!
Diana Loureiro
Auxiliar de 1.º Ciclo do Ensino Básico
Diana Loureiro
Auxiliar de 1.º Ciclo do Ensino Básico
A Diana sempre soube que o seu futuro passaria por cuidar de crianças. Quando era pequena sonhava ser pediatra, mas foi ao tirar o curso de profissional de Ação Educativa que percebeu que educar era o que mais queria fazer!
Acredita que educar é ensinar regras enquanto cuida e brinca e encontrou na Lua Crescente uma oportunidade para o fazer, de forma lúdica, mas sem esquecer as regras!
Apaixonada por música, dança e arte em geral, a Diana dedica os seus tempos livres a fazer trabalhos manuais – adora pintar, desenhar e pixel art – e bolos... que delícia!
Sente-se feliz quando está rodeada de pessoas bem-dispostas, a rir, a partilhar histórias e a criar memórias e o seu lema de vida reflete a forma serena e otimista como encara os desafios: mesmo que no início seja difícil, com calma e bom humor tudo acaba por correr bem.
Sílvia Fernandes
Auxiliar de 1º Ciclo do Ensino Básico
Sílvia Fernandes
Auxiliar de 1º Ciclo do Ensino Básico
Sílvia Fernandes, 28 anos, chegou à Lua cheia de alegria e boa disposição!
Quando era pequena sonhava ser veterinária mas sempre teve receio de animais… Acabou por fazer um curso técnico profissional de acompanhamento de crianças e outro de contabilidade. Como a vida dá muitas voltas, dedicou-se a tarefas várias na área comercial e de serviços de limpeza...
O seu primeiro contacto com crianças fora do contexto familiar/amigos foi no estágio profissional que realizou. E na família, tem dois sobrinhos que diz serem lindos: a Marta, de 4 anos, a quem carinhosamente chama de Martinha e o Fernando com 3 meses.
Segundo a própria, o que mais a atrai nas crianças é a sua essência real. Sem nenhuma faixa etária de preferência (ainda), afirma que cada idade tem a sua particularidade, mas acredita que o berçário e as salas de 1 ano têm um lugar especial no seu coração. Agora a contactar com o 1.º ciclo, diz estar a gostar muuuito da experiência - “para mim, educar é amar, transformar e criar oportunidades de uma vida melhor e mais sorridente”. Considera o projeto da Lua Crescente muito interessante pois valoriza a criança acima de tudo, bem como as suas famílias. Para além disso, coloca o bem-estar e os direitos das crianças sempre em primeiro lugar.
A Sílvia acredita, tal como é referido no plano pedagógico da Lua Crescente, que cada família é única e por isso devemos escutar e valorizar cada uma delas no todo.
Gostava que as crianças se lembrassem de si pela amizade, simpatia e companheirismo.
Passear, ver o mar e estar com os meus amigos, estar em família e ir à praia são o que mais gosta de fazer. Diz detestar falsidades, e não resiste a uma bela francesinha.
O seu lema de vida é tentar fazer sempre o bem, nunca desistir e ver sempre o lado positivo das coisas. Por fim, deixa uma mensagem: “gosto muito de trabalhar na Lua (Crescente) e é o melhor trabalho que já tive na vida.”
Ana Soraia Vieira
Auxiliar Polivalente
Ana Soraia Vieira
Auxiliar Polivalente
Quando era pequena, a Soraia queria ser advogada, mas é a trabalhar com crianças que se sente realizada! Formou-se em Auxiliar de Ação Educativa e até então acumulou experiência em diversas instituições.
Nutre um carinho especial pelo berçário, mas confessa que todas as idades a fascinam! Adora a honestidade das crianças e a forma empática como consolam os outros.
Procura educar com amizade, para que as crianças se tornem responsáveis e respeitadoras e gostava de ser lembrada com um sorriso, pela simpatia que procura transmitir. Acredita que a Lua Crescente respeita o desenvolvimento pessoal e social de cada criança e destaca a atenção dada a cada família como algo estruturante no projeto.
Se a querem ver contente, contem-lhe uma anedota e dêem-lhe comida (principalmente uma feijoada à transmontana) e quem lhe tira um belo passeio pelo campo com a família, a ouvir o som dos pássaros, tira-lhe tudo!
PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE A LEITURA NO 1.º CICLO
Como ajudar o meu filho que está no 1.º ano no ensino básico a ler?
Leia com ele todos os dias, escolha livros com frases curtas e incentive a leitura em voz alta, sem pressões. Nesta fase, o mais importante é criar confiança e rotina.
O que fazer se o meu filho do 2.º ano lê muito devagar?
A velocidade não é o mais importante nesta fase. Continue a motivá-lo com livros adequados ao nível dele e valorize cada tentativa de leitura.
Qual o melhor tipo de livros para o início do 1.º Ciclo do ensino básico?
Livros curtos, com ilustrações, frases simples e temas do interesse da criança são ideais nos primeiros anos do ensino básico 1.º ciclo.
O meu filho troca letras ao ler. É normal?
Sim. Trocas como “b” e “d” ou “p” e “q” são comuns nos primeiros anos do 1.º ciclo. Se persistirem, fale com a escola para avaliar essa questão.
O meu filho do 3.º ano não gosta de ler. O que posso fazer?
Permita que ele escolha os livros, proponha metas simples e fale sobre as histórias. A leitura precisa de fazer sentido para a criança e não ser só um dever.
Como incentivar a leitura autónoma no 4.º ano?
Dê liberdade para escolher os livros, crie momentos diários de leitura e pergunte sobre o que leu. No 1.º ciclo do ensino básico, a autonomia cresce com a prática.
E se o meu filho só quiser ler BD ou livros “fáceis”?
Tudo conta como leitura. BDs, livros simples ou repetitivos também desenvolvem vocabulário e compreensão. A variedade virá com o tempo e o gosto.
O que fazer quando a criança só quer ver ecrãs e não quer ler?
Estabeleça momentos sem ecrãs e proponha livros com temas que despertem curiosidade. Comece por ler com ele e valorize o tempo de leitura, mesmo que seja curto.