Os benefícios das creches para o desenvolvimento das crianças, passam desde a socialização, responsabilização, autonomia e a partilha.
Uma criança pode ir para a creche logo a partir dos 4 meses, neste caso para o berçário. Ainda bebé, a criança adquire no berçário um desenvolvimento psico-motor muito rápido, comparativamente ao ambiente de casa.
Da mesma forma, esses bebés que depois prosseguem para a creche ou as crianças que entram pela primeira vez na creche absorvem rapidamente um elevado conjunto de competências que, de outra forma, ao cuidado de avós ou babysitters constituiria um processo mais longo e menos sólido do ponto de vista pedagógico.
Fiquemos, então, a conhecer os 10 principais benefícios das creches!
01. Reforço da socialização – As creches, por acolherem e acompanharem diferentes crianças, são um excelente meio para introduzi-las à prática de socializar. É um benefício das creches com um valor ímpar.
Uma criança deve aprender a socializar o quanto antes. Quanto mais sociável for a criança ou até mesmo o bebé, mais feliz será na sua convivência com os pais e restante família.
02. Motivação à partilha – Este é um dos problemas que os pais mais referem quando os seus filhos não têm irmãos ou quando ficam sozinhos ao cuidado de pessoas próximas: a dificuldade em partilhar.
Um outro grande benefício das creches é o facto de incentivarem naturalmente a partilha – do espaço, dos brinquedos e até dos educadores de infância. Uma criança que cresce habituada a partilhar, é uma criança que adquire valores humanos sólidos e uma maior resistência à frustração em situações sociais.
03. Melhor aprendizagem – É cada vez mais unânime que as crianças precisam de brincar, sobretudo para desenvolverem a criatividade, como sendo o pensamento divergente essencial na sociedade atual.
O princípio de uma boa creche deve ser ‘brincar a aprender e aprender a brincar’. Desta forma as crianças brincam ao mesmo tempo que desenvolvem competências diversas, estimulando o seu desenvolvimento motor, cognitivo e emocional.
Procure uma creche que estimule o pensamento criativo das crianças. Conheça a Lua Crescente!
04. Responsabilidade precoce – Uma criança de 18 ou 24 meses pode já assumir responsabilidades. A equipa pedagógica de uma boa creche incentiva e premeia a capacidade da criança cuidar do que é seu e do que é dos outros – a responsabilização.
Os bebés e crianças que ficam desde cedo responsáveis pelos seus pertences – a mochila, os lápis, os brinquedos, vão ser adolescentes e adultos mais conscienciosos e responsáveis pelos seus próprios (in)sucessos.
05. Comportamentos de organização – Um outro benefício de uma creche é levar a que as crianças sejam parte implícita da organização do espaço – se desarrumam, devem arrumar em seguida, afinal partilham o espaço com outros coleguinhas e para uma socialização responsável, é essencial respeitar o bem-estar e o espaço de quem com elas convive.
Esta ideia simples de organização contribui para um desenvolvimento cognitivo mais sólido, mais focado e tem efeitos positivos e imediatos até em casa com os pais.
06. Desenvolvimento afetivo – Um dos principais benefícios das creches é no âmbito do desenvolvimento afetivo das crianças. Os educadores são figuras por quem os mais novos sentem normalmente especial apreço, e é também nas creches que as crianças fazem as suas primeiras amizades.
É extremamente importante transferir parte do foco da afetividade dos pais para outras figuras presentes no quotidiano da criança. Desta forma, a criança cresce mais independente e confiante.
07. Sucesso académico – A NICHD Child Development & Behavior Branch desenvolveu recentemente um estudo que comprova que um dos grandes benefícios de frequentar uma creche é o sucesso académico futuro das crianças. De acordo com James A. Griffin, responsável pela NICHD, “as creches de qualidade dão um impulso para o desempenho académico, por favorecer a aquisição precoce de competências pedagógicas”.
08. Gestão de riscos e aceitação da mudança – As crianças que frequentem desde cedo uma creche aprendem mais facilmente técnicas e truques para lidar com os riscos e com o desconhecido e adaptam-se melhor a acontecimentos novos e divergentes.
O chamado instinto de sobrevivência e a autonomia tornam-se mais ágeis num ambiente social amigável que favorece, por um lado a aprendizagem regular de novos conceitos, valores e comportamentos, bem como a partilha, a resistência à frustração, a responsabilidade para consigo e para com os outros. Uma boa creche é um ambiente novo, cheio de desafios, onde as crianças desenvolvem competências para a gestão e superação de mudanças.
09. Reforço da autoconfiança – Pelos desafios e atividades que apresentam às crianças, as creches são uma excelente fonte de reforço da autoconfiança dos mais novos, tornando-os mais autónomos e independentes, ao mesmo tempo que lhes reforça a auto-estima, o que se vai refletir de forma bastante positiva, tanto dentro como fora da sua esfera familiar.
10. Adequação às necessidades – Uma boa creche apresenta ainda como benefício a flexibilidade pedagógica inerente à diversidade de crianças presentes no mesmo ambiente. A equipa pedagógica transfere para as crianças a necessidade de serem flexíveis, terem bom senso e de adequarem os seus comportamentos ao perfil e necessidades dos outros com quem convivem.
Estes são os 10 grandes benefícios das boas creches que, na nossa opinião, desenvolvem positivamente a personalidade das crianças e favorecem a correta posição do seu filho no Mundo.
Marque uma visita e traga o seu filho para conhecer a nossa Creche!»