A entrada para o jardim de infância é um marco na vida das crianças. Representa o iniciar de um novo ciclo com uma nova rotina, completamente diferente da que estavam habituados até então. Novos educadores, novos amigos e novas brincadeiras vão entrar na vida da criança e oferecer uma aprendizagem diária constante.
Para os pais, por vezes pode ser difícil tomar a decisão de colocar o seu filho no jardim de infância, principalmente em situações em que existe a possibilidade de a criança ficar ao cuidado de avós ou outros membros da família.
É muito importante ponderar os prós e os contras neste tipo de decisão. Para a criança, que está habituada a estar ao cuidado diário dos pais, dos avós ou de outros familiares, o processo de entrada para o jardim de infância pode ser mais complexo, mas rapidamente começará a aperceber-se dos resultados positivos desta mudança.
Se está com dúvidas se colocar o seu filho num jardim de infância é a opção certa, nós ajudamo-lo. Conheça as 5 principais razões para colocar o seu filho no jardim de infância:
1. Contacto permanente com outras crianças
Este é um fator muito importante e uma das grandes vantagens de colocar o seu filho no jardim de infância. O contacto constante com outras crianças, para além de desenvolver valores como a socialização, amizade e partilha, vai também ser um potenciador de aprendizagem para o seu filho. As crianças aprendem muito por imitação e dos outros e este contacto constante com as outras crianças irá fazer com que o seu filho possa aprender com os seus novos amigos e ensinar aquilo que sabe, sem ele próprio se aperceber;
2. O papel dos educadores no desenvolvimento da criança
Os educadores têm um papel fundamental na vida das crianças, durante esta fase. O contacto diário que têm com a criança fomenta uma relação bastante forte e desenvolve também valores como a confiança, amizade e partilha. As crianças vêm nos educadores figuras amigas com quem partilham o seu dia a dia, com quem aprendem e desenvolvem muitas tarefas e brincadeiras.
Para além disto, os educadores são os responsáveis pela aprendizagem e desenvolvimento de competências das crianças. São especialistas na educação infantil e desenvolvem um planeamento de atividades e tarefas que promovem a aprendizagem diária ao longo do ano
3. Desenvolvimento de tarefas que promovem aprendizagem
No jardim de infância são desenvolvidas tarefas diárias com objetivo de promover a aprendizagem das crianças. São trabalhados temas de que as crianças gostem ou sobre os quais pretendam esclarecer algumas dúvidas. Trabalhos em grupo, atividades que envolvam pesquisa e aplicação de diferentes técnicas para construção ou montagem de trabalhos manuais são exemplos de tarefas muito importantes para o desenvolvimento de competências, nas mais diversas áreas.
4. Fomentar o sentido de responsabilidade
Este é mais um ponto fundamental que devemos realçar quando apresentamos as vantagens de colocar uma criança no jardim de infância. O sentido de responsabilidade quando a criança partilha o mesmo espaço, os mesmos brinquedos e os mesmos educadores com as várias crianças do seu grupo é posto à prova diariamente. Organizar os seus pertences, como os casacos, sapatos, brinquedos que leve de casa para brincar no jardim de infância ou arrumar os brinquedos da sala quando acaba de brincar são tarefas simples, mas muito importantes para o desenvolvimento do sentido de responsabilidade.
5. Trabalhar a autoestima e confiança da criança
Através de um plano definido e adequado à idade e capacidades do grupo, o jardim de infância consegue trabalhar a confiança e autoestima das suas crianças. O desenvolvimento de tarefas em que as crianças são capazes de exercer o seu poder sobre os objetos ou sobre as diferentes situações desenvolve autoconfiança e o descobrimento de si próprio. Nesta idade e nesta fase de preparação para os desafios futuros, é muito importante que se trabalhe esta vertente da personalidade das crianças e, ninguém melhor que os educadores, especialistas na educação infantil, para desenvolver os valores necessários.
Agora que já está mais esclarecido sobre as vantagens de colocar o seu filho num jardim de infância, só falta escolher a instituição ideal. No processo de escolha, informe-se sobre os métodos de trabalho do jardim de infância, o tipo de atividades que desenvolve e como são trabalhadas as diferentes capacidades e valores.
Informe-se e esclareça todas as suas dúvidas, pois só assim poderá tomar a decisão certa e ficar tranquila quando esta nova fase começar.
Na Lua Crescente investimos diariamente no desenvolvimento das capacidades e valores das nossas crianças.
Marque uma visita para conhecer o nosso Jardim de infância!»