O momento da inscrição das crianças no 1º ciclo pode gerar algum nervosismo e apreensão. Afinal, é o primeiro contacto da criança no “mundo dos crescidos” e quer que esse contacto seja positivo e estimulante.
Neste artigo vamos explicar o que caracteriza este período e as competências de 1º ciclo que pode esperar que a criança desenvolva. Sim, é importante seguir o plano curricular, mas existem outras aptidões a serem desenvolvidas e o papel da escola é fundamental.
Nos primeiros anos a criança é mais permeável e, portanto, mais receptiva a tudo o que ensinamos. Os valores transmitidos são fulcrais para o seu desenvolvimento enquanto adulto feliz e realizado.
Na Lua Crescente combinamos o desenvolvimento cognitivo e o emocional. Acreditamos que esta é a receita perfeita para potenciar o crescimento das crianças no 1º ciclo.
Como aplicamos o MEM ao desenvolvimento de competências de 1º ciclo?
O Movimento da Escola Moderna tem vários aspetos semelhantes aos outros métodos e ciclos. No entanto, há pequenos detalhes que o tornam um modelo diferente, com características únicas que devem ser consideradas.
No 1º ciclo, além do plano curricular do Ministério de Educação, que é cumprido, também trabalhamos por projeto. Isto significa que, na Lua Crescente, damos espaço e incentivamos a desenvolver outros temas e atividades que são do interesse das crianças. Através deste método conseguimos captar a sua máxima atenção para a matéria, bem como para o mundo à sua volta.
Cada tópico pode ser abordado durante diferentes períodos de tempo e de formas distintas e ambientes diversos. Imagine que uma das crianças introduz o tema dos animais marinhos!
- Em casa
Cada criança pode escolher um animal e recolher informação em casa, com os pais, para depois partilhar com o grupo.
- Na escola
O tema pode ser trabalhado nas aulas de ciências, matemática, música e artes plásticas culminando numa exposição na sala de aula para que outras turmas possam visitar e conhecer o trabalho desenvolvido.
- Ambiente externo
O projeto pode, ainda, incluir uma visita de estudo ou a visita de um adulto, especialista no tema, que possa partilhar curiosidades com as crianças.
Na prática, é importante perceber que todos os temas podem ser trabalhados das mais diversas formas. Podemos incluí-los em diferentes disciplinas. Basta estarmos abertos à criatividade e imaginação das crianças e do corpo docente!
O MEM cumpre o Plano Curricular do Ministério da Educação?
Como já tivemos oportunidade de mencionar, no MEM é seguido o plano curricular estabelecido pelo Ministério da Educação. Porém, acreditamos que pode existir uma aproximação às necessidades específicas da criança e da turma.
Conheça agora alguns métodos de trabalho que contribuem para o desenvolvimento de competências de 1º ciclo ao nível curricular:
- Projetos
As crianças são desafiadas a desenvolver um tema ou atividade em conjunto como já mencionado. Este projeto só é concluído com sucesso ao passar pelas seguintes fases:
- Planeamento
- Inquérito e pesquisa
- Organização da informação
- Comunicação
- Verificação de aprendizagem.
- Momentos de Estudo
Os momentos de estudos englobam duas competências – autonomia e saber pedir ajuda. Em sala de aula as crianças são convidadas a ter momentos de estudo de forma autónoma. Aqui, após ser dado o tema, cada criança aprende por si. Se tiver dúvidas ou precisar de comunicar o que aprendeu, tem um momento com um acompanhamento individual com o professor.
- Momento de aprendizagem conjunta
Como o próprio nome indica, é um trabalho que é feito entre alunos e professores. Pode ser uma sessão de dúvidas, desenvolvimento de conceitos, definição de conceitos, revisão de trabalhos desenvolvidos e também trabalhos artísticos.
3 competências de 1º ciclo a desenvolver
O Movimento da Escola Moderna entende que cada criança é um indivíduo diferente. Podemos estimular e desenvolver algumas características pessoais de forma individual, entre elas:
- Comunicação
- Curiosidade
- Vontade de aprender
- Capacidade de ajudar o outro
- Aprender com o erro
- Viver em democracia
Na Lua Crescente acreditamos que ao trabalhar estas características estamos a ajudar as crianças a estarem mais preparadas para a vida adulta. Estas servem também de base para 3 competências de 1º ciclo que analisaremos em maior detalhe.
Liberdade de Expressão
É através de um clima de livre expressão e de envolvimento direto da criança que esta aprende a gerir as suas emoções.
Na Luz Crescente defendemos que as crianças devem ter tempo para pensar sobre os conceitos, pois só assim aprendem realmente sobre elas. É importante que percebam a diferença entre memorizar e aprender.
Lua Crescente
Colaboração e Entreajuda
Na Lua Crescente, os alunos mais velhos ajudam os alunos mais novos. Existe, assim, a oportunidade de criar momentos de colaboração e cooperação.
Desta forma, desenvolve a entreajuda e a comunicação, como também o sentido do outro – um só atinge um objetivo, se o seu próximo também o atingir. A atitude cooperativa multiplica-se em vantagens e é nesta base que a criança cresce.
Participação Democrática
É num clima de curiosidade, vontade de saber mais, liberdade de expressão e colaboração que a criança desenvolve uma última competência de 1º ciclo: participação democrática. Esta competência de 1º ciclo só é possível alcançar com uma atitude colaborativa entre alunos e professores. Saber ouvir, pensar e decidir em conjunto são a base para viver em democracia e em sociedade.
Júlia Oliveira-Formosinho, professora da Universidade Católica Portuguesa, fundadora da Associação Criança e membro da direção da European Early Childhood Research Association, explica num artigo dedicado ao Modelo Curricular do MEM que a primeira característica do processo educativo é a sua dimensão social.
A Lua Crescente é uma escola que ensina além do plano curricular obrigatório. Cada aluno é tratado dentro da sua individualidade e emoções, o que consideramos ser fundamental para o desenvolvimento enquanto aluno, mas, acima de tudo, enquanto pessoa. Esta é a base das competências de 1º ciclo que procuramos desenvolver.
Saiba mais sobre o 1º ciclo na Lua Crescente.