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A minha criança vai para o 1º ciclo. E agora?

7 de Junho 2021, por Lua Crescente

Transitar para o 1º ciclo é um grande marco na vida das crianças e também dos pais.

Se sente um nó no estômago com esta mudança saiba que muitos pais se sentem da mesma forma. Afinal, é uma etapa que pode trazer tanto de entusiasmo quanto de insegurança.

“Será que o meu filho vai gostar da escola?“, “Será que consegue fazer amigos?“, “Irá ter dificuldades para aprender?” – estas são apenas algumas das interrogações que atormentam os pais nesta fase.

Como todos pretendem facilitar o processo, hoje vamos fornecer algumas informações importantes para que consiga ultrapassar esta transição da forma mais tranquila possível.
 

Será que a minha criança está mesmo preparada para ingressar na escola?

É normal que se interrogue em algum momento se a criança estará mesmo apta para esta transição, para além do facto de estar na idade adequada.

Esta preocupação é relevante, uma vez que, ingressar no 1º ciclo sem estar preparada coloca-a exposta a exigências a que é incapaz de corresponder, podendo desenvolver sentimentos de frustração e de resistência perante a escola, atrapalhando o percurso escolar.

De acordo com o pediatra Eduardo Sá, a idade não é o fator mais importante para esta transição. Esta opinião é corroborada pelo pediatra Mário Cordeiro, que acredita que esta preparação é mais uma questão de maturidade, que difere consoante a criança.

Se quer ter certezas, saiba que, de modo geral, uma criança está pronta para o 1º ciclo quando:

  • Consegue comunicar de forma articulada, oral e corporalmente, e formular opiniões;
  • Detém noções de autonomia e responsabilidade;
  • Tem consciência do “eu” e do mundo que a rodeia;
  • É capaz de reagir e tolerar insucessos e frustrações, além de ter autocontrolo;
  • Consegue manter a atenção por determinados períodos de tempo e memorizar informações;
  • Apresenta noção temporal e espacial;
  • É capaz de se integrar em grupos diversificados;
  • Manifesta gostos próprios e outras componentes que expressam a definição da individualidade.

Qual o papel dos pais nesta nova fase e como devem encará-la?

O maior conselho, partilhado pela psicóloga Adriana Campos, é enfrentar a entrada no 1º ciclo como mais uma mudança natural, como todas as outras que a criança já enfrentou até então – desde começar a dormir no próprio quarto, ficar a cuidado de terceiros durante o dia, entre outras situações -, mostrando segurança.

Sabemos que pode ser difícil deixar de lado os receios ou até evitar transportar para a ocasião as suas próprias experiências, mas lembre-se que estas emoções podem ser absorvidas pela criança, levando a que percecione que há, de facto, algo a temer.

Além do mais, evite criar demasiadas expectativas, principalmente em relação aos resultados escolares. Afinal, a criança é mais do que apenas um aluno. Aplauda os progressos e respeite o seu ritmo de aprendizagem, sem grandes pressões que minam o gosto por aprender e criam eventuais sentimentos de falhanço.

Mais: não se preocupe se a sua criança ainda é incapaz de ler, escrever ou fazer contas, pois não é isso que se espera dela – o local ideal para aprender é no 1º ciclo, onde está prestes a ingressar.
 
 

Antes da mudança – dicas para facilitar o processo

  • Leve a criança a conhecer a escola e o professor – indique-lhe onde se deve dirigir para almoçar ou para o recreio, por exemplo, para que saiba o que esperar;
  • Fale sobre a mudança, mas evitando longas explicações;
  • Partilhe o quanto a escola foi importante para si – se houver irmãos mais velhos, podem também partilhar experiências positivas;
  • Leve a criança a comprar o material escolar, deixando que faça algumas escolhas dentro de uma gama de opções, envolvendo-a no processo de forma divertida;
  • Estimule o interesse – explique, por exemplo, que em breve conseguirá ler os livros preferidos sem ajuda;
  • Organize a rotina e deixe tudo pronto na noite anterior – evita o stress e as correrias;
  • Chegue à escola com antecedência – é uma boa altura para criar relações com outros pais;
  • Despeça-se com afeto e confiança.

 

O que fazer para beneficiar a adaptação à Escola ao longo do tempo

De modo geral, as crianças tendem a adaptar-se de forma positiva a esta transição, por vezes até melhor que os adultos.

Mas lembre-se que cada caso é um caso e todos têm ritmos de adaptação diferentes.

Veja alguns conselhos que podem ajudar na adaptação e que pode seguir ao longo do tempo:

  • Interesse-se pelas atividades escolares;
  • Dê tempo à criança para progredir;
  • Promova a harmonia familiar para que se sinta emocionalmente estável, beneficiando as experiências escolares;
  • Converse sobre o dia a dia (o seu e o da criança), incentivando a que partilhe o que sente – se a criança não quiser falar, evite forçar demasiado;
  • Incentive a valores como a assiduidade, pontualidade e responsabilidade;
  • Tenha atenção a eventuais dificuldades;
  • Dê espaço à criança para que viva conflitos e ultrapasse desafios – mas sempre demostrando amor, segurança e apoio.

 

Relação próxima com a escola – o segredo para um percurso feliz

É verdade que a transição para o 1º ciclo traz uma série de mudanças no dia a dia das crianças, em especial no que respeita a hábitos, regras e responsabilidades, sempre sem esquecer o tempo para continuar a brincar.

Neste processo, a comunicação com a escola e professores é fundamental, pois saberão, melhor que ninguém, partilhar conselhos e conclusões que retiram da observação da sua criança num ambiente novo.

Além disso, estabelecer uma relação de confiança e respeito com a comunidade escolar é um bom exemplo a transmitir.

Na Lua Crescente acreditamos que a cooperação com as famílias é essencial para um percurso escolar mais sustentado e feliz. Além disso, apesar da aprendizagem em grupo, defendemos a importância de respeitar as individualidades e capacidades de cada criança, promovendo sempre o gosto por aprender.

Desta forma, a vida na escola será uma recordação feliz!

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