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Blog da Lua Crescente — Educação, Autonomia e Família

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Devo participar no processo de adaptação do meu bebé à escola?

17 de Fevereiro 2020, por Lua Crescente

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A primeira relação que um bebé estabelece quando nasce é com os pais. 

São eles o primeiro elo de ligação com o mundo que acaba de conhecer e influenciam, posteriormente, a forma como o encara.

A presença e o suporte afetivo por parte dos pais é importante para o desenvolvimento psicossocial dos filhos em todas as etapas das suas vidas. E a fase escolar não é exceção. 

Esta postura presente e atenta é importante não só para a criança, mas também para os pais. Deixar o seu bebé na escola pela primeira vez não é fácil, pois implica confiar em alguém fora do círculo próximo para cuidar dele.

Será que conseguirá adormecer sem ser ao colo da mãe? Será que fica a chorar quando me vou embora? Será que cuidam bem dele? Questões comuns – mas acredite que não está só, todos os pais se sentem assim!

Se antes existia a ideia de que os pais não deviam interferir no ambiente escolar, hoje em dia entende-se que esse acompanhamento é benéfico para que todo o processo de adaptação seja facilitado. Assim, existem dois pontos importantes a considerar:

  • O papel dos pais no processo de adaptação;
  • De que forma os pais podem facilitar o processo de adaptação?

O papel dos pais no processo de adaptação

É frequente que os pais identifiquem nos filhos alguns dos seus próprios traços, expressões ou comportamentos, mesmo quando ainda são bebés.

Alguns autores especializados em educação, como Piaget e Vygotsky, durante as suas investigações, concluíram que as crianças, inicialmente, aprendem por imitação.

Assim sendo, tendem a repetir comportamentos que observam nos pais, pois são as suas figuras de referência. 

Quando entram para a escola e são inseridas num ambiente desconhecido, é normal que os bebés se sintam inseguros.

Dada esta relação de exemplo, é importante que, nesta fase, os pais transmitam tranquilidade. Sentimentos como insegurança e tristeza devem ser evitados ao pé do bebé, para que ele não os absorva e os associe à escola. 

Os pais devem participar na adaptação dos bebés à escola através dos sentimentos que lhes transmitem e da maneira como se comportam.

Quando se constroem relações de cooperação entre pais e educadores, o desenvolvimento da criança é estimulado, pois trabalham em conjunto com o mesmo objetivo – o de contribuir para a sua educação da melhor forma possível.

Quando estas ligações se estabelecem, a criança irá sentir-se mais à vontade para confiar nas educadoras e mais confiante para explorar o novo meio que acaba de conhecer. 

De que forma os pais podem facilitar o processo de adaptação?

No processo de adaptação de um bebé ao berçário não existem padrões a seguir.

Cada um tem o seu ritmo, resultante das experiências que já viveu desde o nascimento e da forma como encara o que a rodeia.

O processo de adaptação deve ser individualizado e faseado – mesmo que tenha dois bebés que entram para a mesma escola, com as mesmas educadoras, a adaptação pode ser completamente diferente. 

As educadoras podem ter um papel importante na identificação de alguns sinais de adaptação e na orientação dos pais. 

De uma forma geral, as crianças adaptam-se ao novo ambiente ao fim de algumas semanas. Algumas, até mais rápido do que o esperado.

No entanto, no início, é normal que a criança chore na altura da despedida ou que o seu comportamento se altere um pouco. Mas não é sinal de alarme!

Por vezes, pode também ocorrer uma regressão, que deve ser encarada com paciência e a atenção deve ser redobrada, para que a criança volte a envolver-se no processo de forma positiva – mais uma vez, o papel das educadoras do berçário é fundamental!

Apesar de não existirem fórmulas secretas para que o processo seja facilitado, existem algumas orientações que os pais podem considerar:

  • Levar a criança a conhecer o espaço e ver como reage ao ambiente;
  • Respeitar o seu tempo de adaptação;
  • Ser compreensivos;
  • Estabelecer confiança com a educadora;
  • Manter uma atitude positiva;
  • Deixar o bebé levar o brinquedo preferido para criar uma relação com o ambiente familiar;
  • Preservar as rotinas de casa para que não ocorram demasiadas mudanças.

Berçário: o 2º lar do seu bebé

Como a entrada no berçário não é fácil, nem para o bebé, nem para os pais, estes podem estar presentes em alguns momentos, para que observam a dinâmica com as educadoras e restantes crianças e para que o impacto da mudança seja atenuado. No entanto, é importante que respeitem o trabalho e o espaço das educadoras e auxiliares.

O entendimento e compreensão entre a escola e a família é fundamental, pois aumenta a confiança e cria relações de proximidade que passarão para o bebé.

Com todo este acompanhamento por parte dos pais, a criança conseguirá beneficiar de todas as interações e aprendizagens que fará daí em diante, ao longo de toda a vida.

Tags: crianças

Índice

O papel dos pais no processo de adaptação
De que forma os pais podem facilitar o processo de adaptação?
Berçário: o 2º lar do seu bebé

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