A importância do Berçário para o seu bebé
Na Lua Crescente, estamos atentos e respeitamos os hábitos de cada bebé. Contamos que a escola deve ser uma extensão do ambiente familiar, integrando os bebés num “segundo círculo familiar”.
O Berçário é um lugar importante para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos bebés.
Assim, e de forma a incluir os bebés num círculo familiar, definimos rotinas em que possamos respeitar o ritmo de cada bebé (por exemplo, na introdução alimentar), tentando aproveitar o melhor que o grupo Berçário tem para oferecer.
Através das rotinas, os bebés criam o sentido de confiança e segurança nos adultos e no espaço que os rodeia.

Para tal, na equipa de Berçário contamos com uma educadora de infância (legalmente não obrigatório) para cuidar do bebé, da sua rotina e para apoiar a família, nestes primeiros meses de vida e nesta sua primeira mudança.
A equipa de Berçário:
- Está concentrada nas necessidades específicas e individuais de cada bebé;
- Acompanha de perto o seu desenvolvimento integral;
- Está sensibilizada e disponível para perceber o que motiva cada bebé;
- Facilita a integração no Berçário e está disponível para gerir as emoções das famílias, no momento de mudança.
A adaptação é feita de forma gradual, em função da disponibilidade, necessidades dos bebés e expectativas dos pais. Prezamos a qualidade das interações entre as cuidadoras, os bebés e a família.
A nossa Metodologia Pedagógica
O projeto educativo da Lua Crescente segue a Metodologia de Trabalho de Projeto, a qual promove a aprendizagem e o processo de desenvolvimento a partir dos interesses das crianças.
Na fase não falante dos bebés, os adultos estão atentos aos seus interesses de forma a poder fazer pontes entre estes e as competências expectáveis para esta faixa etária. Este acompanhamento atento e personalizado faz toda a diferença no desenvolvimento do seu bebé!
Atividades curriculares

Música

Motricidade
Uma vez por semana. Incluído na mensalidade.

Equipa Pedagógica

Ana Patrício
Educadora de Berçário e Creche

Tatiana Mendes
Auxiliar de Berçário
Tatiana Mendes
Auxiliar de Berçário
A Tatiana já fez de tudo um pouco. Quando era pequena sonhava ser cantora ou médica, mas a vida dá muitas voltas e hoje sabe que a sua verdadeira paixão é a educação. Encantada por bebés até ao 1 ano de idade, adora ver a sua evolução diária e observar cada conquista.
Acredita que educar é ensinar, dar amor e saber dizer que “não” no momento certo. Vê na Lua Crescente um projeto familiar que apoia os pais e as crianças nas suas necessidades e valoriza os seus interesses, através da metodologia de trabalho por projeto.
Nos tempos livres a Tatiana gosta de costurar, de fazer aulas de Zumba e de passar tempo com a sua família, de preferência a comer carne de porco à alentejana!

Carina César
Auxiliar de Berçário
Carina César
Auxiliar de Berçário
Em pequena, a Carina sonhava ser bióloga marinha, mas pelo caminho mudou o rumo e foi tirar o curso de técnica de apoio à infância na ESCO, em Torres Vedras. A trabalhar nesta área há 6 anos, já passou por todas as valências desde o Berçário até ao 3.º ciclo, e também já prestou apoio numa unidade de ensino especial.
O que mais a atrai nas crianças são os desafios que nos apresentam, os sorrisos fáceis e a forma simples e genuína como transmitem amor, mas também a imaginação que têm...
A Carina afirma que a evolução constante das crianças é algo que a fascina e a faz refletir sobre a profissão que escolheu e acreditar, todos os dias, que tomou a decisão certa.
Para a Carina, a Lua Crescente é como uma família onde todos os membros dão parte da sua experiência e formação para que seja um lugar melhor, todos os dias. Um projeto bem orientado e cuidado onde cada criança pode crescer de forma livre e desenvolver as suas competências com todas as bases necessárias.
Acredita que educar é ensinar a crescer de forma saudável e autónoma sem esquecer a importância de brincar, porque, na sua visão, brincar é evoluir, descobrir, imaginar, cuidar, entender e perguntar mostrando em cada brincadeira que há sempre algo novo a descobrir.
Gostava que as crianças a recordassem com felicidade no olhar, como alguém que as ajudou e ensinou no seu percurso, sem esquecer as mil gargalhadas que deram juntas, nem as brincadeiras.
Caracteriza-se como uma pessoa feliz, mas o que realmente a deixa sorridente é a irmã – é com ela que acontecem as gargalhadas mais verdadeiras e genuínas. Gosta de um bom dia de praia ou piscina rodeada de amigos e um jogo de cartas. É fã de adrenalina e de atividades radicais e não dispensa uma ida ao teatro. Detesta mentiras!
Como lema de vida a Carina defende que “desistir é morrer” e “lutando vencerás”.

Ana Soraia Vieira
Auxiliar Polivalente
Ana Soraia Vieira
Auxiliar Polivalente
Quando era pequena, a Soraia queria ser advogada, mas é a trabalhar com crianças que se sente realizada! Formou-se em Auxiliar de Ação Educativa e até então acumulou experiência em diversas instituições.
Nutre um carinho especial pelo berçário, mas confessa que todas as idades a fascinam! Adora a honestidade das crianças e a forma empática como consolam os outros.
Procura educar com amizade, para que as crianças se tornem responsáveis e respeitadoras e gostava de ser lembrada com um sorriso, pela simpatia que procura transmitir. Acredita que a Lua Crescente respeita o desenvolvimento pessoal e social de cada criança e destaca a atenção dada a cada família como algo estruturante no projeto.
Se a querem ver contente, contem-lhe uma anedota e dêem-lhe comida (principalmente uma feijoada à transmontana) e quem lhe tira um belo passeio pelo campo com a família, a ouvir o som dos pássaros, tira-lhe tudo!
Instalações
A amplitude dos espaços interior e exterior bem como a luz natural é uma das características da Lua Crescente que é visível assim que se entra nas instalações, a par do ambiente familiar e próximo que se respira.
- 2 salas de berçário;
- Uma sala com capacidade para 8 bebés e outra para 7 bebés.








Quer conhecer o Berçário da Lua Crescente, onde o seu bebé vai ser feliz?
Marque a sua visita ao berçário
Higiene
Na Lua Crescente, utilizamos produtos e marcas de qualidade na higiene (toalhitas, cremes, água para limpeza, fraldas, entre outros).
Escolhemos produtos com substâncias que nutrem e protegem a pele e dão conforto aos bebés.
A mudança de fralda é feita num espaço reservado, com as devidas condições e realizada com regularidade.
A Lua Crescente fica encarregue também dos lençóis e respetiva roupa de cama, o que liberta os pais de mais uma preocupação acrescida. Este serviço está incluido na mensalidade.
Nas nossas instalações, todas as pessoas, entram e colocam uns sapatos descartáveis. É a regra da nossa casa por uma questão de higiene e segurança.
Alimentação
A Lua Crescente diferencia-se por oferecer alimentação de origem biológica, sempre que possível. Temos uma parceria com a Bebé Gourmet e recorremos sempre que possível a produtores locais (por exemplo, todas as terças-feiras, um produtor no mercado dos Olivais traz fruta fresca).
Nesta fase inicial da vida do bebé, oferecemos uma alimentação individualizada e personalizada.
Vamos respeitando ao máximo o ritmo de introdução dos alimentos, bem como as restrições e necessidades nutricionais específicas (alergias, intolerâncias, opções alimentares, entre outras).
A comida é entregue diariamente e em doses individuais e a ementa é feita semanalmente (importante na fase de introdução dos alimentos).
Caso ainda esteja a amamentar, pode vir dar de mamar ao seu bebé, se assim o desejar! Em alternativa, pode também deixar o seu leite.
Com a Lua Crescente, os pais vão sendo sempre informados dos progressos dos seus filhos. Recebem um registo diário com as rotinas da criança.
Mesmo estando a trabalhar, conseguirá acompanhar passo a passo do desenvolvimento e as conquistas do seu bebé.
Perguntas Frequentes
Os pais podem estar presentes quando o bebé entra para o berçário?
Sim, os pais podem estar presentes. A adaptação é feita de forma gradual para que seja tranquila, corra o melhor possível e o bebé se adapte com facilidade. Desta forma, também os pais conseguem gerir melhor as expectativas pessoais e emocionais. Sabemos que é um período de transição e fazemos de tudo para torná-lo mais simples e positivo. Dada a situação de pandemia em que vivemos, os pais não podem entrar na escola, por isso, encontramos juntos outras estratégias a adotar para facilitar o processo de adaptação.
Qual a rotina do sono do berçário da lua crescente?
A sesta geral é das 12h30 às 15h. O sono da tarde, depois do almoço, é o mais importante. O objetivo é oferecer aos bebés um período de tranquilidade no berçário, um ambiente relaxante, de silêncio e que seja verdadeiramente revitalizador. Contudo, as restantes sestas podem ser personalizadas. Se o bebé quiser dormir noutra hora complementar poderá fazê-lo.
É preciso levar roupa para a cama no berçário?
Sabemos que os pais têm muitas tarefas a seu cargo. Por isso, tratamos da roupa de cama, da sua lavagem e manutenção. Este serviço está incluído na mensalidade!
Que tipo de apoio pode esperar da Lua Crescente?
Temos uma relação muito próxima com todos os pais. Sempre que há dúvidas ou questões, estamos à distância de um encontro ou telefonema.
O meu bebé tem problemas de sono, só adormece no meu colo. Como vão fazer?
Esta é uma das questões que mais nos colocam. A nossa experiência permite-nos garantir-lhe que, gradualmente, o seu bebé irá adaptar-se aos espaços e às rotinas do nosso berçário, passando a aceitar outras estratégias para adormecer.
Como decorre a hora das refeições?
Sabemos qual a rotina do seu bebé em casa em termos de alimentação e horários e damos-lhe continuidade no berçário. Elaboramos um plano individual e priorizamos a ordem e os intervalos das refeições. Assim, conseguimos respeitar o timming de cada bebé e não interferimos com as rotinas da família. Pelo contrário, ajudamos a estabelecê-las.
Ainda estou a dar de mamar. Posso continuar a dar o leite materno no berçário?
Claro que sim. A entrada no berçário não é (nem nunca deve ser) um obstáculo. Na Lua Crescente damos várias opções. Pode deixar o seu leite materno ou, em alternativa, pode vir ao berçário e amamentar durante a sua pausa do trabalho. Tendo em conta a situação de pandemia em que vivemos, não será possível vir ao berçário amamentar, mas poderá deixar o seu leite materno.
Qual o tipo de leite que utilizam no berçário?
Leite com uma composição nutricional adaptada às necessidades desta fase tão importante no desenvolvimento dos bebés.