As opiniões acerca dos benefícios da atividade física multiplicam-se ao longo dos anos. Assim, esta é uma preocupação desde cedo, remontando, por vezes, aos tempos de Creche.
Mas em que medida a ginástica pode ser vantajosa para a criança ou bebé? E será que existe uma idade ideal para iniciar? Que exercícios devem ser incentivados?
Vamos responder a tudo isto neste artigo.
A ginástica relacionada com a Motricidade
Falar num conceito é falar no outro – a prática de ginástica permite desenvolver a área da psicomotricidade, que se divide em duas vertentes:
- Motricidade grossa: está relacionada com o controlo do corpo, nomeadamente quanto à postura, deslocamentos e equilíbrio;
- Motricidade fina: diz respeito aos movimentos que exigem mais destreza, coordenação e precisão, nomeadamente quando se usam as mãos ou dedos para realizar uma atividade específica, como manusear uma tesoura, por exemplo.
Importância da ginástica no desenvolvimento infantil
O papel que a ginástica tem no crescimento relaciona-se com o desenvolvimento da motricidade que promove.
Em primeiro lugar, uma grande fatia da informação que os bebés e crianças obtêm nos seus primeiros anos de vida advém de experiências que envolvem o seu próprio corpo.
Aliás, segundo o pediatra Eduardo Sá, é através dele que as crianças aprendem a pensar.
Então, é por meio dos movimentos e da interação com o meio envolvente que descobrem e começam a compreender o mundo, fazendo do desenvolvimento psicomotor uma componente muito importante no processo de crescimento.
Além disso, a motricidade, especialmente a fina, promove também o desenvolvimento do cérebro e de outras áreas, como os músculos, nervos e tendões, já que os movimentos exigem vários processos relacionados entre si.
A par destas componentes, a atividade física promove o desenvolvimento cognitivo, emocional e social, graças à interação em grupo e à vivência de novas experiências, que serão fundamentais para aprendizagens futuras.

Benefícios da ginástica
Sabemos que a ginástica pode promover o crescimento dos bebés e crianças como um todo, mas é possível especificar mais.
Assim, seguem algumas vantagens próprias da promoção da motricidade na infância:
- Promove sentimentos de felicidade, pela libertação de endorfinas, que contribuem para um crescimento estruturado e saudável;
- Estimula a autonomia, autoestima e autoconfiança ao permitir enfrentar certos medos;
- Desenvolve a coordenação, agilidade e destreza;
- Permite o fortalecimento muscular, ósseo e articular;
- Promove um bom estado de saúde – existem evidências de que crianças fisicamente ativas têm maior probabilidade de manterem hábitos saudáveis ao longo da vida, evitando certas doenças;
- Proporciona espírito de aprendizagem em grupo e de partilha de espaço;
- Contribui para uma boa coordenação entre a mente e o corpo (desenvolvimento dos reflexos, por exemplo).
Com que idade devem começar a praticar ginástica?
A motricidade deve ser desenvolvida desde cedo, a fim de beneficiar ao máximo das razões que a tornam tão importante.
Então, de um modo geral, não existem normas rígidas em relação à idade, sendo que nunca é cedo demais para uma criança começar a praticar atividade física.
Aliás, já o faz desde o momento em que se torna mais autónoma, nos primeiros meses, quando aprende a sentar, a gatinhar ou a andar.
O mais importante é que as aulas sejam adequadas à idade, ao nível de exigência e segurança. Afinal, as necessidades e capacidades de referência mudam consoante a faixa etária – uma criança de 1 ano não estará, certamente, no mesmo patamar de desenvolvimento de uma de 5 anos.
Só com esta adequação é possível promover a saúde e bem-estar no seu máximo.
Exercícios que podem realizar
Na infância, o objetivo dos exercícios, além de promover a brincadeira, é estimular a consciência e o controlo corporal, aumentando o grau de complexidade à medida que a criança desenvolve as suas competências.
Seguem alguns exemplos de atividades:
- Jogar à bola ou outros jogos semelhantes;
- Fazer corridas;
- Rebolar no chão;
- Saltar (ao pé-coxinho, a pés juntos, entre outras formas);
- Dançar;
- Jogar à macaca;
- Trepar;
- Realizar um percurso de obstáculos;
- Treinar a flexibilidade;
- Imitar animais (como um sapo a pular, por exemplo).
Onde é que os bebés e crianças podem praticar ginástica?
Estas atividades podem ser promovidas pelos pais em casa, estabelecendo um ambiente de proximidade, diversão e descontração, benéfico para o desenvolvimento das crianças, assim como para a relação familiar.
Nestes momentos, os pais podem ainda estimular a motricidade fina em específico, através de atividades como brincar com plasticina, pintar e fazer recortes ou colagens.
Mas também na escola podem usufruir destes momentos, através de aulas de motricidade, que devem ser da responsabilidade de profissionais acreditados, garantindo o acompanhamento e supervisão e o estabelecimento de um ambiente seguro.
Na Lua Crescente, as crianças desde o Berçário ao 1º Ciclo podem frequentar estas aulas, incluídas na mensalidade, uma vez por semana.
Graças à parceria com a Saltitar, o desenvolvimento global da sua criança através da atividade física é assegurado, cumprindo o maior objetivo: que cresça de forma saudável, equilibrada e feliz.
DEIXE-NOS UM COMENTÁRIO