A matemática é muitas vezes vista como um desafio para muitas crianças. No entanto, a forma como é ensinada pode transformar esta perceção. E usar jogos matemáticos no 1.º Ciclo pode mesmo tornar a aprendizagem mais envolvente e eficaz.
Com este artigo ficará a saber:
- Quais os benefícios dos jogos matemáticos no 1.º Ciclo;
- Exemplos de jogos matemáticos para crianças do 1.º Ciclo;
- Como integrar jogos matemáticos na sala de aula do 1.º Ciclo;
- Como os Jogos matemáticos no 1.º Ciclo se alinham com o Movimento da Escola Moderna.
E, por fim, se é mesmo possível tornar a matemática divertida para os alunos do 1.º Ciclo!
Quais os benefícios dos jogos matemáticos no 1.º Ciclo?
“Os jogos são a forma mais séria de aprender.” – Jean Piaget
Os jogos matemáticos vão muito além da simples diversão. É através dos jogos que as crianças desenvolvem competências essenciais enquanto aprendem de uma forma mais leve e motivadora.
Descubra as principais vantagens de implementar jogos matemáticos na sala de aula do 1º Ciclo.

1. Aprendizagem ativa
As crianças aprendem melhor quando participam de forma ativa no processo educativo. Os jogos permitem que a criança explore conceitos matemáticos de forma prática, facilitando a compreensão e retenção da informação.
2. Desenvolvimento do raciocínio lógico e resolução de problemas
Ao envolverem-se em jogos, os alunos são incentivados a identificar padrões, resolver problemas e formular estratégias, o que contribui para o desenvolvimento do pensamento lógico.

3. Motivação, foco e interesse dos alunos
O caráter lúdico dos jogos cria um ambiente de aprendizagem positivo, reduzindo a ansiedade associada à matemática e aumentando o interesse das crianças por esta disciplina.
4. Aprendizagem com o erro e resiliência
Nos jogos, o erro é visto como parte natural do processo e as crianças são encorajadas a experimentar e aprender com as falhas, sem receio.
Não há descobertas sem tentativa e erro. Errar faz parte do processo de aprender.” Johann Wolfgang von Goethe
5. Desenvolvimento de competências sociais
Muitos jogos exigem trabalho em equipa, o que promove a comunicação, a cooperação e o respeito mútuo entre os alunos.

Exemplos de jogos matemáticos para crianças do 1.º Ciclo
Adaptar os jogos matemáticos do 1º Ciclo a diferentes contextos de aprendizagem é simples.
Por isso, partilhamos consigo algumas sugestões práticas que podem ser utilizadas na sala de aula ou até mesmo em casa.
Jogos matemáticos com materiais do dia a dia
Nem sempre é necessário recorrer a materiais complexos para criar jogos matemáticos eficazes. Com objetos simples do dia a dia, é possível promover atividades dinâmicas e educativas. Ora veja.
Bingo Matemático: é uma forma divertida e eficaz de praticar operações básicas como adição, subtração, multiplicação e divisão.
- Cada criança recebe um cartão com uma grelha preenchida com diferentes números, que correspondem aos possíveis resultados das operações que serão ditadas pelo professor.
- O professor sorteia ou diz em voz alta uma operação matemática (exemplo: 8 + 5);
- Os alunos resolvem mentalmente a operação e verificam se o resultado está no seu cartão;
- Se o número correspondente estiver presente, marcam-no. Caso contrário, aguardam a próxima operação;
- O jogo continua até que um aluno consiga preencher uma linha, coluna ou toda a grelha, e grite “Bingo!”.
Jogo das Compras: com moedas e notas fictícias, as crianças simulam compras e vendas, praticando somas e subtrações de forma prática.

Jogos de tabuleiro com desafios matemáticos
Os jogos de tabuleiro podem ser ajustados para incluir desafios matemáticos, tornando o estudo mais atrativo e dinâmico.
Jogo da Glória Matemático: cada casa do tabuleiro contém uma operação matemática que deve ser resolvida para avançar. Este jogo torna a prática das operações mais interativa;
Monopólio: adaptar o tão clássico jogo para incluir desafios matemáticos nas transações financeiras, reforçando competências de contagem e cálculo.

Jogos digitais e aplicações para aprender matemática
As plataformas digitais são uma forma envolvente e personalizada de aprender matemática, adaptando-se ao ritmo de cada aluno e tornando o estudo mais dinâmico.
Estas ferramentas combinam elementos lúdicos e pedagógicos e incentivam a prática de conceitos matemáticos de forma interativa.
Matific: esta plataforma oferece fichas e jogos adaptáveis ao nível de cada aluno, permitindo uma progressão individualizada. As atividades são baseadas em contextos do dia a dia, tornando os conceitos matemáticos mais concretos e aplicáveis;
Kahoot! Matemático: uma ferramenta que transforma a aprendizagem num jogo de perguntas e respostas. Os professores podem criar quizes personalizados para rever conteúdos de forma interativa e incentivar a participação ativa dos alunos.
O uso de jogos digitais não substitui a aprendizagem tradicional, mas complementa-a, ao mesmo tempo que proporciona um ambiente mais estimulante.
Estas plataformas incentivam o pensamento rápido, o raciocínio lógico e a autoconfiança na resolução de problemas matemáticos.

Jogos matemáticos cooperativos para grupos na sala de aula
Jogos que incentivam a cooperação e a resolução de problemas em equipa podem ser muito eficazes no processo de aprendizagem.
Veja 2 exemplos:
- Escape Room Matemático: os alunos resolvem enigmas matemáticos em equipa para “escapar” de uma situação fictícia, promovendo o pensamento crítico;
- Quebra-cabeças numéricos: desafios matemáticos que estimulam a criatividade e a lógica.

Como integrar jogos matemáticos na sala de aula do 1.º Ciclo?
Os jogos matemáticos podem ser inseridos no dia a dia escolar de forma simples e eficaz. Estes são apenas alguns exemplos:
- Desafios diários: começar as aulas com pequenos jogos matemáticos;
- Reforço de conceitos: introduzir jogos após a explicação de novos conteúdos;
- Aprendizagem cooperativa: estimular jogos em duplas ou pequenos grupos;
- Espaço de jogos na sala: criar um cantinho dedicado às atividades lúdicas dedicadas à matemática.
“As crianças aprendem melhor quando estão ativamente envolvidas no processo, e os jogos são uma ferramenta essencial para isso.” – Lev Vygotsky
Como os Jogos matemáticos no 1.º Ciclo se alinham com o Movimento da Escola Moderna?
O Movimento da Escola Moderna (MEM) valoriza a aprendizagem ativa, a autonomia e a cooperação entre os alunos. Esta abordagem coloca a criança no centro do seu próprio processo educativo, através de um ensino mais significativo e contextualizado.
Os jogos matemáticos encaixam-se na perfeição nesta metodologia porque:
- Favorecem a autonomia: as crianças tomam decisões e aprendem a resolver problemas por si mesmas;
- Promovem a aprendizagem colaborativa: o MEM incentiva a partilha de conhecimentos e o trabalho em equipa, características presentes em muitos jogos matemáticos;
- Incentivam a reflexão e autoavaliação: o erro faz parte do jogo e da aprendizagem, o que encoraja as crianças a reverem as suas estratégias e ajustarem o seu raciocínio;
- Tornam a avaliação mais dinâmica: a avaliação no 1º Ciclo do Ensino Básico vai além dos testes formativos e os jogos permitem avaliar competências de forma mais natural e integrada no processo de aprendizagem.

É possível tornar a matemática divertida no 1.º Ciclo? Sim!
Os jogos matemáticos no 1.º ciclo são muito mais do que um simples passatempo, são ferramentas incríveis para tornar a matemática acessível, envolvente e significativa.
Quando as crianças aprendem de forma lúdica, desenvolvem competências numéricas, mas também criatividade, pensamento crítico e cooperação.
Seja na sala de aula ou em casa, incluir jogos na rotina ajuda a reduzir a ansiedade relacionada com a matemática e desperta o gosto pelo desafio.
Na Lua Crescente, acreditamos que a matemática pode (e deve!) ser divertida. Faça-nos uma visita e venha descobrir como a aprendizagem se transforma quando adicionamos um pouco de brincadeira à equação.