A Páscoa é, por si só, uma época repleta de tradições e de significado um pouco por todo o mundo. E, explorar esta tradição com as crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico, é uma oportunidade para conhecerem um pouco mais esta festividade de uma forma divertida, mas, em simultâneo, educativa.

Ao incluir atividades relacionadas com a Páscoa, está a proporcionar às crianças uma experiência educativa bastante enriquecedora, onde incentiva o trabalho em equipa, a criatividade e um conhecimento mais profundo sobre a cultura e tradições. Além disso, permite, também, que criem memórias felizes e divertidas nesta fase da vida tão única.
Quer trazer o espírito da Páscoa para a sala de aula? Vamos deixar-lhe 6 ideias criativas para tornar esta Páscoa ainda mais divertida para as crianças.
1. Caça ao tesouro e ovos da Páscoa
Uma atividade que faz as delícias de miúdos e graúdos. Preparar uma caça aos famosos ovos da Páscoa e outros pequenos tesouros escondidos vai ser uma atividade que as crianças vão adorar.
Além da diversão garantida, estará a promover o trabalho em equipa e o espírito de partilha entre o grupo.

2. Tradições gastronómicas
Falar em Páscoa é sinónimo, também, de iguarias tradicionais. Uma das atividades que pode realizar com as crianças é incentivá-las a pesquisar e a partilhar informações sobre algumas tradições gastronómicas típicas desta época de diferentes partes do mundo.
Esta atividade vai permitir às crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico uma aprendizagem mais divertida, trabalharem em grupo, ao mesmo tempo que ficam a saber mais sobre esta data comemorativa.
Além disso, pode, também, levar as crianças para a cozinha e desafiá-las a preparar algumas receitas típicas desta época. E, de seguida, um picnic será uma excelente ideia.

3. Ciência divertida
Já pensou na possibilidade de transformar conceitos e experiências científicas numa atividade temática da Páscoa?
Uma forma de, além de introduzir o tema da Páscoa, estimular a curiosidade, promover uma aprendizagem mais prática e permitir que as crianças trabalhem o conhecimento sobre o mundo ao seu redor.
Veja algumas ideias:
- Ovos flutuantes: uma oportunidade de trabalhar alguns conceitos como flutuação e densidade. Desafie as crianças a investigar por que é que alguns ovos flutuam e outros afundam. Mostre como adicionar alguns elementos à água, sal ou açúcar, por exemplo, pode afetar a flutuabilidade dos ovos;
- Descobrir o coelho: a Páscoa está sempre associada a alguns símbolos típicos, por exemplo, o coelho. As crianças podem realizar um projeto onde estudam as características do coelho, o seu ciclo de vida e o seu habitat natural. Uma forma de trazer a biologia para a sala de aula, enquanto incentiva o respeito e cuidado pelos animais;
- Física das cores: os ovos coloridos da Páscoa são uma das tradições mais conhecidas e são, também, uma oportunidade para as crianças aprenderem mais sobre as cores. Podem misturar cores, experimentar diferentes técnicas de pintura e até observar como é que a luz interage com as superfícies coloridas e texturizadas dos ovos. Uma atividade que permite aprender mais sobre o espectro de cores e trabalhar a criatividade e a expressão artística das crianças.

4. Escrita criativa
Os símbolos associados à Páscoa são um incentivo à imaginação das crianças. E a escrita criativa é uma atividade interessante que pode desenvolver com as crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico para explorar diferentes vertentes desta festividade de uma forma única e mais pessoal.
Deixamos algumas sugestões de atividades que combinam a Páscoa com a expressão escrita criativa.
- Contos de Páscoa: lance um desafio às crianças — criar as suas próprias histórias sobre o coelho da Páscoa, por exemplo. Podem imaginar e descrever as viagens do coelho pelo mundo, os encontros com as crianças, como é que ele entrega os ovos da Páscoa, entre tantas outras ideias;
- Cartas para o coelho da Páscoa: ninguém resiste ao famoso coelhinho da Páscoa, por isso, peça às crianças que escrevam a sua carta a este elemento tão simbólico. É uma oportunidade para expressarem o que sentem nesta época do ano, partilhar as tradições das suas famílias e, até mesmo, fazer alguns pedidos especiais.

5. Matemática doce
Quem disse que a matemática tem de ser complexa? Mais simples ainda se torna se adicionarmos uns pózinhos mágicos (e doces) típicos desta época.
Quer saber como?
- Frações com chocolates: pode usar barras de chocolate para ensinar frações. Divida as barras de chocolates em pequenos pedaços e peça às crianças para representarem em forma de fração as partes da barra de chocolate. Esta é uma forma visual e mais concreta de conseguirem perceber o conceito de fração;
- Classificação dos ovos da Páscoa: peça às crianças para dividir os ovos por cores e organizar gráficos ou tabelas com a quantidade de ovos que têm por cor;
- Problemas com ovos: uma atividade divertida para incentivar operações como a soma, subtração, multiplicação e divisão.

6. Contos temáticos
Os contos são uma forma divertida de explorar a Páscoa e de desenvolver competências de escrita, compreensão oral e criatividade.
Algumas atividades que pode desenvolver com as crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico são:
- Redação de um conto da Páscoa: peça às crianças que criem a sua própria história sobre a Páscoa, com personagens e acontecimentos à sua escolha;
- Livro de contos: divida as crianças em grupos e peça a cada grupo para criar um conto sobre a Páscoa, que inclua ilustrações. No final, junte os trabalhos de todos os grupos e organize um livro completo;
- Dramatização de contos da Páscoa: incentive a turma a escolher um conto da Páscoa e organize uma encenação deste mesmo conto. As crianças podem vestir-se de personagens, criar cenários e fazer uma atuação para outras turmas ou, até mesmo, para as famílias.

Na Lua Crescente acreditamos que a interdisciplinaridade e a celebração das tradições transformam a aprendizagem numa experiência memorável e enriquecedora para as crianças. Quer saber mais sobre a nossa metodologia e sobre os nossos projetos? Marque já a sua visita à Lua Crescente.