A infância é uma fase determinante para o desenvolvimento emocional das crianças. Durante esta etapa, terão contacto com diferentes desafios, que exigem o desenvolvimento de diferentes competências para lidar com cada situação da melhor forma possível. E é aqui que entra a resiliência.
Mas o que é a resiliência? É a capacidade de lidar com adversidades, de superar desafios, de se adaptar a mudanças e de encontrar soluções para os problemas, sempre de forma saudável.
Quer saber mais sobre este tema? Então este artigo é para si e ficará a:
- Saber qual o papel da resiliência em cada faixa etária;
- Conhecer 5 estratégias para promover a resiliência nas crianças;
- Descobrir de que forma o Movimento Escola Moderna aborda a resiliência na sua metodologia.
Qual o papel da resiliência no desenvolvimento infantil nas diferentes idades?
Quando falamos em desenvolvimento infantil, a resiliência é uma peça chave, ao ter impacto direto na forma como as crianças lidam com os vários desafios que enfrentam ao longo do seu crescimento.
Bebés
Nos bebés, a resiliência está, ainda, muito relacionada com os vínculos afetivos que a criança cria com os pais, ou com os seus cuidadores. A existência de um ambiente seguro, com rotinas, estimulação adequada e o apoio permanente, são fundamentais para o bebé adquirir alguma resiliência.

3 a 5 anos
Durante a fase pré-escolar, a criança começa a relacionar-se e a expressar emoções, desenvolvendo uma série de competências com grande impacto no seu desenvolvimento emocional. Nesta fase surgem conflitos e a resiliência começa a assumir um papel importante.

Mas, como trabalhar a resiliência em crianças entre os 3 e os 5 anos?
Por exemplo, através de:
- Jogos que identifiquem emoções ou contem histórias onde se fale sobre sentimentos;
- Jogos de memória para desenvolver competências como a paciência e a perseverança;
- Teatros para as incentivar a trabalhar em equipa, enfrentar o nervosismo e a lidar com falhas que aconteçam durante a apresentação.
6 a 9 anos

Nestas idades, a resiliência tem um papel importante no desenvolvimento emocional e no desempenho escolar das crianças. Uma criança mais resiliente, tem uma maior capacidade de enfrentar os desafios escolares, de lidar com a pressão e de se manter motivada. É a idade perfeita para ensinar estratégias para resolução de problemas de forma criativa, como o jogo livre, uma atividade que pode ser realizada em grupo ou a nível individual.
Além disso, é fundamental promover a empatia, e isto pode ser feito através do debate sobre os sentimentos e as perspetivas das outras pessoas (ou personagens) em determinados cenários.
Os jogos cooperativos são uma excelente atividade para fomentar a resiliência nestas idades. Quando trabalham em equipa, as crianças têm de aprender a colaborar para atingir um objetivo comum. Assim, aprendem a ouvir os outros, a partilhar e a resolver conflitos.
10 a 12 anos

Entre os 10 e 12 anos a criança entra numa fase de transição para a adolescência. Crianças (ou adolescentes) resilientes são mais eficazes a gerir a pressão associada a esta etapa, tornando-se mais autónomas e seguras para tomarem decisões. Uma forma de trabalhar a resiliência nesta faixa etária é através da utilização de técnicas de relaxamento e da prática de exercício físico para lidar com o stress.
É importante também incentivar as crianças a estabelecer objetivos e a decidir que passos dar para a sua concretização.
Quais as melhores estratégias para promover a resiliência nas crianças?
Trabalhar a resiliência nas crianças é essencial para terem um desenvolvimento emocional e social saudável e sustentado. Por isso, existem algumas estratégias que os educadores podem implementar para as auxiliar a desenvolver esta competência.
Destacamos 5 pontos para promover a resiliência nas crianças:

1. Trabalhar a resolução de problemas
É muito importante incentivar as crianças a identificar desafios e ajudá-las a encontrar soluções eficazes. Encorajá-las a pensar de forma criativa e a encontrar várias opções para resolver um problema é fundamental para fomentar o pensamento crítico e capacidade de decisão.
2. Incentivar a criança a expressar as suas emoções
Quando se encontram num ambiente seguro e acolhedor, as crianças têm mais facilidade em expressar as suas ideias e sentimentos. É fundamental que as crianças sejam ouvidas, que as suas emoções sejam validadas e que as ajudemos a encontrar a melhor forma de lidar com os seus sentimentos.
3. Promover relações positivas
Quando a criança consegue estabelecer relações saudáveis com os seus pares, com os seus educadores e familiares, adquire um maior suporte emocional, e sente-se mais segura e confiante para tomar as suas decisões.
4. Desenvolver a autoestima e a perceção de si própria
As crianças devem ser incentivadas a reconhecer as suas próprias características e talentos. Para isso, os cuidadores podem, por exemplo, celebrar pequenas conquistas em conjunto com a criança. Quando tem uma imagem positiva de si própria, a criança sente-se mais confiante para enfrentar desafios e situações adversas.
5. Assumir a empatia como uma característica chave para o desenvolvimento da resiliência
A empatia está relacionada com a capacidade da criança se colocar no lugar do outro, compreendendo os seus sentimentos e a sua perspetiva. Quando esta característica é trabalhada, a criança torna-se mais sensível às necessidades das pessoas à sua volta, é mais solidária e constrói relações mais saudáveis
De que forma o Movimento Escola Moderna apoia o desenvolvimento emocional das crianças?
No Movimento Escola Moderna, a criança é protagonista do seu processo de aprendizagem. O desenvolvimento emocional é um dos principais pilares desta metodologia, na medida em que é fundamental para o desenvolvimento cognitivo da criança e como interagem com o mundo.
Na Lua Crescente, oferecemos às crianças um ambiente acolhedor e seguro, onde se sentem respeitadas e valorizadas. O Movimento Escola Moderna incentiva o desenvolvimento da resiliência, ao promover:
- Autonomia;
- Participação ativa;
- Aprendizagem colaborativa;
- Expressão livre;
- Respeito pela individualidade.
Por que devemos trabalhar o desenvolvimento emocional e a resiliência das crianças?

O desenvolvimento emocional infantil e a resiliência são fundamentais para as crianças crescerem com uma base sólida para lidar com as mais diversas situações ao longo da sua vida.
Quando a criança consegue identificar, expressar e gerir as suas emoções de forma saudável, é mais resiliente, o que lhe permitirá resolver problemas e ultrapassar dificuldades com confiança.
Apesar de as competências emocionais serem inatas à criança, a verdade é que podem ser trabalhadas e potenciadas nos mais variados contextos.
E é o que fazemos na Lua Crescente. Para nós, cada criança é única, e merece ser respeitada, valorizada e trabalhada de forma individual para desenvolver características essenciais ao seu futuro. Gostava de vir conhecer a nossa metodologia? Entre em contacto connosco e faça-nos uma visita.