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Blog Lua Crescente Berçário Creche Jardim infância 1º Ciclo

Berçário, Creche, Jardim de infância e 1º Ciclo. No Parque das Nações, em Lisboa, muito perto da Portela, Moscavide, Olivais e Sacavém.

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ATL

Guia Rápido para um Regresso às Aulas livre de ansiedade

5 de Agosto 2022, por Lua Crescente

O regresso às aulas significa o fim das férias e a despedida dos dias que deslizam sem grandes obrigações. À medida que setembro se aproxima, as crianças tornam-se mais suscetíveis de vivenciarem momentos de ansiedade. Estes episódios são mais frequentes ainda quando o regresso às aulas implica uma mudança de ciclo.

Com este guia rápido, os pais conseguem detetar com facilidade os sintomas de ansiedade juvenil, e compreender as principais causas, permitindo agir de forma antecipada. 

Veja no infográfico a seguir apresentado um breve resumo do Guia de Regresso às Aulas:

resumo ansiedade regresso às aulas

As 4 Principais causas de ansiedade no regresso às aulas

1. Ansiedade de separação

É muito comum haver maior união e interdependência entre pais e filhos durante o período das férias escolares. Pelo que o início do novo ano letivo é por vezes considerado pelas crianças mais novas, como a causa do fim abrupto destes momentos tão reconfortantes, o que lhes pode causar ansiedade.

2. Bullying

A existência prévia do histórico de Bullying é per si um forte motivo de angústia e ansiedade no novo ano letivo. Mas mesmo que a criança nunca tenha vivenciado uma situação de Bullying na escola, é possível que haja um receio latente, e que este ganhe maior expressão no momento do regresso às aulas.

3. Medo do desconhecido

Mudar de escola ou de ciclo e até mesmo ter novos professores pode ser intimidante. Por norma, as pessoas são resistentes à mudança e essa resistência é tanto mais intensa quanto maior for o grau de desconhecimento. 

4. Receio de reprovação social

O processo de aprovação do grupo é um fator que pode gerar muito stress, por ser determinante na qualidade futura da relação com os seus pares. 

A contribuir para esse stress entram todas as inseguranças relacionadas, entre outras, o desconforto com o seu próprio corpo (sobretudo nas crianças mais velhas).

Top 4 dos sintomas mais comuns de ansiedade pré-aulas nas crianças

Agora que já sabe 4 das principais causas de ansiedade por altura do regresso às aulas, conheça 4 dos sintomas mais comuns que as crianças apresentam. 

Ao identificar esta sintomatologia da ansiedade e stress, os pais conseguem responder de forma célere, atenuando as consequências mais danosas.

Nas crianças os sinais mais frequentes são:

  • Dores de barriga sem aparente razão física;
  • Irritabilidade expressada através de birras ou do choro fácil; 
  • Agressividade para com brinquedos e bonecos;
  • Insónia, terrores noturnos ou pesadelos.
ansiedade no regresso às aulas

Ferramenta de Bolso: 

Tenha sempre consigo informação resumida sobre os sinais de ansiedade no regresso às aulas, bem como as táticas para atenuar a sintomatologia. Faça o download do Guia de Bolso com sintomas e táticas anti-ansiedade pré-aulas.

6 Estratégias Parentais para combater a ansiedade nas crianças

Estar presente e ser ativo

Fomente dinâmicas lúdicas parentais com o seu filho que estimulem a auto-estima. 

Ouvir com atenção e com o coração 

Crie diálogos empáticos que despoletem uma maior partilha de sentimentos.

Estabelecer novas rotinas saudáveis

Promova hábitos divertidos e responsáveis, para aumentar a auto-confiança e o bem-estar. 

Organizar a casa

Estimule a sensação de conforto e segurança 

Visitar a escola na férias

Despolete o sentimento de familiaridade

Celebrar o momento

Ajude a tornar o regresso às aulas num momento divertido inesquecível

Se quiser ler mais sobre cada uma destas estratégias faça aqui o Download de Guia de Bolso com sintomas e táticas anti-ansiedade pré-aulas.

guia prático sintomas e estratégias anti-ansiedade pré-aulas

Palavras especiais para os pais

Pais, lembramo-vos que a melhor forma de ajudarem os filhos é estar junto deles, presentes! Esta proximidade incentiva a partilha de sentimentos por parte dos filhos, crucial para ambos poderem refletir em seguida sobre estratégias de resolução. 

Contar com uma escola que valorize a relação entre a família e a escola é também muito importante nesta fase, para que haja um fluxo de comunicação constante que promova o bem-estar da criança.

E caso seja necessário um apoio extra, sublinhamos que em parceria convosco, os terapeutas fazem um excelente trabalho com as crianças. 

Arquivado em:1º Ciclo, ATL, Berçário, Creche, Infantário, Jardim de Infância, Pré-escolar

Movimento da Escola Moderna: Saiba como funciona esta e outras Correntes Alternativas de Ensino

24 de Junho 2022, por Lua Crescente

O Movimento da Escola Moderna (MEM) é um dos métodos de ensino que se insere na categoria das correntes alternativas, mas existem outros. As opções são múltiplas, baseadas em modelos distintos, e apresentam muitas diferenças entre elas. 

Neste artigo vamos explicar tudo sobre o MEM, como se insere nas correntes alternativas e como o Movimento da Escola Moderna é aplicado na Lua Crescente.

Quando falamos em correntes modernas de ensino falamos de correntes que se distinguem das clássicas. Não significa, no entanto, que sejam  métodos de ensino com ausência de regras ou sinónimo de facilitismos.

O que são, na prática, os modelos alternativos?

São designadas correntes alternativas de ensino os modelos que procuraram introduzir novas formas de ensino e alguma modernidade à corrente clássica. Como já referimos, existem diversos modelos que se inserem nesta categoria.

É importante perceber que estas correntes são agrupadas pela especial atenção que dão às componentes emocional, criativa e motora no desenvolvimento humano. No entanto, os métodos são todos diferentes e, na hora de escolher uma escola para a sua criança, é fundamental que conheça as várias correntes, o que as distingue e qual é o mais adequado de acordo com o que procura.

Quais as correntes alternativas ao método clássico de ensino? 

Do Fórum Mundial da Educação (República da Coreia, 2015) resultou a Incheon Declaration of Education for 2030, de onde saíram vários elementos-chave como: uma educação que equilibra o holístico, a ambição e o aspiracional. Outros objetivos foram traçados, mas este talvez seja aquele que une os vários movimentos de escola alternativos.

A pedagogia alternativa tem ganho cada vez mais relevância em todo o mundo. O crescimento destas correntes são justificados pelos resultados comprovados e pela consciência de que as crianças têm grandes benefícios quando estimuladas pelo método certo.

Conheça 5 correntes alternativas que se têm destacado:

Método João de Deus

É uma das alternativas ao sistema de ensino geral e destaca-se pelo foco no ensino da leitura mais cedo do que é habitual. Publicada pela primeira vez em 1876, pelo poeta e pedagogo João de Deus, esta cartilha procurava apoiar as mães com uma metodologia de ensino que pretendia acabar com os elevados índices de analfabetismo. 

Foi utilizada pelas escolas durante mais de meio século e, em 1903, tornou-se facultativo.

Waldorf

Pretende integrar o desenvolvimento físico, intelectual, espiritual e artístico de forma holística. À semelhança do MEM, pretende contribuir para o desenvolvimento de adultos integrados, responsáveis e competentes, embora estes dois métodos difiram bastante entre si. 

O método Waldorf centra-se no desenvolvimento motor e sensorial da criança durante os primeiros 7 anos de vida, deixando para segundo plano os aspetos intelectual e cognitivo.

High-Tech

É um movimento mais recente e que assenta na introdução de dispositivos tecnológicos nas aulas, entre eles tablets. Apresenta várias vantagens, como o despertar de maior interesse das crianças e tornar mais simples algumas atividades quotidianas. O responsável pelo projeto-piloto em Braga, Pedro Louçano defende, no entanto, que “há idades para tudo e nem sempre a inclusão de dispositivos tecnológicos nas aulas é benéfico”. 

Montessori

Neste modelo de educação, cada criança aprende ao seu ritmo, sem condicionantes ou pressões. A independência e liberdade estão no centro deste método, com limites e respeito pelo desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança.

O material criado por Maria Montessori tem um papel muito relevante no seu trabalho educativo, partindo do concreto (o material didático) para o pensamento abstrato.

Movimento da Escola Moderna

Nesta pedagogia, a base é a cooperação educativa. Alunos e professores desenvolvem entre si as várias atividades, tendo como centro os interesses do aluno e a comunidade à sua volta. Desenvolvimento moral, corresponsabilização e proatividade são algumas das palavras-chave neste modelo onde o trabalho colaborativo e o desenvolvimento de projetos são a base. 

O que distingue o Movimento da Escola Moderna das restantes correntes alternativas?

Quando procuramos comparar o MEM com a escola tradicional as diferenças são evidentes. Quando a mesma reflexão é feita com outras correntes alternativas poderá, no entanto, precisar de mais algumas pistas.

Descubra os 5 pilares do Movimento da Escola Moderna que baseia o seu modelo pedagógico em:

  1. Aprendizagem curricular através de projetos cooperativos;
  2. Trabalho coletivo onde entre professores e alunos se juntam para construir conceitos e aprendizagens;
  3. Cooperação educativa através da organização e gestão em conselho educativo;
  4. Circuitos de comunicação para divulgação dos produtos culturais que resultam dos trabalhos desenvolvidos;
  5. Plano individual para um trabalho autónomo, mas sempre com acompanhamento;

Como forma de contribuir para o desenvolvimento social e moral dos educandos, professores, pais e comunidade educativa contribuem para a formação das crianças. Assim, asseguram a sua participação na gestão do currículo escolar.

O plano curricular é cumprido com rigor, mas acrescentamos outras temáticas do interesse dos alunos. O facto do Movimento da Escola Moderna ser uma corrente alternativa, significa que procura evoluir nos métodos de ensino. Mas só isso é muito pouco para caracterizar um movimento que é tão familiar na Lua Crescente. 

Quer escolher um movimento de ensino alternativo e quer saber por onde começar?

Se já decidiu que quer explorar os movimentos de ensino alternativo o Guia para o Ensino Privado da Lua Crescente pode esclarecer as suas questões. Vai encontrar diversos passos que deve considerar no processo de escolha.

Na Lua Crescente acreditamos que o Movimento da Escola Moderna tem benefícios claros para as crianças onde destacamos: 

  • Uma aprendizagem prazerosa
  • Saber viver em comunidade
  • Vontade de aprender
  • Aprender a resolver problemas
  • A descoberta do “eu”

Contribuímos para o desenvolvimento moral e cívico das crianças, com respeito e foco no sucesso coletivo e individual. Com base nestes valores, os professores estão sempre disponíveis para dar resposta às necessidades individuais de cada um.

Trabalhamos todos os dias para a felicidade e desenvolvimento das nossas crianças. Esse é o nosso maior propósito. Visite as nossas instalações e veja como alegria, aprendizagem e regras podem conviver no mesmo espaço. 

Conheça as valências do 1º ciclo e a aplicação do MEM na Lua Crescente! 

Arquivado em:1º Ciclo, ATL, Creche, Infantário, Jardim de Infância

Como ocupar a minha criança nas férias escolares?

2 de Novembro 2020, por Lua Crescente

Todos os anos cumpre-se o ritual. Os pais procuram soluções para o período em que as crianças estão de férias, pois é sempre um desafio entretê-las. 

Este ano, será um pouco diferente. 

Por conta da Covid-19, a dificuldade de encontrar atividades criativas, estimulantes e que ocupem o tempo dos filhos intensifica-se, pois já passaram muito tempo em casa.

Portanto, para que as férias sejam vividas com o máximo de tranquilidade, descubra algumas sugestões e dicas sobre o tema.

A importância das férias escolares nas relações familiares 

Mesmo que, por vezes, as crianças pareçam ter uma energia inesgotável, a verdade é que também elas precisam de um período de descanso. Neste sentido, as férias são fundamentais para recuperarem para o novo ano.

Afinal de contas, este ano escolar exigiu algumas mudanças a nível de método de aprendizagem. Portanto, certamente existiu um esforço extra, por questões de adaptação.

Mas não é tudo: as férias podem ser uma oportunidade para que as relações familiares sejam reforçadas, graças à criação de memórias felizes e em conjunto.

Esta é, então, uma altura em que os pais podem realmente passar tempo de qualidade com os filhos, longe dos compromissos e solicitações profissionais.

Sendo responsável pela criação de conexões, esta interação é vantajosa nos dois sentidos: os pais conhecem melhor o mundo dos filhos, e os filhos ficam a saber mais sobre os pais.

O que muda nas férias das crianças e pais em tempos de pandemia? 

Antes de mais, dada a necessidade de adaptação do sistema de ensino à situação que o país atravessa, o ano letivo acabou um pouco mais tarde que o habitual, a 26 de junho de 2020.

Até ao final do ano escolar, os trabalhadores por conta de outrem ou trabalhadores independentes que precisassem de ficar em casa com os filhos estavam protegidos por um apoio de caráter excecional. 

Findo o período de aulas, uma vez que, de forma geral, não estão de férias ao mesmo tempo que os filhos, os pais precisam de alternativas onde possam deixá-los, sendo que recorrer aos avós, nesta altura, pode ainda não ser uma opção.

Ainda que possa ser difícil confiar os filhos a alguém fora do círculo familiar nesta época excecional, os sistemas de ATL estão disponíveis a partir de 1 de junho.

O que fazer nas férias escolares?

Caso as férias sejam passadas em casa, é natural que as ideias de entretenimento se esgotem. Por isso, é compreensível que os pais sintam dificuldade em decidir como gerir o tempo e como arranjar soluções.

A boa notícia é que as crianças devem ter tempo para simplesmente brincar da forma como preferirem, o que liberta os pais da constante necessidade de encontrar atividades divertidas.

Ainda assim, existem algumas brincadeiras que podem entreter as crianças e estimular a sua criatividade e desenvolvimento. Ao mesmo tempo, contribuem para que os mais jovens não estejam constantemente dependentes dos meios tecnológicos. 

São elas: 

  • Cozinhar em conjunto;
  • Pintar e desenhar;
  • Noite de pijama;
  • Dia dos jogos (com jogos de tabuleiro ou cartas);
  • Sessões de cinema em casa;
  • Gincana de jogos tradicionais;
  • Caça ao tesouro.

Balancear o tempo que as crianças passam sozinhas com as atividades que exigem a presença dos pais poderá ser considerada uma boa estratégia para ocupar o tempo dos filhos de forma saudável e sem sentimentos de culpa. 

Não só cria laços afetivos mais intensos, como também permite aos pais algum tempo de descanso (merecido). 

Entretenimento fora de casa

O tempo passado fora de casa e ao ar livre ganhou ainda mais importância nos últimos tempos. 

Apesar do período atual, a vida começa a retomar aos poucos os seus contornos habituais. Então, algumas atividades fora de casa já são permitidas, ainda que as saídas tenham de ser controladas.

Nesta altura, já é possível visitar alguns museus, monumentos e até o Jardim Zoológico ou o Oceanário, que as crianças tanto gostam. Assim, estas podem ser algumas alternativas aos dias passados em casa.

Como a leitura é uma das atividades que mais estimula o desenvolvimento das crianças, mesmo que não seja relacionada com os conteúdos escolares, ir à biblioteca e escolher um livro pode ser também uma boa solução.

Estudar nas férias – sim ou não?

Dada a necessidade de descanso e de terem oportunidade para brincar, o estudo das crianças durante as férias deve ser realizado o mínimo possível, de acordo com o Pediatra Mário Cordeiro.

Mesmo que as matérias que deram não sejam praticadas através do estudo ou da realização de exercícios, as crianças acabam por consolidar os seus conhecimentos de forma lúdica no seu dia a dia, além de estarem constantemente a aprender coisas novas. 

Sob este prisma, as férias não serão inúteis do ponto de vista cognitivo.

Desta forma, quando voltarem à escola, estarão mais dispostas a aprender.

A escola como uma solução de confiança

Como já vimos, em alternativa a estas atividades desenvolvidas em ambiente familiar, os pais podem optar por deixar as crianças na escola durante as férias, nomeadamente no ATL.

Seja num ambiente escolar ou familiar, o mais importante é que sejam acompanhadas durante este período sem aulas.

A Lua Crescente está disponível para receber as suas crianças, de acordo com as datas previstas, para que o seu acompanhamento e desenvolvimento seja assegurado.

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