Colocar os filhos no jardim de infância pode ser uma dor de cabeça. Existem contudo estratégias que os pais podem aplicar para ajudar a criança a habituar-se (e mesmo adorar) o pré-escolar. Continue a ler e fique a saber mais sobre:
- O momento de adaptação ao jardim de infância;
- Os problemas mais comuns na adaptação ao pré-escolar;
- Estratégias para ajudar a criança a gostar do jardim de infância.
Inspire-se com as nossas estratégias e torne mais fácil a adaptação da sua criança esta nova fase de desenvolvimento.
Introdução ao jardim de infância – o momento de adaptação
Sono, choro, tristeza são alguns dos sinais de ansiedade que a criança pode manifestar na transição para o jardim de infância. Mas o que está na raiz destes sintomas? Vamos abordar, de seguida, os problemas mais comuns na adaptação ao pré-escolar.
Nova rotina
Esta quebra com a rotina antiga pode revelar-se dolorosa tanto para a criança como para os seus pais. Para ambos, contudo, existem táticas para tornar o processo mais fácil.
Apego aos pais
Por vezes a ligação à família é tão forte que, na ausência dos seus adultos de referência, a criança evidencia uma insegurança muito grande. Esta pode culminar, até, na recusa em ir ao jardim de infância.
Insegurança dos pais
Outro dos fatores que dificulta o processo de transição para o pré-escolar é a insegurança que os próprios pais manifestam. A criança capta a ansiedade dos pais e isto reflete-se na sua própria auto-estima e forma de encarar a mudança.
Período pós-férias
Muitas vezes a criança já está habituada à nova rotina do jardim de infância, mas os pais assistem a um retrocesso no seu comportamento no período pós-férias. Isto é um problema comum e, se encarado com serenidade, é colmatado com rapidez.
Estratégias para ajudar a criança a adaptar-se ao jardim de infância
Suavize cada momento do processo de transição para o jardim de infância com estas estratégias:
Nas semanas anteriores à entrada no pré-escolar
Aborde o tema com entusiasmo: nos dias que antecedem a entrada para o jardim de infância, explique ao seu filho que a nova escola trará novas brincadeiras divertidas.
As crianças devem ser envolvidas na preparação para “O Grande Dia”, seja através da participação ativa na escolha do material escolar como no processo de decisão sobre que roupa vestir no primeiro dia.
Se possível, leve a sua criança à nova escola umas semanas antes e passe algumas horas a explorar o novo espaço com ela.
No dia anterior
É importante rever as rotinas da sua criança para assegurar que tem horas suficientes de sono e evitar que se sinta sobrecarregado/a. Cada momento deve ser vivido com a calma e serenidade que a situação exige.
No primeiro dia de pré-escolar
Os primeiros dias no jardim de infância podem ser muito duros em termos emocionais. É recomendável que acorde cedo e faça as coisas com tempo. Reforce junto da sua criança a ideia de que tudo vai correr bem e deixe claro como está confiante na sua capacidade para se adaptar à nova fase.
Na entrada do jardim de infância
- Vá com tempo para permitir à criança expressar os seus sentimentos face à situação;
- Demonstre uma atitude positiva e evite alimentar os medos e os receios que surjam;
- Diga que é normal sentir algum nervosismo e partilhe memórias da sua infância em que também se tenha sentido apreensivo em relação a uma mudança de ambiente – conte como conheceu o seu melhor amigo do pré-escolar ou como era simpático o seu professor do jardim de infância.
- Os pais devem estimular a auto-estima da criança e colocar em perspetiva, sem desvalorizar, os seus anseios.
- Crie um ritual especial para confortar a criança todas as manhãs. Por exemplo, partilhe um objeto especial com a sua criança – como uma foto de família ou o lenço preferido da mãe. Isto pode ajudar a reduzir a ansiedade de separação.
- A criança pensa de uma forma diferente do adulto. Onde os pais vêem um objeto a criança vê a confirmação de que a mãe/pai vai mesmo voltar para o ir buscar.
- Evite desaparecer sem dizer nada à criança, sob pena de diminuir ainda mais o sentimento de confiança.
Durante a permanência
O ideal é começar por deixar a criança no jardim de infância apenas uma parte do dia. Aos poucos, ela vai ganhando mais confiança e conquistando mais estratégias internas para se adaptar a este novo ambiente e a estas novas pessoas que fazem parte da sua rotina.
Quase na hora de ir embora
A criança pode voltar a apresentar algum nervosismo quando lhe dizem que o pai ou a mãe chegam “daqui a pouco”. Para uma criança com menos de 5 anos, sugerimos que os acontecimentos sejam listados de outra forma e é essa prática que aplicamos no nosso jardim de infância. Dizemos: “o pai vem buscar-te depois do lanche” ou “a mãe vem buscar-te depois de terminares de pintar esse desenho”. É muito importante dar um sentido mais preciso de tempo à criança para evitar frustação.
No fim do dia
Já de regresso ao lar, fale com a sua criança sobre a experiência no jardim de infância. Encorage-a a expressar as suas emoções, mas evite obrigá-la a contar todos os pormenores do dia e cada ínfima atividade em que participou. Mantenha-se disponível, sem ser demasiado insistente, para ouvir as preocupações e ajudá-la, dia após dia, a superá-las e a ser cada vez mais feliz.
Tudo pronto para a entrada no jardim de infância?
Agora que já conhece algumas estratégias para ajudar a sua criança nesta nova fase, já pode começar a aplicá-las para garantir uma transição mais relaxada (tanto para a criança como para o responsável parental).
Conte com os educadores da LUA CRESCENTE para esclarecer as suas dúvidas sobre outras estratégias de adaptação ao jardim de infância.