CONTACTE-NOS: (+351) 218 520 043 / (+351) 965 555 727

EMAIL: geral@luacrescente.pt

Lua Crescente

Pedido de pré-inscrição

Banner Metodologias

O projeto educativo da Lua Crescente

A prática pedagógica da Lua Crescente é centrada na Metodologia do Trabalho de Projeto e inspirada no Movimento da Escola Moderna. Acreditamos que a escola tem um papel fundamental no desenvolvimento e na educação das crianças.

Saiba o que é o Movimento da Escola Moderna

O Movimento da Escola Moderna (MEM) defende que cada criança é única, com características próprias e apetências que devem ser trabalhadas no coletivo mas também de forma individual. Cada criança tem o seu ritmo individual, que importa ser respeitado no processo de desenvolvimento.

Neste método, as crianças são envolvidas no processo de aprendizagem, escolhendo atividades com base nos seus interesses pessoais. Desta forma, pretende-se que sejam ativas no processo de aprendizagem e na construção do seu conhecimento.

Para o Movimento da Escola Moderna, a escola é vista como um local de partilha de experiências culturais reais de cada criança.

Ao considerar cada criança como um ser individual que vive em comunidade, desenvolve-se também a sua participação democrática e a entreajuda. São trabalhados valores como a justiça, a reciprocidade e a solidariedade que se espera tenham impacto no adulto que serão no futuro.

Lua Crescente

Os benefícios do Movimento da Escola Moderna para as crianças

Perceção positiva da aprendizagem
Ao integrar os interesses da criança no processo educativo, o MEM facilita a aquisição dos conhecimentos e dá, também, um maior significado à aprendizagem. Desta forma, a criança cria uma perceção mais positiva sobre o processo de aprendizagem e mantém-se mais motivada.

Vivência em comunidade
Tendo o respeito pelo outro e a democracia como pilares principais da metodologia, o MEM orienta as crianças para a vida em sociedade. Valoriza, ao mesmo tempo, o resultado do coletivo.

Vontade de aprender
Os temas utilizados nos processos de aprendizagem são sugeridos pelas crianças, o que incentiva as crianças a partilhar os seus interesses e a ter um maior interesse pela aprendizagem.

Resolução de problemas
Este método pedagógico fomenta a capacidade de resolver problemas e conflitos, pensando sobre os problemas e desenvolvimento a aptidão para os analisar a partir de diversos pontos de vista.

Desenvolvimento da individualidade
Ao mesmo tempo que trabalha o papel da criança no coletivo, o MEM respeita a sua individualidade e trabalha a sua autonomia. Assim, a criança sente-se mais segura para desenvolver a sua individualidade.

Como aplicamos o Movimento da Escola Moderna na Lua Crescente

Lua Crescente

O MEM aplicado a cada valência

Berçário

Berçário

Nesta fase em que as crianças ainda não falam, são os adultos que ficam atentos aos seus interesses, fazendo a ponte entre estes e as competências expetáveis para a faixa etária. É respeitado o ritmo de desenvolvimento de cada criança, de forma atenta e personalizada.

Creche

Creche

Na valência de Creche, são criados momentos de grupo nos quais os adultos estimulam, nas crianças, a sua consciência individual, do outro e do mundo exterior. Os interesses e preferências são sempre tidas em conta nas atividades desenvolvidas.

Jardim de Infância

Jardim de Infância

Nesta fase, as questões colocadas pelas crianças servem como base aos projetos desenvolvidos. As crianças são uma parte ativa das atividades e das rotinas trabalhadas, com maior motivação.

1º Ciclo

1º Ciclo

Além do programa de ensino que é cumprido, são desenvolvidos outros assuntos do interesse das crianças. Trabalha-se, também, o espírito de cooperação e as características sociais.

Faça já a sua inscrição 2022 / 2023!

Quero inscrever o meu filho

Testemunhos dos Pais

 

Perguntas Frequentes

1

O Movimento da Escola Moderna é aplicado a todas as faixas etárias?

Sim, a ideologia do Movimento da Escola Moderna pode ser aplicado a todas as valências da educação escolar, desde o berçário. Esta metodologia reflete-se no destaque que se dá aos interesses de cada criança desde muito cedo, e em questões mais práticas como a organização do espaço, por exemplo. Quando aplicamos o Movimento da Escola Moderna na creche, estimulamos os momentos de grupo, a consciência individual de cada criança e também dos outros e do mundo exterior. A aplicação do MEM ao Jardim de Infância e ao 1º Ciclo é refletida na forma como os projetos são realizados e os conteúdos desenvolvidos.

2

O Movimento da Escola Moderna tem vantagens?

As vantagens da aplicação do MEM são inúmeras. As mais óbvias estão relacionadas com a motivação para aprender e a perceção positiva que cada criança cria do seu processo de aprendizagem. Mas também tem benefícios na vivência em comunidade e no desenvolvimento da individualidade, por exemplo.

3

O Movimento da Escola Moderna cumpre o Programa de Ensino?

Sim, o Movimento da Escola Moderna cumpre o Programa de Ensino estipulado pelo Ministério de Avaliação. Mas vai além desses conteúdos, porque trabalha temas que são do interesse das crianças e que cada uma propõe, no decorrer do ano letivo.

4

Quais as vantagens do Movimento da Escola Moderna em relação à educação tradicional?

O Movimento da Escola Moderna é uma forma moderna de ver o ensino que coloca o aluno como personagem principal da aprendizagem. Na escola tradicional, a sala de aula é criada em torno do Professor, que assume o papel principal no ensino. Esta é a diferença mais visível entre os novos métodos e os métodos mais tradicionais. No Movimento da Escola Moderna, é valorizado o ritmo individual de aprendizagem de cada criança e, também, os seus interesses pessoais. Além disso, valoriza-se o sentido de comunidade, trabalhando em sala de aula os valores que lhe estão adjacentes.