CONTACTE-NOS: (+351) 218 520 043 / (+351) 965 555 727

EMAIL: geral@luacrescente.pt

Banner berçário

BERÇÁRIO

Encontre connosco um lugar seguro para deixar o seu bebé.
Beneficie de um espaço que estimula e promove o seu desenvolvimento.

A importância do Berçário para o seu bebé

Na Lua Crescente, estamos atentos e respeitamos os hábitos de cada bebé. Contamos que a escola deve ser uma extensão do ambiente familiar, integrando os bebés num “segundo círculo familiar”.

O Berçário é um lugar importante para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos bebés.

Assim, e de forma a incluir os bebés num círculo familiar, definimos rotinas em que possamos respeitar o ritmo de cada bebé (por exemplo, na introdução alimentar), tentando aproveitar o melhor que o grupo Berçário tem para oferecer.

Através das rotinas, os bebés criam o sentido de confiança e segurança nos adultos e no espaço que os rodeia.

Lua Crescente

Para tal, na equipa de Berçário contamos com uma educadora de infância (legalmente não obrigatório) para cuidar do bebé, da sua rotina e para apoiar a família, nestes primeiros meses de vida e nesta sua primeira mudança.

A equipa de Berçário:

  • Está concentrada nas necessidades específicas e individuais de cada bebé;
  • Acompanha de perto o seu desenvolvimento integral;
  • Está sensibilizada e disponível para perceber o que motiva cada bebé;
  • Facilita a integração no Berçário e está disponível para gerir as emoções das famílias, no momento de mudança.

A adaptação é feita de forma gradual, em função da disponibilidade, necessidades dos bebés e expectativas dos pais. Prezamos a qualidade das interações entre as cuidadoras, os bebés e a família.

A nossa Metodologia Pedagógica

O projeto educativo da Lua Crescente segue a Metodologia de Trabalho de Projeto, a qual promove a aprendizagem e o processo de desenvolvimento a partir dos interesses das crianças.

Na fase não falante dos bebés, os adultos estão atentos aos seus interesses de forma a poder fazer pontes entre estes e as competências expectáveis para esta faixa etária. Este acompanhamento atento e personalizado faz toda a diferença no desenvolvimento do seu bebé!

Atividades curriculares

Música

Música

Motricidade

Motricidade

Uma vez por semana. Incluído na mensalidade.

Lua Crescente

Equipa Pedagógica

Cátia Valadas

Cátia Valadas

Educadora Berçário

Cátia Valadas

Educadora Berçário

A nossa Cátia “Valadocas” formou-se na Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich com o Curso de Educação de Infância e conta com 4 anos de experiência em Creche e 3 anos em Jardim de Infância.

 

Acredita que “educar é estimular, desenvolver e orientar as aptidões da criança, ajudando a descobrir o seu potencial e a ter um desenvolvimento equilibrado em todas as áreas do seu desenvolvimento”.

 

Para a Cátia, as crianças entre os 3 e os 6 anos têm um encanto especial pois considera que são idades extremamente desafiantes. Aquilo que mais a cativa nas crianças é a sua espontaneidade.

 

Quando questionada acerca do projeto Lua Crescente, salienta a pedagogia utilizada e a ótima preparação com que as nossas crianças transitam para o 1º Ciclo, sendo que neste ponto ela é suspeita (!), já que tem sido uma das responsáveis pelo sucesso com que as nossas crianças abraçam o desafio do 1º Ciclo.

 

Acrescenta ainda que este é um projeto muito humano e pedagogicamente enriquecedor e é por isso que afirma sentir um enorme orgulho por pertencer à equipa da Lua Crescente.

 

No que diz respeito às suas crianças, nada a deixa mais alegre do que senti-las felizes, gostava ainda de ser lembrada por elas como a “bruxa” (boa, é claro!), pois todos sabemos que a nossa Cátia é um doce.

 

Ler e passear são as coisas que mais gosta de fazer, e tal como refere naquele que é o seu lema de vida, o seu segredo é “ser positiva e encontrar a beleza nas pequenas coisas da vida e do quotidiano”.

Ana Rita Luís

Ana Rita Luís

Auxiliar Berçário

Instalações

A amplitude dos espaços interior e exterior bem como a luz natural é uma das características da Lua Crescente que é visível assim que se entra nas instalações, a par do ambiente familiar e próximo que se respira.

  • 2 salas de berçário;
  • Uma sala com capacidade para 8 bebés e outra para 7 bebés.

Quer conhecer o Berçário da Lua Crescente, onde o seu bebé vai ser feliz?

Marque a sua visita ao berçário Lua Crescente

Higiene

Na Lua Crescente, utilizamos produtos e marcas de qualidade na higiene (toalhitas, cremes, água para limpeza, fraldas, entre outros).

Escolhemos produtos com substâncias que nutrem e protegem a pele e dão conforto aos bebés.

A mudança de fralda é feita num espaço reservado, com as devidas condições e realizada com regularidade.

A Lua Crescente fica encarregue também dos lençóis e respetiva roupa de cama, o que liberta os pais de mais uma preocupação acrescida. Este serviço está incluido na mensalidade.

Nas nossas instalações, todas as pessoas, entram e colocam uns sapatos descartáveis. É a regra da nossa casa por uma questão de higiene e segurança.

Alimentação

A Lua Crescente diferencia-se por oferecer alimentação de origem biológica, sempre que possível. Temos uma parceria com a Bebé Gourmet e recorremos sempre que possível a produtores locais (por exemplo, todas as terças-feiras, um produtor no mercado dos Olivais traz fruta fresca).

Nesta fase inicial da vida do bebé, oferecemos uma alimentação individualizada e personalizada.

Vamos respeitando ao máximo o ritmo de introdução dos alimentos, bem como as restrições e necessidades nutricionais específicas (alergias, intolerâncias, opções alimentares, entre outras).

A comida é entregue diariamente e em doses individuais e a ementa é feita semanalmente (importante na fase de introdução dos alimentos).

Caso ainda esteja a amamentar, pode vir dar de mamar ao seu bebé, se assim o desejar! Em alternativa, pode também deixar o seu leite.

Com a Lua Crescente, os pais vão sendo sempre informados dos progressos dos seus filhos. Recebem um registo diário com as rotinas da criança.

Mesmo estando a trabalhar, conseguirá acompanhar passo a passo do desenvolvimento e as conquistas do seu bebé.

Perguntas Frequentes

1

Os pais podem estar presentes quando o bebé entra para o berçário?

Sim, os pais podem estar presentes. A adaptação é feita de forma gradual para que seja tranquila, corra o melhor possível e o bebé se adapte com facilidade. Desta forma, também os pais conseguem gerir melhor as expectativas pessoais e emocionais. Sabemos que é um período de transição e fazemos de tudo para torná-lo mais simples e positivo. Dada a situação de pandemia em que vivemos, os pais não podem entrar na escola, por isso, encontramos juntos outras estratégias a adotar para facilitar o processo de adaptação.

2

Qual a rotina do sono do berçário da lua crescente?

A sesta geral é das 12h30 às 15h. O sono da tarde, depois do almoço, é o mais importante. O objetivo é oferecer aos bebés um período de tranquilidade no berçário, um ambiente relaxante, de silêncio e que seja verdadeiramente revitalizador. Contudo, as restantes sestas podem ser personalizadas. Se o bebé quiser dormir noutra hora complementar poderá fazê-lo.

3

É preciso levar roupa para a cama no berçário?

Sabemos que os pais têm muitas tarefas a seu cargo. Por isso, tratamos da roupa de cama, da sua lavagem e manutenção. Este serviço está incluído na mensalidade!

4

Que tipo de apoio pode esperar da Lua Crescente?

Temos uma relação muito próxima com todos os pais. Sempre que há dúvidas ou questões, estamos à distância de um encontro ou telefonema.

5

O meu bebé tem problemas de sono, só adormece no meu colo. Como vão fazer?

Esta é uma das questões que mais nos colocam. A nossa experiência permite-nos garantir-lhe que, gradualmente, o seu bebé irá adaptar-se aos espaços e às rotinas do nosso berçário, passando a aceitar outras estratégias para adormecer.

6

Como decorre a hora das refeições?

Sabemos qual a rotina do seu bebé em casa em termos de alimentação e horários e damos-lhe continuidade no berçário. Elaboramos um plano individual e priorizamos a ordem e os intervalos das refeições. Assim, conseguimos respeitar o timming de cada bebé e não interferimos com as rotinas da família. Pelo contrário, ajudamos a estabelecê-las.

7

Ainda estou a dar de mamar. Posso continuar a dar o leite materno no berçário?

Claro que sim. A entrada no berçário não é (nem nunca deve ser) um obstáculo. Na Lua Crescente damos várias opções. Pode deixar o seu leite materno ou, em alternativa, pode vir ao berçário e amamentar durante a sua pausa do trabalho. Tendo em conta a situação de pandemia em que vivemos, não será possível vir ao berçário amamentar, mas poderá deixar o seu leite materno.

8

Qual o tipo de leite que utilizam no berçário?

Leite com uma composição nutricional adaptada às necessidades desta fase tão importante no desenvolvimento dos bebés.