O Movimento da Escola Moderna (MEM) é um dos métodos de ensino que se insere na categoria das correntes alternativas, mas existem outros. As opções são múltiplas, baseadas em modelos distintos, e apresentam muitas diferenças entre elas.
Neste artigo vamos explicar tudo sobre o MEM, como se insere nas correntes alternativas e como o Movimento da Escola Moderna é aplicado na Lua Crescente.

Quando falamos em correntes modernas de ensino falamos de correntes que se distinguem das clássicas. Não significa, no entanto, que sejam métodos de ensino com ausência de regras ou sinónimo de facilitismos.
O que são, na prática, os modelos alternativos?
São designadas correntes alternativas de ensino os modelos que procuraram introduzir novas formas de ensino e alguma modernidade à corrente clássica. Como já referimos, existem diversos modelos que se inserem nesta categoria.
É importante perceber que estas correntes são agrupadas pela especial atenção que dão às componentes emocional, criativa e motora no desenvolvimento humano. No entanto, os métodos são todos diferentes e, na hora de escolher uma escola para a sua criança, é fundamental que conheça as várias correntes, o que as distingue e qual é o mais adequado de acordo com o que procura.
Quais as correntes alternativas ao método clássico de ensino?
Do Fórum Mundial da Educação (República da Coreia, 2015) resultou a Incheon Declaration of Education for 2030, de onde saíram vários elementos-chave como: uma educação que equilibra o holístico, a ambição e o aspiracional. Outros objetivos foram traçados, mas este talvez seja aquele que une os vários movimentos de escola alternativos.
A pedagogia alternativa tem ganho cada vez mais relevância em todo o mundo. O crescimento destas correntes são justificados pelos resultados comprovados e pela consciência de que as crianças têm grandes benefícios quando estimuladas pelo método certo.

Conheça 5 correntes alternativas que se têm destacado:
Método João de Deus
É uma das alternativas ao sistema de ensino geral e destaca-se pelo foco no ensino da leitura mais cedo do que é habitual. Publicada pela primeira vez em 1876, pelo poeta e pedagogo João de Deus, esta cartilha procurava apoiar as mães com uma metodologia de ensino que pretendia acabar com os elevados índices de analfabetismo.
Foi utilizada pelas escolas durante mais de meio século e, em 1903, tornou-se facultativo.
Waldorf
Pretende integrar o desenvolvimento físico, intelectual, espiritual e artístico de forma holística. À semelhança do MEM, pretende contribuir para o desenvolvimento de adultos integrados, responsáveis e competentes, embora estes dois métodos difiram bastante entre si.
O método Waldorf centra-se no desenvolvimento motor e sensorial da criança durante os primeiros 7 anos de vida, deixando para segundo plano os aspetos intelectual e cognitivo.
High-Tech
É um movimento mais recente e que assenta na introdução de dispositivos tecnológicos nas aulas, entre eles tablets. Apresenta várias vantagens, como o despertar de maior interesse das crianças e tornar mais simples algumas atividades quotidianas. O responsável pelo projeto-piloto em Braga, Pedro Louçano defende, no entanto, que “há idades para tudo e nem sempre a inclusão de dispositivos tecnológicos nas aulas é benéfico”.
Montessori
Neste modelo de educação, cada criança aprende ao seu ritmo, sem condicionantes ou pressões. A independência e liberdade estão no centro deste método, com limites e respeito pelo desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança.
O material criado por Maria Montessori tem um papel muito relevante no seu trabalho educativo, partindo do concreto (o material didático) para o pensamento abstrato.
Movimento da Escola Moderna
Nesta pedagogia, a base é a cooperação educativa. Alunos e professores desenvolvem entre si as várias atividades, tendo como centro os interesses do aluno e a comunidade à sua volta. Desenvolvimento moral, corresponsabilização e proatividade são algumas das palavras-chave neste modelo onde o trabalho colaborativo e o desenvolvimento de projetos são a base.

O que distingue o Movimento da Escola Moderna das restantes correntes alternativas?
Quando procuramos comparar o MEM com a escola tradicional as diferenças são evidentes. Quando a mesma reflexão é feita com outras correntes alternativas poderá, no entanto, precisar de mais algumas pistas.
Descubra os 5 pilares do Movimento da Escola Moderna que baseia o seu modelo pedagógico em:
- Aprendizagem curricular através de projetos cooperativos;
- Trabalho coletivo onde entre professores e alunos se juntam para construir conceitos e aprendizagens;
- Cooperação educativa através da organização e gestão em conselho educativo;
- Circuitos de comunicação para divulgação dos produtos culturais que resultam dos trabalhos desenvolvidos;
- Plano individual para um trabalho autónomo, mas sempre com acompanhamento;
Como forma de contribuir para o desenvolvimento social e moral dos educandos, professores, pais e comunidade educativa contribuem para a formação das crianças. Assim, asseguram a sua participação na gestão do currículo escolar.
O plano curricular é cumprido com rigor, mas acrescentamos outras temáticas do interesse dos alunos. O facto do Movimento da Escola Moderna ser uma corrente alternativa, significa que procura evoluir nos métodos de ensino. Mas só isso é muito pouco para caracterizar um movimento que é tão familiar na Lua Crescente.
Quer escolher um movimento de ensino alternativo e quer saber por onde começar?
Se já decidiu que quer explorar os movimentos de ensino alternativo o Guia para o Ensino Privado da Lua Crescente pode esclarecer as suas questões. Vai encontrar diversos passos que deve considerar no processo de escolha.
Na Lua Crescente acreditamos que o Movimento da Escola Moderna tem benefícios claros para as crianças onde destacamos:
- Uma aprendizagem prazerosa
- Saber viver em comunidade
- Vontade de aprender
- Aprender a resolver problemas
- A descoberta do “eu”
Contribuímos para o desenvolvimento moral e cívico das crianças, com respeito e foco no sucesso coletivo e individual. Com base nestes valores, os professores estão sempre disponíveis para dar resposta às necessidades individuais de cada um.
Trabalhamos todos os dias para a felicidade e desenvolvimento das nossas crianças. Esse é o nosso maior propósito. Visite as nossas instalações e veja como alegria, aprendizagem e regras podem conviver no mesmo espaço.
Conheça as valências do 1º ciclo e a aplicação do MEM na Lua Crescente!
DEIXE-NOS UM COMENTÁRIO