CONTACTE-NOS: (+351) 218 520 043 / (+351) 965 555 727

EMAIL: geral@luacrescente.pt

Lua Crescente

Quer ajuda? Contacte-nos!

Lua Crescente

Pedido de pré-inscrição

Venha

Venha

VISITAR-NOS

História

Todas (ou quase todas) as obras nascem de um sonho e esta não foge à regra... A ideia Lua Crescente nasceu de um projeto educativo do qual fizemos parte, durante alguns anos, nos arredores de Lisboa.

Nasceu de uma ideia comprovada no dia-a-dia de que é possível “viver” a Educação num determinado sentido e que pensa a criança na sua individualidade, integrando-a num grupo. Que é possível pensar sobre a forma, quer do grupo, quer do indivíduo poderem ajudar-se mutuamente no que ao crescimento e desenvolvimento diz respeito.

Para tal, providenciámos condições para construir instalações de raiz de qualidade, amplas e luminosas que acolhessem as nossas ideias educativas que também pretendíamos “amplas e luminosas”, de qualidade.

E a Lua nasceu em Maio de 2012, com bebés e acolheu depois mais grupos e famílias em Setembro do mesmo ano. A partir daí, a Lua tem vindo a Crescer progressivamente... Iniciamos agora o nosso quinto ano de atividade, acabando de nos despedir, num até já, de alguns dos meninos que iniciaram a experiência de escola connosco e que procuram agora “luas” maiores...

Missão e Valores

A MISSÃO e VALORES da escola, como Instituição a operar na área da Educação, são proporcionar que o crescimento das crianças se processe em liberdade e harmonia com a natureza, com ritmos de aprendizagem adequados ao seu desenvolvimento individual e social, visando no futuro obter homens mais livres e felizes, integrados na sociedade, com um verdadeiro sentimento de cidadania, numa permanente preocupação de qualidade.

Pretendemos que o nosso projeto tome forma: em conjunto com as famílias; centrada na criança; envolvida em afeto; de forma dinâmica; e assente em princípios deontológicos, humanos e de sustentabilidade.

HORÁRIOS

ABERTURA| 7h45

FECHO | 19h30

PROLONGAMENTO| 17h30 – 19h30

saber mais

INSCRIÇÕES

A Lua Crescente aceita inscrições durante todo o ano. Para inscrição de bebés por parte de famílias “grávidas”, temos condições especiais.

Inscrever o meu filho

Faça já a sua inscrição 2019 / 2020!

Quero inscrever o meu filho

Testemunhos dos Pais


 

Equipa Pedagógica


Ana Santos

Ana Santos

Educadora Berçário

Ana Santos

Educadora Berçário

Ana Santos,

 

Desde cedo se recorda de querer ser educadora de infância... a mãe, [professora] ainda tentou demovê-la, mas sem sucesso ... esta escolha (con)sentida assentou principalmente no facto de acreditar que a educação pré-escolar [incluindo a creche] ser uma etapa fundamental, um pilar para as restantes aprendizagens ao longo da vida. É por valorizar o papel da criança e acreditar que com elas se pode construir um mundo melhor, e acreditar que pode dar o seu contributo para desenvolver cidadãos empenhados nessa construção, que a Ana escolhe e consente ser Educadora de Infância.

 

Mestre em Educação Pré-escolar, pela ESELx, já trabalha com crianças há (quase) 6anos e continua a dizer, todos os dias, que adora o que faz! Já passou por todas as salas de creche  (berçário, 1 ano e 2anos) e acredita que todas elas têm uma magia especial, algo que a cativa, cada uma à sua maneira...

 

Acreditando que educar é dar às crianças as ferramentas necessárias para que cresçam autónomas, e em pleno; é desafiar, despertar a curiosidade, ouvir,   apoiar,  proteger e orientar ... é estar presente e saber valorizar cada um; fica de coração cheio quando vê a evolução de cada uma das crianças que passa por si, sabendo que contribuiu de alguma forma para que cada uma delas, do seu jeito, cresça feliz e em harmonia.

 

Vê na Lua um projeto bastante desafiador, focado nos interesses e necessidades de cada criança. Um projeto onde as crianças têm voz ativa e a sua individualidade é valorizada e integrada no todo que é o grupo. Um projeto que procura valorizar os direitos e opiniões de cada criança em equilíbrio com o respeito pelas regras e deveres. Um projeto que pretende formar cidadãos livres e felizes, que saibam lidar com as suas emoções e sentimentos, para assim viver em harmonia com a natureza (e todos os que dela fazem parte), respeitando a sociedade.

 

Gostava que as crianças se lembrassem dela com um sorriso e ternura. Como alguém com quem elas passaram momentos de muita alegria e brincadeira e as ajudou a crescer um pouco mais a cada dia

 

Nascida e criada em terra de mar, adora praia e é junto ao mar que carrega energias. Gosto de passear e conhecer sítios novos; uma boa esplanada ao pôr-do-sol, estar com amigos e a família. Não gosta de intrigas! Quando lhe perguntamos o  que a faz rir, diz-nos “Tanta coisa, sou uma pessoa de riso fácil

 

Lema de vida? Ser feliz: um dia de cada vez, sempre com pensamento positivo = pensamentos positivos atraem coisas boas.

Marisa Alves

Marisa Alves

Educadora Creche

Marisa Alves

Educadora Creche

O gosto pela educação surgiu na vida da Marisa no ensino secundário, num estágio na valência de Jardim de Infância integrado no curso de Animação Sociocultural. Até então, ser educadora de infância nunca tinha passado pelos seus planos de “o que queres ser quando fores grande”. Frequentou a Licenciatura em Educação Básica e o Mestrado em Educação Pré-escolar, na Escola Superior de Educação de Lisboa. Ao terminar os estudos, trabalhou num parque de diversões para crianças e, em 2016, iniciou o seu percurso como educadora de infância. A faixa etária que a fascina mais é a dos 1/ 2 anos por toda a sua parte emocional, carinho e disponibilidade que esta idade envolve.

 

A Marisa considera que o projeto educativo da Lua Crescente valoriza os saberes e as opiniões das crianças, tomando-a como parte ativa da sua aprendizagem; vai ao encontro da sua conceção de educar: dar ferramentas que orientem as explorações livres das crianças, para que possam aprender nos diversos momentos do dia-a-dia.

 

Em dias de chuva, adora ver filmes no sofá enquanto come pipocas. Gosta especialmente de comédias, até porque para a Marisa, “rir é o melhor remédio!”. 

Carina César

Carina César

Auxiliar Berçário

Carina César

Auxiliar Berçário

Em pequena, a Carina sonhava ser bióloga marinha, mas pelo caminho mudou o rumo e foi tirar o curso de técnica de apoio à infância na ESCO, em Torres Vedras. A trabalhar nesta área há 6 anos, já passou por todas as valências desde o Berçário até ao 3.º ciclo, e também já prestou apoio numa unidade de ensino especial.

 

O que mais a atrai nas crianças são os desafios que nos apresentam, os sorrisos fáceis e a forma simples e genuína como transmitem amor, mas também a imaginação que têm...

 

A Carina afirma que a evolução constante das crianças é algo que a fascina e a faz refletir sobre a profissão que escolheu e acreditar, todos os dias, que tomou a decisão certa.   

 

Para a Carina, a Lua Crescente é como uma família onde todos os membros dão parte da sua experiência e formação para que seja um lugar melhor, todos os dias. Um projeto bem orientado e cuidado onde cada criança pode crescer de forma livre e desenvolver as suas competências com todas as bases necessárias.

 

Acredita que educar é ensinar a crescer de forma saudável e autónoma sem esquecer a importância de brincar, porque, na sua visão, brincar é evoluir, descobrir, imaginar, cuidar, entender e perguntar mostrando em cada brincadeira que há sempre algo novo a descobrir.

 

Gostava que as crianças a recordassem com felicidade no olhar, como alguém que as ajudou e ensinou no seu percurso, sem esquecer as mil gargalhadas que deram juntas, nem as brincadeiras.

 

Caracteriza-se como uma pessoa feliz, mas o que realmente a deixa sorridente é a irmã – é com ela que acontecem as gargalhadas mais verdadeiras e genuínas.  Gosta de um bom dia de praia ou piscina rodeada de amigos e um jogo de cartas. É fã de adrenalina e de atividades radicais e não dispensa uma ida ao teatro.  Detesta mentiras!

 

Como lema de vida a Carina defende que “desistir é morrer” e “lutando vencerás”.

Joana Remédios

Joana Remédios

Educadora Creche

Paula Santos

Paula Santos

Auxiliar Creche

Paula Santos

Auxiliar Creche

A Paula tem formação como técnica animadora de ação educativa e já trabalha desde 1996 com crianças, o que corresponde a, precisamente, metade da sua vida dedicada à educação. No entanto, quando era pequena tinha o sonho de ser veterinária.

 

O que mais gosta é de passar tempo de qualidade com os seus filhos e nada a deixa mais radiante que ver o seu neto crescer feliz e poder acompanhar o seu desenvolvimento diariamente. Gosta de ter a família reunida no seu quintal para almoçar e o seu prato favorito é arroz de marisco.

 

Trabalhou em algumas escolas antes de chegar à Lua Crescente, destacando que o que a chamou mais à atenção neste projeto foi o respeito pela individualidade de cada criança e a importância dada ao seu desenvolvimento pessoal e social.

 

O desafio que cada criança lhe dá com as suas diferentes características é o que a mais fascina, sendo que a faixa etária que a “derrete” é a do berçário, pelo desenvolvimento constante que se acompanha; e a do jardim-de-infância pelos diálogos que as crianças mantêm e, também, pelas aprendizagens que estas nos dão. Para a Paula, educar é estimular e acompanhar o desenvolvimento das crianças e gostava que, no final, estas a recordassem como amiga e como alguém que lhes transmite confiança.

 

Como lema de vida a Paula refere: “Para quê perder tempo a criticar os outros, se o lema da vida é ser feliz”.

 

Carlota Vieira

Carlota Vieira

Educadora Creche

Carlota Vieira

Educadora Creche

Carlota Rodrigues Vieira é educadora de infância desde setembro de 2018, licenciada e mestre pela Escola Superior de Educação de Lisboa, realizou a sua investigação/ação e tese sobre os comportamentos pró-sociais de crianças dos 0 aos 5 anos.

 

Trabalhou com crianças enquanto treinadora de ginástica acrobática, durante 5 anos e diz querer ser “professora” desde pequena.

 

Para si, educar é criar uma base harmoniosa entre carinho, regras, diversão, concentração, agitação, sossego, liberdade, controlo, autonomia e apoio... no sentido de apoiar o crescimento e desenvolvimento de crianças conscientes do “eu” mas, também, do “eu com os outros”. Assim, o projeto da Lua Crescente cativa-a pela importância dada ao desenvolvimento social e pessoal das crianças – tão ou mais importante como “saber fazer” é “saber ser”, tal como a relação estabelecida entre escola e família, como sendo a continuação uma da outra e não “dois mundos à parte” na vida de uma criança.

 

Gosta de frontalidade, simpatia, viajar, ir ao cinema e comer chocolate. Em relação às crianças, afirma gostar da sua autenticidade, da felicidade das pequenas conquistas e do deslumbramento pelo mundo que as rodeia, assim como o crescente sentido de responsabilidade e progressiva estruturação das brincadeiras, já num ambiente de jardim-de-infância. Detesta aranhas, coisas desarrumadas e ser esquecida, mas se lhe derem uns rissóis de camarão, ela é feliz! (e já agora umas sobremesas!…).

 

Pratica yoga e ginásio, tentando manter um estilo de vida saudável e afirma que gostava de ser lembrada pelas crianças que já passaram por si como alguém em quem puderam confiar, brincar, procurar conforto e ajuda.

Cláudia Monteiro

Cláudia Monteiro

Auxiliar Creche

Cláudia Monteiro

Auxiliar Creche

Quando era criança, a Cláudia, tinha o sonho de ser veterinária, mas o seu caminho chegou às crianças, a partir do momento em que escolheu o curso de Técnica de Apoio Psicossocial.

 

Adora passear ao ar livre, ir à praia e sobretudo estar com a família.

 

O que mais gosta nas crianças é o carinho que elas lhe oferecem todos os dias e forma como estão sempre a aprender. Para ela, educar é estimular, desenvolver e orientar as descobertas das crianças e, por isso mesmo, identifica-se com o projeto da Lua Crescente, o qual considera que dá voz às crianças e todos aprendem com todos. Também a relação de confiança e transparência que temos com as famílias é para ela um pilar importante deste projeto. O seu trabalho diário está centrado no afeto e na transmissão de valores.

 

A Cláudia cativa todos os que a rodeiam com o seu sorriso e com a sua energia e o seu lema de vida é: “O que não te desafia, não te transforma.”

Joana Pereira

Joana Pereira

Educadora Creche

Joana Pereira

Educadora Creche

Desde que se lembra, a vida da Joana Inês esteve ligada a crianças e à educação. Aos 14 anos começou a acompanhar grupos de crianças de Jardim de Infância à praia, e a fazer diversos voluntariados. A escolha pela educação de infância foi, assim, inevitável e ingressou, em 2012, na Escola Superior de Educação de Lisboa, onde realizou a Licenciatura em Educação Básica e o Mestrado em Educação Pré-Escolar. Ao longo deste percurso fez, também, algumas formações no modelo pedagógico Movimento da Escola Moderna (MEM).  Quando terminou o mestrado, abraçou um projeto de ATL de uma associação, tendo trabalhado com crianças dos 4 aos 11 anos, numa escola pública, em regime letivo e não letivo. Só ao fim de um ano nesse projeto, decidiu iniciar o seu percurso enquanto educadora, até hoje, em creche.

 

Ao fim de alguns meses de trabalho, a Joana Inês, teve contacto com a Lua Crescente, um projeto que considera inovador, “cujo centro são as crianças e as suas famílias. Onde os direitos das crianças, os seus interesses e, acima de tudo, o seu bem-estar se destacam em primeira ordem”, como refere. Para a Joana, o que a fascina mais nas crianças são os desafios que estas lhe colocam.

 

Na sua opinião, educar é, acima de tudo, acreditar. É apoiar, valorizando e guiar, orientando. Educar é crer no potencial de cada criança, fazendo-a confiar em si mesma e em todas as suas capacidades. Por isso mesmo, gostava que as crianças que por si passam se lembrassem de si com ternura, enquanto alguém com quem puderam sempre contar. Gostava de poder ser, para todas as crianças que se cruzem no seu caminho, uma parte da lembrança de uma infância feliz.

 

Para si, nada é melhor que estar ao pé do mar, ver o pô-do-sol, comer caracóis e petiscos. Como lema de vida, a Joana acredita que não se pode querer mudar o vento, mas pode-se ajustar as velas do barco para chegar onde queremos.

Ana Rita Luís

Ana Rita Luís

Auxiliar Creche

Cátia Valadas

Cátia Valadas

Educadora Jardim de Infância

Cátia Valadas

Educadora Jardim de Infância

A nossa Cátia “Valadocas” formou-se na Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich com o Curso de Educação de Infância e conta com 4 anos de experiência em Creche e 3 anos em Jardim de Infância.

 

Acredita que “educar é estimular, desenvolver e orientar as aptidões da criança, ajudando a descobrir o seu potencial e a ter um desenvolvimento equilibrado em todas as áreas do seu desenvolvimento”.

 

Para a Cátia, as crianças entre os 3 e os 6 anos têm um encanto especial pois considera que são idades extremamente desafiantes. Aquilo que mais a cativa nas crianças é a sua espontaneidade.

 

Quando questionada acerca do projeto Lua Crescente, salienta a pedagogia utilizada e a ótima preparação com que as nossas crianças transitam para o 1º Ciclo, sendo que neste ponto ela é suspeita (!), já que tem sido uma das responsáveis pelo sucesso com que as nossas crianças abraçam o desafio do 1º Ciclo.

 

Acrescenta ainda que este é um projeto muito humano e pedagogicamente enriquecedor e é por isso que afirma sentir um enorme orgulho por pertencer à equipa da Lua Crescente.

 

No que diz respeito às suas crianças, nada a deixa mais alegre do que senti-las felizes, gostava ainda de ser lembrada por elas como a “bruxa” (boa, é claro!), pois todos sabemos que a nossa Cátia é um doce.

 

Ler e passear são as coisas que mais gosta de fazer, e tal como refere naquele que é o seu lema de vida, o seu segredo é “ser positiva e encontrar a beleza nas pequenas coisas da vida e do quotidiano”.

Luísa Pombo

Luísa Pombo

Auxiliar Jardim de Infância

Luísa Pombo

Auxiliar Jardim de Infância

A Luísa Pombo, mais conhecida pela nossa “Pomba”, pensava que iria ser Assistente Social num estabelecimento prisional e acabou por ir para a área da Educação, frequentando o curso de Educadores de Infância (que não concluiu) e depois o curso de Técnica de Ação Educativa... e passou a trabalhar na área. Hoje, a Luísa tem já 30 anos de experiência e já passou pelas várias valências (desde o Berçário até ao Jardim de Infância).

 

Gosta muito de viver entre as crianças, principalmente a partir dos 3 anos, em que elas já se expressam melhor oralmente e o que mais a cativa é a sua espontaneidade e alegria. Gostava de ser lembrada por elas como alguém que as ajudou a crescer!

 

Quando questionada sobre a Lua Crescente, diz que gosta do Projeto porque dá voz às crianças e famílias, o que origina uma relação de confiança entre todos os intervenientes da comunidade Educativa.

 

Para a Luísa, educar é dar amor e carinho mas com regras.

 

Nos tempos livres, gosta de ler e não dispensa um bom dia de praia!

Joana Conceição

Joana Conceição

Educadora Jardim de Infância

Joana Conceição

Educadora Jardim de Infância

Sabendo desde sempre que o seu caminho seria feito lado a lado com crianças, a Joana desde cedo sabia que o seu futuro seria como professora ou como educadora. Refere que foi logo no 9º ano que decidiu que seria educadora de infância e “nada mudou desde aí”! Trabalhando desde os seus 16 anos com crianças (em acompanhamento de grupos durante as atividades não letivas), uns anos mais tarde ingressou na Escola Superior de Educação de Lisboa e tornou-se Mestre em Educação Pré-Escolar.

 

Ao ser questionada sobre como vê o projeto da Lua Crescente, a Joana considera que “O projeto da Lua Crescente enquadra-se, sem dúvida, nas necessidades e imposições exigidas pela sociedade atual” reforçando que existe uma preocupação em “fazer crescer humanos conscientes da sua ação nos contextos em que se integram”. Para a Joana, o modelo pedagógico da Lua Crescente destaca-se por três motivos: i) a comunicação e cooperação com as famílias; ii) a metodologia pedagógica, de trabalho de projeto, que permite às crianças desenvolverem diversas competências e capacidades; iii) o facto de existirem as diversas valências – desde berçário a 1ºciclo, já que isso “permite a convivência e partilha entre crianças de várias idades”.

 

Quanto às crianças, o que mais a cativa é sem dúvida a espontaneidade e também a ingenuidade “que lhes permite estarem disponíveis para o outro e para o mundo, de braços abertos para conhecer, viver, crescer”. Para a Joana educar é quase poesia… “ Educar é, primeiro que tudo, escutar. Escutar com o coração, para perceber as necessidades do outro e o melhor modo de chegar até ele. É abrir os braços para acolher, proteger, acarinhar. É ser porto de abrigo e, ainda assim, ser causador de tempestades. Agitar ideias, provocar reações, encaminhar a novas descobertas, criar oportunidades de exploração e aprendizagem. É estar disponível para deixar entrar todos aqueles que precisam de nós e ajudá-los a encontrar o seu percurso para que deixemos de ser precisos.”.

 

Amante de sol, praia e piscina, a Joana adora viajar e “conhecer sítios, culturas e pessoas novas!”. Mas o que a deixa verdadeiramente feliz é estar com a família toda reunida à volta de uma mesa bem recheada, de preferência com comida italiana, a sua favorita, e reforça que nestes momentos “é sempre diversão garantida”!

 

Um dia mais tarde a Joana gostava de ser relembrada como “uma educadora carinhosa, que está sempre pronta a ajudar, que sabe brincar com as crianças e rir-se com elas e de si mesma!”, algo que decerto irá acontecer, pois o lema de vida da Joana é: “Se não sorrires para a vida, ela não sorri para ti!”. Sendo ela uma pessoa tão sorridente certamente que a vida ainda lhe vai sorrir muito…

Ana Saleiro

Ana Saleiro

Auxiliar Jardim de Infância

Vera Rocha

Vera Rocha

Auxiliar Jardim de Infância

Cláudia Silva

Cláudia Silva

Professora 1º Ciclo do ensino básico

Cláudia Silva

Professora 1º Ciclo do ensino básico

Quando era pequena, a Cláudia queria ser bióloga marinha, mas a sua vida levou-a até à educação. É licenciada em Ensino Básico e tem uma pós-graduação em Educação Matemática na Educação Pré-Escolar, 1º e 2º Ciclos. Trabalha com crianças há cerca de 15 anos e encontra nelas a ingenuidade, a alegria e a criatividade que a fazem “derreter”.

 

Acredita que a educação é orientar e desenvolver as competências dos alunos preparando-os para a vida e revela a sua preocupação com o respeito pela sua individualidade. Gostaria de ser lembrada pelos alunos com quem partilha a sala de aula como “a professora que os ajudou a crescer”.

 

Aos seus olhos, o projeto da Lua Crescente é a concretização de uma educação moderna, que contradiz o ensino expositivo e unilateral – do professor para o aluno. Destaca a metodologia de trabalho por projeto, que encara como essencial para a motivação e integração dos alunos durante todo o processo de aprendizagem, estimulando neles o hábito do questionamento sobre aquilo que as rodeia.

 

Gosta de viver num ambiente de tranquilidade e de harmonia e detesta injustiças. Por isso mesmo, o seu lema de vida é “Não faças aos outros aquilo que não gostarias que te fizessem a ti.”.

 

Um dia ideal para a Cláudia passa por ler um bom livro, comer um belo prato de bacalhau com natas, passear com o marido, brincar com o filho e lecionar, demonstrando que o ensino faz parte de quem ela é.

Sílvia Fernandes

Sílvia Fernandes

Auxiliar 1º Ciclo do ensino básico

Sílvia Fernandes

Auxiliar 1º Ciclo do ensino básico

Sílvia Fernandes, 28 anos, chegou à Lua cheia de alegria e boa disposição!

 

Quando era pequena sonhava ser veterinária mas sempre teve receio de animais… Acabou por fazer um curso técnico profissional de acompanhamento de crianças e outro de contabilidade. Como a vida dá muitas voltas, dedicou-se a tarefas várias na área comercial e de serviços de limpeza...

           

O seu primeiro contacto com crianças fora do contexto familiar/amigos foi no estágio profissional que realizou. E na família, tem dois sobrinhos que diz serem lindos: a Marta, de 4 anos, a quem carinhosamente chama de Martinha e o Fernando com 3 meses.

 

Segundo a própria, o que mais a atrai nas crianças é a sua essência real. Sem nenhuma faixa etária de preferência (ainda), afirma que cada idade tem a sua particularidade, mas acredita que o berçário e as salas de 1 ano têm um lugar especial no seu coração. Agora a contactar com o 1.º ciclo, diz estar a gostar muuuito da experiência - “para mim, educar é amar, transformar e criar oportunidades de uma vida melhor e mais sorridente”.   Considera o projeto da Lua Crescente muito interessante pois valoriza a criança acima de tudo, bem como as suas famílias. Para além disso, coloca o bem-estar e os direitos das crianças sempre em primeiro lugar.

 

A Sílvia acredita, tal como é referido no plano pedagógico da Lua Crescente, que cada família é única e por isso devemos escutar e valorizar cada uma delas no todo.

 

Gostava que as crianças se lembrassem de si pela amizade, simpatia e companheirismo.

 

Passear, ver o mar e estar com os meus amigos, estar em família e ir à praia são o que mais gosta de fazer. Diz detestar falsidades, e não resiste a uma bela francesinha.

 

O seu lema de vida é tentar fazer sempre o bem, nunca desistir e ver sempre o lado positivo das coisas. Por fim, deixa uma mensagem: “gosto muito de trabalhar na Lua (Crescente) e é o melhor trabalho que já tive na vida.”

Informações e Normas


A Lua Crescente rege-se por um conjunto de normativos, no sentido de balizar a atividade pedagógica e administrativa entre todos os elementos integrantes do processo educativo.

Assim, dispomos e disponibilizamos anualmente o Projeto Educativo (faça aqui o download), o Regulamento Interno e o Calendário Escolar a todos os encarregados de educação e comunidade escolar.

Download Regulamento