• Saltar para o menu principal
  • Skip to main content
  • Saltar para a barra lateral principal
  • Saltar para o rodapé

Lua Crescente - Berçário, Creche, Jardim de infância e 1º Ciclo

Berçário, Creche, Jardim de infância e 1º Ciclo. No Parque das Nações, em Lisboa, muito perto da Portela, Moscavide, Olivais e Sacavém.

  • SOBRE NÓS
  • AS NOSSAS INSTALAÇÕES
  • BERÇÁRIO
  • CRECHE
  • JARDIM DE INFÂNCIA
  • 1º Ciclo
  • VISITAS E CONTACTOS
Você está aqui: Home / 1º Ciclo / Conheça a importância da avaliação no 1º Ciclo e os riscos da sobrevalorização de notas

Conheça a importância da avaliação no 1º Ciclo e os riscos da sobrevalorização de notas

24 de Outubro 2022, por Lua Crescente

Quando falamos de avaliação na escola, para muitos isso significa algo tão simples como “tirar boas notas”. Por trás disso está a evolução do conhecimento do aluno, bem como a aquisição dos objetivos do 1º ciclo e o sucesso obtido pelos métodos de ensino praticados pela escola.

Desde cedo que somos ensinados que ter boas notas na escola é equivalente a mais sucesso e acesso a um maior número de oportunidades. Talvez por esta razão que tantos pais, mães, avós e educadores no geral dão tanta importância aos momentos de avaliação. 

Mas e as crianças, dão a mesma importância? Serão elas um reflexo do que ouvem em casa ou sentem nas escolas? Vamos responder a estas questões neste artigo.

Ao aplicar o Movimento da Escola Moderna, a Lua Crescente utiliza a heteroavaliação e complementa-a com a autoavaliação. Desta forma acreditamos que estamos a preparar as crianças para a vida adulta.

“o ato de avaliar pode significar, entre outras coisas: julgar, verificar o que foi aprendido, compreendido, retido, estimar, situar, representar, determinar, dar um conselho…”

Charles Hadji

Charles Hadji é um investigador francês, autor de diversos livros sobre o tema da avaliação, com uma vasta experiência na formação de professores. O investigador acredita que no 1º ciclo é preciso apostar na inteligência dos alunos e, embora a definição de heteroavaliação possa parecer algo assustadora, propomo-nos a desmistificar neste artigo.

Vamos falar sobre:

·        A importância da auto e heteroavaliação no desenvolvimento da criança

·        Os riscos da sobrevalorização das notas

·        Como a Lua Crescente vê a avaliação do 1º ciclo

A auto e heteroavaliação são importantes para o desenvolvimento da criança no 1º ciclo?

Comecemos por esclarecer o que é a autoavaliação e a heteroavaliação – que devem ser feitas desde o 1º ciclo!

A autoavaliação foca-se na consciência que o aluno tem de si próprio e da sua evolução, já a heteroavaliação é a verificação que o professor faz do progresso e prestação do aluno.

Desde o 1.º ciclo a criança começa a entender quais são os seus deveres, obrigações e desafios, todos eles importantes para o progresso da criança. Por isso mesmo é importante para a criança a avaliação, seja ela auto ou heteroavaliação. Mas há mais motivos para destacar.

6 motivos para avaliar as crianças desde o 1º ciclo:

·        Espírito crítico

A criança desenvolve a capacidade de análise e crítica do seu trabalho.

·        Autoconsciência

O aluno reflete sobre o seu progresso e passa a ter consciência das suas vitórias e desafios.

·        Saber que aprendeu

Através da avaliação, a criança sabe o que aprendeu e entende onde pode progredir mais.

·        Valorização do progresso

A criança apercebe-se da sua evolução. O empenho que coloca na aprendizagem é avaliado e celebrado.

·        Mudança de tónica

O aluno deixa de ser um elemento passivo no processo de avaliação e passa a ser um elemento ativo.

·        Estímulo

Procura-se estimular a criança a melhorar dia após dia sem transformar o processo numa competição entre alunos.

Por estas razões acreditamos que a avaliação é importante e contribui para o crescimento da criança, bem como para a formação da sua personalidade na idade adulta.

A sobrevalorização das notas no 1º ciclo

Um dos maiores desafios da avaliação é a sobrevalorização das notas. Já demonstrámos que as notas são importantes, no entanto deve evitar-se uma avaliação apenas quantitativa pois esta pode ser bastante limitativa. Em especial, quando falamos em crianças do 1º ciclo.

Além de ser limitativo, quantificar as notas é propício a que as crianças entrem em competição, o que pode ser prejudicial quando acontece de forma exagerada. O objetivo deve passar por impactar de forma positiva as crianças desde o 1º ciclo. Lembramos que uma educação positiva, como é o caso no Movimento da Escola Moderna, foca-se mais na evolução da criança e no seu desempenho.

Quais os riscos da sobrevalorização da avaliação na aquisição de competência de 1ºciclo?

·        Efeito contrário

Quando a criança é confrontada com a necessidade de ter boas notas, por vezes baixa o rendimento escolar e sente-se desmotivada.

·        Excesso de competitividade na escola

Querer ter melhores notas é saudável, mas fomentar a competição entre colegas pode ser prejudicial para as suas relações sociais.

·        Influencia a confiança e autoestima da criança

Quando a criança se esforça, mas obtém um resultado diferente do esperado, pode sentir-se desmotivada  e desistir.

·        Provoca stress e ansiedade nas crianças

As avaliações passam a ser encaradas como momentos críticos para alcançar bons resultados.

·        Foco no resultado em vez do empenho

Quando a tónica é o resultado, as crianças percebem que saber no dia da avaliação é suficiente para obter boas notas. Mais do que decorar matérias, o Movimento da Escola Moderna foca-se no processo de aprendizagem.

Como a Lua Crescente vê a avaliação no 1º ciclo?

A Lua Crescente pretende ter um papel fundamental no desenvolvimento e educação das crianças. Acreditamos que no 1º ciclo é importante focar e estimular a curiosidade e a aprendizagem, preparando a criança para os anos seguintes de escola, com tudo o que implica. Isto inclui, claro, os momentos de avaliação.

A heteroavaliação é muito importante para ajudar a preparar as crianças para a sua vida adulta em sociedade, mas procuramos ir mais longe do que a avaliação unilateral. Daí inserirmos desde o 1º ciclo a autoavaliação. 

É importante dar à criança a estabilidade necessária para construir a sua personalidade com confiança. Acreditamos que isso passa por ensinar e dar a oportunidade às crianças de avaliarem o seu progresso, assim como mostrar na prática que a avaliação é mais do que um simples número.Identifica-se com este artigo? Aceite o desafio de fazer parte de uma comunidade escolar dinâmica e envolvente, onde terá a segurança que o bem-estar da sua criança será sempre o foco da Lua Crescente. Marque uma visita e venha conhecer em pessoa o 1º ciclo da Lua Crescente.

Arquivado em:1º Ciclo

Interações do Leitor

DEIXE-NOS UM COMENTÁRIO Cancelar resposta

Sidebar primária

Categorias
  • 1º Ciclo
  • ATL
  • Berçário
  • Creche
  • Educação
  • Infantário
  • Jardim de Infância
  • Noticias
  • Pré-escolar
  • Uncategorized

Copyright © 2023 · Metro Pro on Genesis Framework · WordPress · Login