A capacidade das crianças em conhecer e perceber o mundo que as rodeia tem por base as experiências e estímulos que recebem no seu dia a dia.
O pré-escolar pode ter um papel primordial neste crescimento, dado que é um espaço único para experimentar novas vivências e usufruir do que têm para oferecer.
Aliás, estudos mostram que o pré-escolar promove taxas de chumbos menores e uma carreira escolar mais bem sucedida.
Mas quais as capacidades que a educação no jardim de infância desenvolve? E que impacto tem verdadeiramente no percurso escolar?
É o que vamos aprofundar neste artigo.

Quais os Objetivos da Educação Pré-escolar?
A educação pré-escolar nos jardins de infância destina-se a crianças a partir dos 3 anos até à idade de entrada no 1.º ciclo de ensino, onde a escolaridade passa a ser obrigatória.
De acordo com a Lei Quadro, é a “primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida”. Tem como base a estimulação do desenvolvimento global e a aprendizagem das crianças num ambiente motivador.
Um dos principais objetivos da educação pré-escolar é contribuir
para a igualdade de oportunidades no que diz respeito
às condições de vida e aprendizagens no futuro.
Contribui, assim, para que as crianças se integrem na sociedade à medida que crescem.
Um bom ensino, procura então promover um crescimento saudável e equilibrado quando:
- Proporciona a socialização e integração em grupos diversificados;
- Desperta a consciência do “eu”, do mundo e da forma como funciona;
- Estimula a dimensão emocional e cognitiva;
- Oferece ocasiões de aprendizagem nos mais diversos âmbitos;
- Permite sinalizar problemas ou inadaptações de aprendizagem atempadamente;
- Incentiva a um processo educativo partilhado com a família;
- Oferece oportunidades de desenvolvimento de capacidades / competências transversais.
Que competências são desenvolvidas?
São sobretudo competências que auxiliam no processo de transição para o primeiro ciclo, assim como para todas as fases futuras.
No fundo, trata-se de aprender a gostar de aprender, de forma a que o processo educativo seja mais fácil, estimulante, prazeroso e, consequentemente, mais consistente.
O ambiente onde as crianças estão inseridas no jardim de infância e as experiências que vivem estimulam as suas aptidões em várias áreas.
Quando se integram num grupo e se relacionam com os colegas conhecem princípios de socialização, partilha, participação e resolução de problemas.
São incentivadas também a aperfeiçoar competências de comunicação, expressão oral, formulação de opiniões e sentido crítico.
Além disso, desenvolvem noções de:
- Autonomia;
- Responsabilidade;
- Criação da própria identidade, gostos e personalidade;
- Autoestima e autoconfiança;
- Autocontrolo.
Quanto a competências mais formais, como aprender a ler, escrever ou a fazer contas, existem algumas atividades que podem evoluir nesse sentido, ainda que funcionem como bases de apoio ao 1.º ciclo e não como aprendizagens obrigatórias, pois dependem do ritmo de aprendizagem das próprias crianças.
Mas até as simples brincadeiras podem ser fonte de desenvolvimento, nomeadamente no que diz respeito à imaginação e criatividade, que, como sabemos, são fundamentais no mundo dos mais novos.
Isto não significa que as crianças que não frequentam o pré-escolar não possam desenvolver as mesmas competências. Mas de acordo com o pediatra Eduardo Sá, o jardim de infância é, de facto, importante para o desenvolvimento.
Impacto do Pré-escolar no percurso educativo
O pré-escolar faz a diferença.
A educação nos jardins de infância parece ter um impacto positivo no percurso escolar, favorecendo o ensino obrigatório, principalmente no que respeita à percentagem de chumbos.
Estudos mostram que:
- Existe uma taxa de retorno na educação pré-escolar na ordem dos 15-17%;
- Alunos que frequentaram o pré-escolar por mais de um ano chumbam menos, quando comparados com os que nunca frequentaram – taxas de chumbo de 29% contra 46%, respetivamente.
Além disso, os indicadores mostram que “quando as crianças o frequentam por um período mais prolongado”, a influência do ensino pré-escolar é mais evidente.
Quanto aos resultados escolares, medidos pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos, o mesmo estudo revela que também existem melhorias, embora não sejam particularmente significativas.
Pré-escolar: o ponto de partida para um futuro feliz
A qualidade das experiências educativas vividas no jardim de infância influencia, de facto, o desenvolvimento das crianças.
Mas este crescimento não depende apenas dos estímulos que recebe, mas também de uma componente biológica e cognitiva que, naturalmente, é variável e intrínseca a cada criança.
Assim, um dos segredos para que o pré-escolar seja realmente potenciador é promover o respeito pela individualidade e pelo percurso singular de cada uma.
Na Lua Crescente, procuramos compreender e responder às necessidades individuais da sua criança, para que queira sempre aprender ao longo de toda a vida. É por isso que adotamos a Metodologia de Trabalho de Projeto; acreditamos que estimula as competências de uma forma considerada transversal e “natural” na medida em que a aprendizagem é mais efetiva na medida em que parte de curiosidades e interesses das crianças.