Entre muitos hábitos que trazem benefícios para o crescimento das crianças e para alguns aspetos do seu desenvolvimento, um deles é o da leitura.
No entanto, suscita algumas dúvidas aos familiares: Será que a leitura deve ser uma habilidade estimulada o mais cedo possível, ou o ritmo natural de aprendizagem deve ser respeitado sem interferências? Como criar o gosto pela leitura, se a criança não sabe ler?
Este artigo responde a estas questões, para que os pais estejam preparados para cada etapa do crescimento dos seus filhos.

Importância da leitura desde cedo
Ganhar hábitos de leitura é abrir portas para um maior conhecimento sobre o mundo.
Ainda que, as crianças muito pequenas não saibam ler (nem é suposto!), o contacto com os livros e as histórias através dos pais contribui para o seu desenvolvimento e terá repercussões nos anos seguintes.
De acordo com um estudo realizado pela American Academy of Pediatrics, ler livros para as crianças quando estas estão no início da infância contribui para aumentar o seu vocabulário e as habilidades de leitura quatro anos depois!
Além disso, apresenta mais benefícios, tais como:
- Contribui para o desenvolvimento cognitivo;
- Aumenta as capacidades de comunicação e expressão oral;
- Favorece o intelecto emocional;
- Potencia o gosto pelo conhecimento e a curiosidade;
- Contribui para melhorar a ortografia, mais tarde;
- Auxilia na pronúncia correta das palavras;
- Melhora a concentração e a memória.
A par destas competências do desenvolvimento, junta-se uma outra, muito importante no mundo das crianças: a imaginação.
Os livros podem construir dimensões fictícias, permitindo gerar estruturas imaginárias e, por sua vez, estimular a criatividade.
Além do mais, muitos contos para crianças têm uma moral como base, pelo que a leitura é importante também na formação da própria personalidade, valores e na definição do que é certo e errado.
Quando começar a incentivar o contacto com os livros?
Como já vimos, o contacto precoce com a leitura terá impacto ao longo do crescimento da criança.
Por isso, embora não exista uma idade específica, o processo deve ser iniciado o mais cedo possível, dado que, quanto mais cedo começar, mais notórios serão os benefícios para o desenvolvimento da criança.
Este contacto com a leitura pode começar em forma de histórias contadas pelos pais ou leituras em voz alta, por exemplo.
Mas atenção: isto não significa que a criança tenha de aprender a ler o mais rápido possível, pois cada uma tem o seu próprio ritmo, que é importante respeitar.
Estratégias para incentivar o gosto pela leitura
Apesar da importância de fomentar o gosto pela leitura, um estudo conduzido pela GFK permitiu concluir que cerca de metade dos pais inquiridos não têm este hábito, principalmente por falta de tempo.
Na verdade, sabemos que não é fácil ter disponibilidade para tudo, dado o ritmo de vida moderno. Ainda assim, existem pequenos gestos que tornam a relação com os livros mais próxima e despertam na criança a vontade de ler.
No fundo, o principal segredo é tornar estes momentos divertidos, estimulantes e partilhados em família, contando que associar a leitura ao lazer leva a que as crianças apreciem, realmente, o momento.
Os pais podem seguir as seguintes recomendações:
- Dar o exemplo (as crianças aprendem por imitação);
- Ter livros em casa;
- Criar hábitos de leitura (ler à noite, por exemplo, nem que seja só por 5 minutos);
- Encenar histórias (prendem a atenção, por isso, solte o artista que há em si!);
- Visitar bibliotecas e livrarias;
- Criar convívios com amigos (como clubes de leitura em que cada um leva o seu livro favorito);
- Imaginar cenários em conjunto;
- Manter o ambiente de leitura livre de distrações (como a televisão);
- Recorrer aos livros para entreter (em alternativa ao telemóvel ou tablet);
- Brincar e interagir ao longo da história;
- Deixar a criança escolher o livro.
Contudo, é importante não forçar – quando a criança aparenta estar cansada, obrigar a ler ou ouvir uma história pode ter o efeito inverso.
Por último, é fundamental escolher livros apropriados à idade, em conteúdos e materiais, e de acordo com os seus gostos.
Hábitos de leitura em família que continuam na escola
A escola é quase como uma segunda casa, uma vez que é lá que a criança passa muito tempo e onde desenvolve as suas capacidades.
Assim, o trabalho realizado pelos pais, desde cedo, para estimular o gosto e hábito pela leitura continua na escola, com as educadoras.
Na Lua Crescente, cada educadora integra na rotina momentos dedicados à leitura de histórias através de diversas estratégias e recursos, de forma a prender a atenção das crianças para que todas beneficiem das vantagens de uma boa história de encantar!