• Saltar para o menu principal
  • Skip to main content
  • Saltar para a barra lateral principal
  • Saltar para o rodapé

Blog Lua Crescente Berçário Creche Jardim infância 1º Ciclo

Berçário, Creche, Jardim de infância e 1º Ciclo. No Parque das Nações, em Lisboa, muito perto da Portela, Moscavide, Olivais e Sacavém.

  • SOBRE NÓS
  • AS NOSSAS INSTALAÇÕES
  • BERÇÁRIO
  • CRECHE
  • JARDIM DE INFÂNCIA
  • 1º Ciclo
  • VISITAS E CONTACTOS
Você está aqui: Home / 1º Ciclo / Jogos matemáticos no 1.º Ciclo: ideias para ensinar matemática de forma divertida e eficaz

Jogos matemáticos no 1.º Ciclo: ideias para ensinar matemática de forma divertida e eficaz

12 de Maio 2025, por Lua Crescente

A matemática é muitas vezes vista como um desafio para muitas crianças. No entanto, a forma como é ensinada pode transformar esta perceção. E usar jogos matemáticos no 1.º Ciclo pode mesmo tornar a aprendizagem mais envolvente e eficaz. 

Com este artigo ficará a saber:

  • Quais os benefícios dos jogos matemáticos no 1.º Ciclo;
  • Exemplos de jogos matemáticos para crianças do 1.º Ciclo;
  • Como integrar jogos matemáticos na sala de aula do 1.º Ciclo;
  • Como os Jogos matemáticos no 1.º Ciclo se alinham com o Movimento da Escola Moderna. 

E, por fim, se é mesmo possível tornar a matemática divertida para os alunos do 1.º Ciclo! 

Quais os benefícios dos jogos matemáticos no 1.º Ciclo?

“Os jogos são a forma mais séria de aprender.” – Jean Piaget

Os jogos matemáticos vão muito além da simples diversão. É através dos jogos que as crianças desenvolvem competências essenciais enquanto aprendem de uma forma mais leve e motivadora. 

Descubra as principais vantagens de implementar jogos matemáticos na sala de aula do 1º Ciclo.

Jogos matemáticos no 1.º Ciclo: benefícios
Jogos matemáticos no 1.º Ciclo: benefícios

1. Aprendizagem ativa

As crianças aprendem melhor quando participam de forma ativa no processo educativo. Os jogos permitem que a criança explore conceitos matemáticos de forma prática, facilitando a compreensão e retenção da informação.

2. Desenvolvimento do raciocínio lógico e resolução de problemas

Ao envolverem-se em jogos, os alunos são incentivados a identificar padrões, resolver problemas e formular estratégias, o que contribui para o desenvolvimento do pensamento lógico.

Jogos matemáticos no 1.º Ciclo: raciocínio lógico e resolução de problemas
Jogos matemáticos no 1.º Ciclo: raciocínio lógico e resolução de problemas

3. Motivação, foco e interesse dos alunos 

O caráter lúdico dos jogos cria um ambiente de aprendizagem positivo, reduzindo a ansiedade associada à matemática e aumentando o interesse das crianças por esta disciplina.

4. Aprendizagem com o erro e resiliência 

Nos jogos, o erro é visto como parte natural do processo e as crianças são encorajadas a experimentar e aprender com as falhas, sem receio.

Não há descobertas sem tentativa e erro. Errar faz parte do processo de aprender.”  Johann Wolfgang von Goethe

5. Desenvolvimento de competências sociais

Muitos jogos exigem trabalho em equipa, o que promove a comunicação, a cooperação e o respeito mútuo entre os alunos.

Jogos matemáticos no 1.º Ciclo: ajuda a desenvolver competências sociais
Jogos matemáticos no 1.º Ciclo: ajuda a desenvolver competências sociais

Exemplos de jogos matemáticos para crianças do 1.º Ciclo

Adaptar os jogos matemáticos do 1º Ciclo a diferentes contextos de aprendizagem é simples. 

Por isso, partilhamos consigo algumas sugestões práticas que podem ser utilizadas na sala de aula ou até mesmo em casa.

Jogos matemáticos com materiais do dia a dia 

Nem sempre é necessário recorrer a materiais complexos para criar jogos matemáticos eficazes. Com objetos simples do dia a dia, é possível promover atividades dinâmicas e educativas. Ora veja.

Bingo Matemático: é uma forma divertida e eficaz de praticar operações básicas como adição, subtração, multiplicação e divisão. 

  • Cada criança recebe um cartão com uma grelha preenchida com diferentes números, que correspondem aos possíveis resultados das operações que serão ditadas pelo professor.
  • O professor sorteia ou diz em voz alta uma operação matemática (exemplo: 8 + 5);
  • Os alunos resolvem mentalmente a operação e verificam se o resultado está no seu cartão;
  • Se o número correspondente estiver presente, marcam-no. Caso contrário, aguardam a próxima operação;
  • O jogo continua até que um aluno consiga preencher uma linha, coluna ou toda a grelha, e grite “Bingo!”.

Jogo das Compras: com moedas e notas fictícias, as crianças simulam compras e vendas, praticando somas e subtrações de forma prática.

Jogos matemáticos no 1.º Ciclo: o Bingo é uma excelente estratégia
Jogos matemáticos no 1.º Ciclo: o Bingo é uma excelente estratégia

Jogos de tabuleiro com desafios matemáticos

Os jogos de tabuleiro podem ser ajustados para incluir desafios matemáticos, tornando o estudo mais atrativo e dinâmico.

Jogo da Glória Matemático: cada casa do tabuleiro contém uma operação matemática que deve ser resolvida para avançar. Este jogo torna a prática das operações mais interativa;

Monopólio: adaptar o tão clássico jogo para incluir desafios matemáticos nas transações financeiras, reforçando competências de contagem e cálculo.

Jogos matemáticos no 1.º Ciclo: Monopólio adaptado com desafios de matemática
Jogos matemáticos no 1.º Ciclo: Monopólio adaptado com desafios de matemática

Jogos digitais e aplicações para aprender matemática 

As plataformas digitais são uma forma envolvente e personalizada de aprender matemática, adaptando-se ao ritmo de cada aluno e tornando o estudo mais dinâmico. 

Estas ferramentas combinam elementos lúdicos e pedagógicos e incentivam a prática de conceitos matemáticos de forma interativa.

Matific: esta plataforma oferece fichas e jogos adaptáveis ao nível de cada aluno, permitindo uma progressão individualizada. As atividades são baseadas em contextos do dia a dia, tornando os conceitos matemáticos mais concretos e aplicáveis;

Kahoot! Matemático: uma ferramenta que transforma a aprendizagem num jogo de perguntas e respostas. Os professores podem criar quizes personalizados para rever conteúdos de forma interativa e incentivar a participação ativa dos alunos.

O uso de jogos digitais não substitui a aprendizagem tradicional, mas complementa-a, ao mesmo tempo que proporciona um ambiente mais estimulante. 

Estas plataformas incentivam o pensamento rápido, o raciocínio lógico e a autoconfiança na resolução de problemas matemáticos.

Com apps educativas com jogos matemáticos para o 1. Ciclo, a matemática pode ser mais divertida
Com apps educativas com jogos matemáticos para o 1. Ciclo, a matemática pode ser mais divertida

Jogos matemáticos cooperativos para grupos na sala de aula 

Jogos que incentivam a cooperação e a resolução de problemas em equipa podem ser muito eficazes no processo de aprendizagem.

Veja 2 exemplos:

  • Escape Room Matemático: os alunos resolvem enigmas matemáticos em equipa para “escapar” de uma situação fictícia, promovendo o pensamento crítico;
  • Quebra-cabeças numéricos: desafios matemáticos que estimulam a criatividade e a lógica.
Com os Jogos matemáticos para o 1.º Ciclo promove-se a cooperação
Com os Jogos matemáticos para o 1.º Ciclo promove-se a cooperação

Como integrar jogos matemáticos na sala de aula do 1.º Ciclo?

Os jogos matemáticos podem ser inseridos no dia a dia escolar de forma simples e eficaz. Estes são apenas alguns exemplos:

  • Desafios diários: começar as aulas com pequenos jogos matemáticos;
  • Reforço de conceitos: introduzir jogos após a explicação de novos conteúdos;
  • Aprendizagem cooperativa: estimular jogos em duplas ou pequenos grupos;
  • Espaço de jogos na sala: criar um cantinho dedicado às atividades lúdicas dedicadas à matemática.

“As crianças aprendem melhor quando estão ativamente envolvidas no processo, e os jogos são uma ferramenta essencial para isso.” – Lev Vygotsky

Como os Jogos matemáticos no 1.º Ciclo se alinham com o Movimento da Escola Moderna?

O Movimento da Escola Moderna (MEM) valoriza a aprendizagem ativa, a autonomia e a cooperação entre os alunos. Esta abordagem coloca a criança no centro do seu próprio processo educativo, através de um ensino mais significativo e contextualizado.

 Os jogos matemáticos encaixam-se na perfeição nesta metodologia porque:

  • Favorecem a autonomia: as crianças tomam decisões e aprendem a resolver problemas por si mesmas;
  • Promovem a aprendizagem colaborativa: o MEM incentiva a partilha de conhecimentos e o trabalho em equipa, características presentes em muitos jogos matemáticos;
  • Incentivam a reflexão e autoavaliação: o erro faz parte do jogo e da aprendizagem, o que encoraja as crianças a reverem as suas estratégias e ajustarem o seu raciocínio;
  • Tornam a avaliação mais dinâmica: a avaliação no 1º Ciclo do Ensino Básico vai além dos testes formativos e os jogos permitem avaliar competências de forma mais natural e integrada no processo de aprendizagem.
Jogos matemáticos no 1.º Ciclo: aprendemos juntos, a jogar e a pensar
Jogos matemáticos no 1.º Ciclo: brinca-se com intenção e alegria

É possível tornar a matemática divertida no 1.º Ciclo? Sim! 

Os jogos matemáticos no 1.º ciclo são muito mais do que um simples passatempo, são ferramentas incríveis para tornar a matemática acessível, envolvente e significativa.

Quando as crianças aprendem de forma lúdica, desenvolvem competências numéricas, mas também criatividade, pensamento crítico e cooperação.

Seja na sala de aula ou em casa, incluir jogos na rotina ajuda a reduzir a ansiedade relacionada com a matemática e desperta o gosto pelo desafio. 

Na Lua Crescente, acreditamos que a matemática pode (e deve!) ser divertida. Faça-nos uma visita e venha descobrir como a aprendizagem se transforma quando adicionamos um pouco de brincadeira à equação.

Arquivado em:1º Ciclo

Sidebar primária

Categorias
  • 1º Ciclo
  • ATL
  • Berçário
  • Creche
  • Desenvolvimento da linguagem
  • Desenvolvimento emocional
  • Educação
  • Infantário
  • Jardim de Infância
  • Movimento da Escola Moderna
  • Noticias
  • Pré-escolar
  • Tecnologia

Copyright © 2025 · Metro Pro on Genesis Framework