As atividades na creche trazem uma série de benefícios para o desenvolvimento das crianças, mas é fundamental considerar alguns critérios antes de decidir quais as atividades que a criança vai frequentar.
Na fase da creche, dada a idade da criança, é ainda difícil perceber quais os seus gostos e preferências. Por isso, têm mesmo de ser os pais a decidir quais as atividades mais adequadas, avaliando os seus próprios objetivos e disponibilidade.
Devem escolher atividades que permitam à criança adquirir algumas competências, mas, acima de tudo, que lhe proporcione momentos de diversão.
Tem dúvidas sobre as vantagens da frequência nas atividades da creche? Preparamos um artigo onde falamos sobre as competências adquiridas nas atividades, bem como quais as principais opções de atividades que existem nas creches e quais os benefícios de cada uma. Descubra também alguns critérios que deve ter em conta antes de tomar uma decisão.
Quais os principais benefícios das atividades na creche?
Cada criança tem o seu próprio ritmo de desenvolvimento e aprendizagem e a sua individualidade tem de ser respeitada.
Nestas idades, verifica-se nas crianças um rápido crescimento, tanto a nível físico como motor. É a fase ideal para deixá-las ser livres, criativas e crescerem ao seu próprio ritmo.
E, na verdade, as atividades na creche trazem uma série de benefícios que apoiam o desenvolvimento infantil, permitindo desenvolver uma série de características, tais como:
- Competências de relacionamento interpessoal;
- Autonomia;
- Autoestima;
- Motivação;
- Criatividade;
- Controlo da competitividade;
- Gestão dos níveis de frustração.
Esta é a fase em que a criança desenvolve competências que serão fundamentais ao longo da sua vida adulta. A participação em diferentes atividades na creche permite um contacto com áreas distintas, essenciais para explorarem o mundo que as rodeia.
Que atividades extracurriculares existem na creche?
As crianças até aos 3 anos podem frequentar actividades na creche que lhes permitam uma primeira abordagem em diferentes áreas e que tragam benefícios ao seu desenvolvimento.
De um modo geral, as atividades mais frequentes e que fazem mais sentido na creche são a expressão motora, expressão musical e inglês.
Benefícios da expressão motora na creche

A atividade física, além de promover a saúde da criança, permite-lhe desenvolver a motricidade global e a motricidade fina, para que aprendam a usar e a dominar o seu próprio corpo.
Esta atividade na creche permite que as crianças aprendam a interagir em grupo, conhecendo e respeitando regras, enquanto desenvolvem, também, o seu lado social.
Benefícios da expressão musical na creche

Sabia que a música favorece o desenvolvimento do pensamento crítico das crianças?
O contacto com a música influencia a forma como a criança aprende, como comunica e, também, como reage aos diferentes estímulos do quotidiano.
As crianças reagem à música desde a barriga da mãe. A música tem uma influência direta no cérebro da criança e oferece uma série de benefícios, tais como:
- Capacidade de concentração;
- Memória;
- Melhoria na oralidade;
- Capacidade de comunicação;
- Imaginação e criatividade;
- Integração e interação em grupo.
A expressão musical é uma atividade que favorece a ativação dos dois hemisférios do cérebro da criança, potenciando o seu desenvolvimento cognitivo.
Benefícios da língua inglesa na creche

Pode parecer demasiado cedo para incluir o inglês nas atividades das crianças, mas na verdade, o contacto com uma língua estrangeira desde cedo tem vantagens para a aprendizagem. Não existe unanimidade quanto à idade ideal para iniciar as crianças no inglês, mas está provado que quanto mais cedo, melhor.
O inglês na infância estimula a capacidade cognitiva da criança, fundamental para o seu aproveitamento escolar em outras áreas.
Nestas idades, as crianças aprendem muito rápido. Por isso, aprender inglês nesta fase permite que atinjam a fluência na língua mais rápido.
O contacto com um novo idioma, num contexto de grupo, ajuda a criança a perder a vergonha e a sentir-se mais confiante. Nesta fase, elas não têm consciência se estão a falar bem a língua, vão apenas aproveitar o entusiasmo e querer falar numa língua diferente com os colegas.
Quantas atividades extracurriculares devem as crianças frequentar na creche?
Com a azáfama do dia a dia, existe uma tendência para inscrever as crianças em quase todas as atividades. Lembre-se sempre que, nestas idades, brincar é tão importante como as atividades na creche.
O primeiro passo é avaliar bem os horários e a sua disponibilidade. O ideal é encontrar um equilíbrio entre a participação nas atividades e a vida familiar. Depois, pondere sobre que atividades poderão ter mais interesse ou quais as que trarão mais benefícios.
Não existe um número certo para as atividades que a criança deve frequentar. Estas devem sempre ser um complemento das atividades diárias.
É muito importante que a criança tenha tempo livre e a possibilidade de fazer aquilo que mais gosta: brincar.
Veja com a creche quais as opções de atividades extracurriculares disponíveis e escolha as que, além de se encaixarem na rotina familiar, proporcionem à criança momentos de aprendizagem e, sobretudo, de diversão.
Já conhece as atividades extracurriculares da Lua Crescente? Na nossa escola, a expressão motora e musical estão incluídas no currículo desde o berçário, para todas as crianças, dada a sua importância. Procure-nos, esclareça as suas dúvidas e fique a conhecer o nosso trabalho. Esperamos por si.
DEIXE-NOS UM COMENTÁRIO