As correntes de ensino alternativas procuram uma abordagem mais personalizada e humanizada da aprendizagem, valorizando as habilidades e potencialidades individuais de cada criança. Mas, estarão estas abordagens em concordância com as aprendizagens essenciais do 1º ciclo, estabelecidas pelo Ministério da Educação?
Reunimos neste artigo toda a informação necessária para perceber melhor o que são as correntes alternativas, como funcionam e de que forma conseguem integrar as diretrizes do Ministério da Educação nos seus planos curriculares.
O que são correntes de ensino alternativas?
As correntes alternativas de ensino são abordagens pedagógicas que promovem a aprendizagem de forma inovadora. Estas correntes diferenciam-se das metodologias mais convencionais, que têm por base um modelo de ensino mais unidirecional, centrado no professor e na apreensão de conteúdos por parte dos alunos.
Uma das principais características das correntes alternativas é a valorização da participação ativa da criança no processo de aprendizagem. Isto significa que as crianças são incentivadas a construir o seu próprio conhecimento, através de atividades que estimulam a reflexão, a experiência e o diálogo entre colegas e professores.

Qual a importância das correntes alternativas?
Neste tipo de abordagem, as crianças aprendem a partir de experiências concretas e reais, o que torna o processo de aprendizagem mais significativo e estimulante. As correntes alternativas de ensino propõem uma abordagem mais colaborativa, em que os alunos são incentivados a construir o seu próprio conhecimento, a partir das suas experiências e interesses pessoais.
Nestas metodologias, o aluno é o protagonista da própria aprendizagem. As crianças são incentivadas a participar de forma ativa nas atividades escolares, a desenvolver habilidades e competências para solucionar problemas e a construir o seu conhecimento de forma autónoma. Além disso, as correntes alternativas de ensino valorizam a criatividade e a imaginação.
As crianças aprendem a partir de atividades lúdicas, jogos e brincadeiras, que favorecem o desenvolvimento de habilidades cognitivas, emocionais e sociais.
As correntes alternativas representam, também, um incentivo à diversidade cultural e à inclusão social, promovendo um ambiente escolar acolhedor e de respeito. Esta abordagem permite que a criança tenha uma visão ampla e crítica do mundo, oferecendo-lhe a possibilidade de se tornarem adultos mais conscientes e comprometidos com a sociedade.
Estas novas abordagens de ensino são uma forma de renovar e revitalizar o processo educacional, tornando-o mais dinâmico, participativo e atualizado. O seu papel é fundamental para o desenvolvimento infantil, ao proporcionar uma educação mais flexível, personalizada e centrada nas necessidades específicas de cada criança.
É possível cumprir as aprendizagens essenciais do 1º ciclo em ambientes escolares menos formais, onde as crianças são livres e, acima de tudo, felizes.
As aprendizagens essenciais do 1º ciclo são cumpridas nas correntes alternativas?

As aprendizagens essenciais do 1º ciclo são um conjunto de objetivos e competências que os alunos do ensino básico devem adquirir ao longo dos seus primeiros quatro anos de escolaridade. Estas metas são definidas pelo Ministério da Educação e garantem que todos os alunos têm acesso a uma educação de qualidade e que estão preparados para prosseguir os estudos no futuro.
No entanto, uma das questões que se coloca é se estas aprendizagens essenciais do 1º ciclo são cumpridas nas correntes alternativas em Portugal.
Apesar da obrigatoriedade em cumprir as aprendizagens essenciais se aplicar para todas as escolas, incluindo as correntes alternativas, a forma como estas metas são cumpridas pode variar bastante.
As correntes alternativas têm a liberdade de adaptar o plano curricular à metodologia pedagógica que utilizam, desde que as aprendizagens essenciais sejam cumpridas.
Aprendizagens Essenciais do 1º ciclo no Movimento Escola Moderna
No Movimento Escola Moderna, as aprendizagens essenciais do 1º ciclo são trabalhadas de forma interdisciplinar e integrada, procurando uma aprendizagem significativa e que estimule a autonomia da criança.
O MEM é uma corrente pedagógica que defende que a educação deve assentar nos princípios da liberdade, democracia, cooperação, solidariedade e empatia. Esta abordagem valoriza a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem, promovendo a sua autonomia e o desenvolvimento de competências essenciais para a vida.
Outro aspeto muito importante no MEM é o tempo dedicado ao estudo autónomo. Aqui, os alunos têm a oportunidade de consolidar as competências curriculares adquiridas na sala de aula, bem como desenvolver a autonomia na gestão da sua própria aprendizagem.
Acreditamos que cada criança é um ser único, com interesses, habilidades e ritmos de aprendizagem diferentes. Por isso, é essencial proporcionar oportunidades diferenciadas, adaptando os métodos e conteúdos para responder às necessidades individuais de cada aluno.
A humanização da educação é um pilar fundamental do MEM, onde a relação próxima entre alunos e professores é pautada pela empatia, pelo respeito e pela compreensão mútua.

Gostava de optar por uma corrente alternativa para a educação da sua criança?
O Ministério da Educação define quais as metas a atingir em cada ano de escolaridade, porém, como os conhecimentos são lecionados e transmitidos aos alunos depende da própria escola. Por isso, deve optar por uma instituição de ensino cuja metodologia esteja alinhada com os seus valores e ideais.
Se acha que esta pode ser a abordagem que procura para o futuro da sua criança, deixamos um convite para conhecer a Lua Crescente. Faça-nos uma visita e descubra a nossa proposta pedagógica para as aprendizagens essenciais do 1º ciclo.