CONTACTE-NOS: (+351) 218 520 043 (Chamada para a rede fixa nacional) / (+351) 965 555 727 (Chamada para a rede móvel nacional)

EMAIL: geral@luacrescente.pt

Lua Crescente

Quer ajuda? Contacte-nos!

Lua Crescente

Pedido de pré-inscrição

Venha

Venha

VISITAR-NOS

História

Todas (ou quase todas) as obras nascem de um sonho e esta não foge à regra... A ideia Lua Crescente nasceu de um projeto educativo do qual fizemos parte, durante alguns anos, nos arredores de Lisboa.

Nasceu de uma ideia comprovada no dia-a-dia de que é possível “viver” a Educação num determinado sentido e que pensa a criança na sua individualidade, integrando-a num grupo. Que é possível pensar sobre a forma, quer do grupo, quer do indivíduo poderem ajudar-se mutuamente no que ao crescimento e desenvolvimento diz respeito.

Para tal, providenciámos condições para construir instalações de raiz de qualidade, amplas e luminosas que acolhessem as nossas ideias educativas que também pretendíamos “amplas e luminosas”, de qualidade.

E a Lua nasceu em Maio de 2012, com bebés e acolheu depois mais grupos e famílias em Setembro do mesmo ano. A partir daí, a Lua tem vindo a Crescer progressivamente... Iniciamos agora o nosso quinto ano de atividade, acabando de nos despedir, num até já, de alguns dos meninos que iniciaram a experiência de escola connosco e que procuram agora “luas” maiores...

Missão e Valores

A MISSÃO e VALORES da escola, como Instituição a operar na área da Educação, são proporcionar que o crescimento das crianças se processe em liberdade e harmonia com a natureza, com ritmos de aprendizagem adequados ao seu desenvolvimento individual e social, visando no futuro obter homens mais livres e felizes, integrados na sociedade, com um verdadeiro sentimento de cidadania, numa permanente preocupação de qualidade.

Pretendemos que o nosso projeto tome forma: em conjunto com as famílias; centrada na criança; envolvida em afeto; de forma dinâmica; e assente em princípios deontológicos, humanos e de sustentabilidade.

HORÁRIOS

ABERTURA| 7h45

FECHO | 19h30

PROLONGAMENTO| 17h30 – 19h30

saber mais

INSCRIÇÕES

A Lua Crescente aceita inscrições durante todo o ano. Para inscrição de bebés por parte de famílias “grávidas”, temos condições especiais.

Inscrever o meu filho

Veja o vídeo e conheça a Lua Crescente!


INSCRIÇÕES 2020 / 2021
 

Faça já a sua inscrição 2023 / 2024!

Quero inscrever o meu filho

Testemunhos dos Pais


 

Equipa Pedagógica


Ana Santos

Ana Santos

Educadora de Berçário

Ana Santos

Educadora de Berçário

Ana Santos,

 

Desde cedo se recorda de querer ser educadora de infância... a mãe, [professora] ainda tentou demovê-la, mas sem sucesso ... esta escolha (con)sentida assentou principalmente no facto de acreditar que a educação pré-escolar [incluindo a creche] ser uma etapa fundamental, um pilar para as restantes aprendizagens ao longo da vida. É por valorizar o papel da criança e acreditar que com elas se pode construir um mundo melhor, e acreditar que pode dar o seu contributo para desenvolver cidadãos empenhados nessa construção, que a Ana escolhe e consente ser Educadora de Infância.

 

Mestre em Educação Pré-escolar, pela ESELx, já trabalha com crianças há (quase) 6anos e continua a dizer, todos os dias, que adora o que faz! Já passou por todas as salas de creche  (berçário, 1 ano e 2anos) e acredita que todas elas têm uma magia especial, algo que a cativa, cada uma à sua maneira...

 

Acreditando que educar é dar às crianças as ferramentas necessárias para que cresçam autónomas, e em pleno; é desafiar, despertar a curiosidade, ouvir,   apoiar,  proteger e orientar ... é estar presente e saber valorizar cada um; fica de coração cheio quando vê a evolução de cada uma das crianças que passa por si, sabendo que contribuiu de alguma forma para que cada uma delas, do seu jeito, cresça feliz e em harmonia.

 

Vê na Lua um projeto bastante desafiador, focado nos interesses e necessidades de cada criança. Um projeto onde as crianças têm voz ativa e a sua individualidade é valorizada e integrada no todo que é o grupo. Um projeto que procura valorizar os direitos e opiniões de cada criança em equilíbrio com o respeito pelas regras e deveres. Um projeto que pretende formar cidadãos livres e felizes, que saibam lidar com as suas emoções e sentimentos, para assim viver em harmonia com a natureza (e todos os que dela fazem parte), respeitando a sociedade.

 

Gostava que as crianças se lembrassem dela com um sorriso e ternura. Como alguém com quem elas passaram momentos de muita alegria e brincadeira e as ajudou a crescer um pouco mais a cada dia

 

Nascida e criada em terra de mar, adora praia e é junto ao mar que carrega energias. Gosto de passear e conhecer sítios novos; uma boa esplanada ao pôr-do-sol, estar com amigos e a família. Não gosta de intrigas! Quando lhe perguntamos o  que a faz rir, diz-nos “Tanta coisa, sou uma pessoa de riso fácil

 

Lema de vida? Ser feliz: um dia de cada vez, sempre com pensamento positivo = pensamentos positivos atraem coisas boas.

Vera Rocha

Vera Rocha

Auxiliar de Berçário

Paula Santos

Paula Santos

Auxiliar de Creche

Paula Santos

Auxiliar de Creche

A Paula tem formação como técnica animadora de ação educativa e já trabalha desde 1996 com crianças, o que corresponde a, precisamente, metade da sua vida dedicada à educação. No entanto, quando era pequena tinha o sonho de ser veterinária.

 

O que mais gosta é de passar tempo de qualidade com os seus filhos e nada a deixa mais radiante que ver o seu neto crescer feliz e poder acompanhar o seu desenvolvimento diariamente. Gosta de ter a família reunida no seu quintal para almoçar e o seu prato favorito é arroz de marisco.

 

Trabalhou em algumas escolas antes de chegar à Lua Crescente, destacando que o que a chamou mais à atenção neste projeto foi o respeito pela individualidade de cada criança e a importância dada ao seu desenvolvimento pessoal e social.

 

O desafio que cada criança lhe dá com as suas diferentes características é o que a mais fascina, sendo que a faixa etária que a “derrete” é a do berçário, pelo desenvolvimento constante que se acompanha; e a do jardim-de-infância pelos diálogos que as crianças mantêm e, também, pelas aprendizagens que estas nos dão. Para a Paula, educar é estimular e acompanhar o desenvolvimento das crianças e gostava que, no final, estas a recordassem como amiga e como alguém que lhes transmite confiança.

 

Como lema de vida a Paula refere: “Para quê perder tempo a criticar os outros, se o lema da vida é ser feliz”.

 

Cláudia Monteiro

Cláudia Monteiro

Auxiliar de Creche

Cláudia Monteiro

Auxiliar de Creche

Quando era criança, a Cláudia, tinha o sonho de ser veterinária, mas o seu caminho chegou às crianças, a partir do momento em que escolheu o curso de Técnica de Apoio Psicossocial.

 

Adora passear ao ar livre, ir à praia e sobretudo estar com a família.

 

O que mais gosta nas crianças é o carinho que elas lhe oferecem todos os dias e forma como estão sempre a aprender. Para ela, educar é estimular, desenvolver e orientar as descobertas das crianças e, por isso mesmo, identifica-se com o projeto da Lua Crescente, o qual considera que dá voz às crianças e todos aprendem com todos. Também a relação de confiança e transparência que temos com as famílias é para ela um pilar importante deste projeto. O seu trabalho diário está centrado no afeto e na transmissão de valores.

 

A Cláudia cativa todos os que a rodeiam com o seu sorriso e com a sua energia e o seu lema de vida é: “O que não te desafia, não te transforma.”

Ana Rita Castro

Ana Rita Castro

Educadora de Creche

Ana Rita Castro

Educadora de Creche

A Ana Rita Castro, a quem todos chamam Rita Cas-te-ro, tem 25 anos e desde os seus 16 que trabalha com crianças dando explicações e fazendo Babysitting. Aos 20 anos começou a trabalhar no espaço infantil de uma grande superfície comercial com crianças dos 3 aos 10 anos.

Tendo em conta que já em pequena dizia “quero ser professora, como a Mimi” (a sua Educadora de Infância), entrou na Escola Superior de Educação de Lisboa em 2014 e tornou-se mestre em Educação Pré-Escolar em 2019.

Adora nas crianças o seu olhar atento e ingénuo sobre o mundo, livre de estereótipos. A curiosidade inata, que as faz questionar tudo o que as rodeia e a facilidade que têm em simplificar situações que, aos olhos dos adultos, seriam difíceis. Desta forma, encara a ideia de educá-las como uma forma de atender à individualidade de cada criança, consciencializando-a do seu papel na sociedade, do seu “eu” e do seu “eu com os outros”. Considera de grande importância ouvir as crianças, mesmo quando não falam, dar-lhes ferramentas para crescerem seguras de si e das suas potencialidades.

Foi assim que se identificou com o projeto da Lua Crescente, que a faz sentir capaz de crescer enquanto Educadora de Infância e onde pode trabalhar com uma equipa educativa jovem e dinâmica que acredita tanto ou mais do que ela nas potencialidades das crianças. Mais ainda, agrada-lhe a relação colaborativa que se estabelece entre os elementos da equipa educativa e as famílias, em prol do bem-estar das crianças. A preocupação constante em formar cidadãos, conscientes do seu papel na sociedade e da influência que as suas ações podem ter nos outros. Na Lua Crescente, a Rita sente que trabalha em prol de um projeto que dá voz às crianças e as perspetiva como parte integrante do seu processo educativo, através da metodologia de trabalho de projeto.

Acredita que se dermos o melhor de nós, iremos receber o melhor, seja na vida profissional ou na relação com os outros e é com base nesta filosofia que gostaria que as crianças com quem trabalha se lembrassem dela como a pessoa que sempre lhes criou oportunidades de aprendizagem, as ajudou a encontrar o seu caminho e permitiu que fossem crianças livres e felizes, desafiando-as diariamente a querer saber mais e a fazer novas descobertas.

Nunca gostou de ser filha única e por isso um bom passeio ao final do dia, reunir-se à volta da mesa com os seus amigos ou família ou um jantar que se prolongue pela noite dentro, na companhia de pessoas divertidas e positivas, com quem possa conversar sobre tudo e dar umas boas gargalhadas ao recordar peripécias da vida são das coisas que a Rita mais gosta de fazer.

Para a ver feliz é só deixá-la cozinhar (pratos principais e sobremesas) ou a comer um dos seus pratos favoritos: arroz de pato, comida italiana e lulas recheadas.

Ângela Guedes

Ângela Guedes

Educadora de Creche

Catarina Cruz

Catarina Cruz

Educadora de Creche

Cátia Valadas

Cátia Valadas

Educadora de Jardim de Infância

Cátia Valadas

Educadora de Jardim de Infância

A nossa Cátia “Valadocas” formou-se na Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich com o Curso de Educação de Infância e conta com 4 anos de experiência em Creche e 3 anos em Jardim de Infância.

 

Acredita que “educar é estimular, desenvolver e orientar as aptidões da criança, ajudando a descobrir o seu potencial e a ter um desenvolvimento equilibrado em todas as áreas do seu desenvolvimento”.

 

Para a Cátia, as crianças entre os 3 e os 6 anos têm um encanto especial pois considera que são idades extremamente desafiantes. Aquilo que mais a cativa nas crianças é a sua espontaneidade.

 

Quando questionada acerca do projeto Lua Crescente, salienta a pedagogia utilizada e a ótima preparação com que as nossas crianças transitam para o 1º Ciclo, sendo que neste ponto ela é suspeita (!), já que tem sido uma das responsáveis pelo sucesso com que as nossas crianças abraçam o desafio do 1º Ciclo.

 

Acrescenta ainda que este é um projeto muito humano e pedagogicamente enriquecedor e é por isso que afirma sentir um enorme orgulho por pertencer à equipa da Lua Crescente.

 

No que diz respeito às suas crianças, nada a deixa mais alegre do que senti-las felizes, gostava ainda de ser lembrada por elas como a “bruxa” (boa, é claro!), pois todos sabemos que a nossa Cátia é um doce.

 

Ler e passear são as coisas que mais gosta de fazer, e tal como refere naquele que é o seu lema de vida, o seu segredo é “ser positiva e encontrar a beleza nas pequenas coisas da vida e do quotidiano”.

Luísa Pombo

Luísa Pombo

Auxiliar de Jardim de Infância

Luísa Pombo

Auxiliar de Jardim de Infância

A Luísa Pombo, mais conhecida pela nossa “Pomba”, pensava que iria ser Assistente Social num estabelecimento prisional e acabou por ir para a área da Educação, frequentando o curso de Educadores de Infância (que não concluiu) e depois o curso de Técnica de Ação Educativa... e passou a trabalhar na área. Hoje, a Luísa tem já 30 anos de experiência e já passou pelas várias valências (desde o Berçário até ao Jardim de Infância).

 

Gosta muito de viver entre as crianças, principalmente a partir dos 3 anos, em que elas já se expressam melhor oralmente e o que mais a cativa é a sua espontaneidade e alegria. Gostava de ser lembrada por elas como alguém que as ajudou a crescer!

 

Quando questionada sobre a Lua Crescente, diz que gosta do Projeto porque dá voz às crianças e famílias, o que origina uma relação de confiança entre todos os intervenientes da comunidade Educativa.

 

Para a Luísa, educar é dar amor e carinho mas com regras.

 

Nos tempos livres, gosta de ler e não dispensa um bom dia de praia!

Carina César

Carina César

Auxiliar de Jardim de infância

Carina César

Auxiliar de Jardim de infância

Em pequena, a Carina sonhava ser bióloga marinha, mas pelo caminho mudou o rumo e foi tirar o curso de técnica de apoio à infância na ESCO, em Torres Vedras. A trabalhar nesta área há 6 anos, já passou por todas as valências desde o Berçário até ao 3.º ciclo, e também já prestou apoio numa unidade de ensino especial.

 

O que mais a atrai nas crianças são os desafios que nos apresentam, os sorrisos fáceis e a forma simples e genuína como transmitem amor, mas também a imaginação que têm...

 

A Carina afirma que a evolução constante das crianças é algo que a fascina e a faz refletir sobre a profissão que escolheu e acreditar, todos os dias, que tomou a decisão certa.   

 

Para a Carina, a Lua Crescente é como uma família onde todos os membros dão parte da sua experiência e formação para que seja um lugar melhor, todos os dias. Um projeto bem orientado e cuidado onde cada criança pode crescer de forma livre e desenvolver as suas competências com todas as bases necessárias.

 

Acredita que educar é ensinar a crescer de forma saudável e autónoma sem esquecer a importância de brincar, porque, na sua visão, brincar é evoluir, descobrir, imaginar, cuidar, entender e perguntar mostrando em cada brincadeira que há sempre algo novo a descobrir.

 

Gostava que as crianças a recordassem com felicidade no olhar, como alguém que as ajudou e ensinou no seu percurso, sem esquecer as mil gargalhadas que deram juntas, nem as brincadeiras.

 

Caracteriza-se como uma pessoa feliz, mas o que realmente a deixa sorridente é a irmã – é com ela que acontecem as gargalhadas mais verdadeiras e genuínas.  Gosta de um bom dia de praia ou piscina rodeada de amigos e um jogo de cartas. É fã de adrenalina e de atividades radicais e não dispensa uma ida ao teatro.  Detesta mentiras!

 

Como lema de vida a Carina defende que “desistir é morrer” e “lutando vencerás”.

Cláudia Silva

Cláudia Silva

Professora de 1º Ciclo do Ensino Básico

Cláudia Silva

Professora de 1º Ciclo do Ensino Básico

Quando era pequena, a Cláudia queria ser bióloga marinha, mas a sua vida levou-a até à educação. É licenciada em Ensino Básico e tem uma pós-graduação em Educação Matemática na Educação Pré-Escolar, 1º e 2º Ciclos. Trabalha com crianças há cerca de 15 anos e encontra nelas a ingenuidade, a alegria e a criatividade que a fazem “derreter”.

 

Acredita que a educação é orientar e desenvolver as competências dos alunos preparando-os para a vida e revela a sua preocupação com o respeito pela sua individualidade. Gostaria de ser lembrada pelos alunos com quem partilha a sala de aula como “a professora que os ajudou a crescer”.

 

Aos seus olhos, o projeto da Lua Crescente é a concretização de uma educação moderna, que contradiz o ensino expositivo e unilateral – do professor para o aluno. Destaca a metodologia de trabalho por projeto, que encara como essencial para a motivação e integração dos alunos durante todo o processo de aprendizagem, estimulando neles o hábito do questionamento sobre aquilo que as rodeia.

 

Gosta de viver num ambiente de tranquilidade e de harmonia e detesta injustiças. Por isso mesmo, o seu lema de vida é “Não faças aos outros aquilo que não gostarias que te fizessem a ti.”.

 

Um dia ideal para a Cláudia passa por ler um bom livro, comer um belo prato de bacalhau com natas, passear com o marido, brincar com o filho e lecionar, demonstrando que o ensino faz parte de quem ela é.

Joana Conceição

Joana Conceição

Educadora de Jardim de infância

Joana Conceição

Educadora de Jardim de infância

Sabendo desde sempre que o seu caminho seria feito lado a lado com crianças, a Joana desde cedo sabia que o seu futuro seria como professora ou como educadora. Refere que foi logo no 9º ano que decidiu que seria educadora de infância e “nada mudou desde aí”! Trabalhando desde os seus 16 anos com crianças (em acompanhamento de grupos durante as atividades não letivas), uns anos mais tarde ingressou na Escola Superior de Educação de Lisboa e tornou-se Mestre em Educação Pré-Escolar.

 

Ao ser questionada sobre como vê o projeto da Lua Crescente, a Joana considera que “O projeto da Lua Crescente enquadra-se, sem dúvida, nas necessidades e imposições exigidas pela sociedade atual” reforçando que existe uma preocupação em “fazer crescer humanos conscientes da sua ação nos contextos em que se integram”. Para a Joana, o modelo pedagógico da Lua Crescente destaca-se por três motivos: i) a comunicação e cooperação com as famílias; ii) a metodologia pedagógica, de trabalho de projeto, que permite às crianças desenvolverem diversas competências e capacidades; iii) o facto de existirem as diversas valências – desde berçário a 1ºciclo, já que isso “permite a convivência e partilha entre crianças de várias idades”.

 

Quanto às crianças, o que mais a cativa é sem dúvida a espontaneidade e também a ingenuidade “que lhes permite estarem disponíveis para o outro e para o mundo, de braços abertos para conhecer, viver, crescer”. Para a Joana educar é quase poesia… “ Educar é, primeiro que tudo, escutar. Escutar com o coração, para perceber as necessidades do outro e o melhor modo de chegar até ele. É abrir os braços para acolher, proteger, acarinhar. É ser porto de abrigo e, ainda assim, ser causador de tempestades. Agitar ideias, provocar reações, encaminhar a novas descobertas, criar oportunidades de exploração e aprendizagem. É estar disponível para deixar entrar todos aqueles que precisam de nós e ajudá-los a encontrar o seu percurso para que deixemos de ser precisos.”.

 

Amante de sol, praia e piscina, a Joana adora viajar e “conhecer sítios, culturas e pessoas novas!”. Mas o que a deixa verdadeiramente feliz é estar com a família toda reunida à volta de uma mesa bem recheada, de preferência com comida italiana, a sua favorita, e reforça que nestes momentos “é sempre diversão garantida”!

 

Um dia mais tarde a Joana gostava de ser relembrada como “uma educadora carinhosa, que está sempre pronta a ajudar, que sabe brincar com as crianças e rir-se com elas e de si mesma!”, algo que decerto irá acontecer, pois o lema de vida da Joana é: “Se não sorrires para a vida, ela não sorri para ti!”. Sendo ela uma pessoa tão sorridente certamente que a vida ainda lhe vai sorrir muito…

Sílvia Fernandes

Sílvia Fernandes

Auxiliar de 1º Ciclo do Ensino Básico

Sílvia Fernandes

Auxiliar de 1º Ciclo do Ensino Básico

Sílvia Fernandes, 28 anos, chegou à Lua cheia de alegria e boa disposição!

 

Quando era pequena sonhava ser veterinária mas sempre teve receio de animais… Acabou por fazer um curso técnico profissional de acompanhamento de crianças e outro de contabilidade. Como a vida dá muitas voltas, dedicou-se a tarefas várias na área comercial e de serviços de limpeza...

           

O seu primeiro contacto com crianças fora do contexto familiar/amigos foi no estágio profissional que realizou. E na família, tem dois sobrinhos que diz serem lindos: a Marta, de 4 anos, a quem carinhosamente chama de Martinha e o Fernando com 3 meses.

 

Segundo a própria, o que mais a atrai nas crianças é a sua essência real. Sem nenhuma faixa etária de preferência (ainda), afirma que cada idade tem a sua particularidade, mas acredita que o berçário e as salas de 1 ano têm um lugar especial no seu coração. Agora a contactar com o 1.º ciclo, diz estar a gostar muuuito da experiência - “para mim, educar é amar, transformar e criar oportunidades de uma vida melhor e mais sorridente”.   Considera o projeto da Lua Crescente muito interessante pois valoriza a criança acima de tudo, bem como as suas famílias. Para além disso, coloca o bem-estar e os direitos das crianças sempre em primeiro lugar.

 

A Sílvia acredita, tal como é referido no plano pedagógico da Lua Crescente, que cada família é única e por isso devemos escutar e valorizar cada uma delas no todo.

 

Gostava que as crianças se lembrassem de si pela amizade, simpatia e companheirismo.

 

Passear, ver o mar e estar com os meus amigos, estar em família e ir à praia são o que mais gosta de fazer. Diz detestar falsidades, e não resiste a uma bela francesinha.

 

O seu lema de vida é tentar fazer sempre o bem, nunca desistir e ver sempre o lado positivo das coisas. Por fim, deixa uma mensagem: “gosto muito de trabalhar na Lua (Crescente) e é o melhor trabalho que já tive na vida.”

Informações e Normas


A Lua Crescente rege-se por um conjunto de normativos, no sentido de balizar a atividade pedagógica e administrativa entre todos os elementos integrantes do processo educativo.

Assim, dispomos e disponibilizamos anualmente o Projeto Educativo (faça aqui o download), o Regulamento Interno e o Calendário Escolar a todos os encarregados de educação e comunidade escolar.

Download Regulamento