É no 1º Ciclo do Ensino Básico que as crianças começam a desenvolver capacidades e competências cognitivas em várias áreas do conhecimento. Além de todas as outras mudanças implícitas nesta transição, um dos grandes desafios é conseguir captar a atenção das crianças durante os momentos de partilha de conhecimento, sem que estas percam o interesse pelos conteúdos.
A atenção e a concentração são essenciais nesta fase de aprendizagem, mas, muitas vezes, são difíceis de conseguir. Neste artigo falamos sobre as principais dificuldades de concentração que se verificam nas crianças desta faixa etária e damos a conhecer algumas estratégias para melhorar estas duas competências, com um impacto direto no desempenho escolar.
Qual a importância da concentração e da atenção no 1º Ciclo do Ensino Básico?
Quando entram no 1º Ciclo, as crianças começam a adquirir competências básicas relacionadas com a escrita, com a leitura e o cálculo e só estando atentas e concentradas conseguirão assimilar e compreender estes novos conceitos.
Quando uma criança está focada no que aprende, consegue estar mais envolvida nas tarefas propostas, compreende melhor tudo o que é dito pelos professores e retém com mais eficácia o conhecimento. Desta forma, a criança vai, também, ser mais ativa e participativa nas atividades realizadas na sala de aula, sejam elas individuais ou em grupo.
Desenvolver a concentração e a atenção desde o 1º Ciclo do Ensino Básico é a chave para um desenvolvimento académico mais sólido, fundamental ao longo de todo o percurso educacional.
Quais são as principais dificuldades de concentração no 1º Ciclo do Ensino Básico?
Quando uma criança inicia o 1º ciclo, a necessidade de adaptação a uma rotina diferente daquela a que estava habituada no Jardim de Infância é inevitável. Novo professor, novos colegas e uma série de novos conceitos para aprender.

Nesta fase, é crucial que os professores e os pais estejam presentes e disponíveis para apoiar a criança neste momento de transição. Ao criarem um ambiente acolhedor, seguro e, ao mesmo tempo, estimulante, é mais fácil a criança assimilar estas mudanças e novidades. O resultado é um processo de aprendizagem mais eficaz.
Nestas idades, a maioria das crianças sente dificuldade em:
- Estar concentrada durante períodos mais longos;
- Com a gestão do tempo e a organização de tarefas;
Como ainda se estão a habituar a novas rotinas, pode ser difícil manterem o foco apenas numa tarefa ou atividade. Além disso, se existirem muitos estímulos à volta da criança, é natural que ela se desconcentre.

Os estímulos digitais afetam a atenção das crianças?
O impacto da tecnologia na vida das crianças preocupa muitos pais e professores. Na verdade, o contacto das crianças com as tecnologias pode ter vários benefícios, se acontecer com moderação e seguindo regras apertadas.
No entanto, existe o outro lado da tecnologia. Aquele em que muitas crianças ficam viciadas em tablets, smartphones ou gadgets. E, quando isto acontece, a criança terá todo o seu foco neste tipo de atividades, perdendo todo o interesse na escola e tarefas do dia a dia. Esta dependência digital interfere de forma direta com a vida da criança e afeta a atenção e desempenho escolar no 1º Ciclo do Ensino Básico.
Quais as melhores estratégias para aumentar a atenção e a concentração no 1º Ciclo do Ensino Básico?
Na Lua Crescente acreditamos que a melhor forma de manter os alunos concentrados nesta etapa de aprendizagem é oferecer-lhes um ambiente que promova a sua autonomia, onde se sintam envolvidos e responsáveis pelo seu próprio conhecimento.
Com a metodologia do Movimento Escola Moderna, a criança é ativa no seu processo de aprendizagem, tendo flexibilidade para escolher que tipo de conteúdos gostaria de aprender e como. Esta liberdade motiva a criança e estimula a sua atenção e concentração.

Partilhamos 5 das principais estratégias que usamos para estimular a concentração das crianças no 1º Ciclo do Ensino Básico.
1. Ambiente de aprendizagem cooperativo
As crianças são incentivadas a colaborar entre elas e a partilhar ideias. É um ambiente que promove a interação entre os alunos e estimula a atenção partilhada com um objetivo em comum.

“Durante a semana, na Lua Crescente, os alunos e os adultos preenchem o diário de turma onde registam os acontecimentos mais significativos que viveram. Este diário inclui um espaço para as ocorrências positivas denominado “gostámos” e outro “não gostámos” onde registamos os conflitos e aspetos menos positivos do dia. Para além destes dois, existe ainda o espaço “queremos fazer” onde apontamos as propostas de cada um. Às sextas-feiras é dia de Conselho de Cooperação e após uma revista do diário da semana, levamos a votação os temas e os projetos que queremos realizar na semana seguinte.”
2. Aprendizagem por projetos

As crianças realizam atividades práticas num determinado contexto, tendo a oportunidade de explorar um tema ou um problema em específico, mediante as suas preferências. Desta forma, vão sentir-se mais motivadas, envolvidas e, por consequência, vão estar mais focadas e concentradas.
Por exemplo, se as crianças manifestarem um interesse em tubarões, podemos desenvolver diferentes projetos sobre esse tema em que abordamos as características do animal, meio em que vive, alimentação e através da leitura de livros, desenhos, filmes, fazer peças de teatro, visitas de estudo entre outros.
3. Trabalhos de grupo

Trabalhar em pequenos grupos dá às crianças a possibilidade de interagir e colaborar com outros colegas, desenvolvendo uma série de competências, tais como:
- Comunicação;
- Trabalho em equipa;
- Resolução de problemas;
- Divisão de tarefas;
- Partilha.
Esta interação torna a aprendizagem mais dinâmica, deixando a criança mais motivada e recetiva à aprendizagem.
4. Ambiente de aprendizagem flexível

O Movimento Escola Moderna defende a criação de ambientes de aprendizagem que se adaptem às necessidades individuais de cada aluno. Isto é, o espaço deve oferecer recursos para as crianças escolherem como querem desenvolver e aprender determinado conteúdo. Por exemplo, pode ter computadores, para os alunos fazerem pesquisas, zonas de leitura e áreas reservadas para se reunirem em pequenos grupos.
5. Materiais e recursos visuais

As salas de aula da Lua Crescente têm mobiliário modular que permite diferentes configurações e se adapta a crianças destras ou canhotas. É comum utilizarmos recursos visuais, como cartazes, mapas, gráficos, entre outros, para facilitar a compreensão e assimilação da matéria. Desta forma, as crianças mantêm-se mais atentas e concentradas.
Educação adaptada e flexível no 1º Ciclo do Ensino Básico
Apesar de ser um grande desafio, é fundamental que as instituições de ensino implementem estratégias eficazes para o desenvolvimento da atenção e concentração nas crianças. Estas são competências essenciais que acompanharão a criança ao longo da sua vida — académica, pessoal e profissional.
Na Lua Crescente, acreditamos que o sucesso das nossas crianças se faz através de uma parceria entre a escola e as famílias. Por isso, deixamos um convite para conhecer a valência de 1º Ciclo do Ensino Básico da Lua Crescente, as nossas equipas e, também, as nossas instalações.