CONTACTE-NOS: (+351) 218 520 043 (Chamada para a rede fixa nacional) / (+351) 965 555 727 (Chamada para a rede móvel nacional)

EMAIL: geral@luacrescente.pt

Lua Crescente

Pedido de pré-inscrição

Banner berçário

BERÇÁRIO DA LUA CRESCENTE

Encontre connosco um lugar seguro para deixar o seu bebé.
Beneficie de um espaço que estimula e promove o seu desenvolvimento.

A importância do Berçário para o seu bebé

Na Lua Crescente, estamos atentos e respeitamos os hábitos de cada bebé. Contamos que a escola deve ser uma extensão do ambiente familiar, integrando os bebés num “segundo círculo familiar”.

O Berçário é um lugar importante para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos bebés.

Assim, e de forma a incluir os bebés num círculo familiar, definimos rotinas em que possamos respeitar o ritmo de cada bebé (por exemplo, na introdução alimentar), tentando aproveitar o melhor que o grupo Berçário tem para oferecer.

Através das rotinas, os bebés criam o sentido de confiança e segurança nos adultos e no espaço que os rodeia.

Lua Crescente

Para tal, na equipa de Berçário contamos com uma educadora de infância (legalmente não obrigatório) para cuidar do bebé, da sua rotina e para apoiar a família, nestes primeiros meses de vida e nesta sua primeira mudança.

A equipa de Berçário:

  • Está concentrada nas necessidades específicas e individuais de cada bebé;
  • Acompanha de perto o seu desenvolvimento integral;
  • Está sensibilizada e disponível para perceber o que motiva cada bebé;
  • Facilita a integração no Berçário e está disponível para gerir as emoções das famílias, no momento de mudança.

A adaptação é feita de forma gradual, em função da disponibilidade, necessidades dos bebés e expectativas dos pais. Prezamos a qualidade das interações entre as cuidadoras, os bebés e a família.

A nossa Metodologia Pedagógica

O projeto educativo da Lua Crescente segue a Metodologia de Trabalho de Projeto, a qual promove a aprendizagem e o processo de desenvolvimento a partir dos interesses das crianças.

Na fase não falante dos bebés, os adultos estão atentos aos seus interesses de forma a poder fazer pontes entre estes e as competências expectáveis para esta faixa etária. Este acompanhamento atento e personalizado faz toda a diferença no desenvolvimento do seu bebé!

Atividades curriculares

Música

Música

Motricidade

Motricidade

Uma vez por semana. Incluído na mensalidade.

Lua Crescente

Equipa Pedagógica

Ana Santos

Ana Santos

Educadora de Berçário

Ana Santos

Educadora de Berçário

Ana Santos,

 

Desde cedo se recorda de querer ser educadora de infância... a mãe, [professora] ainda tentou demovê-la, mas sem sucesso ... esta escolha (con)sentida assentou principalmente no facto de acreditar que a educação pré-escolar [incluindo a creche] ser uma etapa fundamental, um pilar para as restantes aprendizagens ao longo da vida. É por valorizar o papel da criança e acreditar que com elas se pode construir um mundo melhor, e acreditar que pode dar o seu contributo para desenvolver cidadãos empenhados nessa construção, que a Ana escolhe e consente ser Educadora de Infância.

 

Mestre em Educação Pré-escolar, pela ESELx, já trabalha com crianças há (quase) 6anos e continua a dizer, todos os dias, que adora o que faz! Já passou por todas as salas de creche  (berçário, 1 ano e 2anos) e acredita que todas elas têm uma magia especial, algo que a cativa, cada uma à sua maneira...

 

Acreditando que educar é dar às crianças as ferramentas necessárias para que cresçam autónomas, e em pleno; é desafiar, despertar a curiosidade, ouvir,   apoiar,  proteger e orientar ... é estar presente e saber valorizar cada um; fica de coração cheio quando vê a evolução de cada uma das crianças que passa por si, sabendo que contribuiu de alguma forma para que cada uma delas, do seu jeito, cresça feliz e em harmonia.

 

Vê na Lua um projeto bastante desafiador, focado nos interesses e necessidades de cada criança. Um projeto onde as crianças têm voz ativa e a sua individualidade é valorizada e integrada no todo que é o grupo. Um projeto que procura valorizar os direitos e opiniões de cada criança em equilíbrio com o respeito pelas regras e deveres. Um projeto que pretende formar cidadãos livres e felizes, que saibam lidar com as suas emoções e sentimentos, para assim viver em harmonia com a natureza (e todos os que dela fazem parte), respeitando a sociedade.

 

Gostava que as crianças se lembrassem dela com um sorriso e ternura. Como alguém com quem elas passaram momentos de muita alegria e brincadeira e as ajudou a crescer um pouco mais a cada dia

 

Nascida e criada em terra de mar, adora praia e é junto ao mar que carrega energias. Gosto de passear e conhecer sítios novos; uma boa esplanada ao pôr-do-sol, estar com amigos e a família. Não gosta de intrigas! Quando lhe perguntamos o  que a faz rir, diz-nos “Tanta coisa, sou uma pessoa de riso fácil

 

Lema de vida? Ser feliz: um dia de cada vez, sempre com pensamento positivo = pensamentos positivos atraem coisas boas.

Vera Rocha

Vera Rocha

Auxiliar de Berçário

Instalações

A amplitude dos espaços interior e exterior bem como a luz natural é uma das características da Lua Crescente que é visível assim que se entra nas instalações, a par do ambiente familiar e próximo que se respira.

  • 2 salas de berçário;
  • Uma sala com capacidade para 8 bebés e outra para 7 bebés.

Quer conhecer o Berçário da Lua Crescente, onde o seu bebé vai ser feliz?

Marque a sua visita ao berçário Lua Crescente

Higiene

Na Lua Crescente, utilizamos produtos e marcas de qualidade na higiene (toalhitas, cremes, água para limpeza, fraldas, entre outros).

Escolhemos produtos com substâncias que nutrem e protegem a pele e dão conforto aos bebés.

A mudança de fralda é feita num espaço reservado, com as devidas condições e realizada com regularidade.

A Lua Crescente fica encarregue também dos lençóis e respetiva roupa de cama, o que liberta os pais de mais uma preocupação acrescida. Este serviço está incluido na mensalidade.

Nas nossas instalações, todas as pessoas, entram e colocam uns sapatos descartáveis. É a regra da nossa casa por uma questão de higiene e segurança.

Alimentação

A Lua Crescente diferencia-se por oferecer alimentação de origem biológica, sempre que possível. Temos uma parceria com a Bebé Gourmet e recorremos sempre que possível a produtores locais (por exemplo, todas as terças-feiras, um produtor no mercado dos Olivais traz fruta fresca).

Nesta fase inicial da vida do bebé, oferecemos uma alimentação individualizada e personalizada.

Vamos respeitando ao máximo o ritmo de introdução dos alimentos, bem como as restrições e necessidades nutricionais específicas (alergias, intolerâncias, opções alimentares, entre outras).

A comida é entregue diariamente e em doses individuais e a ementa é feita semanalmente (importante na fase de introdução dos alimentos).

Caso ainda esteja a amamentar, pode vir dar de mamar ao seu bebé, se assim o desejar! Em alternativa, pode também deixar o seu leite.

Com a Lua Crescente, os pais vão sendo sempre informados dos progressos dos seus filhos. Recebem um registo diário com as rotinas da criança.

Mesmo estando a trabalhar, conseguirá acompanhar passo a passo do desenvolvimento e as conquistas do seu bebé.

Perguntas Frequentes

1

Os pais podem estar presentes quando o bebé entra para o berçário?

Sim, os pais podem estar presentes. A adaptação é feita de forma gradual para que seja tranquila, corra o melhor possível e o bebé se adapte com facilidade. Desta forma, também os pais conseguem gerir melhor as expectativas pessoais e emocionais. Sabemos que é um período de transição e fazemos de tudo para torná-lo mais simples e positivo. Dada a situação de pandemia em que vivemos, os pais não podem entrar na escola, por isso, encontramos juntos outras estratégias a adotar para facilitar o processo de adaptação.

2

Qual a rotina do sono do berçário da lua crescente?

A sesta geral é das 12h30 às 15h. O sono da tarde, depois do almoço, é o mais importante. O objetivo é oferecer aos bebés um período de tranquilidade no berçário, um ambiente relaxante, de silêncio e que seja verdadeiramente revitalizador. Contudo, as restantes sestas podem ser personalizadas. Se o bebé quiser dormir noutra hora complementar poderá fazê-lo.

3

É preciso levar roupa para a cama no berçário?

Sabemos que os pais têm muitas tarefas a seu cargo. Por isso, tratamos da roupa de cama, da sua lavagem e manutenção. Este serviço está incluído na mensalidade!

4

Que tipo de apoio pode esperar da Lua Crescente?

Temos uma relação muito próxima com todos os pais. Sempre que há dúvidas ou questões, estamos à distância de um encontro ou telefonema.

5

O meu bebé tem problemas de sono, só adormece no meu colo. Como vão fazer?

Esta é uma das questões que mais nos colocam. A nossa experiência permite-nos garantir-lhe que, gradualmente, o seu bebé irá adaptar-se aos espaços e às rotinas do nosso berçário, passando a aceitar outras estratégias para adormecer.

6

Como decorre a hora das refeições?

Sabemos qual a rotina do seu bebé em casa em termos de alimentação e horários e damos-lhe continuidade no berçário. Elaboramos um plano individual e priorizamos a ordem e os intervalos das refeições. Assim, conseguimos respeitar o timming de cada bebé e não interferimos com as rotinas da família. Pelo contrário, ajudamos a estabelecê-las.

7

Ainda estou a dar de mamar. Posso continuar a dar o leite materno no berçário?

Claro que sim. A entrada no berçário não é (nem nunca deve ser) um obstáculo. Na Lua Crescente damos várias opções. Pode deixar o seu leite materno ou, em alternativa, pode vir ao berçário e amamentar durante a sua pausa do trabalho. Tendo em conta a situação de pandemia em que vivemos, não será possível vir ao berçário amamentar, mas poderá deixar o seu leite materno.

8

Qual o tipo de leite que utilizam no berçário?

Leite com uma composição nutricional adaptada às necessidades desta fase tão importante no desenvolvimento dos bebés.