Ao longo dos anos, tem-se constatado que frequentar turmas pequenas no 1.º ciclo do ensino básico traz diversos benefícios para o processo educativo e para o desenvolvimento das crianças. Uma prática que consiste em reduzir o número de alunos por turma, para que o professor tenha mais tempo e oportunidades para se dedicar a cada criança de forma individual e personalizada.

Esta metodologia tem-se mostrado bastante eficaz e com um impacto muito positivo no processo de aprendizagem das crianças, que podem ter um acompanhamento mais ajustado às suas próprias necessidades educativas.
Gostava de saber quais as principais vantagens das turmas pequenas no 1.º ciclo do ensino básico? Então este artigo é para si.
7 vantagens das turmas pequenas no 1.º ciclo do ensino básico

As turmas pequenas são uma vantagem para os alunos, para os professores e, até mesmo para os pais, por diversas razões.
A seguir, apresentamos alguns benefícios das turmas mais reduzidas no início da vida escolar.
1 – Ensino personalizado
Uma das principais vantagens das turmas pequenas é a possibilidade de um ensino mais personalizado e individualizado. Com menos alunos, os professores têm mais tempo e recursos para se concentrar nas necessidades individuais de cada aluno, adaptando o ensino às suas necessidades, ao seu ritmo e estilo de aprendizagem.
2 – Melhoria na qualidade do ensino
Ao conhecer bem os alunos, os professores têm a possibilidade de promover atividades mais dinâmicas e interativas, que favorecem a construção do conhecimento de uma forma mais consolidada.
Ao mesmo tempo, isto pode ajudar as crianças a desenvolverem o gosto pela aprendizagem e a melhorar as suas competências académicas.
A relação de proximidade entre os professores e os alunos torna mais fácil identificar e resolver problemas relacionados com a aprendizagem, diminuindo a probabilidade de faltas e aumentando a taxa de conclusão do ensino básico com sucesso.
3 – Maior participação
As turmas pequenas também permitem que os alunos tenham uma participação mais ativa nas aulas. Com menos alunos na sala, há mais espaço para discussão e interação, permitindo que as crianças tenham mais oportunidades para fazer perguntas e partilhar ideias.
As discussões e o diálogo na sala de aula podem ser mais aprofundados e ricos, uma vez que é mais fácil envolver todos os alunos.
4 – Ambiente mais seguro e acolhedor
Outra vantagem das turmas pequenas é que elas criam um ambiente de aprendizagem mais seguro e acolhedor. As crianças têm mais facilidade para se relacionarem entre si e, também, com os seus professores, o que pode ajudá-las a desenvolver um sentimento de pertença e a sua autoestima.
5 – Interação e proximidade
Com turmas menores, a interação entre alunos e professores é mais próxima e frequente, o que pode favorecer a construção de relações de confiança e respeito mútuo.
6 – Saúde emocional
As turmas pequenas no 1.º ciclo do ensino básico podem contribuir para uma melhor gestão das emoções da criança. Com um ambiente de aprendizagem com menos pressão, as crianças podem encarar a escola como um espaço confortável para partilhar as suas preocupações, medos e ansiedades.
7 – Desenvolvimento de competências sociais
Nas turmas pequenas as crianças interagem mais e têm mais oportunidades para desenvolver algumas competências sociais, como a empatia, a cooperação, a resolução de conflitos e a comunicação. Estas habilidades são fundamentais para a vida em sociedade e para o sucesso escolar e profissional no futuro.
O Movimento da Escola Moderna e as turmas do 1.º ciclo do ensino básico
No MEM, acreditamos que a educação deve, sobretudo, estimular a individualidade, a criatividade e a autonomia das crianças de uma forma livre e democrática. Por isso, para nós, faz todo o sentido apostar em turmas pequenas no 1.º ciclo do ensino básico.
O MEM defende, também, a importância de uma educação mais humanizada, que considere as necessidades e interesses dos alunos e que promova a diversidade e a inclusão. Por isso, o trabalho em turmas pequenas é um importante recurso para garantir uma educação mais personalizada, que valorize a individualidade de cada criança.
Turmas pequenas no 1.º ciclo do ensino básico — estudos e resultados

Ao longo dos anos, e um pouco por todo o mundo, realizaram-se vários estudos com o objetivo de obter evidências científicas dos benefícios das turmas pequenas no 1.º ciclo do ensino básico. E, de facto, elas existem.
Provou-se que as turmas mais pequenas, em média até cerca de 18 alunos, estão relacionadas de forma direta a um melhor desempenho escolar e a menores índices de reprovação.
A individualização do ensino, apesar de essencial, é mais fácil de alcançar em turmas pequenas, permitindo que cada aluno receba a atenção necessária para o seu desenvolvimento.
Na Lua Crescente trabalhamos para oferecer um ensino de qualidade e personalizado a cada um dos nossos alunos. Se procura um ensino mais eficiente e adequado às necessidades individuais do seu educando, visite-nos, teremos todo o gosto em apresentar-lhe o nosso projeto educativo.