A entrada para a creche representa sempre um grande marco tanto na vida das crianças como na dos pais. Para as crianças, dá-se o iniciar de um novo ciclo com novas rotinas, num contexto completamente diferente daquele conheciam até então. Para os pais, deixar o seu filho ao cuidado de alguém que lhes é estranho, também é um processo delicado.
Apesar de ser um período de maior ansiedade para as crianças e para os pais, as primeiras semanas são muito importantes para a integração na creche. É necessário que os pais façam o trabalho de casa, se preparem a si e às suas crianças para a nova fase que vão viver.
Como posso preparar o meu filho para esta nova fase?
O processo de adaptação começa em casa. Converse com o seu filho, caso ele já tenha idade para compreender, e tranquilize-o acerca do ambiente da creche, das rotinas e dos novos amigos.
Responda a todas as suas perguntas! Com certeza que o seu filho terá inúmeras questões para colocar. Acalme-o e explique tudo o que ele precisar de saber. É muito importante que a criança esclareça todas as suas dúvidas.
Caso o seu filho seja ainda muito pequeno, esta conversa não será possível. Nestas situações aconselhamos que os pais façam visitas curtas periódicas à creche para que a criança possa começar a contactar com o novo espaço. Ausente-se da creche por períodos crescentes de tempo para que a criança comece a ganhar a confiança nos educadores e no ambiente.
Estas visitas são muito importantes em qualquer idade. Possibilitam à criança conhecer a creche, começar a interagir com os educadores e com as outras crianças. Desta forma, a criança, caso seja mais crescida, vai começar a ganhar confiança e a fazer alguns amigos, que é um fator muito importante para o processo de integração.
Conheça todas as nossas valências e saiba qual o melhor processo de integração para o seu filho!
O primeiro dia na creche
Com a chegada do primeiro grande dia na creche, é normal que a criança esteja muito ansiosa. Tranquilize-a, leve-a até ao seu grupo e fique com ela por um bocadinho até que esteja pronta para ficar. Tenha em atenção para não se prolongar demasiado, não queremos causar o efeito contrário e dificultar ainda mais o processo.
É muito importante que os pais não demonstrem a sua ansiedade e as suas inseguranças à criança. Entregue-a com serenidade, de uma forma alegre e positiva. Todas as boas energias que conseguir transmitir serão uma ajuda para que a criança se sinta mais segura e confiante.
Na altura certa, diga ao seu filho que volta mais tarde, despeça-se sem grandes demoras e saia tranquilamente.
O regresso a casa
Com certeza que, no final do primeiro dia de creche, o seu filho terá dezenas de histórias para lhe contar!
Ouça com atenção tudo o que o seu filho tiver para contar, conheça o nome dos seus novos amigos, dos seus educadores e aprenda as novas brincadeiras e jogos.
Assegure-se de que, todos os dias, passa tempo de qualidade com o seu filho após a chegada da creche e que demonstra interesse em saber tudo o que se passou no seu dia.
A entrada para a creche é um grande marco na vida das crianças. Assegure-se de que a sua criança está preparada e ajude-a a integrar-se com estas dicas.
No processo de escolha da creche, informe-se sobre o processo de integração e adapte-o de acordo com as necessidades do seu filho. Informe-se com os educadores da creche quais as melhores opções.
Na Lua Crescente damos uma grande importância ao processo de integração das novas crianças. É muito importante para a sua aprendizagem e desenvolvimento que as crianças se integrem, gostem do espaço, dos educadores e das outras crianças.
Marque uma visita e traga o seu filho para conhecer a nossa Creche!»