Com a retoma da vida normal, embora com limitações, em tempos de pandemia mundial, uma das grandes preocupações dos pais é garantir a saúde dos seus filhos – principalmente na escola, onde passam grande parte do seu tempo.
Em tempo de Pandemia declarada pela OMS, a retoma da economia do país e, consequentemente, da atividade laboral das famílias, gera uma grande preocupação em garantir a segurança dos seus filhos.
Ainda que o medo seja normal, a informação é a chave para um dia a dia mais tranquilo.
Face a esta nova realidade e às recomendações da Direção Geral da Saúde (DGS), queremos partilhar consigo o plano de contingência da Lua Crescente, desenhado para reduzir ao máximo o contágio, proteger crianças, familiares e profissionais e elaborado para proteger a saúde das crianças, dos familiares e dos profissionais e garantir a higiene e segurança do ambiente educativo.

Por que são necessárias Medidas de Contingência específicas para Creches / Jardins de Infância?
De acordo com alguns dados divulgados, os efeitos da infeção por COVID-19 nas crianças evoluem positivamente, na sua maioria, sem grandes complicações.
Ainda assim, e como podem também ser fonte de contágio para outras pessoas, a prevenção é o melhor investimento.
As medidas de controlo aplicadas nas creches / jardins de infância são necessárias porque o risco de transmissão do vírus aumenta em espaços fechados com um número elevado de pessoas.
A estas razões junta-se ainda o facto de as crianças terem mais dificuldade em aderir a medidas de prevenção de forma autónoma.
De acordo com alguns dados divulgados, os efeitos da infeção por COVID-19 nas crianças evoluem positivamente, na sua maioria, sem grandes complicações. Ainda assim, e dado que as crianças também podem ser fonte de contágio para outras pessoas, a prevenção é o melhor investimento.
Sabe-se que o risco de transmissão do vírus aumenta em espaços fechados com um número elevado de pessoas, o que torna essencial aplicar medidas de contingência nos contextos educativos, pois as próprias crianças têm mais dificuldade em implementar medidas de prevenção autonomamente.
Preparação da Equipa
Todos os colaboradores da Lua Crescente têm formação em normas de higiene, desinfeção e segurança, e conhecimento do plano de atuação em caso de suspeita de contágio.
Durante as horas de funcionamento, todos os profissionais utilizam máscara e, quando necessário, outros Equipamentos de Proteção Individual como, por exemplo, luvas, viseira, etc., assim como, calçado e vestuário exclusivo da escola.
Para além disso, como forma de prevenir o contágio, procedem à desinfeção das mãos com frequência e evitam tocar na boca, face ou olhos das crianças.
O dia a dia na Escola em tempos de pandemia
A chegada
Como forma de limitar o acesso às instalações, a entrada na Escola é realizada de forma individual, pelo que os pais devem aguardar no exterior, com a devida distância de segurança, até serem acolhidos pelo responsável.
A partir daí, segue-se um conjunto de procedimentos:
- Medir a temperatura;
- Descalçar os sapatos na chamada “zona suja”;
- Trocar por outro par, de uso exclusivo da escola;
- Lavar as mãos.
As crianças devem também estar munidas de uma muda de roupa.
Além disso, os brinquedos trazidos de casa são desencorajados.
Higienização e Limpeza
Para que a higienização das mãos seja frequente, foram instalados vários doseadores com soluções à base de álcool em diferentes zonas, como instalações sanitárias, locais de entrada e saída e ainda nas salas.
As crianças pequenas e, naturalmente, com pouca autonomia, são acompanhadas e incentivadas a lavar as mãos, diversas vezes, ao longo do dia, até este hábito de higiene se tornar parte integrante da sua rotina.
Ainda que todos os espaços sejam desinfetados várias vezes, alguns objetos/locais requerem especial cuidado, nomeadamente:
- Superfícies frequentemente tocadas (maçanetas, corrimões, interruptores, etc.);
- Brinquedos (sendo que aqueles que não são essenciais, ou facilmente laváveis, foram removidos);
- Materiais pedagógicos e outros equipamentos (fraldário, berços, camas, mesas, cadeiras, etc.).
No refeitório, as crianças comem com distanciamento entre si e cada criança tem o seu lugar fixo à mesa (como habitualmente). Durante as refeições, a equipa tem especial atenção de forma a impedir a troca de utensílios, como pratos, talheres e copos, principalmente entre as crianças mais novas, assim como a partilha de alimentos.
Por último, sempre que possível, optamos por realizar atividades no exterior e garantimos uma boa ventilação dos espaços fechados ao abrir portas e janelas – com as devidas medidas de segurança.
Distanciamento
Quando falamos de crianças, sabemos o quão difícil é garantir as recomendações de distanciamento social.
Reconhecendo essa característica das crianças, são implementadas medidas de distanciamento em alguns momentos da rotina:
- Organização de horários diferentes para evitar cruzamento entre grupos (para sestas, refeições e tempo no exterior);
- Cancelamento de festas, visitas e outras atividades que exijam convidados;
- Camas e berços dispostos com o devido distanciamento, de preferência alternando a posição dos pés e cabeça das crianças;
- Marcação de lugares durante a refeição;
- Distanciamento entre cadeiras e outros objetos onde se instalem;
- Limitação do número de crianças nas casas de banho.
Para além disso, as salas são fixas, sendo que cada colaborador é responsável apenas por um grupo, a fim de evitar contactos entre pessoas de grupos distintos.
O que fazer perante um caso suspeito?
Se alguma criança tiver sintomas enquanto está na escola, será encaminhada para uma área de isolamento previamente preparada, através de circuitos próprios, devidamente definidos e marcados no espaço da escola.
De seguida, é realizado o contacto com a família, para a recolha tão breve quanto possível, com a Linha SNS 24 e restante comunidade escolar.
Caso note algum sintoma da COVID-19 na sua criança, ou se a mesma tiver estado em contacto com alguém infetado, comunique à Lua Crescente mas não a leve à escola.
Unir esforços em prol da saúde de todos
A criação de um plano de contingência, por si só, não é suficiente – o seu cumprimento depende do empenho de todos, pais e colaboradores Escola.
Só assim é possível alcançar o maior objetivo: preservar a saúde de todos e manter os princípios educativos.
Ainda assim, o plano está sujeito a alterações mediante indicações, pelo que os pais são informados via e-mail.
A Lua Crescente está preparada para acolher a sua criança da forma mais segura possível, levando a cabo a sua missão – contribuir para um crescimento saudável, mesmo num tempo desafiante.