Rotinas são essenciais nesta fase de desenvolvimento das crianças e as atividades na Creche são essenciais para promover experiências de aprendizagem a vários níveis.
A participação da criança nas atividades, incluindo as rotinas, é muito importante para a sua integração no contexto educativo, bem como para o seu desenvolvimento.
Quer descobrir como funciona um dia na Creche? Preparamos este artigo para que fique a saber tudo sobre as rotinas e o dia a dia das crianças nesta etapa.
Atividades na Creche
A organização de um dia na Creche é feita tendo em conta as necessidades das crianças de forma individual e do grupo em si, devendo ser pensada para que todas as crianças estejam envolvidas ao longo de todo o dia.
De um modo geral, as atividades na Creche podem ser divididas em 6 momentos essenciais: acolhimento, atividades dirigidas, almoço, higiene e sono, lanche e atividades livres.
1. Acolhimento

A hora de entrada na Creche pode ser confusa, por isso, tem de ser bem gerida, ou as crianças podem ficar um pouco agitadas.
No momento do acolhimento, a equipa pedagógica procura transmitir à criança uma sensação de conforto e bem-estar físico e psicológico, para que esta se sinta segura no momento de ser deixada pelos pais.
O acolhimento é o primeiro momento da rotina e envolve as crianças, a equipa pedagógica e a própria família.
2. Atividades do dia

Ao longo do dia, a criança tem a oportunidade de participar em atividades na Creche que promovem o seu desenvolvimento e aprendizagem no domínio cognitivo, motor, social, emocional e afetivo. Estas atividades estão sempre alinhadas com o projeto educativo e metodologia de ensino da própria Creche.
Seja através de brincadeiras ou de atividades mais dirigidas, a criança participa em momentos que estimulam a pesquisa e a exploração de temas variados.
Além disso, podem, também, desenvolver tarefas que trabalham a motricidade, como propostas direcionadas para a agilidade e coordenação.
Estas atividades são sempre planeadas e concretizadas através da escuta das crianças – o adulto identifica as suas vontades ou as suas necessidades e planeia atividades, para atingir os objetivos em vista, de acordo com os interesses das crianças.
3. Almoço

A Creche é, por si só, um espaço onde existe uma maior socialização, quando comparada com o Berçário. Também no momento da refeição é importante incentivar a interação entre as crianças.
É aqui que a criança começa a adquirir alguma autonomia e esta deve sempre ser incentivada para que comece, aos poucos, a tornar-se mais independente, aproveitando este momento para treinar a pega da colher, a introdução do garfo ou a utilização de um copo.
4. Higiene e sono

Também nos hábitos de higiene, a criança que frequenta a Creche já se revela mais autónoma. O momento da higiene acontece, regra geral, em grupo e a criança é incentivada a lavar as mãos, a cara e os dentes, preparando-se para a hora de dormir.
Das várias atividades na Creche, a sesta é muito importante nestas idades, pois contribui para a saúde e boa disposição da criança. Também na rotina do sono as crianças começam a ser incentivadas a desempenhar algumas tarefas sozinhas, como descalçar/calçar, despir/vestir.
5. Lanche

A hora do lanche é o momento de repor energias e é a altura ideal, também, para criar hábitos e regras básicas. São estas rotinas, nas horas das refeições, que permitem que a criança comece a desenvolver comportamentos sociais adequados.
6. Brincadeira

Depois do lanche, é tempo de brincar.
É durante estes momentos de brincadeira que as crianças adquirem um maior número de aprendizagens e desenvolvem uma série de competências essenciais ao seu desenvolvimento.
Através de momentos de brincadeira não-dirigida, a criança conquista:
- Autonomia
- Criatividade
- Competências sociais – através de jogos, aprendem a entrar em acordo, a respeitar os colegas e até mesmo a gerir conflitos
- Bem-estar e felicidade
A importância das rotinas na Creche para o desenvolvimento infantil
A Creche desempenha um papel fundamental no acolhimento e na educação das crianças. É aqui que a criança terá um contacto com diferentes experiências e temas, desenvolverá a sua imaginação, as suas competências nos diferentes âmbitos, emoções e personalidade.
Os três primeiros anos de vida são essenciais para o desenvolvimento cognitivo, físico, social, afetivo e emocional da criança.
O desenvolvimento de atividades na Creche tem como objetivo, além do desenvolvimento global, tornar a criança mais segura, autónoma, independente e feliz.
Já conhece a Lua Crescente? Visite o nosso website, acompanhe as novidades no nosso blog ou agende a sua visita connosco.