O regresso às aulas significa o fim das férias e a despedida dos dias que deslizam sem grandes obrigações. À medida que setembro se aproxima, as crianças tornam-se mais suscetíveis de vivenciarem momentos de ansiedade. Estes episódios são mais frequentes ainda quando o regresso às aulas implica uma mudança de ciclo.
Com este guia rápido, os pais conseguem detetar com facilidade os sintomas de ansiedade juvenil, e compreender as principais causas, permitindo agir de forma antecipada.
Veja no infográfico a seguir apresentado um breve resumo do Guia de Regresso às Aulas:

As 4 Principais causas de ansiedade no regresso às aulas
1. Ansiedade de separação
É muito comum haver maior união e interdependência entre pais e filhos durante o período das férias escolares. Pelo que o início do novo ano letivo é por vezes considerado pelas crianças mais novas, como a causa do fim abrupto destes momentos tão reconfortantes, o que lhes pode causar ansiedade.
2. Bullying
A existência prévia do histórico de Bullying é per si um forte motivo de angústia e ansiedade no novo ano letivo. Mas mesmo que a criança nunca tenha vivenciado uma situação de Bullying na escola, é possível que haja um receio latente, e que este ganhe maior expressão no momento do regresso às aulas.
3. Medo do desconhecido
Mudar de escola ou de ciclo e até mesmo ter novos professores pode ser intimidante. Por norma, as pessoas são resistentes à mudança e essa resistência é tanto mais intensa quanto maior for o grau de desconhecimento.
4. Receio de reprovação social
O processo de aprovação do grupo é um fator que pode gerar muito stress, por ser determinante na qualidade futura da relação com os seus pares.
A contribuir para esse stress entram todas as inseguranças relacionadas, entre outras, o desconforto com o seu próprio corpo (sobretudo nas crianças mais velhas).
Top 4 dos sintomas mais comuns de ansiedade pré-aulas nas crianças
Agora que já sabe 4 das principais causas de ansiedade por altura do regresso às aulas, conheça 4 dos sintomas mais comuns que as crianças apresentam.
Ao identificar esta sintomatologia da ansiedade e stress, os pais conseguem responder de forma célere, atenuando as consequências mais danosas.
Nas crianças os sinais mais frequentes são:
- Dores de barriga sem aparente razão física;
- Irritabilidade expressada através de birras ou do choro fácil;
- Agressividade para com brinquedos e bonecos;
- Insónia, terrores noturnos ou pesadelos.

Ferramenta de Bolso:
Tenha sempre consigo informação resumida sobre os sinais de ansiedade no regresso às aulas, bem como as táticas para atenuar a sintomatologia. Faça o download do Guia de Bolso com sintomas e táticas anti-ansiedade pré-aulas.
6 Estratégias Parentais para combater a ansiedade nas crianças
Estar presente e ser ativo
Fomente dinâmicas lúdicas parentais com o seu filho que estimulem a auto-estima.
Ouvir com atenção e com o coração
Crie diálogos empáticos que despoletem uma maior partilha de sentimentos.
Estabelecer novas rotinas saudáveis
Promova hábitos divertidos e responsáveis, para aumentar a auto-confiança e o bem-estar.
Organizar a casa
Estimule a sensação de conforto e segurança
Visitar a escola na férias
Despolete o sentimento de familiaridade
Celebrar o momento
Ajude a tornar o regresso às aulas num momento divertido inesquecível
Se quiser ler mais sobre cada uma destas estratégias faça aqui o Download de Guia de Bolso com sintomas e táticas anti-ansiedade pré-aulas.

Palavras especiais para os pais
Pais, lembramo-vos que a melhor forma de ajudarem os filhos é estar junto deles, presentes! Esta proximidade incentiva a partilha de sentimentos por parte dos filhos, crucial para ambos poderem refletir em seguida sobre estratégias de resolução.
Contar com uma escola que valorize a relação entre a família e a escola é também muito importante nesta fase, para que haja um fluxo de comunicação constante que promova o bem-estar da criança.
E caso seja necessário um apoio extra, sublinhamos que em parceria convosco, os terapeutas fazem um excelente trabalho com as crianças.