• Saltar para o menu principal
  • Skip to main content
  • Saltar para a barra lateral principal
  • Saltar para o rodapé

Blog Lua Crescente Berçário Creche Jardim infância 1º Ciclo

Berçário, Creche, Jardim de infância e 1º Ciclo. No Parque das Nações, em Lisboa, muito perto da Portela, Moscavide, Olivais e Sacavém.

  • SOBRE NÓS
  • AS NOSSAS INSTALAÇÕES
  • BERÇÁRIO
  • CRECHE
  • JARDIM DE INFÂNCIA
  • 1º Ciclo
  • VISITAS E CONTACTOS
Você está aqui: Home / Movimento da Escola Moderna / Movimento da Escola Moderna: como funciona a avaliação no 1º Ciclo

Movimento da Escola Moderna: como funciona a avaliação no 1º Ciclo

23 de Dezembro 2024, por Lua Crescente

A avaliação no 1º Ciclo é um processo fundamental para acompanhar o desenvolvimento das crianças e ajustar as estratégias pedagógicas às suas necessidades. 

Na Lua Crescente, a avaliação vai além do simples medir de resultados. Com base nos princípios do Movimento da Escola Moderna (MEM), o nosso método de avaliação é orientado por uma metodologia própria, que reflete a nossa visão única sobre como apoiar o crescimento académico, social e emocional de cada criança.

Ao combinar elementos da autoavaliação, heteroavaliação e momentos de reflexão conjunta, a avaliação na Lua Crescente promove um percurso educativo contínuo e dinâmico, onde as crianças são participantes ativas. 

Neste artigo, explicamos como funciona a avaliação no 1º Ciclo na nossa escola, respeitando o ritmo e as características individuais das crianças, enquanto estimulamos competências fundamentais para a sua formação.

A filosofia de avaliação na Lua Crescente

Avaliar significa observar, refletir e valorizar as conquistas de cada criança, tendo em conta:

  • O seu percurso individual, respeitando o ritmo e as características únicas das crianças;
  • Competências a atingir, alinhadas com a idade e os conteúdos trabalhados;
  • A evolução contínua, destacando o empenho e o esforço como pilares fundamentais.

A avaliação é entendida como um processo em constante construção, permitindo ajustar objetivos e estratégias para apoiar o desenvolvimento global de cada criança.

Participação ativa da criança

Um dos principais pilares da nossa abordagem é o envolvimento das crianças do 1º Ciclo em todas as etapas do processo educativo, incluindo a avaliação. Este envolvimento é promovido através de momentos de:

Autoavaliação

A autoavaliação oferece às crianças a oportunidade de refletirem sobre o seu desempenho, esforço e conquistas. Este momento é essencial para:

  • Fomentar a autonomia: Ao avaliarem-se, as crianças aprendem a identificar pontos fortes e áreas de melhoria;
  • Estimular a responsabilidade: Esta prática encoraja as crianças a assumirem um papel ativo no seu percurso educativo.

Heteroavaliação

Nesta abordagem, as crianças recebem feedback dos professores, mas também dos colegas, promovendo:

  • Empatia: Aprendem a valorizar a perspetiva dos outros e a lidar com opiniões construtivas;
  • Comunicação saudável: A prática de partilhar feedback desenvolve competências de comunicação e reforça valores como a honestidade e a solidariedade.

Tipos de avaliação no 1º Ciclo

A avaliação na Lua Crescente combina diferentes formatos para oferecer uma abordagem completa do progresso das crianças do 1º Ciclo.

Avaliação Formativa

Este tipo de avaliação acontece durante o percurso escolar e foca-se no progresso contínuo. A avaliação formativa pode acontecer, por exemplo, através de:

  • Apresentações regulares: Momentos onde as crianças têm a oportunidade de partilhar experiências ou conhecimentos, promovendo competências de comunicação;
  • Projetos colaborativos: Trabalhos em grupo que estimulam a criatividade, o pensamento crítico e a partilha de ideias.

Avaliação Sumativa

Realizada em momentos específicos, a avaliação sumativa permite sistematizar aprendizagens e identificar conquistas. Exemplos:

  • Fichas trimestrais: Que consolidam competências e permitem refletir sobre o progresso;
  • Apresentações finais de projetos: Que valorizam o processo de aprendizagem no 1º Ciclo e o resultado alcançado.

Desenvolver competências para a vida

A avaliação que desenvolvemos na Lua Crescente não se limita ao desempenho académico. É também uma oportunidade para preparar as crianças do 1º Ciclo para desafios futuros:

  • Gestão emocional: Aprendem a lidar com a ansiedade e a confiança associadas ao feedback;
  • Autoconhecimento: Reconhecem as suas forças e fragilidades, promovendo o crescimento pessoal;
  • Trabalho em equipa: Desenvolvem a capacidade de colaborar e aprender com os outros, em ambiente seguro e de suporte.

Avaliação construtiva e humana

A avaliação na Lua Crescente nunca é sobre “avaliar a criança”, mas sim sobre apoiar o seu desenvolvimento como aprendiz e cidadão. Cada momento de avaliação é uma oportunidade para que as crianças:

  • Se sintam seguras em expressar as suas opiniões;
  • Recebam feedback construtivo que as motive;
  • Aprendam a contribuir de forma positiva para a comunidade escolar.

Os professores têm um papel essencial neste processo, mediando as interações, garantindo a clareza da comunicação e ajudando as crianças do 1º Ciclo a lidarem com as emoções associadas ao feedback.

Na Lua Crescente, a avaliação é encarada como um caminho contínuo de crescimento, que promove o desenvolvimento académico, mas também emocional e social. Este modelo prepara as crianças para enfrentarem os desafios do futuro com confiança, autonomia e respeito pelos outros.Quer saber mais sobre a metodologia da Lua Crescente? Venha conhecer o nosso projeto educativo do 1º Ciclo, onde cada criança é valorizada como um ser único e em constante evolução.

Arquivado em:Movimento da Escola Moderna

Sidebar primária

Categorias
  • 1º Ciclo
  • ATL
  • Berçário
  • Creche
  • Desenvolvimento da linguagem
  • Desenvolvimento emocional
  • Educação
  • Infantário
  • Jardim de Infância
  • Movimento da Escola Moderna
  • Noticias
  • Pré-escolar
  • Tecnologia

Copyright © 2025 · Metro Pro on Genesis Framework