• Saltar para o menu principal
  • Skip to main content
  • Saltar para a barra lateral principal
  • Saltar para o rodapé

Lua Crescente - Berçário, Creche, Jardim de infância e 1º Ciclo

Berçário, Creche, Jardim de infância e 1º Ciclo. No Parque das Nações, em Lisboa, muito perto da Portela, Moscavide, Olivais e Sacavém.

  • SOBRE NÓS
  • AS NOSSAS INSTALAÇÕES
  • BERÇÁRIO
  • CRECHE
  • JARDIM DE INFÂNCIA
  • 1º Ciclo
  • VISITAS E CONTACTOS
Você está aqui: Home / 1º Ciclo / Quais as competências essenciais a desenvolver no 1º ciclo e como a escola pode potenciar este desenvolvimento?

Quais as competências essenciais a desenvolver no 1º ciclo e como a escola pode potenciar este desenvolvimento?

25 de Maio 2022, por Lua Crescente

O 1º ciclo é muito importante, tanto para a criança como para a família. Neste artigo explicamos o que deve caracterizar este ciclo, em termos de competências, e o que esperar que o seu filho desenvolva. Veja também o Guia Básico do Aluno do 1º ciclo.  

O momento da inscrição das crianças no 1º ciclo pode gerar algum nervosismo e apreensão. Afinal, é o primeiro contacto da criança no “mundo dos crescidos” e quer que esse contacto seja positivo e estimulante.

Neste artigo vamos explicar o que caracteriza este período e as competências de 1º ciclo que pode esperar que a criança desenvolva. Sim, é importante seguir o plano curricular, mas existem outras aptidões a serem desenvolvidas e o papel da escola é fundamental. 

Nos primeiros anos a criança é mais permeável e, portanto, mais receptiva a tudo o que ensinamos. Os valores transmitidos são fulcrais para o seu desenvolvimento enquanto adulto feliz e realizado. 

Na Lua Crescente combinamos o desenvolvimento cognitivo e o emocional. Acreditamos que esta é a receita perfeita para potenciar o crescimento das crianças no 1º ciclo.

Como aplicamos o MEM ao desenvolvimento de competências de 1º ciclo? 

O Movimento da Escola Moderna tem vários aspetos semelhantes aos outros métodos e ciclos. No entanto, há pequenos detalhes que o tornam um modelo diferente, com características únicas que devem ser consideradas. 

No 1º ciclo, além do plano curricular do Ministério de Educação, que é cumprido, também trabalhamos por projeto. Isto significa que, na Lua Crescente, damos espaço e incentivamos a desenvolver outros temas e atividades que são do interesse das crianças. Através deste método conseguimos captar a sua máxima atenção para a matéria, bem como para o mundo à sua volta.

Cada tópico pode ser abordado durante diferentes períodos de tempo e de formas distintas e ambientes diversos. Imagine que uma das crianças introduz o tema dos animais marinhos! 

  1. Em casa 

Cada criança pode escolher um animal e recolher informação em casa, com os pais, para depois partilhar com o grupo. 

  1. Na escola

O tema pode ser trabalhado nas aulas de ciências, matemática, música e artes plásticas culminando numa exposição na sala de aula para que outras turmas possam visitar e conhecer o trabalho desenvolvido. 

  1. Ambiente externo

O projeto pode, ainda, incluir uma visita de estudo ou a visita de um adulto, especialista no tema, que possa partilhar curiosidades com as crianças.

Na prática, é importante perceber que todos os temas podem ser trabalhados das mais diversas formas. Podemos incluí-los em diferentes disciplinas. Basta estarmos abertos à criatividade e imaginação das crianças e do corpo docente!

O MEM cumpre o Plano Curricular do Ministério da Educação?

Como já tivemos oportunidade de mencionar, no MEM é seguido o plano curricular estabelecido pelo Ministério da Educação. Porém, acreditamos que pode existir uma aproximação às necessidades específicas da criança e da turma. 

Conheça agora alguns métodos de trabalho que contribuem para o desenvolvimento de competências de 1º ciclo ao nível curricular: 

  1. Projetos

As crianças são desafiadas a desenvolver um tema ou atividade em conjunto como já mencionado. Este projeto só é concluído com sucesso ao passar pelas seguintes fases: 

  • Planeamento
  • Inquérito e pesquisa
  • Organização da informação
  • Comunicação
  • Verificação de aprendizagem. 
  1. Momentos de Estudo

Os momentos de estudos englobam duas competências – autonomia e saber pedir ajuda. Em sala de aula as crianças são convidadas a ter momentos de estudo de forma autónoma. Aqui, após ser dado o tema, cada criança aprende por si. Se tiver dúvidas ou precisar de comunicar o que aprendeu, tem um momento com um acompanhamento individual com o professor. 

  1. Momento de aprendizagem conjunta

Como o próprio nome indica, é um trabalho que é feito entre alunos e professores. Pode ser uma sessão de dúvidas, desenvolvimento de conceitos, definição de conceitos, revisão de trabalhos desenvolvidos e também trabalhos artísticos. 

3 competências de 1º ciclo a desenvolver

O Movimento da Escola Moderna entende que cada criança é um indivíduo diferente. Podemos estimular e desenvolver algumas características pessoais de forma individual, entre elas:

  • Comunicação
  • Curiosidade
  • Vontade de aprender
  • Capacidade de ajudar o outro 
  • Aprender com o erro
  • Viver em democracia

Na Lua Crescente acreditamos que ao trabalhar estas características estamos a ajudar as crianças a estarem mais preparadas para a vida adulta. Estas servem também de base para 3 competências de 1º ciclo que analisaremos em maior detalhe.

Liberdade de Expressão

É através de um clima de livre expressão e de envolvimento direto da criança que esta aprende a gerir as suas emoções.

Na Luz Crescente defendemos que as crianças devem ter tempo para pensar sobre os conceitos, pois só assim aprendem realmente sobre elas. É importante que percebam a diferença entre memorizar e aprender. 

Lua Crescente

Colaboração e Entreajuda

Na Lua Crescente, os alunos mais velhos ajudam os alunos mais novos. Existe, assim, a oportunidade de criar momentos de colaboração e cooperação.

Desta forma, desenvolve a entreajuda e a comunicação, como também o sentido do outro – um só atinge um objetivo, se o seu próximo também o atingir. A atitude cooperativa multiplica-se em vantagens e é nesta base que a criança cresce. 

Participação Democrática

É num clima de curiosidade, vontade de saber mais, liberdade de expressão e colaboração que a criança desenvolve uma última competência de 1º ciclo: participação democrática. Esta competência de 1º ciclo só é possível alcançar com uma atitude colaborativa entre alunos e professores. Saber ouvir, pensar e decidir em conjunto são a base para viver em democracia e em sociedade. 

Júlia Oliveira-Formosinho, professora da Universidade Católica Portuguesa, fundadora da Associação Criança e membro da direção da European Early Childhood Research Association, explica num artigo dedicado ao Modelo Curricular do MEM que a primeira característica do processo educativo é a sua dimensão social.

A Lua Crescente é uma escola que ensina além do plano curricular obrigatório. Cada aluno é tratado dentro da sua individualidade e emoções, o que consideramos ser fundamental para o desenvolvimento enquanto aluno, mas, acima de tudo, enquanto pessoa. Esta é a base das competências de 1º ciclo que procuramos desenvolver.

Saiba mais sobre o 1º ciclo na Lua Crescente. 

Arquivado em:1º Ciclo

Interações do Leitor

DEIXE-NOS UM COMENTÁRIO Cancelar resposta

Sidebar primária

Categorias
  • 1º Ciclo
  • ATL
  • Berçário
  • Creche
  • Educação
  • Infantário
  • Jardim de Infância
  • Noticias
  • Pré-escolar
  • Uncategorized

Copyright © 2023 · Metro Pro on Genesis Framework · WordPress · Login