Se há coisa que podem afligir alguns pais é a escolha da melhor creche para os seus filhos. Se se revê neste cenário, vamos facilitar este processo e dar-lhe algumas dicas sobre como encontrar e escolher a melhor creche.
01. A informação é a base da escolha da creche ideal
A escolha da melhor creche depende de uma série de fatores, mas para dar os primeiros passos os pais devem:
- Definir o que procuram – Que tipo de espaço, atividades e movimento pedagógico pretende que esta ofereça? A definição destas informações vai ajudar na triagem das melhores creches que correspondem a essas expectativas e a ficar mais próximo daquela que poderá ser a melhor creche para as necessidades da família;
- Pesquisar – E esta pesquisa é relativamente simples. Atualmente os sites são excelentes fontes de informação, apresentando muitas das vezes a maioria dos elementos de que necessita para poder triar as creches que lhe parecem as ideais para as suas necessidades.
- Visitar as creches – Além das imagens e fotografias que pode consultar nos websites deve também visitar a creche. Fale com as equipas pedagógicas e perceba como se comportam as crianças nas salas. Confirme a segurança dos espaços e verifique se a creche tem condições adequadas às necessidades básicas das crianças;
- Expor as suas dúvidas – Quando visitar aquelas que lhe parecerem as melhores creches, fale com a direção e exponha francamente as suas dúvidas e questões. Todas as suas dúvidas, mesmo as que possam parecer estranhas, devem ter resposta.
02. As melhores creches colocam sempre as crianças em primeiro lugar
Passada a fase da pesquisa e reunidas as creches que lhe parecem mais adequadas, vamos dar mais uns passos. É essencial que perceba as chamadas “mais-valias”.
Uma creche não é nem deve ser um depósito de crianças. Por isso, perceba o que cada creche oferece às suas crianças – passeios ao ar livre, atividades extracurriculares, programas alternativos e tudo aquilo que faça das horas que as crianças lá passam momentos de aprendizagem e de diversão.
Para além das homologações que sugerimos verificar, confirme ainda a política das creches sobre a transparência e a relação com os pais. Há, por exemplo, creches em que os pais não podem passar a porta de entrada. Há outras em que eles são convidados a entrar sempre que puderem (não interrompendo a boa organização das atividades).
E, porque a alimentação das crianças é essencial ao seu desenvolvimento, confirme ainda os cuidados que as creches têm nesta área – dando preferência àquelas que garantem uma alimentação saudável e variada.
03. Encontrou aquela que lhe parece a melhor creche? Então, descomplique!
Encontrou uma creche fantástica, que fica perto de sua casa ou do seu trabalho e que satisfaz todos os critérios de necessidade da sua família? Então, encontrou provavelmente a creche ideal!
Marque uma visita e traga o seu filho para conhecer a nossa Creche!»