Todas as conquistas que os bebés alcançam são importantes e motivo de orgulho dos pais.
Uma delas diz respeito à capacidade de sentar-se sem ajuda. Afinal, é este um dos primeiros passos no sentido da autonomia, já que permite aos bebés observar melhor o mundo que os rodeia, de uma perspetiva totalmente nova.
Por isso, hoje vamos dar algumas explicações sobre o assunto, nomeadamente se os pais podem fazer alguma coisa para incentivar o processo.
O que é necessário para o bebé se sentar?
Depois de passar muito tempo ao colo ou deitado, é chegada a altura de o bebé começar a sentar-se.
Mas, para isso acontecer, é imprescindível que outras componentes sejam desenvolvidas e outros marcos sejam ultrapassados, tal como acontece para todas as outras competências que adquire ao longo da infância.
Neste caso, para se sentar é preciso que certos músculos sejam fortalecidos, nomeadamente os do pescoço, tronco e ombros, permitindo manter o equilíbrio.
A partir daí, o bebé conseguirá suportar o peso do corpo, adquirindo mais liberdade e controlo de movimentos, fundamental para conseguir sentar- se e manter-se nessa posição.

Qual a idade considerada normal para adquirir esta competência?
De acordo com a pediatra Ana Serrão Neto, por volta dos 6 meses os bebés já conseguem manter-se sentados durante alguns momentos com ajuda, não sendo, ainda, capazes de assumir essa posição autonomamente.
Antes disso, segundo o pediatra Hugo Rodrigues, é provável que ainda não tenham desenvolvido capacidades suficientes para se aguentarem sozinhos.
Essa competência é adquirida por volta dos 9/10 meses, de acordo com a bióloga Madalena Pina, sendo capazes de permanecer nessa posição durante largos minutos e sem apoio.
Ainda assim, estas referências de idade são meramente indicativas: uns bebés alcançam estas metas uns meses mais cedo, outros mais tarde.
Afinal, tal como acontece durante todo o processo de desenvolvimento, cada bebé tem o seu próprio ritmo.
Caso demore mais tempo, não significa que existe algum problema no seu crescimento. Contudo, a pediatra Ana Serrão Neto aconselha a pedir orientação junto do pediatra caso o bebé não se sente de todo aos 9 meses.
Sinais de que o bebé está pronto para se sentar
Quando o bebé começa a revelar interesse em sentar-se, geralmente significa que já adquiriu algumas competências possíveis de observar, como por exemplo:
- Segurar a cabeça quando está deitado de barriga para baixo ao apoiar-se nas mãos e braços;
- Manter em equilíbrio com o tronco direito;
- Transferir objetos de uma mão para outra;
- Olhar em redor;
- Rebolar de um lado para o outro;
- Tentar agarrar nos pés quando deitado.
Reconhecer estes indícios é muito importante para agir consoante o ritmo do bebé. Afinal, insistir caso o bebé ainda não esteja pronto, pode ser prejudicial para a sua musculatura e coluna vertebral.
Como é que os pais podem incentivar?
Em condições normais, todos os bebés acabam por conseguir sentar-se, mais tarde ou mais cedo.
Ainda assim, quando revelam os sinais anteriores, existem alguns estímulos que os pais podem provocar e ir repetindo, através de brincadeiras e exercícios, que ajudam a fortalecer os músculos e a adquirir esta capacidade.
Afinal de contas, quanto mais prática ganhar, mais depressa quererá fazê-lo sem ajuda.
Vejamos algumas ideias:
- De barriga para baixo, colocar um brinquedo à sua frente para chamar a atenção e fazê-lo sustentar a cabeça;
- Sentar o bebé com apoios alguns minutos por dia para treinar a posição;
- Deitado de costas e virado para si, ir puxando pelas mãos cautelosamente até se sentar;
- Chamar a atenção para o que consegue ver quando sentado;
- Quando estiver sentado, colocar um brinquedo aos seus pés e ir levantando até à altura da cabeça (não mais) para exercitar o pescoço;
- De barriga para cima, segurar um brinquedo à sua frente para que tente alcançá-lo.
De qualquer forma, a melhor estimulação, para qualquer área do desenvolvimento, é sempre contar com as brincadeiras e interação dos pais.
Cuidados a ter para garantir a segurança do bebé
Até aprender a manter a posição de sentado, é natural que o bebé caia para um dos lados ou deslize.
Por isso, é fundamental organizar o espaço para que seja seguro, nomeadamente com almofadas.
Além disso, estas tentativas devem ser feitas com supervisão para evitar acidentes como bater com a cabeça.
Mais: não tente demasiado para não irritar o bebé ou cansá-lo excessivamente.
Ultrapassar todas as etapas com compreensão num lugar de confiança
Quando o seu bebé entra na Creche, é normal que comece a ficar cada vez mais desperto e atento ao mundo em seu redor, pelo que é possível que o interesse em sentar-se ocorra também nesse lugar.
Para os pais, é fundamental que saibam que, quando lá estão, o seu desenvolvimento é estimulado, mas sempre respeitando o próprio ritmo, sem obrigações.
As educadoras da Lua Crescente comprometem-se a acompanhar os bebés com o máximo de atenção e compreensão, para que também os pais possam saborear cada etapa sem preocupações excessivas.