Quando falamos de avaliação na escola, para muitos isso significa algo tão simples como “tirar boas notas”. Por trás disso está a evolução do conhecimento do aluno, bem como a aquisição dos objetivos do 1º ciclo e o sucesso obtido pelos métodos de ensino praticados pela escola.
Desde cedo que somos ensinados que ter boas notas na escola é equivalente a mais sucesso e acesso a um maior número de oportunidades. Talvez por esta razão que tantos pais, mães, avós e educadores no geral dão tanta importância aos momentos de avaliação.
Mas e as crianças, dão a mesma importância? Serão elas um reflexo do que ouvem em casa ou sentem nas escolas? Vamos responder a estas questões neste artigo.
Ao aplicar o Movimento da Escola Moderna, a Lua Crescente utiliza a heteroavaliação e complementa-a com a autoavaliação. Desta forma acreditamos que estamos a preparar as crianças para a vida adulta.
“o ato de avaliar pode significar, entre outras coisas: julgar, verificar o que foi aprendido, compreendido, retido, estimar, situar, representar, determinar, dar um conselho…”
Charles Hadji
Charles Hadji é um investigador francês, autor de diversos livros sobre o tema da avaliação, com uma vasta experiência na formação de professores. O investigador acredita que no 1º ciclo é preciso apostar na inteligência dos alunos e, embora a definição de heteroavaliação possa parecer algo assustadora, propomo-nos a desmistificar neste artigo.
Vamos falar sobre:
· A importância da auto e heteroavaliação no desenvolvimento da criança
· Os riscos da sobrevalorização das notas
· Como a Lua Crescente vê a avaliação do 1º ciclo
A auto e heteroavaliação são importantes para o desenvolvimento da criança no 1º ciclo?
Comecemos por esclarecer o que é a autoavaliação e a heteroavaliação – que devem ser feitas desde o 1º ciclo!
A autoavaliação foca-se na consciência que o aluno tem de si próprio e da sua evolução, já a heteroavaliação é a verificação que o professor faz do progresso e prestação do aluno.
Desde o 1.º ciclo a criança começa a entender quais são os seus deveres, obrigações e desafios, todos eles importantes para o progresso da criança. Por isso mesmo é importante para a criança a avaliação, seja ela auto ou heteroavaliação. Mas há mais motivos para destacar.
6 motivos para avaliar as crianças desde o 1º ciclo:

· Espírito crítico
A criança desenvolve a capacidade de análise e crítica do seu trabalho.
· Autoconsciência
O aluno reflete sobre o seu progresso e passa a ter consciência das suas vitórias e desafios.
· Saber que aprendeu
Através da avaliação, a criança sabe o que aprendeu e entende onde pode progredir mais.
· Valorização do progresso
A criança apercebe-se da sua evolução. O empenho que coloca na aprendizagem é avaliado e celebrado.
· Mudança de tónica
O aluno deixa de ser um elemento passivo no processo de avaliação e passa a ser um elemento ativo.
· Estímulo
Procura-se estimular a criança a melhorar dia após dia sem transformar o processo numa competição entre alunos.
Por estas razões acreditamos que a avaliação é importante e contribui para o crescimento da criança, bem como para a formação da sua personalidade na idade adulta.
A sobrevalorização das notas no 1º ciclo
Um dos maiores desafios da avaliação é a sobrevalorização das notas. Já demonstrámos que as notas são importantes, no entanto deve evitar-se uma avaliação apenas quantitativa pois esta pode ser bastante limitativa. Em especial, quando falamos em crianças do 1º ciclo.

Além de ser limitativo, quantificar as notas é propício a que as crianças entrem em competição, o que pode ser prejudicial quando acontece de forma exagerada. O objetivo deve passar por impactar de forma positiva as crianças desde o 1º ciclo. Lembramos que uma educação positiva, como é o caso no Movimento da Escola Moderna, foca-se mais na evolução da criança e no seu desempenho.
Quais os riscos da sobrevalorização da avaliação na aquisição de competência de 1ºciclo?
· Efeito contrário
Quando a criança é confrontada com a necessidade de ter boas notas, por vezes baixa o rendimento escolar e sente-se desmotivada.
· Excesso de competitividade na escola
Querer ter melhores notas é saudável, mas fomentar a competição entre colegas pode ser prejudicial para as suas relações sociais.
· Influencia a confiança e autoestima da criança
Quando a criança se esforça, mas obtém um resultado diferente do esperado, pode sentir-se desmotivada e desistir.
· Provoca stress e ansiedade nas crianças
As avaliações passam a ser encaradas como momentos críticos para alcançar bons resultados.
· Foco no resultado em vez do empenho
Quando a tónica é o resultado, as crianças percebem que saber no dia da avaliação é suficiente para obter boas notas. Mais do que decorar matérias, o Movimento da Escola Moderna foca-se no processo de aprendizagem.
Como a Lua Crescente vê a avaliação no 1º ciclo?
A Lua Crescente pretende ter um papel fundamental no desenvolvimento e educação das crianças. Acreditamos que no 1º ciclo é importante focar e estimular a curiosidade e a aprendizagem, preparando a criança para os anos seguintes de escola, com tudo o que implica. Isto inclui, claro, os momentos de avaliação.
A heteroavaliação é muito importante para ajudar a preparar as crianças para a sua vida adulta em sociedade, mas procuramos ir mais longe do que a avaliação unilateral. Daí inserirmos desde o 1º ciclo a autoavaliação.
É importante dar à criança a estabilidade necessária para construir a sua personalidade com confiança. Acreditamos que isso passa por ensinar e dar a oportunidade às crianças de avaliarem o seu progresso, assim como mostrar na prática que a avaliação é mais do que um simples número.Identifica-se com este artigo? Aceite o desafio de fazer parte de uma comunidade escolar dinâmica e envolvente, onde terá a segurança que o bem-estar da sua criança será sempre o foco da Lua Crescente. Marque uma visita e venha conhecer em pessoa o 1º ciclo da Lua Crescente.

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