• Saltar para o menu principal
  • Skip to main content
  • Saltar para a barra lateral principal
  • Saltar para o rodapé

Lua Crescente - Berçário, Creche, Jardim de infância e 1º Ciclo

Berçário, Creche, Jardim de infância e 1º Ciclo. No Parque das Nações, em Lisboa, muito perto da Portela, Moscavide, Olivais e Sacavém.

  • SOBRE NÓS
  • AS NOSSAS INSTALAÇÕES
  • BERÇÁRIO
  • CRECHE
  • JARDIM DE INFÂNCIA
  • 1º Ciclo
  • VISITAS E CONTACTOS
Você está aqui: Home / Berçário / Qual a melhor altura para colocar o seu filho no berçário?

Qual a melhor altura para colocar o seu filho no berçário?

5 de Janeiro 2018, por Lua Crescente

Uma das principais dúvidas que os pais têm é – Qual a idade ideal para colocar a criança na creche? A verdade é que varia de criança para criança, mas na Lua Crescente aconselhamos os pais a colocar o seu filho numa creche a partir do momento em que sentir essa necessidade. Na Lua Crescente estamos disponíveis para receber bebés a partir dos 4 meses no nosso berçário.

Nós explicamos o porquê…

 

É desde muito cedo que as crianças começam a desenvolver as suas capacidades e personalidade e, para um bom desenvolvimento, é necessário que a criança seja exposta a determinado estímulos.

É muito importante que as crianças tenham contacto com pessoas de fora do círculo familiar e essa é uma das grandes vantagens da creche, neste caso berçário. O contacto com os educadores é muito importante para o desenvolvimento de novos sentimentos e estimular a confiança.

Os educadores têm, desde muito cedo, um papel muito importante na vida dos mais pequenos. São os responsáveis pelos cuidados da criança na ausência dos pais e tem como objetivo o desenvolvimento de diversas capacidades na criança.

Para além dos educadores, a partilha do espaço com outras crianças é outro fator muito importante. Apesar de serem muito pequenos, aos poucos desenvolvem-se valores como a partilha e fomenta-se a socialização.

 

A entrada no berçário

Seja com que idade for, a entrada de uma criança na creche pela primeira vez causa sempre alguma ansiedade, tanto nas crianças como nos pais. Neste caso, como estamos a falar de bebés ainda muito pequenos, é natural que os pais fiquem apreensivos e com muitas dúvidas.

Para tornar todo o processo mais simples, é aconselhável que a integração seja feita de uma forma faseada. Permita que a criança tenha um primeiro contacto com os educadores e com o espaço numa visita mais curta onde os pais também devem estar presentes. Numa segunda fase deixe a criança na creche por espaços de tempo curtos para que esta poça começar a habituar-se e a confiar no ambiente que a rodeia. Com o tempo, aumente o tempo da visita para que a criança não estranhe quando começar a ter de passar o dia no berçário.

Para além destas visitas, é muito importante que a criança se faça acompanhar por algo com que ela goste de brincar e a deixe mais confortável. Uma fralda de pano, um peluche pequeno ou até mesmo uma peça de roupa… Se algum objeto deixa o seu bebé mais confortável, leve para o berçário para que ele se sinta mais aconchegado e em casa.

Tenha em conta que as crianças são todas diferentes e cada caso é um caso. Aconselhe-se com os futuros educadores do seu filho e avalie qual a melhor forma de o integrar neste novo contexto.

 

A alimentação no berçário

Uma das principais preocupações dos pais quando se fala de colocar um bebé num berçário em vez de se contratar uma ama é a alimentação.

Quando falamos de bebés com cerca de 4 meses, temos de ter em conta o regime alimentar a que a criança já está habituada e os alimentos que ainda não foram introduzidos na sua dieta. É muito importante que o plano alimentar de cada criança seja respeitado porque cada uma tem necessidades diferentes.

Informe-se sobre o regime alimentar do berçário ou pela possibilidade de levar de casa a comida preparada para o seu filho. Muitas das vezes esta última é uma alternativa pela qual os pais preferem optar por controlarem melhor a alimentação das suas crianças e poderem introduzir aos poucos determinados alimentos na sua dieta.

 

Mas, como escolher o berçário ideal?

A verdade é que, com apenas 4 meses, o bebé é muito pequeno e a entrada para o berçário pode ser um processo delicado, principalmente para os pais. É muito importante que se sinta seguro com o berçário que escolheu para deixar o seu filho.

Analise as várias hipóteses possíveis, compare condições, conheça os educadores e o espaço. Visite vários berçários e certifique-se que a escolhida tem condições para as necessidades básicas da criança.

O método de trabalho e as atividades desenvolvidas ao longo do ano também são aspetos muito importantes e sobre os quais se deve informar.  É muito importante que se comece a estimular a aprendizagem, socialização e partilha desde cedo.

Venha visitar a Lua Crescente. Conheça o nosso espaço, os nossos educadores e o nosso método de trabalho.

Na Lua Crescente trabalhamos todos os dias para desenvolver as capacidades das nossas crianças. Temos educadores especializados que trabalham diariamente no desenvolvimento de atividades que promovem a aprendizagem e a integração das

Marque uma visita para conhecer o nosso Berçário!»

Arquivado em:Berçário Marcados com:crianças

Interações do Leitor

DEIXE-NOS UM COMENTÁRIO Cancelar resposta

Sidebar primária

Categorias
  • 1º Ciclo
  • ATL
  • Berçário
  • Creche
  • Educação
  • Infantário
  • Jardim de Infância
  • Noticias
  • Pré-escolar
  • Uncategorized

Copyright © 2023 · Metro Pro on Genesis Framework · WordPress · Login