• Saltar para o menu principal
  • Skip to main content
  • Saltar para a barra lateral principal
  • Saltar para o rodapé

Blog Lua Crescente Berçário Creche Jardim infância 1º Ciclo

Berçário, Creche, Jardim de infância e 1º Ciclo. No Parque das Nações, em Lisboa, muito perto da Portela, Moscavide, Olivais e Sacavém.

  • SOBRE NÓS
  • AS NOSSAS INSTALAÇÕES
  • BERÇÁRIO
  • CRECHE
  • JARDIM DE INFÂNCIA
  • 1º Ciclo
  • VISITAS E CONTACTOS
Você está aqui: Home / 1º Ciclo / Movimento da Escola Moderna no 1.º Ciclo: descubra as vantagens e desafios

Movimento da Escola Moderna no 1.º Ciclo: descubra as vantagens e desafios

21 de Fevereiro 2025, por Lua Crescente

Escolher o Movimento da Escola Moderna para o 1.º Ciclo é uma decisão importante, mas pode gerar dúvidas. Será que esta metodologia equilibra autonomia e cooperação sem comprometer o rigor académico? Como prepara as crianças para os desafios das próximas etapas escolares?

Neste artigo, descubra como funciona o MEM, os seus benefícios e desafios no 1.º Ciclo. No final da leitura, terá a informação necessária para tomar uma decisão mais segura sobre o futuro escolar do seu filho.

O que é o Movimento da Escola Moderna (MEM)?

O Movimento da Escola Moderna é um modelo educativo criado em Portugal, que ganhou reconhecimento pela forma como transforma a sala de aula num espaço cooperativo e participativo. 

Ao contrário do ensino tradicional, que se baseia na transmissão direta de conhecimento e na memorização, o MEM coloca o aluno no centro do processo educativo. Aqui, a autonomia, o trabalho por projetos e a colaboração são fundamentais. 

Em vez de seguir um modelo rígido e padronizado, esta abordagem ajusta-se ao ritmo e às necessidades de cada criança, criando um ambiente mais dinâmico, interativo e envolvente.

O curriculum do MEM é orientado por princípios como a democracia, a inclusão e a personalização do ensino, assegurando que cada criança é vista como um ser único, com capacidades e interesses próprios.

Quais são os principais objetivos do Movimento da Escola Moderna no 1.º Ciclo?

No que respeita ao 1.º Ciclo, o MEM tem como objetivo criar uma base sólida para as crianças desenvolverem competências essenciais em diversas áreas, como a leitura, a escrita, a matemática e o pensamento crítico. 

A metodologia de trabalho de projeto no 1.º Ciclo também envolve métodos de avaliação que permitem ajustar as estratégias pedagógicas às necessidades individuais de cada aluno, promovendo uma aprendizagem mais personalizada e eficaz. 

Além disso, dá-se uma ênfase significativa à comunicação, ao trabalho em equipa e à capacidade de resolução de problemas, aspetos cruciais para preparar as crianças para os desafios futuros.

Quais são os possíveis desafios das escolas com Movimento Escola Moderna no 1.º Ciclo?

Embora o MEM ofereça uma abordagem inovadora e centrada no aluno, as escolas que adotam esta metodologia podem enfrentar alguns desafios relacionados com: 

  • Adaptação inicial; 
  • Diferentes ritmos de aprendizagem;
  • Necessidade de envolvimento parental. 

No entanto, escolas bem estruturadas, com um projeto educativo sólido, educadores qualificados e estratégias de acompanhamento personalizado, conseguem garantir uma adaptação tranquila e o sucesso de cada aluno no MEM.

O MEM segue as metas curriculares do 1.º Ciclo exigidas pelo Ministério da Educação?

Sim, o Movimento da Escola Moderna segue as aprendizagens essenciais do 1.º Ciclo definidas pelo Ministério da Educação, garantindo que as crianças adquirem todas as competências previstas no ensino básico. A grande diferença está na forma como esses conteúdos são trabalhados. 

A metodologia de trabalho de projeto no 1.º Ciclo prepara as crianças para os desafios do 2.º ciclo?

Sim, o MEM e a metodologia de trabalho de projeto prepara as crianças para a transição para o 2.º ciclo, ajudando-as a adaptar-se a um ambiente escolar maior e a lidar com a diversidade de professores e disciplinas. 

A metodologia de trabalho de projeto no 1.º Ciclo promove competências essenciais que facilitam a mudança:

  • Autonomia e responsabilidade: os alunos habituam-se a gerir o seu próprio trabalho, tornando-se mais independentes na organização das tarefas e estudo.
  • Adaptação a diferentes professores: o trabalho desenvolvido no MEM ajuda as crianças a adaptar-se com facilidade às diferentes metodologias de cada docente.
  • Pensamento crítico e resolução de problemas: a aprendizagem ativa estimula a análise e a tomada de decisões, fundamentais num ensino mais exigente.
  • Gestão de tempo e flexibilidade: o planeamento das atividades no MEM ensina os alunos a estruturar melhor o seu tempo e a lidar com desafios de forma mais organizada.

Em suma, os alunos chegam ao 2.º ciclo confiantes e preparados para a nova dinâmica escolar.

Vale a pena apostar numa escola que utiliza o MEM no 1.º Ciclo?

O Movimento da Escola Moderna oferece uma abordagem inovadora para o 1.º Ciclo, incentivando a participação ativa e o desenvolvimento integral das crianças. 

No entanto, é fundamental considerar os desafios que esta metodologia pode apresentar e avaliar se corresponde às necessidades e expectativas da sua família.

Conhecer de perto a metodologia, trocar experiências com pais, alunos e professores e observar a dinâmica da escola são passos fundamentais para tomar uma decisão informada.

Se quer saber mais sobre o MEM, convidamos a visitar a Lua Crescente e descobrir como a metodologia do Movimento da Escola Moderna no 1.º Ciclo pode transformar a experiência educativa das crianças.

Arquivado em:1º Ciclo, Movimento da Escola Moderna

Sidebar primária

Categorias
  • 1º Ciclo
  • ATL
  • Berçário
  • Creche
  • Desenvolvimento da linguagem
  • Desenvolvimento emocional
  • Educação
  • Infantário
  • Jardim de Infância
  • Movimento da Escola Moderna
  • Noticias
  • Pré-escolar
  • Tecnologia

Copyright © 2025 · Metro Pro on Genesis Framework