Trabalhos de Casa. É um dos assuntos que está sempre na ordem do dia. E percebe-se a razão. Os pais querem o melhor para os seus filhos.
A verdade é que, mesmo entre os especialistas, as opiniões dividem-se quanto aos TPC – tanto no 1.º ciclo como nos restantes anos de escolaridade.
Uns especialistas acreditam que são um instrumento pedagógico importante e devem ser defendidos. Outros, consideram-nos dispensáveis, não encontrando vantagens.
Mas afinal de contas, em que medida podem contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem? Qual o papel dos pais na hora dos TPC? Devem ajudar os filhos ou deixá-los aprender autonomamente?
Neste artigo, procuramos mostrar os pontos a favor e contra.

Como são os TPC no 1.º ciclo?
De forma geral, os trabalhos para fazer em casa no 1.º ciclo são exercícios que pretendem ajudar as crianças a praticar o que aprenderam na escola.
Os TPC destes alunos costumam incluir:
- Exercícios para repetição de palavras e letras (sobretudo quando estão a aprender a ler e escrever);
- Fichas e preenchimento;
- …e as tão famosas cópias.
De acordo com um estudo do professor Alexandre Henriques, que inquiriu pessoas que fazem parte da comunidade escolar, os TPC são mais frequentes no 1.º ciclo, em comparação com os outros anos escolares mais avançados.
A maioria dos professores revelou que manda trabalhos de casa cerca de 3 a 4 vezes por semana. E que demoram entre 15 a 30 minutos.
A maioria dos docentes considera que a quantidade de tarefas é excessiva, prejudicando o tempo de lazer e convívio com a família.
Além do mais, por vezes, os pais chegam tarde a casa, pelo que já não têm energia e disponibilidade mental para ajudar os seus filhos.
Contudo, segundo o mesmo estudo, parece haver uma concordância quanto à atribuição destes trabalhos.
Em que medida os trabalhos de casa são importantes?
Os docentes consideram que os TPC são fundamentais para consolidar o que se aprende nas aulas, além de estimularem o sentido de responsabilidade e respeito pelos prazos de entrega.
Para além disso, contribuem para que os pais estejam a par da vida escolar das crianças.
Também Pedro Sales Rosário, professor e autor na área da educação, acredita que “os TPC têm uma função instrutiva e podem contribuir para a promoção da autonomia e organização”.
Quanto às dificuldades e dúvidas no decorrer dos exercícios, é normal que as crianças as tenham. O objetivo é criar hábitos de estudo e responsabilizar, e não propriamente fazer tudo bem.
Mas existem opiniões contrárias…
Por outro lado, há especialistas que defendem que este método não é assim tão vantajoso porque as crianças precisam de tempo para brincar.
E não só.
Acreditam que as atividades devem ser reservadas para a escola. Em casa, devem estar livres de obrigações.
Também Eduardo Sá, psicólogo especializado em psicologia infantil, acredita que “mais escola não é obrigatoriamente melhor escola”, pelo que os trabalhos de casa em excesso podem levar a que as crianças desenvolvam sentimentos negativos em relação à escola.
Qual deve ser o papel dos pais na hora de fazer os trabalhos de casa?
Apesar da vida ocupada dos pais, o estudo do professor Alexandre Henriques mostra que quase metade dos encarregados de educação permanece ao lado dos filhos e auxilia na hora dos TPC.
No entanto, os pais podem não ter as competências necessárias para ajudar em algumas matérias, o que é normal.
De acordo com Pedro Sales Rosário, os pais não têm obrigação de ser professores dos filhos: podem fazer algumas explicações, se souberem, mas devem incentivar que perguntem ao professor.
Assim sendo, podem servir como orientadores, mas não assumir um papel demasiado interventivo – para não prejudicarem o processo natural de aprendizagem.
Ao acompanharem o estudo, os pais também podem aperceber-se das razões para que os filhos tenham dúvidas. Talvez se deva apenas à falta de atenção ou à timidez para questionar os professores.
Por outro lado, pode tratar-se de uma dificuldade de aprendizagem no geral, ou somente de uma matéria específica.
Aprender na escola e em casa na medida certa
O mais importante para as crianças é que cresçam de forma equilibrada e saudável, tanto na escola como em casa.
Dado que parece não existir uma verdade absoluta relativamente aos TPC, o que deve imperar é o bom senso, na quantidade e nos prazos de entrega.
Podem ser enviadas pequenas tarefas que não ocupem demasiado tempo e permitam perceber se existem dúvidas ou exercícios que estimulem a criatividade, por exemplo.
Além do mais, as tarefas que as crianças não conseguem fazer sozinhas podem ser evitadas.
As professoras da Lua Crescente desenvolvem o seu trabalho segundo este sentido de equilíbrio (em termos de frequência e duração).
Na Lua Crescente, pretende-se que os TPC estimulem a responsabilidade das crianças e mantenham os pais a par do trabalho na escola, devendo, estes, ser orientadores e não professores para que os períodos na escola e em casa sejam horas de verdadeira motivação e aprendizagem.